Home Noticiário Nacional Helicóptero da PM cai no Rio de Janeiro e mata quatro militares

Helicóptero da PM cai no Rio de Janeiro e mata quatro militares

1994
31
helicoptero-da-pm-rj-depois-da-queda
Foto: EPA/MARCELO CARNAVAL

ClippingUm helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar caiu, no início da noite deste sábado, próximo à Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade. Quatro militares morreram no acidente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Os militares mortos foram identificados como major Rogério Melo Costa (piloto), capitão Schorcht, subtenente Barbosa e sargento Félix.

As causas da queda serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

FONTE: Jornal Extra

31 COMMENTS

  1. Infelizmente uma tragédia para estas famílias!!!

    Mas, independente do que se tem comentado, tudo está levando a crer que foi pane mesmo e não abate. Não há marcas de tiro e nos vídeos, não há fogo como aquele abatido há alguns anos.

    pelo modo que caiu, poderia ser algo muito grave com o rotor de cauda!! Mas vamos aguardar o Cenipa.

  2. O rotor de cauda tinha fogo sim/\ , mas gente, temos que ser razoaveis, é quase impossivel acertar um helicóptero nessa altura (600m). Alem do mais, está no limite do alcance ÚTIL do calibre 7,62 (usado pela maioria dos fuzis dos traficantes) some-se a isto o fato da trajetória do projétil ser para cima !

  3. É a legitima faca de dois gumes:
    Se foi abatido a opinião popular vai cair em cima porque se chegou no ponto que os bandidos abatem helicópteros a coisa virou guerra civil de vez.
    Se caiu… Vão pegar no pé do estado por falha mecânica… Mas por um lado, talvez as pessoas se deem conta de uma vez que o RJ está falido pois nem consegue fazer as manutenções dos helicópteros imagina o resto!
    No mais as minhas condolências as famílias dos PM porque isso sim é uma profissão totalmente de risco e totalmente desvalorizada! Muito triste isso.

  4. Vai ter mais operação hoje. Todo mundo com sangue nos olhos. Estou de serviço hoje e tamos parando todo “ganso” de moto na rua mandando levantar camisa e até deitar no asfalto quente.
    Evitem toda Jacarépagua a partir da Praça Seca até Vargem Grande. Guerra civil.

  5. Um tiro deve ter acertado no rotor da cauda, caiu do mesmo jeito do helicóptero russo que foi acertado na cauda pelo estado islâmico.

  6. Em operações o Esquilo com FLIR fica parado nqyqo alto em observação, o Sapão fica rasante nas lajes. Espetacular.
    Para acertar o esquilo só de 7,62×51, habilidade, sorte e projéteis traçantes.

  7. Existem vídeos onde se vê claramente que sai fumaça do rotor de cauda enquanto o helicóptero cai…
    Provavelmente foi um “tiro de sorte” que acertou o rotor desestabilizando a aeronave.
    Já estamos em guerra, mas a sociedade ainda tenta se iludir, fingir que são ações pontuais do crime organizado, quando sabemos que, ou se toma medidas drásticas para acabar com essa sina, ou a tendência é piorar….
    No mais, condolências às famílias.

  8. Rotor de cauda emitiria fumaça se atingido ? Este só recebe potência do motor por eixo de transmissão.
    .
    Estive com o famoso Cmdte. Adonis antes das eleições (foi candidato a dep. estadual) e ele me disse que as aeronaves ficariam sem manutenção a partir de outubro.
    Houve revisões antes da decolagem ? Se houve foram adequadas ?

  9. Felipe Silva 21 de novembro de 2016 at 14:14
    Bingo !
    Não vieram os russófilos com os de sempre “Super fodásticos hiper power” (rsrs).

  10. Delfim, ele tem um um sistema de redução com engrenagens lubrificadas, se atingido e fundir, ele exala fumaça do óleo lubrificante

    G abraco.

  11. O piloto do helicóptero daqui da empresa sempre revisa esse sistema de redução, inclusive esses dias deu problema nele e o helicóptero ficou uma semana parado para resolver.
    O que está dando lenha pra fogueira da história que ele foi abatido é que a Globo disse que não havia marcas de balas na fuselagem e nos corpos, antes mesmo dos bombeiros fazerem o resgate!
    Pra mim até agora todas as hipóteses estão válidas desde falha mecânica até um tiro de sorte.

  12. Space Jockey 21 de novembro de 2016 at 13:47

    No vídeo que está no faiçebuqui (ainda não achei o endereço) mostra o helicóptero bem mais baixo do que os tais 600m! E neste mesmo instante pode-se ouvir vários disparos que aparentam calibres diferentes.

  13. Juarez, tks.
    .
    Só soube hoje do programa Encontros de ontem.
    Já se sabe porque o Bonner deu no pé.
    Me deu um profundo desânimo de lutar por uma parcela da população que prefere chupar bandido.

  14. Delfim, essa parcela é a minoria, pode ter certeza, quem tem honra e decência sabe e da valor aos bons policiais, que lutam diariamente pela segurança da população. Eu mesmo vou me formar médico em 5 anos, e se dependesse de mim, esses criminosos covardes apodreceriam na maca de atendimento.

  15. “Juarez 22 de novembro de 2016 at 7:09
    Delfim, ele tem um um sistema de redução com engrenagens lubrificadas, se atingido e fundir, ele exala fumaça do óleo lubrificante
    G abraco.”
    .
    Juarez, há um eixo cardã que sai da caixa de redução do rotor principal que vai até a cauda, onde no fim há uma junta de engrenagens que “gira” 90% para um dos lados (dependendo da aeronave) e leva essa força até ao rotor de cauda.
    .
    Se for verdade que saiu fumaça (eu não acredito muito) a bala teria que ter pego exatamente no eixo que faz a curva, bem na extremidade da cauda, ou num dos rolamentos que sustentam o cardã no meio da cauda.
    .
    No mais, o sistema é parecido com o cardã de pick-up ou caminhão, onde na ponta os dentes da engrenagem do eixo de força rotacionam uma engrenagem em forma de prato. Esse sistema é lacrado e muito bem lubrificado, demora muito para o óleo sair. Na verdade é mais fácil o óleo apodrecer lá dentro do que o sistema secar.
    .

  16. 1. Eixo saindo da caixa de redução do rotor e indo para a cauda
    .
    http://modeltalking.hobbyart.sk/wp-content/uploads/2013/04/IMG_0844_vyrez1.jpg
    .
    .
    2. Cardã percorrendo a cauda (note os rolamentos que sustentam ele na cauda)
    .
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Defense.gov_News_Photo_080411-N-7981E-118.jpg
    .
    .
    3. Essa é a parte que gira a força do cardã para o lado, para o rotor de cauda.
    .
    http://i950.photobucket.com/albums/ad350/bryancobb/Mini%20500/DSCN4499_zps87f3c53b.jpg
    .
    .
    4. Sistema completo
    .
    http://www.huey.co.uk/images/history/techsheet7.jpg
    .
    .
    Acredito que, se for mesmo um disparo de bala que o derrubou pela cauda, se tivesse acertado no cardã ou na “gear box” da cauda, nem daria tempo de haver fumaça, pois todo o sistema teria estourado tamanho o torque do motor, e o helicóptero iria girar e cair sem fumaça.
    .
    Essa é uma das partes mais críticas de um helicóptero, pois qualquer falha pode fazer ele perder totalmente o controle.
    .
    Seria melhor perder o motor e planar como um autogiro do que girar sem controle até o chão.

  17. “Hawk 22 de novembro de 2016 at 11:19
    O que está dando lenha pra fogueira da história que ele foi abatido é que a Globo disse que não havia marcas de balas na fuselagem e nos corpos, antes mesmo dos bombeiros fazerem o resgate!
    Pra mim até agora todas as hipóteses estão válidas desde falha mecânica até um tiro de sorte.”
    .
    Acredite, a Globo não soltou essa de burrice. É uma campanha ideológica contra a Polícia e em defesa aberta do crime organizado. Basta ver a berração que foi o programa da Fátima, onde a plateia (provavelmente militantes previamente selecionados) preferiam defender um traficante do que um policial.
    .
    Essa gente não presta. São defensores do desarmamento, mesmo após perderem um referendo, agem abertamente contra a polícia, defendem marginais, enquanto se protegem com segurança privada com armas superiores às da polícia. Vendem uma polícia branca racista que “mata negros”, enquanto escondem que eles próprios são sócios do crime organizado. Quantos artistas já não cheiram a sua cocainazinha, ou chefões políticos e empresários não são parceiros de traficantes. Rio está quase em guerra civil.
    .
    .
    .
    “EParro 22 de novembro de 2016 at 14:40
    Space Jockey 21 de novembro de 2016 at 13:47
    No vídeo que está no faiçebuqui (ainda não achei o endereço) mostra o helicóptero bem mais baixo do que os tais 600m! E neste mesmo instante pode-se ouvir vários disparos que aparentam calibres diferentes.”
    .
    Se ele foi abatido pode ter acertado o motor e até o piloto.

  18. Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo nesta terça-feira (22) prendeu 32 advogados e outras três pessoas suspeitas de ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), incluindo um dirigente do conselho estadual de direitos humanos. O governo afirma que eles atuavam para favorecer 14 chefes da facção que estão em presídios paulistas. A principal prisão exaltada pela polícia foi a do vice-presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), Luiz Carlos dos Santos, 43, único dos 35 detidos que teve seu nome divulgado. (…) Santos já tinha dez passagens anteriores pela polícia, oito delas sob suspeita de estelionato –e as outras, por violência doméstica e extorsão.
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/11/1834371-policia-prende-ao-menos-32-advogados-ligados-ao-crime-organizado-em-sp.shtml?cmpid=compfb

  19. Bruno R. 22 de novembro de 2016 at 20:49 bem pensado!
    Quanto a platéia da Fátima Bernardes eram militantes e até famosos.
    Basta procurar o Google pelo mesmos.
    Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here