GATE - Grupo de Ações Táticas Especiais

O desfecho do seqüestro que aconteceu em Santo André foi um desastre. A morte da adolescente Eloá  mostra mais uma vez que muita coisa ainda precisa ser melhorada na doutrina de emprego das nossas tropas de elite.
A Polícia do Rio de Janeiro cometeu erro semelhante na tragédia do Ônibus 174. Naquele episódio, um atirador de elite acertou a vítima ao errar o alvo. No caso da menina Eloá, a Polícia foi surpreendida por uma porta travada. O GATE teve uma semana para intervir, mas por diversos fatores, errou no momento decisivo. Mas as tropas de elite são treinadas justamente para não falharem nesses momentos!
O argumento de que a vida do seqüestrador não poderia ser colocada em risco porque se tratava de “um jovem de 22 anos, com desilusão amorosa” é absurdo, pois a vida de duas pessoas estava sob ameaça e uma acabou sendo morta.

*O Grupo de Ações Táticas Especiais, conhecido como GATE, é uma unidade de operações policiais especiais, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Brasil.
Criada em 1988, o GATE da Polícia Militar de São Paulo, está subordinado ao 3º Batalhão de Polícia de Choque. O seu surgimento deu-se através de ex-integrantes da ROTA.
O GATE é um dos mais modernos grupos de Táticas Especiais do país, focando a sua atuação em situações de alto risco, como resgate de reféns e desarmamento de bombas.
Atualmente possui cerca de 60 policiais divididos em 3 equipes táticas de serviço, mais os quadros de apoio. Estão equipados com submetraladoras HK MP5A3, HK MP5SD6, fuzis Colt M-16, M-4, Sniper FN-Belga 7.62, Calibre 12 CBC além de Coletes Táticos da BlackHawk. Dispõe ainda de um robô para desmantelar artefatos explosivos.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio
Julio
15 anos atrás

Nesse momento, como brasileiro e pai de família, acho de suma importancia que as criticas sejam construtivas, que possibilitem a policia um aperfeiçoamento de suas técnicas, equipamentos e treinamento adequado e evitar futuros erros ou falhas. Críticas meramente condenatórias, devemos deixar para imprensa sedenta de sangue e comentaristas que dentro de salas com ar condicionado e longe do evento mais parecem o arnaldo cesar coelho comentando os arbitros que apitam um jogo. Particularmente acho que a policia devia ter matado o criminoso na primeira oportunidade, mas, se isso tivesse acontecido podem ter certeza que o secretario nacional dos direitos humanos(diga-se… Read more »

Joaca
Joaca
15 anos atrás

Senhores
Faltou coragem!
Coragem de autorizar o sniper resolver a situação.
Coragem para dopar os alimentos
Coragem para fazer tanto barulho que ninguém dormiria nas 100 horas e cançar o sequestrador
Coragem para impedir o retorno da outra menina ao cativeiro
Coragem para remover a mídia da área visada (o sequestrador controlava a polícia através da tv)
Coragem para cortar água e luz do cativeiro.
Coragem para agir.
At
Joaca

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Joaca, Não faltou coragem, sobrou foi ingerência política do governo de SP, com medo da repercussão num eventual tiro no sequestrador, motivado pela cobertura irresponsável da mídia e tbem as eleições em SP.

Marco
Marco
15 anos atrás

Pergunto, é somente em filmes que existem aquelas camêras que visualizam por debaixo da porta o ambiente ou cenário interno?
Quando ele estava na janela não teria sido a oportunidade de verificar se havia movéis encostados na porta?
Porque o celular do negociador acabou a bateria no momento em que este conversava com Lindemberg, ocasionando uma interrupção num momento tão crítico?

claudio
claudio
15 anos atrás

A culpa foi da mídia. Q influenciou a decisão de não abater o sequestrador. Afinal qual comandante vai querer na sua ficha uma morte ao vivo em rede nacional?

Matheus Felipe
Matheus Felipe
15 anos atrás

Parabéns aos DIREITOS HUMANOS, graças a ele uma menina está morta e o culpado vivo em uma cela SEPARADA !!!!!

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Desilusão um ova!! Outro facinorazinho dos que pulalam em nossas cidades, onde bandidos como ele são sempre apontados como coitadinhos vítimas da sociedade. Hoje temos micro-câmeras pra tudo, será que a polícia não teria como ter monitorado o apartamento. Será que não poderia ter montado uma história como desfarçe: jornalistas ou médicos? O meliante esteve todo tempo no comando das ações?! Inclusive se achava o ator principal, pendurando até a camisa do seu clube favorito. Onde estavam os atiradores com pontos a laser? 3 dias. será que os sujeito não cochilou um momento? Porque a invasão não foi na madrugada?… Read more »

RT
RT
15 anos atrás

Sequestros por motivos passionais são mas difíceis, creio que o GATE que sempre demostrou competência em outras situações não pode abaixar a cabeça e tentar apresentar desculpas vazias que nada vai trazer de bom para a policia e nem para sociedade. Houve erros e espero servirão para aperfeiçoar as diretrizes para este tipo de situação. Mas acho que se três itens fossem seguidas poderiam ter ajudado e muito no caso. 1º Deviria haver uma lei ou norma de imprensa que proibisse que orgão de imprensa picareta explorassem este tipo de situação (parece que nos EUA é assim) 2º Nunca permitir… Read more »

GustavoB
GustavoB
15 anos atrás

O problema é no comando. Não comando policial, mas naquele que está instalado no Palácio dos Bandeirantes.

daniel
daniel
15 anos atrás

Não se esqueçam os direitos humanos!!! ele está reclamando que judiaram deste marginal, digo, pobre coitado na hora da prisão. tomou alguns tapas e foi pisado pela PM

Quando estes imbecis sairão do mundinho de ilusao deles?

Fábio Max
15 anos atrás

É Galante, A polícia falhou. Se teve o indivíduo na mira, deveria ter atirado. Naquele momento ele não era um jovem em desilusão amorosa, ele era um agressor empunhando uma arma. Ele agrediu a vítima a tapas e pontapés, coisa que a polícia soubera pelo depoimento de Nayara. Ele atirou contra o sargento-negociador. Ele atraiu para si os holofotes da mídia agindo de modo premeditado. Pior que isso. Ele é pedófilo assumido, porque namorou uma criança de 12 anos, quando tinha 19. Uma pessoa sem moral alguma, e de péssimos antecedentes, se bem que não registrados na polícia. Entre matar… Read more »

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Mesmo considerando todos os erros gritantes do GATE no evento, e tbem a falta de equipamentos, o que me chamou mais a atenção e causou até revolta foi a cobertura irresponsável da mídia no episódio. Leiam no link a seguir o que falou um ex BOPE sobre o assunto:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3270057-EI6578,00-Pimentel+midia+foi+criminosa+e+irresponsavel.html

RT
RT
15 anos atrás

Realmente o tempo foi passando, o bandido deu entrevista ao vivo, a policia exitou, ele ficou cada vez mais arrogante e se achando invencível.
Agora só falta um monte de cartas de mulheres malucas querendo namorar ele, aparecer alguns advogados de ONG´s para defende lo, sociólogos, antropólogos e ficólogos dizendo que ele também é vitima.
A imprensa também teve sua parcela de culpa.

Marine
Marine
15 anos atrás

So sei dizer que se fosse aqui nos EUA, esse negocio de reporter fazendo entrevista deixando a linha ocupada enquanto a policia tenta negociar com o sequestrador ia ter um monte de reporter respondendo processo e redes de TV sendo processadas pela familia da vitima aos milhoes…as vezes so assim pra midia aprender. Enquanto a politicos, eles nao tem o menor interesse em ter conhecimento do assunto e nao quere dar ouvido aos comandantes na hora H e ficam mais preocupados com suas carreiras politicas e como tudo sera visto pela TV o que acaba causando paralisia de decisao… aonde… Read more »

welington
welington
15 anos atrás

Se fosse a SWAT? Mas no Brasil o BOPE RJ em minha opinião é o único Grupo tático a poder operar com qualidade nesses casos. A respeito da câmera todo grupo tático teria que ter câmeras com ponta de fibra óptica para visualizar locais difíceis, eles nem lançaram uma flash-bang ou uma bomba de gás, explodirão a porta e foram entrando cadê a tática e estratégia? Faltou coragem para utilizar um sniper, coragem sim porque o coronel comandante sempre pergunta ao governador e o mesmo não queria que a policia o matasse pois poderia repercutir mal, vejam no que deu!… Read more »

Voluntário da Patria
Voluntário da Patria
15 anos atrás

Porque a polícia não deu ao vagabundo, para manter as conversações, um CELULAR “ISRAELENSE”…(daqueles com “defeito” na bateria)…

Antonio
Antonio
15 anos atrás

DESPREPARO, eu me chamo G.A.T.E. !!!! Tem certeza que é um grupo de ações táticas ESPECIAS mesmo ? Parece até piada um grupinho mal comandado chamar-se de ESPECIAL… A começar pelo comandante da operação que afirmou que colocaria o próprio filho no lugar da segunda refém que foi libertada e depois a polícia deixou ela voltar ao cativeiro… kkkkkkk Estou rindo pra não ficar irritado… Seu comandante (se é que esse cidadão comandou alguma coisa) esse é um direito que o senhor não dispõe. O próprio pai, mesmo querendo, não pode autorizar o filho a passar por uma situação de… Read more »

Leo
Leo
15 anos atrás

Acho que o pessoal se esquece que a polícia no Brasil luta contra os bandidos na rua e os bandidos de toga da magistratura. O judiciário brasileiro está a seviço dos bandidos. Ele só defende os direitos dos suspeitos e criminosos. O cidadão comum tem que ficar a mercê dos bandidos e da conivência do judiciário. Ao meu ver o Coronel agiu certíssimo ao não matar o bandido. Se a polícia mata, garanto que no dia seguinte a imprensa e oExcelentíssimo presidente do Tribunal Federal de Justiça estaria na TV defendendo o “pobre rapaz” em crise amorosa, que foi barbaramente… Read more »

julio
julio
15 anos atrás

daniel…aqui no DF tem uma deputada que não perde uma oportunidade para defender os “direitos humanos” de bandidos, principalmente se forem menores….mas, estranho que dizem que o nome dela aparece na lista de políticos “amigos” das FARCS….na minha opinião a policia devia ter matado o vagabundo na primeira oportunidade, mas, coitado deles a imprensa estaria massacrando os policiais é bem capaz dos PTs da vida usarem a morte do bandido como sendo violência policial.

Marine
Marine
15 anos atrás

Olha, a Standard Operating Procedure (SOP) das equipaes de SWAT aqui teriam mantido um cordao ao redor do incidente em que a midia nao poderia ter acesso ao sequestrador e nem ele a ela, nao haveria circo. Teriam procurado deixa-lo cancado por barulho, desligado eletricidade, agua e tal.

Isso tudo enquanto as negociacoes vao sendo feitas sem interferencia ou distracao da midia, se tudo isso falha-se usariam gas lacrimogenio e se ainda assim o suspeito nao se rende-se ai teriam que fazer a entrada dinamica com flash-bangs e utilizando a inteligencia colectada ate ao momento.

Sds.

RT
RT
15 anos atrás

Vi num destes programas de TV que o melhor negociador do Brasil, que é da policia de São Paulo, esta afastado do GATE a mais de um ano (não lembro o nome do policial afastado). Quem estava sendo entrevistado é um brasileiro policial da SWAT de Dalas, este policial da SWAT dizia que não entendia como este especialista brasileiro que dá cursos e palestras para policias do mundo inteiro, que é referencia em negociação no mundo, não participou desta negociação. O policial da SWAT deixa a entender que na policia de São Paulo há algo de errado no comando. Só… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

A serviço dos bandidos está o PT e todo o resto da camarilha que não foi devidamente…neutralizada… nos 60 e 70. Resultado, criaram a FALANGE VERMELHA na ilha grande, que depois virou CV, deste o 3C e ADA. Em SP o PCC e sua imitação do discurso esquerdopata. TODOS ELES LIGADOS ÀS FARC que por sua vez a cada dia mais próxima do terrorismo islãmico mediante líderes bolivarianos.

julio
julio
15 anos atrás

DaGuerra, vc esqueceu de mencionar o pior de todos os grupos aliados dos bolivarianos no Brasil..o MST, este sim um verdadeiro grupo guerrelheiro que junto com a Via Campesina faz imensos estragos aos agricultores e ao agronegócio. Sds.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Oportunidades foi o que não faltaram. O cara apareceu na janela por diversas vezes. Um bom ” caçador” resolveria o problema rapidinho. O GATE falhou completamente.

Uma coisa pergunto : ” Desde quando, em uma situação como essa, a vida de um bandido é importante?????????????????? Olha no que deu: a vítima pagou o pato, e ele vai comer marmitex com bife na faixa.

Da Paz
Da Paz
15 anos atrás

Hãaa… daguerraaaa, o PT foi criado em fevereiro de 1980… na cidade de São Paulo e não na Ilha Grande.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

E ai Antonio, chama quem a puliça di Sirgipe então ???

o que vc sugere ?

MO

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Lemmbrando que foi o Governador que deu ordem de uso de força não letal

VC atiraria, “Seo” Sniper ?

Aleguem se lembra do caso daqula professora, Adriana … inge

MO

Fábio Max
15 anos atrás

No Brasil existe uma triste tendência a confundir-se AUTORIDADE com AUORITARISMO… e este foi um epísódio que deixou isso patente!

Marine
Marine
15 anos atrás

Governador deveria resignar, midia deveria ser processada por milhoes pela familia e a unidade deveria receber melhor e mais treinamento e equipamento!

“That others may live…”

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

welington em 20 out, 2008 às 18:50

“Se fosse a SWAT? Mas no Brasil o BOPE RJ em minha opinião é o único Grupo tático a poder operar com qualidade nesses casos.”

Que o diga Geisa Firmo Gonçalves, vítima dessa “qualidade”.

Leo
Leo
15 anos atrás

Ostra,

Se fosse a “puliça de Sergipe” ou de Alagoas, te garanto que não sai um vivo. Lá a coisa era séria, bandido se mata não se prende.

Se não me falha a memória Alagoas era um dos poucos estados em que havia vagas nos presídios. E não era por falta de ação da “puliça” era pelo excesso de ação. kkkk

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Sabe Leo. acho qe se fosse a Puliça di Sirgipe, em sua força especial seria bem feito ou se tentaria ser be feito

Se faltou equipamnt e ou ordem ou liberação para livre tiro, que se nomeie os verddeiros culpados, o Governador bunda SP

Acho que os termos do Antonio foram exagerado contra o GATE ,final os tratou como se fosse preparados tal qual o pessoa de um Tiro de guerra

MO

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
15 anos atrás

Marine

Aproveitando o gancho, ai em Boston, qual sera a unidade da BPD quec atuaria, a BPD Swat ? vc tem uma ideia de sua composição ?

MO

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Não sei quem perguntou, mas a atribuiçãoderesolveressas crises é da polícia do estado em que acontece o fato, até porque não envolve nenhum interesse da União que justificasse o emprego de forças federais como a Polícia Federal, por exemplo. Se é atribuição da Polícia Civil ou da Polícia Militar resolver um fato como o discutido aqui, aí é o governo do Estado quem decide. A “puliça di sirgippi talvez pudesse agir sim, não há nenhuma vedação constitucioanl quanto a isso, só bastava o governo de São Paulo soliciatar o apoio. Não só “puliça de sirgipi”, como a “puliça de qualquer… Read more »

paulo s
paulo s
15 anos atrás

na hora de decidir nossa sociedade fica paralisada,nosso povo nunca teve que tomar decisoes dificeis,todos querem ser bomzinhos,em um pais serio acoisa seria resolvida em no maximo 24h.o deixa para la e nao esqueta faz parte de nos mesmos.como ja foi dito qual oficial vai arriscar a carreira mandando o sniper acabar com o vagabundo a midia o proprio povo cairiam de pau sobre o responsavel,os politicos de esquerda(no brasil nao existe direita)iriam deitar e rolar,cada vez mais me decepciono com este povo e com este pais a menina esta morta eo vagabundo vivo vai sair em no maximo 5… Read more »

Da Paz
Da Paz
15 anos atrás

É impressionante como nesse fórum todo mundo sabe o que fazer, vocês têm todas as respostas na ponta da língua… digo, na ponta do dedo. Não sabem nem qual é o peso de uma pistola carregada na mão. Ou o que é ter a responsabilidade de uma vida nas mãos. A polícia falhou e o infeliz acima escreve sobre acabar com a polícia. Vamos demitir esses caras!!!! São tão decisivos em condenar e sentenciar quanto aquele criminoso foi em atirar. Vocês com certeza já estiveram em uma situação de vida e morte, heim??? Devem ser especialistas!!!! Digo, porque se escondem… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Marcelo Ostra,

Meu primo conhece a maioria da equipe SWAT de Boston pq ele e Sargento la com uns 18 anos de corporacao mas eles sao todos “Part-time” o que alias e 99% das equipes de SWAT ao contrario do que se pensa…

“Full-time” SWAT Teams so em Los Angeles, New York, Dallas, Miami, Chicago e tal.

com relacao a sua composicao, pelo que sei e o normal (standard) equipamento e armamento, so nao sei te dizer se possuem as cameras de fibra optica…

Semper Fi!

Marine
Marine
15 anos atrás

MO,

Alias servi em Fallujah com um colega que havia sido membro da NYPD “SWAT” Emergency Services Unit (ESU), a equipe de Miami e ate qualificada em SCUBA, a de LAPD perdeu seu primeiro refem e membro de equipe ano passado depois de acho 40 anos perfeitos.

Sds.

soldado
soldado
15 anos atrás

Na minha opinião os unicos grupos capazes de resolver essa situação são o GIGN, Forças Especiais do EB, SWAT e G.R.A.T.
E sobre o que a imprensa vermelha e o governo fizeram prefiro não dar minha opinião pra não me extressar aqui, só tenho a dizer que isso foi ridiculo parecia uma policia qualquer que estava invadindo o local.

welington
welington
15 anos atrás

assistam! na verdade são 9 horas o record da policia de dalas.http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL804859-15605,00-INSTRUTOR+DA+SWAT+CRITICA+OPERACAO+POLICIAL.html

GustavoB
GustavoB
15 anos atrás

Da Paz, 100%.

O pessoal esquece que isso é vida real, não um game.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Amigos a verdade é uma só o Brasil Jaz no maligno(LULA,PT,GABEIRA,GENUINO,MST,PCB,PCdoB,GLOBO,TELE- JORNALISTAS E JORNALISTAS SAFADOS,PCC,CV,TCP,ADA,ENTRE OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS)

VOLTA MÍLICOS AO PODER!!!!!!!!!!!!!!!

Sergio
Sergio
15 anos atrás

É Mauro, como sempre perfeito e lúcido nos comentários. Mas a idiotia é comum nos comentarios de alguns por aqui, custo a acreditar que realmente eles “pensam” de acordo com o que escrevem, se assim for o caso é grave, patológico. Mas especificamente o caso do sr. “DaGuerra” pode ser alguma consequência de alguma batalha ou acidente em treinamento de guerra, que deixou sequelas graves, neste caso merece nosso respeito.

Alte Makarov
Alte Makarov
15 anos atrás

Congratulações ao Mauro por sua “Chamada à Razão”. Uma mensagem clara, lúcida e sensata.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Sergio e Mauro, espertos são vocês que defendem o governo mais corrupto nunca antes visto na “istoria” deste país.Ódio esta com esquerda, “madrinha” do PCC/CV, que assassinou a sangue frio velhos,homens e rapazes de 18 anos . Milicos? Receberam o GABEIRA, o da sandália de folhas de maconha, com toda a pompa.Apenas me preocupo com a situação.

Da Paz
Da Paz
15 anos atrás

Alguém colocou esta mensagem no post sobre “10 mil militares em exercícios na fronteira Sul”. Copiei/colei estes trechos muito pertinentes e vou colocá-los aqui. NÃO ACREDITO QUE ESSES CARAS POSTARAM ISSO…. em 20 out, 2008 às 15:27 dA gUERRA, jÚLIO E vOLUNTÁRIO DA pÁTRIA: COMO VOCÊS FALAM “MATÉRIA ORGÂNICA, USUALMENTE DE TOM MARROM; PROCESSADA PELOS INTESTINOS E EXPELIDA PELO RETO”!!!!!!!!! VOCÊS AINDA VÃO MORRER DE TANTO ODIAR. NÃO APÓIO DE FORMA INCONDICIONAL O GOVERNO DO LULA, E NA VERDADE SOU CONTRA VÁRIOS ASPECTOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO. MAS DAÍ VOCêS ESCREVEREM QUE ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU EM SÃO PAULO????!!!!!… Read more »

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Caro DaGuerra! Diversifique suas fontes de informação, “beba de várias fontes”. Reflita e reveja seus conceitos. A leitura de “blogs e revistas de esgoto”, como bem conceituou o Jornalista Luiz Nassif, não está lhe fazendo bem a alma. A falta aguda dessa visão auto crítica, essa incapacidade para perceber os fatos o faz um “SEM NOÇÃO.
“A ideologia quando é o único combustível do indivíduo é deformadora das realidades” (autor desconhecido)

Leo
Leo
15 anos atrás

Ostra,

Eu não te disse que a “puliça” de Alagoas é terrível. Já descobriram que o pai da Eloá deve ser um foragido da justiça de lá e pode ter participado do assassinado de um ex-delegado de lá.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/10/21/ult4469u32166.jhtm

Com a aquela turma não se brinca… Se for verdade ele está enrolado.

Leo

ricardo
ricardo
15 anos atrás

Ter sido menos amador já ajudaria muito.

Walderson
Walderson
15 anos atrás

FALA SÉRIO, Caro DAGUERRA, ajude-nos a ajudar o Brasil a ser melhor: pare urgentemente de escrever e de pensar. Caso contrário, se alguém vê as barbaridades que vc escreve, pode acreditar que isso é verdade. Amigo, está na hora de ler livros, jornais e revistas que prestem. Na boa, dá uma estudadinha. Ao final de contas, vc pode influenciar alguém e criar mais um alienado como vc. Mas por um lado eu gostei dos seus comentários, pois assim podemos mostrar exemplos do que não se escrever, pra não ficar parecendo um Bôbo, com pires na mão. Faça um favor ao… Read more »