Criação de um comando militar na Amazônia boliviana

22

Operação Amazônia 2014 - 1

O governo do presidente Evo Morales determinou a criação de um comando militar na Amazônia boliviana, nas fronteiras com Brasil e Peru, para reforçar a presença do Estado em uma região onde “reinava o ilícito”, informou nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Walker San Miguel.

O Comando Militar Amazônico permitirá instalar “mais postos militares, mais quartéis na região amazônica”, afirmou San Miguel, citado pela emissora de TV Erbol.

O comando da unidade militar, que será formado por Exército, Aeronáutica e Marinha será estabelecido no departamento de Pando, norte do país, um ponto nevrálgico para o tráfico de cocaína.

“Lá reinava o ilícito”, assegurou o ministro da Defesa, que afirmou que o Comando poderá entrar em operação em dezembro.

O próprio governo de Morales acusou “sicários brasileiros e peruanos” de estarem por trás da morte de camponeses pró-governo na onda de violência política de meados de setembro, a mando do prefeito opositor da região, Leopoldo Fernández, que está preso em La Paz.

Pando, o departamento mais pobre da Bolívia, faz fronteira com o Acre e com o departamento peruano de Madre de Dios.

Fonte: AFP

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

É muito bom que eles comecem a combater o narcotráfico também. A propósito, a mania já se espalhou. Agora o presidente do Equador ameaça expulsar a Petrobrás de lá. E disse que isso não deverá abalar as relações com o Brasil. Ele conhece o Lula….. Hoje o Equador fica com 18% do petróleo que a Petrobrás retira (cerca de 30 mil barris/dia). Ele quer ficar com tudo e remunerar nossa estatal como prestadora de serviço. Segundo ele, as demais empresas que fazem o mesmo, de origem chinesa, francesa e espanhola já aceitaram as condições. Mas condicionam a que a Petrobrás… Read more »

edilson
edilson
15 anos atrás

os nossos irmãos caçulas logo logo vão querer mandar na casa????
e os bodes espiatórios serão os brasucas???
que bom…
quem sabe assim em 2050 liberem as verbas contigenciadas para o reaparelhamento das FORÇAS armadas…

julio
julio
15 anos atrás

Caro João-Curitiba , não acredito que irão combater o tráfico..é apenas mais uma manobra do indio sob orientação do irmão do meio (chaves)…ambos sabem que o irmão mais velho, que tem como grande conselheiro o Marco Aurélio fará vista grossa….2010 está próximo espero que o povo brasileiro não se encante com a Dilma caso contrário estaremos perdidos..Sds.

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

O que o governo precisa fazer agora é o Lula convidar o Evo pra passar um fim-de-semana pescando no Pantanal e dizer que a idéia dele é excelente e que nós queremos ajudar. Podemos fornecer a ele além dos caminhões que ele já pediu, jipes (Marruá), blindados leves de transporte de tropas (Avibrás), helicópteros (Esquilo), além é claro de uns Tucaninhos.
Inimigos, inimigos, negócios à parte.
Só pra deixar o irmão do meio (boa essa Julio) espumando de raiva.

marcelo
marcelo
15 anos atrás

se o equador quizer ficar com tudo…e so a petrobas destruir tudo e entregar pra eles…..mesma coisa tinha que ter feito na bolivia……..a oderbresti tem que fazer a mesma..falar que vai fazer o reparo na hidreletrica e explodir tudo…o pessoal do equador nao pago nada..ja ta tendo lucro..ainda que indenizacao….desse jeito ate …..

julio
julio
15 anos atrás

João-Curitiba, concordo plenamente com vc, …e acho que já perdemos tempo de nao fazer isso com o Evo e com o Bispo paraguaio. É como os americanos fizeram conosco durante muitas décadas …e agora ao que tudo indica na concorrencia FX-2..primeiro a recepção…depois o que temos a conceder…e se não quiser…..as consequencias…rs.

marcandrey
marcandrey
15 anos atrás

É João…. E depois de tudo recebido o Evo resolve dar mais um calote e não paga nenhum tostão as empresas fornecedoras, ai o Lula como sempre diz que não é problema entre o governo Brasileiro e o desgoverno Boliviano e sim problema das fornecedoras…..

Fábio Max
15 anos atrás

A Bolívia não combate o narcotráfico, porque é uma narco-república bolivariana, governada por um cocalero e apoiada por um doido de pedra, o presidente venezuelano. O Brasil, por orientação do assessor de coisa nenhuma, Marco Aurélio Garcia, está baixando a cabeça e empinando o bumbum para esses quase países, o patrimônio da Petrobrás no exterior é em boa parte, patrimônio construído com o dinheiro dos extorsivos impostos brasileiros, portanto, nosso, do nosso povo, e esse senhor Garcia vai lá e aceita de bom grado que seja roubado, sem nem sequer ensaiar um murro na mesa! E essa fato em Pando,… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

Caro Marcandrey
Negocia pra receber em gás. E eu esqueci de mencionar uns barcos patrulha fluvial no pacote.

RODRIGO
RODRIGO
15 anos atrás

O problema é que quem recebeu a missão,na época dos governos militares,não a cumpriu por inteiro……!!!

Nunão
Nunão
15 anos atrás

Vale lembrar que o governador de Pando, depois dos distúrbios e mortes que ocorreram recentemente, foi destituído e substituído por um almirante, como noticiou o Blog Naval: http://www.naval.com.br/blog/?p=1191

Fábio Max
15 anos atrás

Pois é, João.

O Brasil fabrica lonas de freio de aviação… e o Huguinho nem faz consulta de preços sobre isso!

Brasileiro
Brasileiro
15 anos atrás

*Isso é para moderação do blog:
Acho relevante esta notícia no âmbito estratégico-militar na conjutura atual:
http://www.defesanet.com.br/br/dec_6592.htm
Chequem e digam o que acham.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Agora pode ser diferente. O governo brasileiro regulamentou o decreto Nº 6.592/08 que permite invasão a um estado qualquer se este agredir qualquer instituição brasileira, mesmo que não signifique invasão territorial propriamente dita.

Marcelo R
Marcelo R
15 anos atrás

Acabou a Era da civilização, vejo que agora com as modificações climaticas do planeta vai ser tudo diferente:
Quem tem agua vai ter que distribuir;
Quem tem petroleo vai ter que distribuir;
Quem tem solo agricultavel vai ter que distribuir os alimentos;
Quem tem minerios no subsolo vai ter que distribuir;
Quem tem espaço no territorio para receber os milhoes de
desabrigados dos desastres climáticos vai ter que distribuir;
Tudo isto pode ser evitado com FORÇAS ARMADAS FORTES E PREPARADAS PARA defender o solo do Brasil contra as futuras invasões.

tomas
tomas
15 anos atrás

Agora que o Governo regulamentou o decreto Nº 6.592/08 que permite a invasão a um estado qualquer se este agredir a qualquer outro, já está na hora de liberar verbas para implantar as novas bases aéreas de Vilhena e Cascavel. Só para garantir uma “melhor segurança” e “monitoramento” de “nuestros hermanitos del Paraguay, Bolívia y otros bolivarianos”!!! Toda vez que penso na Hidroelétrica de Itaipú vejo um “calcanhar de aquiles” do Brasil, tamanha a sua monumental importância estratégica e a sua pouca proteção. Nunca como agora se fez necessário um substancial aumento na compra de vetores de asas rotativas (Black… Read more »

Julio
Julio
15 anos atrás

Caro Roberto, a regulamentação do decreto n. 6.592/08,também chamou minha atenção..mas, qual seria o real motivo? será que esta havendo mudança de postura do governo diante das palhaçadas perpetradas por nosso vizinhos ou será que é apenas um recado… e vai ficar somente nisso?

Julio
Julio
15 anos atrás

tomas, tenho dito em algumas oportunidades que de louco ou burro Hugo Chaves não tem nada. Burros são nossos governantes que não viram o projeto bolivariano de Chaves. Aqui no Brasil, Chaves tem um grande aliado…MST e PT, diga-se a ala radical do PT…puros imbecis que pregam o socialismo enquanto se entopem de caviar e uisque em Brasilia. Desculpe se fugi do objetivo do blog, mas, é revoltante ver alguns assessores (Marco Aurelio Garcia) de Lula achando maravilhoso as atitudes de Chaves, Evo Morales e Lugo.

tomas
tomas
15 anos atrás

Julio, como vc bem diz: de burro o Hugo Chaves não tem nada… Agora, cá por nossas bandas… o MST, PTs, Marco Aurelio Garcia, e muiiiiitos outros, estão como diria eu….já sei: TÁ TUDO DOMINADO!!! Na hora “H”, quero ver o que estes nossos governantes e ideólogos dirão e farão. Quando digo hora “H”, refiro-me aos enfrentamentos que irão pipocar pela América do Sul afora e que não tenho dúvidas de que acontecerão, caso continue a proliferação tentacular de influência do Hugo Chaves com seu neo-socialismo bolivariano. Não vejo o Brasil “peitar” com veemência tais atitudes, ao contrário, o gigante… Read more »

João-Curitiba
João-Curitiba
15 anos atrás

O que mais me deixa chateado de toda essa imensa lista de compras do Chávez, é que nós não vamos fornecer nem mesmo as flanelas para polir os equipamentos.

marcandrey
marcandrey
15 anos atrás

hehehehehehe…. Boa João!!!!!

Marcelo R
Marcelo R
15 anos atrás

Mais barato que construir estaleiros para fazer submarinos atomicos em sepetiba, fazer base de submarinos em sepetiba, fazer submarinos atomicos e todo este NHé,Nhé,Nhe tecnológico que vai levar 40 anos para ficar pronto; seria tirar da gaveta o programa do VLS militar (a parte civil era Veiculo lançador de Satélites) que esta pronto este era um foguete com 1000 kilometros de raio de açao e com espaço para carga de 700kg e também reativar o programa da bomba atomica brasileira da decada de 70 e 80 ( a carga do foguete) que estava pronta para testar parou no governo do… Read more »