Nexperia

O governo holandês anunciou hoje uma intervenção sem precedentes na fabricante de semicondutores Nexperia, suspendendo o seu CEO chinês, transferindo poder de voto para um diretor não chinês e colocando as ações da empresa sob custódia independente.

A decisão foi tomada sob a égide da Lei de Disponibilidade de Bens (Goods Availability Act), um instrumento legal de emergência previsto para assegurar o acesso a bens essenciais durante crises ou ameaças extraordinárias.  O Ministério Holandês de Economia justificou a medida como uma reação a “sérias falhas administrativas” e ao risco de vazamento de tecnologias críticas para o exterior.

Pelo ato, o Estado passa a ter autoridade para bloquear ou reverter decisões gerenciais consideradas prejudiciais, embora a produção rotineira da Nexperia continue em operação. Um tribunal em Amsterdã já suspendeu Zhang Xuezheng, presidente da empresa, e determinou a nomeação de um diretor independente com poder decisório.

A Nexperia, sediada em Nijmegen e especializada em chips usados em automóveis e produtos eletrônicos, é de propriedade da companhia chinesa Wingtech, compradora do controle da empresa em 2018. A estatal chinesa e a Wingtech reagiram com críticas, classificando o ato como “intervenção excessiva” motivada por viés geopolítico e prometendo recorrer judicialmente.

Ações da Wingtech recuaram ~10% na bolsa de Xangai com o anúncio. O episódio intensifica as disputas globais sobre controle de tecnologia e soberania em cadeias de semicondutores, tema cada vez mais sensível entre Ocidente e China.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eduardo
2 horas atrás

Creio que já seja irreversível a ascensão tecnológica da China . Essas medidas são tardias e talvez impactem mais o “Ocidente” do que a própria China. Além de terem o acesso dificultado ao imenso mercado chinês eles mesmos ficarão à margem dos avanços que surgirem lá.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 hora atrás

“O governo holandês anunciou hoje uma intervenção sem precedentes na fabricante de semicondutores Nexperia, suspendendo o seu CEO chinês, transferindo poder de voto para um diretor não chinês e colocando as ações da empresa sob custódia independente.”

Nem vou entrar no mérito se isso é certo ou errado, mas a caixa de Pandora foi aberta, e isso cria uma enorme quantidade de precendentes que serão feitos num futuro próximo.

gordo
gordo
Responder para  Willber Rodrigues
44 minutos atrás

Quero só ver se alguém aqui na América Latina azedar o caldo para alguma empresa dos EUA ou da UE com base nessa decisão aí. Pau que bate em Chico também tem que bater em Francisco. No mais, para estarem recorrendo a uma atitude dessas é porque a coisa está feia mesmo, bem como o Eduardo disse no comentário acima – a ascensão tecnologia chinesa parece ser irreversível. Lamento dizer, não vai ser fazendo isso que vão resolver o problema, só vão criar precedentes perigosos e gerar insegurança dentro do próprio continente.

Nilo
Nilo
6 minutos atrás

Onde está as vozes defensora das virtudes ocidentais, euronorteamericana da liberdade de mercado, do liberalismo?
Esteves onde está os chapéu de alumínio? Sem o Estado os oligopólios ocidentais vão a falência rsrsr, # Ave Estado #.

JuggerBR
JuggerBR
6 minutos atrás

É como enfiar o dedo no buraco pra tapar um dique vazando…