T-90 na siria 4

Um jornalista pró-governo sírio apresentou fotos em seu Twitter do que eventualmente seriam forças terrestres russas em ação na Síria. Em conjunto com o Exército Sírio controlado pelo ditador Bashar Al-Assad essas forças teriam atacado rebeldes sírios nas localidades de Sakhl al-Gab, entre Latakia e Idlib no norte da Síria.

tropas russas na siria

Segundo o jornalista uma força do comparável a um batalhão foram apoiadas por intensa artilharia incluindo armamento de tubo e foguetes de saturação de área. A ação contou com apoio aéreo aproximado de jatos de ataque Su-25M.

T-90 na siria 3

As forças russas seriam de Fuzileiros Navais apoiados por carros de combate T-90 e transporte de tropas BTR-80 ou BTR-82.

É interessante notar que as fotos do T-90  mostram as antenas (uma de cada lado do canhão) do sistema de proteção ativa Shtora, cujo objetivo é confundir o guiamento de mísseis anticarro, telêmetros a laser e designadores de alvos.

T-90 na siria 2

T-90 na siria 1

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ronilson
ronilson
8 anos atrás

essa guerra civil na síria já encheu a paciência ta na hora dos países que fazem parte da coalizão enviar tropas terrestres

Renato Carvalho
8 anos atrás

Marine russo da primeira foto ta bem acima do peso…ficou mau na foto rs

Francis Schonarth
Francis Schonarth
8 anos atrás

Vai ter muita gente encontrando Ala pessoalmente em breve.

PS: Ao menos na Russia da pra ver que os militares são bem alimentados.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Poggio, O detalhe na primeira foto, que mostra o Papai Noel em primeiro plano, mais precisamente é um “farol” de IR, pertencente ao sistema Shtora. Esse “farol” só tem uma função, que é interferir na orientação de mísseis guiados por sistema CLOS (comando para a linha de visada), seja usando o método SACLOS (semi-automático) seja o ACLOS (automático). O Shtora consegue, como você citou, defender o veículo contra mísseis guiados por laser (semi-ativo e LBR), mas usa para isso seus sensores lasers (LWS) ao redor do veículo e as granadas fumígenas. O Shtora não é capaz de defender o veículo… Read more »

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Um Btl apenas? Neste caso, eles estão dando apoio às unidades blindadas ( e vice-versa ), não? O efetivo é pequeno pra uma ofensiva significativa. Devem ser ações pontuais, com objetivos bem específicos e para efeito moral às forças de Assad, com uso político provavelmente.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Não é território do IE, mas da oposição ao Assad.
Estão somente garantindo o enclave alauita e de quebra limpando o terreno, p/ proteger o próprio dispositivo em Latakia.

Oscar Polezelo
8 anos atrás

O marine russo da primeira foto deve ser um tanquista, pois duvido muito que um combatente de infantaria consiga combater com uma bariga dessas. Vejam a foto logo abaixo com 2 infantes bem no estilo de combate.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Isso, Mauricio R, acredito que seja este o sentido das ações por terra.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Na segunda foto, o soldado da esquerda usa um fuzil de assalto compacto, o 9A-91, em um curioso calibre 9×39.

carcara_br
carcara_br
8 anos atrás

Bosco, interessante, mas para uma barreira “fumígenas” sejam efetivas contra ameaças a radar basta que material condutor seja adicionado a nuvem, por exemplo pó de grafite.
Sobre a capacidade de jammear IIR eu realmente desconheço, mas tudo se resume a uma questão das faixas de frequência em que cada aparelho emite e em qual potência..

Marinho Av
8 anos atrás

pelo visto ouve uma festa ali pois tem três pedestal de microfone e um teclado

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Os caras da segunda foto são SF…

Se brincar na Síria tem mais SF de tudo que é país atuando que rebeldes e ISIS.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Como é uma guerra de 4 geração não tem linha de frente, deve haver rebeldes próximo a base russa deve ser aí que eles estão lutando para proteger a base

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Carcará, Sem dúvida é fácil ocultar o veículo de um míssil com seeker IIR ou de radar ativo MMW e há inúmeros tipos de “fumígenos” que fazem exatamente isso. Mas a deficiência do Shtora não é relativo a isso e sim da incapacidade de detectar a aproximação desses mísseis. Até onde eu sei o Shtora só tem sensores sensíveis à radiação laser (LWS) e não tem nenhum tipo de sensor de RF (semelhante a um RWR) e nem um MAWS sensível à aproximação de mísseis (seja usando sensor IR, UV ou radar ativo). A rigor, nem mesmo mísseis guiados por… Read more »

by mauro
by mauro
8 anos atrás

Amigos no BRASIL não é diferente, via muito papai noel nas filas na hora do rancho. Pena que as armas não são as mesmas.

Leo
Leo
8 anos atrás

Bosco
Então os mísseis tow e Kornet que os rebeldes dispõe, não são muito úteis contra os T-90?O tanque ou o esses mísseis tem mais chances de se sair melhor.?

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Combate urbano intenso entre o Hezbollah e terroristas sírios.
https://www.youtube.com/watch?v=UAosiLgmH2E

vscofano
8 anos atrás

Legal……os turcos devem estar com medinho com certeza hehehehe….

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Leo, Pra mim a falta ao Shtora um sistema de alerta de mísseis (MAWS). Então vai depender da detecção visual dos tripulantes do tanque para saber que estão sendo atacados e de que lado vem a ameaça, para que possam ou lançar os fumígenos ou voltar a torre para o lado da ameaça e ativar os dois faróis de IR e ainda por cima, responder com fogo tentando interromper o controle humano (o cara vai se pirulitar na hora que o tanque virar o canhão pro seu lado). Eu acho que o Shtora é até melhor para se defender de… Read more »

Alfa BR
8 anos atrás

Caro Bosco e quanto aos mísseis guiados por fio, como intercepta-los? Somente com APS? Abraço.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Alfa,
São esses que eu citei como sendo totalmente passivos, como o TOW, o Milan, Hot, Bill, etc.
Como eles são guiados por fio ele não emitem nada que possa ser percebido pelo T-90. Só se o T-90 tivesse algum sistema que fosse sensível à assinatura do motor foguete ou ao calor do corpo do míssil para que um míssil totalmente passivo ser detectado.
Nesse caso o T-90 pra se proteger tem que valer da percepção da tripulação do veículo que implementará as contra medidas de forma manual.
Um abraço.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Os russos partiram pra solução terrestre, que ninguém da OTAN ousou, e com beneplácito do Assad. Agora vai ter festa…
Alguém sabe qual a capacidade da blindagem dos T-90 frente aos mísseis e foguetes anti-carro usados por infantaria, que os rebeldes e o EIIL possam estar usando no momento ?

Alfa BR
8 anos atrás

Então nisso os Merkava com o Trophy estão na frente do T-90? Agradeço as respostas.

Leo
Leo
8 anos atrás

Alfa, sim estão na frente do T-90 mas estão atrás do Armata que também tem um sistema parecido que dizem ser mais avançado pois incorpora outros sistemas.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Alfa,
O Trophy tem um MAWS (sistema de alerta de mísseis) baseado em 4 radares ativos que detecta a aproximação de mísseis e os intercepta fisicamente (hard kill).
Teoricamente ele pode interceptar qualquer tipo de míssil, independente do tipo de orientação.

Alfa BR
8 anos atrás

Bosco, alongando um pouco mais o assunto se me permitir e não lhe tomar muito tempo (rsrs): a efetividade dos APS como o Trophy se limita apenas em interceptar projeteis “leves” disparados por lança-rojões (RPG’s e etc), armas sem-recuo (AT-4 e etc) e ATGMs? Ou também é possível interceptar algo mais pesado como um Maverick da vida? Abs.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Alfa,
São só os leves. Os Mavericks, LJDAM, GBU-12, etc. , ele não intercepta. E nem os projéteis cinéticos disparados por canhão e duvido muito que os projeteis guiados disparados por obuseiros, como o Copperhead, etc.

Alfa BR
8 anos atrás

Valeu! Grande abraço.

Herquiles Santos
Herquiles Santos
8 anos atrás

Esse senário de combate urbano é tenso demais. Dá pra entender bem o motivo do êxodo em massa da população.

BrancoF-16
8 anos atrás

Delfim,
respondendo a sua pergunta ou parte dela, hoje qualquer veiculo blindado pode ser destruído pelos rpgs.
O nível de blindagem vai representar apenas uma maior chance de sobrevivência para os ocupantes do carro.
Salvo algum engano da minha parte.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Delfin , a maior granada de RPG explode 700mm de blindagem e 600mm com blindagem reativa , o m1a2 abrams por exemplo tem mais de 1200 mm de blindagem na torre , vulnerável só na traseira da torre ,e 1200 tbm na parte frontal onde fica o motorista , com vulnerabilidade dos lados onde foi colocado blindagem reativa que aguenta o rpg-29

PRAEFECTUS
8 anos atrás

Não levem a mal o que vou falar hehehe….mas, para quem ainda não sabe, é óbvio que tropas russas estão no terreno….”pra proteger suas bases aéreas na Síria, claro!…
.
Outrossim, essas fotos já circulam a praticamente um mês na net….
.
Grato.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Mas focando na minha área de armamento individual, um cartucho 9×39 como o usado na sub 9A-91, com o infante da esquerda da segunda foto, chamou minha atenção… projétil de 259 grains, deve ter um senhor stop-power, apesar de subsônico. E por isto, ótimo pra armas com silenciador. Perfeito pra forças policiais.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Na verdade, é o cartucho 7,62×39 do AK-47 alargado pra usar projétil 9mm, com o dobro do peso do projétil 7,62, e com versões especiais perfurantes e hollow point. Danado,
.
https://en.wikipedia.org/wiki/9%C3%9739mm

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Bom, a matéria daria a entender uma participação maior de tropas russas em solo sírio.
Mas alguns dão a entender que se trata apenas das tropas que, desde o início, para lá foram para proteger a base aérea.
Afinal de contas, antes mesmo do início da campanha (30 de setembro), as especulações surgiram devido a uma pista que estava sendo construída e a presença de aviões, helicópteros e… tanques…
Então, pode ser isso mesmo. Só o pessoal da defesa da área, e não de combate avançado…

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Na segunda foto esse cara da direita deve ser do GRU Spetsnaz, que em teoria, é o único grupo Spetesnaz que operam fora da Rússia.

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Spetsnaz*

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Melky, a arma deste soldado da direita da segunda foto pode ser o AK-9 com o citado cartucho 9×39, pois utiliza supressor de ruído (silenciador), que é ineficaz em calibres convencionais de fuzil devido ao estalo supersônico.

BrancoF-16
8 anos atrás

Boa tarde colegas, Gostaria de que vocês dessem suas opiniões sobre o Syrian Army (exercito sírio). Coloquei alguns dados que achei na internet para colaborar com a discussão. A grande maioria dos equipamentos militares sírios tem origem Soviética. – Equipamento do Exército Sírio: Dados de 2011. – 9.300 Armored Fighting Veículos (incluindo em armazenamento): – 4.800 tanques de batalha principal – 4.500 veículos de combate de infantaria e veículos blindados – 3.400 rebocados peças de artilharia: – 1,900+ Gun / Howitzers – 1.500 Canhões antiaéreos – 850 automotriz Artilharia Pieces: – 450 obuses auto-propulsionadas – 400 armas anti-aéreas auto-propulsionadas –… Read more »

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Delfim, Toda AK parece uma com a outra, é igual a japonês, mas a da foto posso lhe garantir que não é uma AK-9. Na AK-9 como na AK-105/7/9 o gas block e o front sight blocks é uma peça única, nessa da foto (AK-74 ou AK-103) são peças separadas. A AK-9 é compacta com apenas 88cm com supressor e coronha estendida e normalmente utilizam o silenciador PBS-1, a da foto aparenta estar usando um supressor Зенит (Zenit), e tem um comprimento semelhante com uma AK-74\103. 🙂

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Melky, a este nível de detalhes não posso opinar. Apenas sei silenciadores trabalham melhor com projéteis subsônicos, então conjecturei.
.
OFF-TOPIC : Cunha chutou o pau da barraca.

claudio quadros
claudio quadros
8 anos atrás

saudade boris bebum presidente da russia era um homen de paz

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Sim Delfim com certeza, a ausência do bum sônico, como você citou, as torna ideais para operações especiais, Na Rússia eles apreciam muito o uso desse tipo de armamento, além da AK-9 existem várias outras, como as irmãs AS Val e VSS Vintorez, a OTs 14 Groza a VSK-94, etc. E Mesmo tendo o mesmo calibre há munições especiais para cada, um problema ao meu ver, assim como o Fuzil FAMAS F1 que tem o calibe 5.56 NATO mas necessita de uma munição especial. Os Russos sempre tem alguns operadores com esse tipo de armamento, pelo menos em operações onde… Read more »

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Delfim esse episódio aqui é bom também, no final eles emboscam um BMP-3 com terroristas disfarçados de tropas paraquedistas (VDV). cenas fortes. https://www.youtube.com/watch?v=VB7R3mAbltk

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Emboscam um BTR-60 (momento Dilma)

Melky Cavalcante
8 anos atrás

Delfim, no minuto 36.45 do primeiro vídeo vemos o armamento 9×39 em ação 🙂

helio
helio
8 anos atrás

Dilma acabou de faturar cunhão e os demais golpista, pela via da legalidade. O STF fez a oposição que gosta de moleza entubar mais uma derrota.