Exército Brasileiro planeja modernizar frota de helicópteros com aquisição de UH-60M e Airbus H145M

Brasília, setembro de 2025 – O Exército Brasileiro está em processo de renovar sua aviação de helicópteros com a previsão de incorporar novos UH-60M Black Hawks, importados dos Estados Unidos, e adquirir Airbus H145M, com produção nacional pela Helibras. A modernização está sendo estruturada para fortalecer capacidades operacionais e fomentar a indústria aeronáutica de defesa no país.
Segundo informações divulgadas, o contrato para os H145M ainda está em fase de estruturação, contemplando a possibilidade de fabricação no Brasil, em Minas Gerais, para entregas estimadas entre 2028 e 2030. Já os UH-60M Black Hawk são parte do plano de modernização da frota atual, que deve ser complementado pelos novos modelos para substituir helicópteros mais antigos.
A Helibras, subsidiária da Airbus instalada em Itajubá (MG), será peça-chave na produção nacional dos H145M, o que deverá trazer ganhos não apenas de autonomia logística, mas também ganhos tecnológicos para o setor de defesa brasileiro.

Além disso, o novo contrato prevê não só aquisição, mas também a transferência de tecnologia, treinamento de tripulação, possíveis adaptações para armamento e melhorias nos sistemas de missão dos helicópteros, alinhadas ao Plano Estratégico da Aviação do Exército.
Se efetivada, essa modernização deverá representar um salto operacional importante para o Exército Brasileiro, ampliando capacidade de mobilidade, assalto aeromóvel, apoio logístico e operações em ambientes diversos, desde áreas remotas da Amazônia até missões de fronteira.■
Sei que o EB ( e as FA’s, de moso geral ) tem necessidade de helis de transporte, mas quais as chances desses helis recebeem kit’s com foguetes e ATGM’s?
3 pontos me chamou a atenção:
1° pelo planejado, ano que vem (2026) teremos o recebimento de um sistema antiaéreo de média altura, talvez o EMADs mesmo;
2° para 2027 a conclusão do MTC300;
3° fiquei curioso sobre o item 2 do ano 2027 (2 carros de combate e 2 de infantaria sobre lagartas), será que vem a escolha de um novo tanque principal ?
Vale destacar também o incremento dos drones de ataque, que espero ser nacional.
Ao que parece, já tem articulação de nos próximos 6 anos, tirar 30 bilhões para as forças armadas, do regime de meta fiscal.
Eu só espero, que o EB não esteja se planejando, contanto com esse dinheiro.
Porém esses UH-60M, são os já encomendados, ou novas aquisições??
São os encomendados em 2024, havia a previsão de entrega do primeiro este ano, agora aparece para 2026
Isso explica então.
A notícia é boa, mas as quantidades, não… Só os blindados terão quantidades significativas.
Os HM-1 Pantera foram atualizados e finalizados recentemente, não sei se procede a substituição dos mesmos pelos H-145M
Então o missil de cruzeiro sai?
Ao que parece sim, eu só acredito vendo.