O governo do Rio anunciou nesta quarta-feira a aquisição de um helicóptero Huey 2, da empresa Bell Helicopter, por R$ 8 milhões. O equipamento tem capacidade para seis atiradores, é blindado e pode transportar um total de 15 pessoas.
Apelidado de “caveirão do ar” por policiais, o aparelho ficará à disposição da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil) e será utilizado em operações planejadas pela Secretaria de Segurança, segundo o governo.
Em novembro do ano passado, o policial civil Eduardo Mattos estava a bordo de um helicóptero da Polícia Civil e participava de uma operação na região do morro do Adeus quando baleado na cabeça e morreu.
O governo do Rio informou que a compra ocorreu como uma espécie de resposta às tentativas dos criminosos em atingir os helicópteros em operação pela polícia.

Águia de aço
A Segurança Pública informou que o Huey 2 é totalmente à prova de tiros, inclusive nas pás da hélice. O aparelho sairá dos Estados Unidos voando até chegar ao Brasil. Dois pilotos da Core já testaram o aparelho.
Segundo a fabricante, o Huey 2 é específico para situações de conflito. Dependendo da adaptação do aparelho, ele também pode ser utilizado para transporte de tropas e é indicado em condições de resgate no deserto. A empresa já vendeu mais de 150 unidades para dez diferentes países do mundo.

Fonte: Folha OnLine

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Max
15 anos atrás

Huey II, são os velhos “sapões” completamente reformados, para ter vida útil de mais 20/30 anos. Há um estoque enorme deles nos EUA e em outros países (o Brasil opera mais de 50, desconsiderando quantos deles estão inativos por falta de manutenção na FAB) e são confiáveis e adequados à essa função aí.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

PRÁ CIMA DEEEELLLESSS “CAVEIRÃO VOADOR”!!! Nada como estar na linha de frente para saber o que os guerreiros necessitam! Do Esquilo para Huey 2 blindado pronto para o combate! Do CAVEIRÃO para o SUPER CAVEIRÃO ainda mais blindado e com maiores recursos. São as exigências da GUERRA URBANA. É só ver o que se passou no HAITI e no IRAQUE. Dá pra entender MARRUÁ e GAUCHO? E o “delicados francesinhos”…?

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
15 anos atrás

Daqui a pouco a policia do RJ vai comprar Leopards e F-16 para combater o crime. Quantas pessoas poderiam sair da vida do crime com 8 milhões? E depois reclamam que o Brasil não vai pra frente…

marcos
marcos
15 anos atrás

com oito milhoes sairem da vida do crime?!!!Eles estao entrando na vida do crime por um par de tenis velho!!!E te digo mais e posso afirmar porque sei e ja vi no jornal!!isso nao eh so de pais de “terceiro mundo” como se diz aki na America….no “Nosso quintal” mas aki na america tbm tem disso!!!!O que eles fazem aki eh um pouko diferente…eles te oferecem trabalho…ganha pouko e a galera entao nao quer trabalhar e ganhar o dinheiro suado entao decide ir pelo atalho…so q as autoridades investem pesado em sua seguranca…o policial de rua tem 357magnum 9 mm… Read more »

Meirelles
Meirelles
15 anos atrás

Esse sapão virá equipado com flares? Pois do jeito que a coisa anda lá nas favelas do Rio,não vai demorar muito para que os traficantes tenham em mãos mananpads(missil de ombro) do tipo stingers ou mesmo igla,comprados no mercano negro,pois dinheiro é que não falta pra eles(bazuka eles já tem).Ah…mas se a coisa ficar preta é só mandar um Mi-35 fazer o trabalho…rs…artilharia na cabeça deles.
Sds.

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Não acho uma boa idéia usar helicópteros desse porte no Rio. Como são grandes, são uma tentação para receberem fogo de todo lado. Com 6 ou 8 tripulantes a bordo, seria péssimo “para o moral” se um fosse atingido ou caísse. Antes de investir em “caveirões do ar” acho que seria mais inteligente e prudente investir em UAV’s (dotados de câmeras de alta resolução) e em “snipers” atuando a partir da terra. Se isso não der certo, tentem usar alguns UCAV’s quando estiverem operacionais mundo afora (mas armados com 5,56 ou 7,65). Despois disso, se nada funcionar, partam para os… Read more »

Claudio Grulla
Claudio Grulla
15 anos atrás

Demorou muito pra polícia do RJ ter um helicóptero desse porte.
Agora o governo deveria comprar mais um pra PM.

Baschera
Baschera
15 anos atrás

Rio de Janeiro, deveriam trocar de nome…. para Beirute de Janeiro !!
Sds.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Baschera, é Babilônia! Babilônia!
Eu tenho uma dúvida e pq nao blindam os esquilos?

Galante
Galante
15 anos atrás

Cinquini, acho que se blindarem o Esquilo ele não decola…rs
Só deve ser possível blindar os assentos.

Marine
Marine
15 anos atrás

Galante,

Desconheco o problema no Rio em detalhes necessarios para dar uma opiniao estrategica mas taticamente falando nao sei te dizer se esse helicoptero e realmente a melhor opcao…Afinal ele e pra que? Observacao, reconhecimento, plataforma de tiro, insercao de tropas…o que?

Sds.

Galante
Galante
15 anos atrás

Marine, os helicópteros da Polícia são usados, como você mesmo disse, na observacao, reconhecimento e plataforma de tiro também, na cobertura aos policiais que estão no solo, em incursões em favelas e comunidades.
Os bandidos atiram nos helicópteros, por isso a necessidade de algo mais pesado que os Esquilos, que são aeronaves relativamente frágeis.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Moro no rio e convivo com essa guerra urbana..

sgt. York
sgt. York
15 anos atrás

Ah, que ótimo! Quer dizer então que o nosso exército está cheio de frágeis esquilos. É brincadeira isso.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Galante,
Lógico que o Huey 2 é uma categoria diferente do Esquilo, mas, se o Estado tivesse comprado o Esquilo bi-turbina eu acredito que poderia ser blindado, só que ele teria uma menor autonomia de vôo.
Eu tive resentemente em uma embarcação da Marinha do Brasil aonde tinha um modelo bi-turbina do Esquilo, eu achei uma bela aeronave.

https://i48.photobucket.com/albums/f243/jcvcinquini/Navios%20MB%202008/26-07-08_1618.jpg

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Observação: “ReCentemente”

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Moro no rio e convivo com essa guerra urbana.. Marine, é para isso tudo ai q vc citou!! Os esquilos tem o papel principal de observadores, porem atiram em alvos de oportunidade.. Nao sei se vcs lembram do dirigivel Pac-Rio que foi alugado para a inteligencia da policia… ele era mto bem provido de meios de observação. Com esse dirigivel a PM montou, na minha opniao, a mais bem sucedida operação em favelas no Rio, que resultou na prisao do Elias Maluco. Os caras prenderam o maior traficante do Rio sem disparar 1 tiro!!! Graças ao dirigivel q ficou 2… Read more »

cesar
cesar
15 anos atrás

é assim q se combate guerrilha urbana, ou alguém duvida que estamos longe disso?
sugestão p/ pintura: preto fosco sem marcações, talvez uma caveirinha aqui outra ali… tem q ficar bem “sinistro”. rs

Marine
Marine
15 anos atrás

Alfredo,

Exatamente, se for p/ observacao e reconhecimento ai ta faltando FLIR e na missao de plataforma de tiro ai a blindagem e so pra proteger o helicoptero mesmo e nao os policiais. com relacao a obs. e Recon sera que uns UAV nao seria mais barato e proporcionariam vigilancia constante? Nao estou querendo ficar reclamando apenas discutindo outras opcoes com outros foristas.

Sds. a todos!

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Esqueceram d’uma coisa. A diferença do “som do Rotor” fará com que os NARCO-TERRORISTAS “sintam mais a presença” do ESTADO. Concordo com o Sr CESAR, que tem que tremer são os bandidos. Um Heli pairando sobre as FAVELAS restringe a “aero-mobilidade” dos vagabundos.

WTF
WTF
15 anos atrás

a solução disso tudo é uma mega operação de escala monstruosa para invadir e dominar as favelas, ao mesmo tempo realocar milhares de pessoas em outras cidades, fornecendo o mínimo para um recomeço.
Tal operação custará bilhões de reais aos cofres públicos, todos efetivo do exércio, que terá que recrutar um número maior de soldados, uma invasão ao estilo guerra entre países, porque as favelas são uma nação soberana no território brasileiro.

König
König
15 anos atrás

Realmente o barulho de um Huey é lindo demais, no 2 é parecido com o som do 1?
8 milhões bem investidos.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Tmb acho um bom investimento… so q acho q ele deveria ser uma plataforma de força e inteligencia para a policia, nao somente força, do jeito q esta vindo…

Os caras compram um heli de 8 milhoes e nao investem 200 mil para equipar melhor a aeronave..

cesar
cesar
15 anos atrás

semana passada durante a op. atlântico um SAPÃO sobrevoou o canal aqui em minha cidade. por mais q eu estivesse acostumado, ñ teve jeito, corri p/ a janela. rs.
o barulho do rotor batendo é puro rock and roll!!!

jose carlos
15 anos atrás

Esquilo BiTurbina só se for com Arriel, se for Alison tó fora ele pode ser bom motor mais o esquilo fica limitado com em Peso

konner
konner
15 anos atrás

A ” criança ” chegou !!

Está no aeroporto Internacional Tom Jobim, onde espera a liberação da Receita Federal para entrar em funcionamento.

francisco adolfo
francisco adolfo
15 anos atrás

tem imbecil que fala que o dinheiro gasto em armamento deveria ser usado para tirar gente da criminalidade, idiota, burro, passei fome, catei latinha, estudei, venci, nao roubei nem trafiquei e hoje tenho uma vida de dar inveja, é vagabundo quem quer, morte a todos os bandidos, matem as mulheres dos bandidos e suas crias, para nao vingar ninguem, morte, morte, morte.

piedade é fraquesa!

por isso bandido ainda vence algumas batalhas, nossa policia deveria poder matar, mas nao, os grandoes tem negocios no morro tambem.

luiz pinelli neto
13 anos atrás

Vamos fortalecer o BOPE/PM RJ e o CORE o mais rápido possível. O bicho está solto e morde ! Luiz O Velho Patriota

luiz pinelli neto
13 anos atrás

Outra Pergunta ??
Por que o Guara que foi um projeto de viatura leve blindada que o EB acompanhou, ninguém quer compra-lo ? Luiz O Velho Patriota