EUA revogam licenças de exportação da Intel e da Qualcomm para vender à chinesa Huawei, dizem fontes

37

O governo dos Estados Unidos revogou licenças que permitiam a empresas, incluindo Intel e Qualcomm, exportar chips para a Huawei Technologies, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações sob sanção. A decisão foi comunicada a algumas das empresas na terça-feira, com efeito imediato. O Departamento de Comércio dos EUA confirmou a revogação das licenças, sem nomear as empresas envolvidas.

Esse movimento ocorre após o lançamento, pela Huawei, do primeiro laptop habilitado para IA, o MateBook X Pro, equipado com o novo processador Core Ultra 9 da Intel. O lançamento do laptop foi criticado por legisladores republicanos, que viram isso como um sinal de aprovação do Departamento de Comércio para a venda do chip à Huawei. A ação foi justificada pelo Departamento de Comércio como uma medida para fortalecer a segurança nacional dos EUA e limitar a capacidade da China de avançar sua tecnologia.

A decisão pode prejudicar tanto a Huawei, que depende dos chips da Intel, quanto os fornecedores americanos que fazem negócios com a empresa. A China criticou a medida, alegando que os EUA estão abusando do conceito de segurança nacional para suprimir empresas chinesas injustamente. O caso surge em um contexto de pressão de membros do Congresso que pedem ações mais rigorosas contra a Huawei, e enquanto a Intel enfrenta demanda fraca por seus chips tradicionais de centro de dados e PCs.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
20 dias atrás

3 coisas sobre isso: 1- isso acontece quando os EUA e a França conversam com a China sobre o auxílio que a China dá aos esforços de guerra russo. Se a China já não estava disposta a parar com isso, é agora que ela não vai parar mesmo; 2- isso acontece quando os EUA reclamam dos chineses sobre seu excesso de produção industrial, que inunda os mercados com alta quantidade de produtos a baixo preço, prejudicando o mercado norte-americano ( de todo o mundo, na verdade, mas vamos nos ater apenas aos EUA ). Se a China TAMBÉM não estava… Read more »

Joanderson
Joanderson
Reply to  Willber Rodrigues
20 dias atrás

Agora me diga como os EUA querem impedir a China de ter sua alta produção, quer dizer só us EUA podem ganhar vá hr que aparece outra potência para disputar eles usam de tudo para empedir o sucesso.

fjuliano
fjuliano
Reply to  Willber Rodrigues
20 dias atrás

Perfeito. Como a realidade tem mostrado repetidas vezes: sanções vão forçar a independência chinesa e aí não adianta deitar espernear e rolar. Bom citar que se os EUA não verem mais como e começarem a pavimentar o caminho para um ataque militar contra a China, que os chineses estejam preparados para levar destruição completa ao território imaculado do outro lado do pacífico.

NBS
NBS
Reply to  Willber Rodrigues
20 dias atrás

As ações em curso por parte dos EUA e também pelo G7 confirmam que o livre mercado, a globalização e as cadeias produtivas complementares são incentivados apenas até o ponto em que não alterem o status quo dos países hegemônicos. Quando novos jogadores começam a vencer seguindo as regras do jogo, os donos da bola querem mudá-las. De certa forma, é irônico ver um império, considerado o berço do capitalismo moderno, criar subterfúgios para impedir a competição, ao mesmo tempo que incendeia mentes e corações pelo mundo com a defesa das virtudes do sistema. Para a imensa maioria da população,… Read more »

fjuliano
fjuliano
Reply to  NBS
19 dias atrás

Comentário impecável. 👏👏👏👏👏👏

José Corrêa Leite
José Corrêa Leite
Reply to  fjuliano
19 dias atrás

Mais que perfeito o teu comentário , pois os americanos sempre jogaram sujo no jogo do capitalismo !!! Procurem saber porque o Japão deixou de crescer economicamente a partir da década de 1990 !!!

Yuri
Yuri
Reply to  José Corrêa Leite
15 dias atrás

“Deixou de crescer” e ainda é um dos países mais ricos do mundo.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  NBS
19 dias atrás

“Seguindo as regras do jogo” é forçar a barra…
Mas também esse jogo muda as regras ao bel prazer do dono da bola…

leonidas
leonidas
Reply to  Willber Rodrigues
18 dias atrás

Isso só serve para mostrar o quanto essa galera que alega ser o tal livre mercado remédio para tudo podem ser danosos aos interesses nacionais. Esse povo que acha que uma nação pode abrir mão de deter empresas com tecnologia em áreas vitais só porque lá fora acha mais barato são tão lunáticos quanto a galera que acha que o estado deve tomar conta de tudo. O melhor sempre esta no meio termo. Potências não respeitam leis de mercado ou de convenção internacional Apenas inocentes úteis acreditam nisso. Quando os EUA acham que liberalismo esta demais eles simplesmente fazem o… Read more »

Augusto
Augusto
20 dias atrás

Esse é o capitalismo de livre mercado estadunidense sem intervenção estatal (modo irônico ligado).

Entretanto, não os critico. Conseguiram se desenvolver assim: pregando livre mercado irrestrito para os incautos enquanto usam descaradamente de seus Estados para cercear o desenvolvimento de outros países.

A quem tem interesse no assunto, sugiro a leitura de Kicking Away The Ladder (em português, Chutando a Escada) do economista Ha-Joo Chang.

Dworkin
Dworkin
Reply to  Augusto
20 dias atrás

Sim, certo são eles. Errados somos nós que caímos no conto da tal mão invisível. (Eu não, a —— EDITADO ——

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Dworkin
20 dias atrás

Livre mercado´´ , neoliberalismo´´ e mão invisível do mercado que se auto-regula´´ é historinha de boi dormir pra pegar incauto, pra que eles abram as pernas e vendam barato empresas estratégicas pros países que inventaram essas historinhas, mas que JAMAIS praticaram isso.

Esses coach´s neoliberais de Youtube e da Faria Lima acreditam piamente que os EUA são o país aonde o livre mercado´´ é implementado no mais alto grau, quanto é justamente os EUA o país mais protecionista do mundo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Willber Rodrigues
20 dias atrás

país mais protecionista do Mundo é a Coreia do Norte e os EUA já não é mais tão livre a muito tempo

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Carlos Campos
20 dias atrás

Pesquise sobre quanto bilhões de dólares os EUA gastam anualmente em sua agricultura por causa do protecionismo, ou vá nos EUA e tente comprar alguma empresa de Defesa deles, e depois volte aqui pra contar pra gente se os EUA já não é mais tão livre a muito tempo´´, rapidão…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Willber Rodrigues
19 dias atrás

mas foi exatamente isso que eu disse, agriculta subisidiada, tarifas em produtos estrangeiros e etc, eles não são tão livres a muito tempo, entendeu agora —— EDITADO ——

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Carlos Campos
19 dias atrás

EUA já não é mais tão livre a muito tempo´´

Xô te contar um segredo:

Eles nunca foram.

Se você realmente acha que, nos EUA, eles nunca foram intervencionistas, nunca subsidiaram nada e sempre praticaram o capitalismo selvagem e livre concorrência, tú foi enganado, lamento lhe dizer isso.

fewoz
fewoz
Reply to  Willber Rodrigues
19 dias atrás

Coitado dele quando também descobrir que o Papei Noel não existe, rsrs

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Dworkin
20 dias atrás

Ué mas a mão invisível do mercado funciona, por isso mesmo eles atacam a China, liberdade economica pra mim, e imposto no teu produto

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
19 dias atrás

Olá Carlos. Uma vez estava na praia com 70 reais guardados no guarda-sol. Quando voltei para o local após brincar na água com minha filha, a mão invisível do mercado tinha levado meu dinheiro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
19 dias atrás

nesse caso foi a mão leve mesmo kkkk

Fëanor
Fëanor
20 dias atrás

O “livre mercado” e o liberalismo econômico. Tão lindo!

G7, OCDE, entre outros organismos internacionais ocidentais, demonstrando seu modus operandi.

Confia.

Camargoer.
Camargoer.
20 dias atrás

Então… a história da industrialização brasileira foi pautada pelo “Sr. Crise”. A cada vez que o mercado internacional entrava em crise, seja por uma guerra ou pela alta da energia ou um por causa de alguma crise financeira, o Brasil teve que se virar… Se a China fosse um país de industrialização incipiente e com uma indústria de semicondutores insignificante, barreiras para a exportação de microprocessadores criaria uma crise. … só que a China tem capacidade técnica e industrial para desenvolver microprocessadores com desempenho similar aos da Intel, pelo menos a médio prazo. então, esta barreira será um fator para… Read more »

AMBAR
AMBAR
Reply to  Camargoer.
17 dias atrás

Mas, EUA pensam que com a revogação dessas licenças a China vai tomar veneno de desgosto. Vai não, esse é apenas mais um incentivo para o desenvolvimento de tecnologia própria e breve obsolescência das indústrias fornecedoras – Intel e Qualcomm. Na verdade, os americanos estão atirando no próprio pé.

Wagner
Wagner
20 dias atrás

Esqueceram do hino dos econocoach de porta de YouTube,”Índice de Liberdade Econômica”

Bispo
Bispo
20 dias atrás

Rússia o país mais sancionado do planeta, comprovou que as mesmas são ineficazes se o objetivo é obliterar o desenvolvimento de um país.

No caso da China as sanções tecnológicas dos EUA aumentaram exponencialmente os investimentos do governo chinês em empresas do setor no país.

Essa guerra os EUA já perderam.

fewoz
fewoz
Reply to  Bispo
19 dias atrás

Melhor para o mundo multipolar. O único problema é que aí estaremos nas mãos dos chineses, pois serão os únicos a dominar um enorme grupo de tecnologias. E aí, claro, também vão chutar a escada que os levou até lá. Em resumo: é importante que o Brasil seja auto-suficiente em setores chave.

José Corrêa Leite
José Corrêa Leite
Reply to  fewoz
19 dias atrás

Para nós brasileiros , esse seria o raciocínio correto , mas , cadê que as elites brasileiras queiram que este tipo de pensamento seja enculcado nas mentes do povo brasileiro ? Além do mais , seria necessário mudar a Constituição Federal coisa que muito beneficia os grupos que controlam o poder legislativo brasileiro !!!

AMBAR
AMBAR
Reply to  fewoz
17 dias atrás

Não creio. A China tem uma filosofia diferente e não se incomoda em dividir tecnologia. Até o presente momento ela incentiva o desenvolvimento de seus pares. De toda sorte é importante que qualquer país preserve a sua auto-suficiencia em setores estratégicos.

Yuri
Yuri
Reply to  AMBAR
15 dias atrás

Sempre esse papo, “Ah, mas a China é diferente”
De fato é diferente. É pior.

Demolidor
Demolidor
19 dias atrás

Livre mercado para mim, protecionismo para os outros.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
19 dias atrás

A unica solução para os EUA impedir a China seria um bloqueio completo coordenado com a Europa, e os paises satelites americanos, incluindo os que conseguirem do mundo em desenvolvimento…
Algo que os EUA carecem de liderança politica para fazer. Briga cara para comprar. E reestruturação de cadeias de produção globais seria extremamente penoso.
No final isso seria outra cortina de ferro

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Marcos Bishop
19 dias atrás

A unica solução para os EUA impedir a China seria um bloqueio completo coordenado com a Europa, e os paises satelites americanos, incluindo os que conseguirem do mundo em desenvolvimento…´´

A Rússia, Irãn e CN tão aí pra provar o quanto essa história de bloqueio completo coordenado´´ funciona…não funciona, pois é impossível.
Bloqueio continental não funcionou nem contra a Inglaterra durantes as guerras napoleônicas, mas vai funcionar agora, confia…

AMBAR
AMBAR
Reply to  Willber Rodrigues
17 dias atrás

Nem assim. EUA, Europa, satélites americanos e mundo subdesenvolvido, iclusive, todos juntos contra a China seriam derrotados pelas forças do mercado. Vejamos que o mercado de consumo desses países todos juntos é agora servido pela industrialização chinesa, além do mercado asiático. Só o mercado asiático e mais o continente africano têm mais mercado para a sustentação da indústria chinesa que todos os países juntos contra ela, porque a população desses últimos(americanos e europeus) é menor; as exigências de consumo já estão esgotadas ao nível da obsolescência e do desperdício enquanto que o que resta ao mercado da China, além do… Read more »

Destruidor de sonhos
Destruidor de sonhos
18 dias atrás

Os comentários mostram porque os brasileiros são —— EDITADO ——. Pensam que o melhor para o mundo é se tornar socialista e comunista, basta olhar para a Cuba, Rússia e China e ver como suas populações sofrem com a pobreza e a repressão e ainda tem gente que pensa que será o paraíso. As pessoas não entendem que no mundo das ideias tudo é perfeito, mas quando trazemos essas idéias para o mundo real elas não funcionam e se olhar para o tempo que Cuba, Rússia e China são socialistas e até hoje suas populações sofrem para entender que o… Read more »

J-20
J-20
Reply to  Destruidor de sonhos
17 dias atrás

O auto entitulado destruidor de sonhos tendo o seu sonho de mundo maniqueísta sendo destruído dia após dia. Que piada.

AMBAR
AMBAR
Reply to  Destruidor de sonhos
17 dias atrás

Amigo, você está em restrição de liberdade? O mundo mudou e você nem viu. Acoooorda, criança!

Yuri
Yuri
Reply to  Destruidor de sonhos
15 dias atrás

Até que enfim alguém sensato.