BAE Systems e Iveco Defence Vehicles firmam colaboração estratégica para o BvS10 na Itália

Roma, Itália – 22 de maio de 2025 – A BAE Systems Hägglunds e a Iveco Defence Vehicles (IDV) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para estabelecer uma colaboração estratégica com foco no veículo todo-terreno BvS10 para o mercado italiano. A parceria visa a localização do projeto das variantes italianas e a fabricação do BvS10, aproveitando as competências técnicas de ambas as empresas e a mão de obra italiana.
“Estamos orgulhosos de colaborar com a Iveco Defence Vehicles para fortalecer as capacidades operacionais das Forças Armadas Italianas. Esta parceria une a expertise técnica das duas companhias, garantindo que o BvS10 seja adaptado para atender às necessidades de defesa da Itália”, afirmou Tommy Gustafsson-Rask, gerente geral da BAE Systems Hägglunds. “Ela também reforça nosso compromisso em fortalecer as capacidades de defesa europeias e fomentar o crescimento da indústria.”
Essa cooperação industrial baseia-se em colaborações anteriores bem-sucedidas entre a IDV e a BAE Systems, fornecendo capacidades vitais e garantindo a segurança nacional de fornecimento.
“A IDV é um parceiro de longa data do Exército Italiano. Continuamos empenhados em oferecer os mais altos padrões de sobrevivência, desempenho, confiabilidade e segurança para satisfazer as diversas necessidades do Exército Italiano e das Forças Armadas ao redor do mundo”, disse Claudio Catalano, CEO da Iveco Defence Vehicles. “Com o acordo assinado hoje, vamos unir o conhecimento, a tecnologia e a experiência da IDV e da BAE Systems para entregar o BvS10 ao Exército Italiano.”
O BvS10 da BAE Systems é referência mundial em soluções todo-terreno. O veículo blindado articulado é projetado para oferecer suporte operacional completo onde outros veículos não conseguem atuar. Seus sistemas de mobilidade proporcionam manobrabilidade ideal em diferentes tipos de terreno, como neve, gelo, rochas, areia, lama e áreas montanhosas. A capacidade anfíbia permite ao veículo atravessar áreas alagadas ou águas costeiras, possibilitando o transporte de pessoal e suprimentos em operações estratégicas e táticas.
O design modular do BvS10 permite que ele seja reconfigurado para diferentes missões e disponibilizado em diversas variantes, como transporte de pessoal, comando e controle, ambulância, manutenção e recuperação, apoio logístico, consciência situacional e como plataforma de armas com capacidade adicional para morteiros. É a combinação ideal de mobilidade, capacidade de carga e proteção.
Atualmente, o BvS10 é operado por países como Áustria, França, Países Baixos, Suécia, Reino Unido e Ucrânia. Esta colaboração facilitará a adoção da plataforma terrestre pelo Exército Italiano, assegurando comunalidade logística com as nações que já utilizam o BvS10.
FONTE: Iveco Defence Vehicles
Durante a segunda guerra, tanto o eixo quanto os aliados sofreram muito com o abastecimento das linhas de suprimento (principalmente na estação das chuvas), outra reclamação foi que a infantaria e outras unidades de apoio não conseguiam acompanhar as unidades de tanques, o que comprometia o ritmo das operações.
80 anos depois e o exercito brasileiro ainda mantem caminhões para manter unidades de cavalaria blindada supridas (eu acho isso muito inadequado).
Se uma brigada usa meios de combate sobre lagartas, os demais meios que o apoiam necessariamente precisam ter a mesma capacidade de deslocamento todo terreno, um veiculo como esse diminuiria esse problema na ligação entre a linha de frente e a retaguarda, portanto acredito que não basta adquirir tanques e ifv novos se continuarmos repetindo os mesmos erros.
EB ainda mantém cavalaria, lá na AMAN ainda tem estábulos. Esperar coisa moderna é esperar sentado…
Amigo, em certas regiões e em certas estações do ano o uso de cavalos ainda é o principal meio de transporte, tropas que operavam nas montanhas do Afeganistão reclamavam que o único meio de levar suprimentos (custo x benefício) pelas trilhas íngremes e cheias de pedra sentiram falta de ter um, sim o exercito mais motorizado e com a melhor logística do mundo teve dificuldades em enfrentar os obstáculos. Durante a segunda guerra não foi diferente, o combustível alemão era tão escasso que este recebeu ordem de destina-lo exclusivamente as tropas de linha de frente (carros de combate) o resto andava como? isso mesmo, cavalos.
Exemplo:
How the ‘Horse Soldiers’ helped liberate Afghanistan from the Taliban 18 years ago
Se o Brasil fosse a Bolívia, faria sentido, mas nosso relevo não é como o deles. Veículos com rodas ou lagartas resolve. Cavalos só numa emergência.
Como búfalos são usados em missões do exército brasileiro
e isso se estende as áreas alagadas do pantanal também
Mulas seriam muito mais adequadas do que cavalos para esse tipo de transporte.
Também….no Vietnan algumas trilhas só poderiam ser vencidas por pessoal a pé….incrivelmente eles usavam bicicletas com carregadores civis para alcançar o esforço de guerra, uma demonstração que qualquer meio que ultrapasse a capacidade de uma mochila são validas.
Veículo interessante. O Corpo de Fuzileiros Navais opera algumas poucas unidades de um veículo do tipo, não?!
Não sei se ainda usa.
É o sueco BV 206 que leva o radar Giraffe.
temos M-113 de sobra……são da mesma categoria de peso e blindagem
Não.
O Brasil não usa este modelo, nem precisa
este modelo, era oque existia de blindado de desembarque a bordo do HMS Ocean.
Peso de13 ton, dentro do limite maximo da rampa depopa do HMS Ocean.
Precisamos??? Não….
Temos M-113….isto…M-113…esqueceram? mesma categoria, mesma blindagem…mesmo uso…mesma destinação….
Reclamam tanto doM-113 e….elogiar este colega ai…???
Gosto do M-113…
Gosto mais ainda da versão Arisgator Italiana que o transforma num mini clanf com capacidade de mar 5…
M-113
Indonésia adorou e tem varios….lá é cheio de ilhas….