Saab revela míssil Nimbrix, sua primeira arma dedicada contra drones

Estocolmo, 28 de agosto de 2025 – A Saab anunciou oficialmente o desenvolvimento do Nimbrix, seu primeiro míssil dedicado para defesa contra sistemas aéreos não tripulados (C-UAS). O armamento foi projetado para enfrentar a crescente ameaça de drones de pequeno porte em cenários de combate.
O Nimbrix é um míssil “dispare e esqueça”, de baixo custo, alcance de até 5 km e equipado com buscador ativo para rastrear alvos. Ele utiliza uma ogiva de efeito direto e modo de explosão aérea capaz de neutralizar inclusive enxames de drones, um dos principais desafios das operações modernas.
“O Nimbrix é a nossa resposta às ameaças aéreas não tripuladas que cresceram exponencialmente nos últimos anos. É uma solução custo-efetiva, beneficiando-se da nossa longa experiência em defesa aérea e de um desenvolvimento ágil para atender novas necessidades”, afirmou Stefan Öberg, chefe da unidade de sistemas de mísseis da Saab.

O sistema pode ser operado de forma independente ou integrado a defesas aéreas mais amplas, com opções de instalação em veículos ou em configurações fixas. Segundo a Saab, o baixo custo permite aumentar significativamente o número de unidades implantadas, ampliando a cobertura de defesa aérea.
As primeiras entregas estão previstas para 2026. O míssil será exibido ao público durante a feira DSEI 2025, em Londres, entre 9 e 12 de setembro, no estande da Saab (N9-105).

Com sede em Linköping, Suécia, a Saab emprega cerca de 25 mil pessoas e atua globalmente em sistemas de aeronáutica, armas, sensores, comando e controle e soluções subaquáticas.■