Exército Brasileiro acompanha competição internacional na Alemanha com viatura CV90

Bergen-Hohne, Alemanha – No período de 30 de junho a 4 de julho de 2025, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio de um integrante do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), acompanhou a competição de pelotões de infantaria blindada, chamada General Van Uhm’s Trophy, conduzida pelo Exército Real Holandês na cidade de Bergen na Alemanha. A competição contou com a participação dos seguintes países usuários da viatura CV90: Holanda, Dinamarca, Estônia, Suíça e República Tcheca.
Após a competição, foi possível realizar a visita ao centro de treinamento de tropas blindadas e mecanizadas do Exército Real Holandês, na cidade de Amersfoort na Holanda. Este centro é responsável pela condução dos diversos cursos de preparação das tripulações dos veículos blindados e mecanizados daquele país.
A visita teve por finalidade acompanhar o desempenho da Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz) CV90 empregada durante a competição, colher as impressões das tripulações quanto ao emprego desta viatura e verificar o sistema de ensino e treinamento das tripulações do CV90.
Cabe ressaltar que o CV90 é uma viatura produzida pela empresa sueca BAE Systems Hägglunds e o Exército Brasileiro se encontra na fase de estudos para modernização de sua frota blindada com a adoção de uma família que incluirá a VBC Fuz.
FONTE: Centro de Doutrina do Exército
rapaz!!! isto é showroom ou linha de produção?
Pelo que li, é o centro de treinamento, onde se aplicam as táticas e operacionalidades do veículo no campo e integração da tripulação dos mesmos.
Tem que dar este rolê é na Turquia com o Tulpar .
Prefiro o Tulpar.
Num mundo “ideal”, fico imaginando se uma um mix de CV90 + Centauro II + Guaraní + Lince seriam benéficos pro EB.
E note que não estou citando nenhum modelo de CC, mesmo porque nem o próprio EB sabe qual CC ela poderá comprar um dia…
O favorito era o CV90, mas a Turquia ofereceu um p*ta negócio da China que é dificil de ignorar.
O tulpar é mais barato, bonito e parece ser tão bom quanto o cv90, em suma adequado ao Brasil, aos olhos leigos.