EUA e Ucrânia firmam acordo histórico sobre minerais estratégicos após meses de negociações

40
Ge,(germanium),Ga,(gallium),In,The,Periodic,Table,With,Cpu

Em 30 de abril de 2025, os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram um acordo estratégico que estabelece o Fundo de Investimento para Reconstrução EUA-Ucrânia, visando o desenvolvimento conjunto de recursos naturais ucranianos, incluindo minerais críticos como lítio, titânio e terras raras. O pacto, resultado de meses de negociações complexas, busca fortalecer a recuperação econômica da Ucrânia e sinalizar o compromisso contínuo dos EUA com a soberania ucraniana.

O acordo concede aos EUA acesso preferencial a novas licenças de exploração de recursos minerais e naturais na Ucrânia. Em contrapartida, os EUA fornecerão assistência financeira e militar para apoiar a reconstrução do país pós-conflito.

O fundo será gerido de forma paritária por ambos os países, com os lucros reinvestidos na Ucrânia durante os primeiros dez anos. Importante destacar que a Ucrânia mantém a soberania sobre seus recursos, e o acordo não impõe obrigações de dívida retroativa pela ajuda militar anterior dos EUA.

A assinatura do acordo ocorre em um momento crítico, com a Ucrânia buscando estabilidade em meio ao conflito contínuo com a Rússia. Embora o pacto não ofereça garantias de segurança explícitas, ele reafirma o alinhamento estratégico de longo prazo entre os dois países e o apoio dos EUA à segurança e prosperidade da Ucrânia.

A ratificação do acordo pelo parlamento ucraniano é aguardada nos próximos dias, consolidando esta parceria econômica e estratégica entre os EUA e a Ucrânia.

Inscrever-se
Notificar de
guest

40 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Macgaren
Macgaren
10 horas atrás

Se os EUA estão falando isso então o acordo de paz não deve ester tão longe.

Última edição 10 horas atrás por Macgaren
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Macgaren
10 horas atrás

Foi conversado com os russos sobre o acordo de paz ? As áreas destes minerais objetos deste contrato estão sob controle Russos ? Ou apenas as áreas que estão livres sob controle ucranianos ?

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Antonio Palhares
9 horas atrás

Algumas coisas devem ser obrigatórias em um acordo de paz no caso Ucrânia/Rússia.

A primeira é que as áreas ocupadas pela Rússia permanecerão com a Rússia.

A segunda é que as garantias de segurança exigidas pela Rússia devem ser fornecidas. Incluindo aí a neutralidade ucraniana, o desarmamento e desmobilização ucrânia e o bloqueio a presença de forças militares de outras nações em território ucraniano. Possivelmente construirão um mecanismo de controle desses pontos pela Rússia com monitoramento dessas atividades formalmente.

A terceira é um acordo comercial que permita o comercio / integração comercial da Ucrânia tanto ao Ocidente quanto à Rússia, sem no entanto ser um membro formal da União Europeia.

Possivelmente os EUA construirão um segundo acordo comercial com os Russos sobre exploração de terras raras em áreas russas da mesma forma que estão fazendo com os Ucranianos. Esse acordo com a Rússia integrará a reabilitação russa e será o primeiro elemento-chave na tentativa americana de afastar Moscou de Pequim.

Última edição 9 horas atrás por Marcos Bishop
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Marcos Bishop
8 horas atrás

“Possivelmente os EUA construirão um segundo acordo comercial com os Russos sobre exploração de terras raras em áreas russas da mesma forma que estão fazendo com os Ucranianos. Esse acordo com a Rússia integrará a reabilitação russa e será o primeiro elemento-chave na tentativa americana de afastar Moscou de Pequim”

Eu disse, a algum tempo atrás, que se os EUA realmente querem botar o p@u na mesa e desafiar Pequim, eles seriam obrigados a falar manso com Putin e garantir que ele seja neutro nessa disputa.
Da mesma maneira que a China “aliada” a Rússia possibilitou que ela aguentasse as sanções, a Rússia garantindo commodities baratas seria a pedra-angular pra China aguentar as sanções dos EUA.

Se, pra isso, eles tiverem que rifar a Ucrânia e deixar a UE com o pires na mão, paciência, que seja.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Willber Rodrigues
7 horas atrás

” Se, pra isso, eles tiverem ….” Não tenha a menor dúvida.

Nilo
Nilo
Responder para  Antonio Palhares
6 horas atrás

E acrescentaria meus caros, * já rifou *, em resumo como disse anteriormente, a Rússia tem mais a oferecer a EUA ao Trump que a Ucrânia de Zelensky, uma Ucrânia que se ver ligada a Europa.
Vcs verão uma Europa daqui para frente forçadamente buscando outro rumo rsrsrs. Vejam que estamos falando da Europa, fico imaginando a postura do Brasil na sua pretensão de relevância mundial ou menos, a nível de liderança da América do Sul, com uma indústria tecnológica e uma Forças Armadas incipiente. Ao menos o momento nos é propricio, uma China e EUA com relações conflitantes, se soubermos negociar com determinação visando nossa independência e soberania, bem esse é o momento da escolha, mais bolsa ou mais trabalho rsrsr

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Quiz dizer menos bolsa, mais trabalho rsrsr

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Olá NIlo.

O sistema internacional caminhava para uma redução do dolar como meio de pagamento, mas era um processo que es parecia com um pouso controlado… Trump implodiu o sistema;

As vantages relativas do dolar como moeda internacional foram destruídas por Trump

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
2 horas atrás

A meu ver nunca houve um pouso controlado. Alternativas de buscar outros meios de troca e moedas no período Biden foi uma das principais bandeiras de Putin, que dava como umas das prioridades, pelo fato de EUA e Europa usar como ferramenta de embargo. Agora no período Trump, com a volta das conversações direta entre governos EUA e Rússia, vc percebe que por parte de Putin ele não dá ênfase mais ao assunto, mais com a o conflito comercial aberto por Trump com a China vc percebe que a prioridade agora é do governo Chinês que recebe a presidente do banco do BRICS e também visita a sede do Banco dando novas diretrizes e pondo recursos financeiros a disposição para países que precisam. A China irá fustigar o EUA com possíveis alternativas. E esclarecendo quem implodiu o sistema financeiro, lançou dúvidas sobre o sistema Swift foi Biden, seus embargos, o dólar passou a ser questionado como moeda segura a partir do momento que congelaram as reservas russas e confiscaram os juros.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
1 hora atrás

Acho que a desdolirazção é do interesse dos BRICS e o Brasil será muito beneficiado. O Brasil continua tendo livre acessao ao sistema dolarizado, inclusive tendo grandes reservas, tem acesso ao Euso-sistema e acesso privilegiado ao sistema do BRICS, cuja transição para uma moeda comum está sob sendo conduzido pela Dilma.,.

O problema com o dolar começou com BushJr que usou a moeda como arma geopolítica… piorou no primeiro mandato de Trump e se tornou inevitável a partir das sanções aplicadas por Biden..

O acordo de Brreton Woods era baseado na neutralidade do dolar… por 20 anos, os EUA usaram o dolar como ferramenta de política externa…

como escrevi, os EUA comeram a própria cenoura que era usada para conduzir o sistema internacional

A OMC era parte do sistema organizado em torno do interesse dos EUA de livre comércio e previsibilidade, com regras que permitiam punir ações unilateriais que pudessem prejudicar o equilíbrio…

Trimp implodiu o sistema construído pelos EUA..

O Batista Jr diz que não há qualquer plano estratégico, mas um grupo de amadores com iniciativa.

Lembrei da história de Napoleão… pessoas inteligentes e co iniciativa forma o alto comando. Inteligente e sem iniciativa são os comandantes de campo. Sem inteligência e sem iniciativa formavam a melhor infantaria do mundo…. e os sem inteligência e com iniciativa eram sumariamente fuzilados.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
4 horas atrás

Os EUA perderam a Russia.,, ao impor sanções pesadas que foram praticamente neutralizadas pelos russos em um cenário de desdolarização do comércio internacional, os EUA comeram a própria cenoura que servia para guiar a economia internacional.

A Russoa hoje está em uma situação similar ao que estava antes da guerra.. continua sendo um grande exportadore de petróleip, mantém superávit nas contas externas, baixo desemprego e crescimento do PIB.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Marcos Bishop
7 horas atrás

O Trump vai fazer tudo para afastar a Russia da China. A Inglaterra, França e Alemanha querem as mesmas coisas que os americanos. Não sei como este acordo vai contemplar estes países. Claro que o cacife americano é muito maior. Vamos aguardar mais. Que jogo de cachorro grande se neste tabuleiro.

Heinz
Heinz
Responder para  Antonio Palhares
7 horas atrás

E você acha mesmo que os Russos vão se afastar da China? Só pode ser uma piada, Putin não é tão otário assim, ele vai jogar com os EUA, mas JAMAIS ele se afastará dos chineses, isso é utopia.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Heinz
7 horas atrás

A Rússia tem poucos notivos pra confiar na China, e NENHUM motivo pra confiar no Ocidente + EUA.
A Rússia fará igual Vargas na véspera da WWII: vai jogar dos dois lados, extraindo o melhor de ambos.
Como você disse, a Rússia nunca vai se afastar completamente da China. O máximo que os EUA talvez consigam, é a neutralidade russa na questão chinesa.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Heinz
6 horas atrás

Verdade!
Lavrov deu uma entrevista há 5 dias atrás, afirmando que a Rússia não se afastará e nem trairá seus aliados pra alcançar um acordo com os EUA.
Isso aí já é um recado direto.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Heinz
5 horas atrás

Mr. Heinz
O que foi dito é que esta é a pretensão do Trump. Uma pretensão não significa que será alcançada.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Antonio Palhares
6 horas atrás

Eu impossível afastar Rússia da China, pois os dois tem uma aliança bem firme.
Além disso, Rússia não confia no tio sam e na Europa, já traiam a Rússia várias vezes.
Acordo para o tio sam é mesa coisa que nada. Eles rompem acordos quando não é mais favorável para o interesse deles.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Eromaster
5 horas atrás

Na verdade o planeta está multipolar. Tem que conversar. Ja foi o tempo que todos dormiam no barulho de americanos e europeus. Que realmente impunham tratados e nunca os cumpriam.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Bishop
4 horas atrás

A única coisa obrigatória deve ser que os dois países se sentem e negociem diretamente os termos da paz.. o que os dois acharem que é bom, será o melhor acordo

Pedro I
Pedro I
Responder para  Marcos Bishop
1 hora atrás

Isso aí…
Tô querendo expandir meu quintal (tenho um pomar que está ficando meio acanhado…), e o vizinho do lado tem um terreno enorme, praticamente só com grama e mato.
Acho que vou derrubar o muro, e invadir o terreno, se o vizinho chiar (é um baixinho meio balofo) dou umas porradas nele, ameaço por fogo na casa, e arrumo umas armas para aumentar a intimidação…
Pela analogia ele deve ficar quietinho, e fazer um acordo com a “justiça” ou com “alguém” para ceder pelo menos uns 20 ou 30% do terreno para mim, pra ficar tudo numa boa…
(Depois posso até dar umas frutas para quem convenceu o sujeito a aceitar essa situação…).
Você acha mesmo que uma agressão como essa deve ficar impune, e premiar o agressor?
Comece aí uma campanha para libertar todos esses “coitadinhos” que estão presos aqui no Brasil, por roubar, matar, e se locupletarem…
Ah, não esqueça de providenciar também algum tipo de reparação monetária para eles, pelos “inconvenientes” eventualmente causados…

Nilo
Nilo
Responder para  Antonio Palhares
9 horas atrás

Exato, Palhares, este artigo é um ponto de vista americano que tenta vender a extorsão que está realizando, como eu tinha dito, Zé iria trair três vezes a Ucrânia essa é uma delas, ele simplesmente não tem nenhuma garantia de segurança por parte de EUA, nada acontece de importante antes que o conflito acabe, é apenas uma esperança do Zé no intuito que Trump consiga o quanto antes a paz por que em campo de batalha a derrota é certa. Trump tirou Europa do circuito, a preferência é americana, acordos anteriores com Europeus perdeu sua finalidade, certamente é o pá de cal sobre ajuda dos ingleses, alemães e franceses, esse perderam. Este acordo seu potencial, é tudo sobre sobre o futuro, sobre e pós assinatura de um acordo definitivo de paz, combinou os Ucranianos com os russos rsrsrs.
Zé Lascado ensinado ao mundo como destruir um país.

Última edição 9 horas atrás por Nilo
LUIZ
LUIZ
Responder para  Nilo
8 horas atrás

Rapaz o acordo lá no início da guerra era uma autonomia das repúblicas do Dombass ainda sob controle do gv ucraniano e eles não aceitaram pois a Crimeia não entrava no acordo. Agora vão perder no mínimo 30% do país e suas riquezas na mão dos EUA e da Rússia. Esse primeiro acordo evitaria a guerra e pouparia milhares de vidas militares e civis.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Nilo
7 horas atrás

Isso ai Nilo. Americano é muito mais pragmático, mais forte, e mais decisivo que europeu. Os europeus cresceram demais os olhos nas riquezas ucranianas e não os deixaram assinar o tratado de paz com os Russos em 2022. Que seria para Ucranianos melhor que este. Enfim..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Palhares
4 horas atrás

Neste momento, é difícil saber se os EUA estão negociando com a Rússia para chegar a um acordo ou se a diplomacia deles estão tão perdida quanto a política econômica.

Um acordo com a Ucrãnia que tivesse passado por um entendimento secreto com a Rússia seria uma estratégia estúpida fadada ao fracasso a médio prazo.

O que parece simples para qualquer diplomata entender, que o acordo de paz tem que ser negociado entre os dois países, tem sido ignorado pelos lideres europeus e estadunidenses desde o início do conflito

Por exemplo, a crise da revolução islâmica decorre da interferência dos EUA no Irã.. isto levou a um crescimento do sentimento anti-EUA.

Um cenário provável na Ucrânia seria o crescimento de um sentimento anti-EUA após o fim do conflito que pode, no limite, redundar em uma revolução pró-Russia..

Eu acho que o modo como está sendo conduzida estas negociações tem mais chances de resultar em uma guerra civil na Ucrãnia que em um período de estabilidade política.

O cenário está muito confuso.., e este tipo de confusão prejudica a elaboração de um bom acordo que seja respeitado por todas as partes

João Carlos
João Carlos
Responder para  Camargoer.
2 horas atrás

Mantenho a minha opinião. O Putin não pode fazer um tratado de paz com a Ucrania porque os Ultras Russos não lhe perdoavam. Os Americanos neste momento tem todo o interesse em proteger a Ucrania para proteger o negocio. Mais se a Russia conquista a Ucrania quem ficava com quase 90 por cento das terras raras ficavam na Russia/China por isso os Americanos perdiam tudo mas com o Trump nunca se sabe qual o disparate que ira fazer a seguir.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Carlos
1 hora atrás

Sem entrar na política doméstica de cada país, chamo a atenção para o erro que é impor um tratado de paz para qualquer uma das partes

A única chance de se construir um tratado que será respeitado pelos dois países será aquele acertado nas condições acordadas entre a Rússia e a Ucrãnia…

se Putin e Zelensky terão força política para isolar os grupos radiais em seus países, eu não sei avaliar isto por enquanto.

Por outro lado, se os EUA imporem as condições para a Ucrãnia (porque é improvável que os EUA tenham força para impor condições para a Russia), o problema continuará existindo mesmo que a guerra cessa por alguns anos.

Nilo
Nilo
Responder para  Macgaren
9 horas atrás

Agora vem o segundo plano de Trump, para o primeiro funcionar, um acordo, como fez com os Ucranianos, # forçado # sobre os russo🤣😂🤣😂🤣😂🤣 a fase ” enroleixan ” explica bem o que está acontecendo em campo de batalha.

Última edição 9 horas atrás por Nilo
Thiago Marques
Thiago Marques
Responder para  Macgaren
9 horas atrás

Ah, claro… Como aquela promessa do laranjão de acabar com a guerra na primeira semana de seu desastroso mandato né? rsrs

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Macgaren
8 horas atrás

“Se os EUA estão falando isso então o acordo de paz não deve ester tão longe.”

Ou;

Os EUA querendo “garantir o dele”, independente do resultado da guerra e independente se haverá mesmo “paz” ou mais anos de conflito, deixando a UE chupando o dedo.

Vitor
Responder para  Macgaren
3 horas atrás

Abutres, gosta de carniça… Ucrânia com regime fantoche e presa fácil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vitor
3 horas atrás

Olá Vitor.

Tem uma playlist de videos no youtube chamada “Puppet Regim” que é maito engraçado. Vale a pena

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwpOQsKKqZGNgqrjxnKizM8p3SBGLTqWa

silvom
silvom
8 horas atrás

acordo de ”livre” saqueamento…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  silvom
7 horas atrás

Com certeza. O problema foi o Zelensk achar que estava no mesmo nível dos outros. Como pobre e fraco pretencioso em festa de rico poderoso .

Dworkin
Dworkin
Responder para  silvom
3 horas atrás

Ou seja, país rifado com sucesso!

juggerbr
juggerbr
7 horas atrás

Por fim a Ucrânia perderá parte do território, um percentual grande de sua mão de obra produtiva, morta/ferida na guerra, e suas riquezas minerais. Vai sair menor e bem mais pobre.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  juggerbr
5 horas atrás

Certamente. Era só aceitar ser neutro. Cumprir o tratado de Minsk com as clausulas sobre os territórios históricos habitados por Russos, no leste e sul da Ucrania .Que antes dela ser independente. Já eram Russos. Os Ingleses , Franceses e Alemães não deixaram o Zelensk assinar e respeitar os tratados.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 horas atrás

Parabéns ao Zelensky trocou a invasão Russa por uma branda dos EUA, menos pior, sim, mas se tivesse feito acordo antes seria melhor

sub urbano
sub urbano
4 horas atrás

O Zé Narigudo já vendeu o país todo pros americanos.

IBZ
IBZ
3 horas atrás

Chamar a extorsão dos americanos com a Ucrânia de negociação é força demais. Que sirva de lição pro mundo: depender dos EUA pra defesa é o mesmo que fazer um acordo com o diabo!

Nilo
Nilo
Responder para  IBZ
2 horas atrás

Quis dar baile, agora tem que rebolar:
https://youtube.com/shorts/uCYyh5OJTZA?feature=shared