Home Noticiário Internacional Criação de um comando militar na Amazônia boliviana

Criação de um comando militar na Amazônia boliviana

191
22

Operação Amazônia 2014 - 1

O governo do presidente Evo Morales determinou a criação de um comando militar na Amazônia boliviana, nas fronteiras com Brasil e Peru, para reforçar a presença do Estado em uma região onde “reinava o ilícito”, informou nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Walker San Miguel.

O Comando Militar Amazônico permitirá instalar “mais postos militares, mais quartéis na região amazônica”, afirmou San Miguel, citado pela emissora de TV Erbol.

O comando da unidade militar, que será formado por Exército, Aeronáutica e Marinha será estabelecido no departamento de Pando, norte do país, um ponto nevrálgico para o tráfico de cocaína.

“Lá reinava o ilícito”, assegurou o ministro da Defesa, que afirmou que o Comando poderá entrar em operação em dezembro.

O próprio governo de Morales acusou “sicários brasileiros e peruanos” de estarem por trás da morte de camponeses pró-governo na onda de violência política de meados de setembro, a mando do prefeito opositor da região, Leopoldo Fernández, que está preso em La Paz.

Pando, o departamento mais pobre da Bolívia, faz fronteira com o Acre e com o departamento peruano de Madre de Dios.

Fonte: AFP

22
Deixe um comentário

avatar
22 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
tomasMarcelo RRobertoBrasileiroNunão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

É muito bom que eles comecem a combater o narcotráfico também. A propósito, a mania já se espalhou. Agora o presidente do Equador ameaça expulsar a Petrobrás de lá. E disse que isso não deverá abalar as relações com o Brasil. Ele conhece o Lula….. Hoje o Equador fica com 18% do petróleo que a Petrobrás retira (cerca de 30 mil barris/dia). Ele quer ficar com tudo e remunerar nossa estatal como prestadora de serviço. Segundo ele, as demais empresas que fazem o mesmo, de origem chinesa, francesa e espanhola já aceitaram as condições. Mas condicionam a que a Petrobrás… Read more »

edilson
Visitante
edilson

os nossos irmãos caçulas logo logo vão querer mandar na casa????
e os bodes espiatórios serão os brasucas???
que bom…
quem sabe assim em 2050 liberem as verbas contigenciadas para o reaparelhamento das FORÇAS armadas…

julio
Visitante
julio

Caro João-Curitiba , não acredito que irão combater o tráfico..é apenas mais uma manobra do indio sob orientação do irmão do meio (chaves)…ambos sabem que o irmão mais velho, que tem como grande conselheiro o Marco Aurélio fará vista grossa….2010 está próximo espero que o povo brasileiro não se encante com a Dilma caso contrário estaremos perdidos..Sds.

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

O que o governo precisa fazer agora é o Lula convidar o Evo pra passar um fim-de-semana pescando no Pantanal e dizer que a idéia dele é excelente e que nós queremos ajudar. Podemos fornecer a ele além dos caminhões que ele já pediu, jipes (Marruá), blindados leves de transporte de tropas (Avibrás), helicópteros (Esquilo), além é claro de uns Tucaninhos.
Inimigos, inimigos, negócios à parte.
Só pra deixar o irmão do meio (boa essa Julio) espumando de raiva.

marcelo
Visitante
marcelo

se o equador quizer ficar com tudo…e so a petrobas destruir tudo e entregar pra eles…..mesma coisa tinha que ter feito na bolivia……..a oderbresti tem que fazer a mesma..falar que vai fazer o reparo na hidreletrica e explodir tudo…o pessoal do equador nao pago nada..ja ta tendo lucro..ainda que indenizacao….desse jeito ate …..

julio
Visitante
julio

João-Curitiba, concordo plenamente com vc, …e acho que já perdemos tempo de nao fazer isso com o Evo e com o Bispo paraguaio. É como os americanos fizeram conosco durante muitas décadas …e agora ao que tudo indica na concorrencia FX-2..primeiro a recepção…depois o que temos a conceder…e se não quiser…..as consequencias…rs.

marcandrey
Visitante
marcandrey

É João…. E depois de tudo recebido o Evo resolve dar mais um calote e não paga nenhum tostão as empresas fornecedoras, ai o Lula como sempre diz que não é problema entre o governo Brasileiro e o desgoverno Boliviano e sim problema das fornecedoras…..

Fábio Max
Visitante

A Bolívia não combate o narcotráfico, porque é uma narco-república bolivariana, governada por um cocalero e apoiada por um doido de pedra, o presidente venezuelano. O Brasil, por orientação do assessor de coisa nenhuma, Marco Aurélio Garcia, está baixando a cabeça e empinando o bumbum para esses quase países, o patrimônio da Petrobrás no exterior é em boa parte, patrimônio construído com o dinheiro dos extorsivos impostos brasileiros, portanto, nosso, do nosso povo, e esse senhor Garcia vai lá e aceita de bom grado que seja roubado, sem nem sequer ensaiar um murro na mesa! E essa fato em Pando,… Read more »

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

Caro Marcandrey
Negocia pra receber em gás. E eu esqueci de mencionar uns barcos patrulha fluvial no pacote.

RODRIGO
Visitante
RODRIGO

O problema é que quem recebeu a missão,na época dos governos militares,não a cumpriu por inteiro……!!!

Nunão
Visitante
Nunão

Vale lembrar que o governador de Pando, depois dos distúrbios e mortes que ocorreram recentemente, foi destituído e substituído por um almirante, como noticiou o Blog Naval: http://www.naval.com.br/blog/?p=1191

Brasileiro
Visitante
Brasileiro

*Isso é para moderação do blog:
Acho relevante esta notícia no âmbito estratégico-militar na conjutura atual:
http://www.defesanet.com.br/br/dec_6592.htm
Chequem e digam o que acham.

Roberto
Visitante
Roberto

Agora pode ser diferente. O governo brasileiro regulamentou o decreto Nº 6.592/08 que permite invasão a um estado qualquer se este agredir qualquer instituição brasileira, mesmo que não signifique invasão territorial propriamente dita.

Marcelo R
Visitante
Marcelo R

Acabou a Era da civilização, vejo que agora com as modificações climaticas do planeta vai ser tudo diferente:
Quem tem agua vai ter que distribuir;
Quem tem petroleo vai ter que distribuir;
Quem tem solo agricultavel vai ter que distribuir os alimentos;
Quem tem minerios no subsolo vai ter que distribuir;
Quem tem espaço no territorio para receber os milhoes de
desabrigados dos desastres climáticos vai ter que distribuir;
Tudo isto pode ser evitado com FORÇAS ARMADAS FORTES E PREPARADAS PARA defender o solo do Brasil contra as futuras invasões.

tomas
Visitante
tomas

Agora que o Governo regulamentou o decreto Nº 6.592/08 que permite a invasão a um estado qualquer se este agredir a qualquer outro, já está na hora de liberar verbas para implantar as novas bases aéreas de Vilhena e Cascavel. Só para garantir uma “melhor segurança” e “monitoramento” de “nuestros hermanitos del Paraguay, Bolívia y otros bolivarianos”!!! Toda vez que penso na Hidroelétrica de Itaipú vejo um “calcanhar de aquiles” do Brasil, tamanha a sua monumental importância estratégica e a sua pouca proteção. Nunca como agora se fez necessário um substancial aumento na compra de vetores de asas rotativas (Black… Read more »

Julio
Visitante
Julio

Caro Roberto, a regulamentação do decreto n. 6.592/08,também chamou minha atenção..mas, qual seria o real motivo? será que esta havendo mudança de postura do governo diante das palhaçadas perpetradas por nosso vizinhos ou será que é apenas um recado… e vai ficar somente nisso?

Julio
Visitante
Julio

tomas, tenho dito em algumas oportunidades que de louco ou burro Hugo Chaves não tem nada. Burros são nossos governantes que não viram o projeto bolivariano de Chaves. Aqui no Brasil, Chaves tem um grande aliado…MST e PT, diga-se a ala radical do PT…puros imbecis que pregam o socialismo enquanto se entopem de caviar e uisque em Brasilia. Desculpe se fugi do objetivo do blog, mas, é revoltante ver alguns assessores (Marco Aurelio Garcia) de Lula achando maravilhoso as atitudes de Chaves, Evo Morales e Lugo.

tomas
Visitante
tomas

Julio, como vc bem diz: de burro o Hugo Chaves não tem nada… Agora, cá por nossas bandas… o MST, PTs, Marco Aurelio Garcia, e muiiiiitos outros, estão como diria eu….já sei: TÁ TUDO DOMINADO!!! Na hora “H”, quero ver o que estes nossos governantes e ideólogos dirão e farão. Quando digo hora “H”, refiro-me aos enfrentamentos que irão pipocar pela América do Sul afora e que não tenho dúvidas de que acontecerão, caso continue a proliferação tentacular de influência do Hugo Chaves com seu neo-socialismo bolivariano. Não vejo o Brasil “peitar” com veemência tais atitudes, ao contrário, o gigante… Read more »

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

O que mais me deixa chateado de toda essa imensa lista de compras do Chávez, é que nós não vamos fornecer nem mesmo as flanelas para polir os equipamentos.

marcandrey
Visitante
marcandrey

hehehehehehe…. Boa João!!!!!

Fábio Max
Visitante

Pois é, João.

O Brasil fabrica lonas de freio de aviação… e o Huguinho nem faz consulta de preços sobre isso!

Marcelo R
Visitante
Marcelo R

Mais barato que construir estaleiros para fazer submarinos atomicos em sepetiba, fazer base de submarinos em sepetiba, fazer submarinos atomicos e todo este NHé,Nhé,Nhe tecnológico que vai levar 40 anos para ficar pronto; seria tirar da gaveta o programa do VLS militar (a parte civil era Veiculo lançador de Satélites) que esta pronto este era um foguete com 1000 kilometros de raio de açao e com espaço para carga de 700kg e também reativar o programa da bomba atomica brasileira da decada de 70 e 80 ( a carga do foguete) que estava pronta para testar parou no governo do… Read more »