Dia 16, começa a Operação Laçador

operação laçador 2009 - logo gde

A Operação Laçador é um exercício conduzido pelo Ministério da Defesa, no Comando Militar do Sul (CMS), com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre os dias 16 e 27 de novembro de 2009. Atualmente, este é o maior exercício combinado da América Latina, em função do número de Comandos e efetivos das três Forças Armadas envolvidas, contando com mais de 8 mil homens e mulheres.

Desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, a Operação Laçador tem por finalidade o adestramento operacional e tático dos Comandos e Estados-Maiores, na execução e avaliação do exercício combinado, o trabalho conjunto das Forças navais, terrestres e aéreas, dentre outros.

As principais atividades ocorrerão na região do Porto de Rio Grande, com ações da Força Combinada Rio Grande, sob o comando do 5º Distrito Naval; na região de Curitiba/PR, onde serão realizados Exercícios de Simulação de Combate pela 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército; e a região compreendida entre as cidades de Cachoeira do Sul/RS e Bagé/RS, com a 3ª Divisão de Exército, realizando no terreno um exercício de Posto de Comando. Na Base Aérea de Canoas/RS, aeronaves decolam para simulação de combate à aviação inimiga da Base Aérea de Santa Maria/RS.

Acesse a página da Operação Laçador clicando aqui

NOTA DO BLOG: segundo o site da Operação Laçador 2009,  o Exército Brasileiro atua exercendo o Comando do Teatro de Operações, cujo Estado-Maior Combinado é composto por oficiais das três Forças, empregando:

  • a 3ª Divisão de Exército, com suas Brigadas Subordinadas, realizando exercício no terreno e de planejamento de Estado-Maior;
  • a 5ª Divisão de Exército, com suas Brigadas Subordinadas, realizando exercício no terreno e de simulação de combate;
  • a 6ª Divisão de Exército exercendo o Comando da Força Terrestre Componente e com suas Brigadas Subordinadas realizando exercício de planejamento de Estado-Maior;
  • a 3ª Região Militar e a 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército proverão os meios logísticos nas suas áreas de responsabilidades, respectivamente, no Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e Paraná.

QUEM É Fernando "Nunão" De Martini

Veja todos os posts de Fernando "Nunão" De Martini

2 Comentários para “Dia 16, começa a Operação Laçador”

  1. Gervasio Galante 15 de novembro de 2009 at 10:17 #

    Nunão, qtas vezes por ano é feito o exercício combinado, para que se alcance um nível de eficiência aceitável???

  2. Nunão 15 de novembro de 2009 at 18:49 #

    Gervásio,

    Exercícios combinados ocorrem várias vezes por ano, alguns maiores como esse, outros menores – quase sempre um por ano de cada tipo. Isso cresceu nos últimos anos (e exponencialmente em veiculação / visibilidade).

    Mas alguns exercícios, para serem realmente válidos, precisam ser repetidos várias vezes ao ano. Só para citar um exemplo (tudo bem, estou exagerando um pouco), a Red Flag lá no Deserto de Nevada tem diversas edições anuais, fora os exercícios combinados quase que simultâneos à mesma, dos quais pouco se fala.

    Enfim, acho (opinião minha) que deveria haver umas três operações do porte da Laçador ( região sul ), anualmente, e outras do mesmo porte também duas ou três vezes por ano em outros T.Os.

Deixe um Comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Brigadas de tanques do Chile recebem blindados porta-combustível

M548 A1l

As Brigadas blindadas chilenas sediadas no norte do país – a 1ª, de Arica; a 2ª, de Iquique; e a […]

Livro: Autodefesa – contra o crime e a violência

Autodefesa

*Humberto Wendling Simões de Oliveira Quantas vezes você já pensou na possibilidade de ser vítima de um criminoso? Como você […]

Empresário recebe voz de prisão após reagir a assalto de cinco criminosos e matar um deles

assalto-cubatao2

Após reagir a um assalto, ser baleado e matar um assaltante, um empresário recebeu voz de prisão, em flagrante, por […]

Política externa e interesse nacional

MERCOSUL

  Rubens Barbosa A baixa prioridade atribuída pelo governo à política externa e a quase paralisia da ação diplomática brasileira […]

Após retaliação de Dilma, Indonésia pode cancelar compra de aviões da Embraer e lançadores de foguetes da Avibras

Astros 2020 - 2

Presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse nesta terça-feira que as execuções dos 11 condenados, entre eles o brasileiro Rodrigo Gularte, […]

A era da contrainformação

globe-cyberwar

Moisés Naím Duas ideias fazem parte do cânone do pensamento contemporâneo no tocante ao jornalismo. A primeira é que a […]