Forças Armadas venezuelanas, reaparelhamento em risco

44

Forças Armadas venezuelanas

A recente queda do preço do barril de petróleo criou uma situação muito dramática para a economia venezuelana e o reaparelhamento das Forças Armadas venezuelanas está seriamente comprometido. A equipe econômica do governo daquele país, já prevendo dificuldades para o ano que vem, elaborou um orçamento federal considerando um “valor conservador” para o preço do barril de petróleo em torno de 60 dólares. Mas na semana passada a cotação rondou valores próximos de 40 dólares.

Nos últimos anos, o reaparelhamento das Forças Armadas da Venezuela, assim como os demais projetos do seu governo, foi alçado pela espetacular alta do preço petróleo e seus derivados. Estima-se que nos dez anos à frente do governo venezuelano, o presidente Chavez teve uma receita equivalente aos 40 anos anteriores. Isto explica, em parte, as recentes aquisições e material militar sem paralelo na história daquele país. Porém, daqui para frente a história será outra.

Foto: SAORBATS – Horacio Campero

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo rauta
rodrigo rauta
15 anos atrás

Ahhhhh…quero ver o chapolin se virar nos trinta agora…vai la na Russia e ve se eles vão vender com “cheque-pré”,vai……vai levar um gentil e educado NÃO, ai eu quer ver aonde o senhor chavez vai enfiar o tal socialismo….

Robson Br
Robson Br
15 anos atrás

Quero ver como fica a manutenção destes equipamentos agora

Marine
Marine
15 anos atrás

Pois e gastou como marinheiro bebado e agora quem vai pagar sera o pobre povo venezuelano…

Sds!

Flavio Santana
Flavio Santana
15 anos atrás

Só espero que essa desaceleração do rearmamento venezuelano não seja mais um motivo para os nossos “sábios” governantes e legisladores puxarem o freio de mão do nosso rearmamento 🙁

Se com toda a pressão da Venezuela a coisa ia de mal a pior, imagina sem!

marcandrey
marcandrey
15 anos atrás

É a tal história das vacas gordas e das vacas magras!!!!———————

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Pois é xará!
Você tocou num ponto crucial.
Vamos torcer pra que nossos programas se mantenham e saiam do papel de uma vez por todas, independentemente desse novo fato.
Sds.

cesar
cesar
15 anos atrás

É chavinho, e agora como vc vai fazer pra bater no kiko?

Como disseram os amigos acima, só espero q isto ñ seja usado como desculpa p/ postergarmos mais uma vez o reaparelhamento de nossas FA’s.

Sds.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Acredito q saia sim!!
Nosso dinheiro nao vem do petroleo… pelo contrario!! Nosso dinheiro aumenta quando o petroleo esta em baixa..

E falando nisso… pq o preço da gasolina nao baixa????? Ja esta na hora né??

RL
RL
15 anos atrás

Aos que defendem compra agregada a transferência de tecnologia, esta ai a mais clara diferença entre Brasil e toda a América Latina, em especial a Venezuela que vem preocupando muita gente. Enquanto o Chapolim apenas compra, o risco de ficar com seus Sukhois no chão é de praticamente 100%, pois se ele não vende Petróleo e a um bom preço, não tem como custear toda a estrutura militar que “Comprou”. No caso do Brasil, a história é diferente. Não temos apenas uma comodite, e sim várias, o que nos permite priorizar subsidios para a estrutura militar. Más o fator determinante,… Read more »

GustavoB
GustavoB
15 anos atrás

Alfredo, se você perceber, o preço da gasolina está estável há seis anos. Imagine como seria se o combustível variasse junto com o mercado? Já o diesel subiu algumas vezes, demais até.

Cada vez o petróleo brasileiro ganha mais importância sim, principalmente para a Marinha. Não entendi o que vc quis dizer com “Nosso dinheiro aumenta quando o petroleo esta em baixa…”

ABs

edilson
edilson
15 anos atrás

O que chavez não aprendeu? Como eu sempre disse, não se preocupe com o chavez ele está esticando a própria corda no pescoço. o petróleo no Brasil e as novas jazidas em estudo ao litoral de portugal e inglaterra vão deixar o chaveco sem argumentos e sem poder de pressão. espero que ele aprenda enquanto é tempo pois o seu povo corre o risco de passar por uma albanização irreversível. o sonho de uma américa bolivariana nunca poderá se concretizar pois a única nação latino amaricana que consegue sobreviver em unidade é o Brasil. o idela espanico/indígena nunca conseguiu esta… Read more »

Julio
Julio
15 anos atrás

Caro RL, vc disse tudo e seria o momento certo da nossa diplomacia, se é que existe, trabalhar e recuperar todo terreno perdido na America do Sul, para a Venezuela. Digo eu diplomacia, porque seria uma forma menos agressiva de voltarmos a ter influencia sobre os paises vizinhos e isolar a Venezuela. Infelizmente, nossos governantes são benevolentes demais com os vizinhos e esqueçem que administram bens e dinheiro público.

Fábio Max
15 anos atrás

É aquela coisa, para um governante POPULISTA, as épocas de bonança são eternas e as de crise são culpa dos outros. Chaves se auto-promoveu interna e externamente com o discurso de que o preço do petróleo JAMAIS cairia abaixo de 80 dólares novamente. E gastou horrores em “ajuda internacional” (esmolas) para Cuba e Bolívia, em programas sociais (estes sim, louváveis) internos e armamentos. Agora vai culpar os EUA e dizer que tudo é uma conspiração anti-bolivariana. Mas se fosse menos arrogante e ao invés de comprar armamentos para mostrar músculos, o fizesse apenas para recompor suas forças armadas, poderia mantê-los… Read more »

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Eu falei uma vez aqui,ficar só comprando material militar NÃO adianta.O que foi o que aconteceu?Exatamente isso!O que vai acontecer depois?Os Russos vão abandonar a Ruela(desculpe Venezuela) assim como já fizeram com outros por aí.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

GustavoB, O que eu quis dizer é a nossa inflação, e acredito q a da maioria dos paises, e lastreada ao preço do petroleo! Se o petroleo sobe, as passagens de onibus, o arroz, etc.. sobem de preço!! Entao quer dizer menos dinheiro no nosso bolso!! E sobre o preço da gasolina… não considero estável nao!! A 4 anos atras o litro era 1,50 aqui no RJ, hj em dia é 2,80! Quase 100% de aumento! O governo tem q subsidiar o oleo quando ele está caro e abaixar o preço quando ele esta barato!! Não sei aonde q vi… Read more »

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Subsidiar nao… me expressei mal…
Deveria travar a alta dos preços, nao custear!

Fábio Max
15 anos atrás

Alfredo Araújo,

No Brasil, já existe um certo controle de preços dos combustiveis. Eles não baixam quando o preço internacional do petróleo baixa, mas em compensação, não aumentam sempre que o petróleo cresce de valor nos mercados internacionais.

Cria-se uma espécie de fundo de compensação.

Uma coisa boa do governo Lula, e louvável, pelo menos na minha modesta opinião.

melk
melk
15 anos atrás

Olá amigos, primeiro quero dizer ao Ulisses que “ruela´´ foi demais, rachei de rir, agora colegas a verdade é a seguinte, o Sr. Chaves procura fazer oque “a principio´´ é o correto, fortalecer o seu país, agora é claro que a um grande equivoco nessas ações, realmente a maneira com que o presidente venezuelano busca realizar seus sonhos de grandeza é fadado ao fracasso, seja na esfera politica, tecnologica e militar, se ele tivesse tido “sabedoria´´ em gerenciar o bom momento economico e politico que teve o seu governo, com certeza estariamos vendo o surgimento de um país prospero, altivo… Read more »

GustavoB
GustavoB
15 anos atrás

Ah, OK Alfredo, certo dizer que estabilidade dos combustíveis tem muito a ver com a inflação e também já ouvi esse papo de ‘tirar o prejuízo’..

Mario Ribeiro
Mario Ribeiro
15 anos atrás

É cedo para comemorar ou apostar em dificuldades para Chavez continuar suas compras de armamentos… O pessoal da OPEP trabalha para elevar o preço do petróleo e, se a atual crise financeira não demorar, como muitos prevêem, o preço volta logo a subir, para a alegria de Chavez. E ele é o típico ditador, que prefere gastar com armas do que com seu povo… Vamos rezar! 🙂

trackback
15 anos atrás

[…] NOTA DO BLOG: Leia também no blog ForTe “Rearmamento venezuelado em risco“ […]

joão terba sc
joão terba sc
15 anos atrás

e os jatos navais tiveram de mandar motores para Israel.Agora querem comprar helis MI35 RUSSO, como fica a manutenção.

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
15 anos atrás

Joao…
Procure no topico sobre a vinda do presidente Medvedev para o Brasil. Nesse topico postaram um link para um site, q nao me lembro o nome, que vem descrita a negociacao entre Brasil e Russia.
La esta escrito, q o Brasil planeja instalar um centro de manutenção para essas aeronaves, aqui na nossa terrinha!

Da uma olhada q é bem esclarecedor.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

è capaz do cumpanherão lulinha regenerar a industria bélica brasileira apenas para forenecer armamento aos bolivarianos…vendendo fiado, é claro,sem garantia de pagamento

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Acho que é isso também a que se referem quando falam em “crescimento sustentável”, tudo tem que crescer de forma que possa se sustentar sem lastros falsos, ou como o mercado imobiliário americano, baseando-se em créditos podres ou duvidosos, assim acabam criando uma bolha que estoura mais cedo ou mais tarde. Isso vale para as FAs também, e não só para a Venezuela, comprar é uma coisa, manter operando e extraindo das máquinas o maior potencial possível é outra coisa. Eu prefiro muito mais nossos F5 modificados, com mísseis BVR, com alerta antecipado, e com doutrina estabelecida, do que 24… Read more »

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
15 anos atrás

Meus amigos, a Venezuela será a 1ª a chamar o HUGÔO e vomitar tudo aquilo que esse ditador ridículo a fez engolir, como um novo rico que se entope de caviar, mas não será a única, muitos outros pela América Latina afora também vão passar mal : Bolívia, Equador, Paraguai, Cuba, Nicaragua além das FARCS e de ‘lideranças populares’ do Haiti ( lá o Brasil faz o trabalho sujo e quem é amado é o Chavez, que manda(va) dinheiro ). Assim como Hitler, ele estendeu muito suas linhas de suprimento ‘revolucionário’ e agora não terá como mantê-las. Quero deixar claro… Read more »

tomas
tomas
15 anos atrás

Muito embora as eleições de domingo na Venezuela tehan cuspido na cara do Chavez que a oposição entrou de vez no jogo vencendo em 5 dos principais estados enfrentando sem medo a intimidação das milícias bolivarinas e o exército nas ruas, não nos iludamos com as intenções do “Chapolin Colorado”… Caudilhos sempre encontram inimigos contra suas causas para solidificar suas aspirações ditatoriais levando na maioria das vezes seu pais à desgraça! A crise econômica que atinge o mundo será implacável, mas com visão estratégica e evitando patacuadas populistas o Brasil terá plenas condições de sanear e alavancar qualquer problema econômico… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Tomas, na sua opinião o Brasil através do BNDES deveria ou poderia financiar somente países amigos? vou te contar uma coisa: Sou empresário gráfico, dou emprego a 17 pessoas, importei, a 2 anos, um equipamento de 1 milhão de reais, dei entrada de 15% mais nacionalização. Fiz financiamento internacional com juros de 5% ao ano, com 5 anos para pagar, adivinha porquê? porque para pegar um PROGER (programa de geração de emprego e renda) eu teria que pagar um juro anual de 12,5% e ainda por cima provar que não preciso de tal valor, com garantias e projetos burocráticos e… Read more »

RT
RT
15 anos atrás

Com a Crise e baixa dos preços das comodites, Argentina, Bolívia e Venezuela vão passar por apertos feios. Nossos “amigos” Argentinos querem barrar os produtos brasileiros mas não querem que deixemos de comprar deles. Bolívia dizia que estávamos roubando suas riquezas e que deveríamos pagar os preços de mercado, bom e agora que os preços estão baixos? Chaves que dava apoio, dizendo que podiam fazer e dizer o que eles queriam que ele segurava as “pontas” com dinheiro e armas, comprando divida Argentina, emprestando tropas e equipamento para Bolívia, vendendo petróleo subsidiado para todo mundo que dizia “sim” para ele,… Read more »

João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado Francisco AMX Como microempresário, sei muito bem do que você está falando. O BNDES é muito bom para grandes empréstimos, para grandes empresários, tipo Daniel Dantas. Uma boa é o Banco do Povo. Com capital de 25 milhões para emprestar, o governo gastou outros 25 milhões em propaganda para anunciar o seu lançamento. E como ninguém está pagando os empréstimos, o Banco do Brasil (os contribuintes e os acionistas) está amargando um prejuízo fenomenal. São empréstimos sem garantia, só no fio do bigode. Mas como só uma minoria usa bigode, daí fica difícil. Há muitos anos eu ouvi de… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

João Curitiba – 25 milhões o BB gasta para comprar camisetas, bonés e afins, e pagar um bando de “afortunados” para tietarem nos eventos esportivos patrocinados pela globo… que leva mais uns 50 milhões… todo ano! só nestes eventos!

Igor
Igor
15 anos atrás

Impressionante a falta de respeito com um chefe de Estado. Bom, não respeitam nem o nosso presidente, irão respeitar outros…

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

EU JÁ SABIA! O chapolim e suas travessuras… Agora chegou o Pedro o Grande, e a Rússia pensa pequeno colocando seus Tu160 e algumas barcas na Venezuela, imagina chegar onde? Erro crasso de estratégia.

Julio
Julio
15 anos atrás

João Curitiba, Francisco AMX, sou solidário ao post de vcs. E me preocupo muito se esse governo saberá lidar com a crise que segundo dizia o Lula “era uma marola que não atravessaria o atlantico”…depois que seria apenas “uma crise momentânea”. Até então seguiram a cartilha do antigo governo e agora José? Caro Igor, não vejo falta de respeito as criticas feitas no blog, até mesmo os chefes de governo tem que se dar o respeito. Alguma vez vc viu criticas desrespeitosas a chanceler alemã, ao presidente Oribe. Chaves é um tirano…foi eleito e gostou do poder…Lula..dispensa comentários…seu assessor Marco… Read more »

João-Curitiba
15 anos atrás

Caro Francisco AMX

Você, eu e um monte de empresários sofredores dando murro em ponta de faca. Você deu uma grande idéia. Vamos mudar de ramo. Vamos passar a confeccionar camisetas. bonés e afins. Com uma “política agressiva de marketing”, a gente passa a fornecer para o BB e outras estatais, inclusive a CEF, que também patrocina esportes amadores.
Segundo o Aurélio, “política agressiva de marketing” também pode ser “jabá”, forma reduzida de “jabaculê” ou “propina”.

Igor
Igor
15 anos atrás

Tudo bem até como vc brasileiro falar do Lula por exemplo. Mas o tal “tirano” foi eleito democraticamente 2 vezes. Ele é o represetante do povo venezuelano, não é muito por ele e sim pelos venzuelanos.

tomas
tomas
15 anos atrás

Francisco AMX. Eu disse que o BNDS deveria fazer financiamentos internos e eventulmente só fazer financiamentos externos a países “amigos” se é que isso existe? Também sou pequeno empresário e atuei em sua área de atividade e sei muito bem como é. Estou recomeçando em outra área, pois desistí, depois de 14 anos de atuação. Também dava emprego para um montão de gente inclusive Free-lancer (arte-finalistas, fotografos, produtores, etc…). Uma coisa é certa: enquanto empresário, nunca contemos com o estado brasileiro para coisa alguma. Acreditar nisso é uma ilusão! Quanto ao funcionamento do BNDS, autarquias públicas, governo, fisco, corporativismos dos… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Pois é FRANCISCO,e ainda tem uma tropa de idiotas petistas que ainda apoiam o sapo barbudo iluminado!! Agora mesmo o apedeuta tá dando nosso dinheiro pra EVO, CHAVEZ, CORREA e até financiando a ilha càrcere da mumia FIDEL ( e não me refiro a suprema instituição mundial dedicada à higienização do planeta: GUANTÁNAMO). LULA tá fazendo de tudo para afundar a Petrobras prospectando petróleo em CUBA!?

Luciano Baqueiro
Luciano Baqueiro
15 anos atrás

Caro Igor, lembro que Hitler não deu golpe p/ chegar ao poder em 1933, subiu c/ apoio do povo, nem por isso deixamos de o chamar de ditador. Eleições democráticas só existem onde há total liberdade de expressão, onde os meios de comunicação podem se manifestar, mesmo que discordando do poder central, sem ameaças escancaradas c/ o uso de força armada à aqueles que não concordam c/ pseudo revoluções socialistas. O governo de Chaves é um claríssimo exemplo de populismo, iludi-se o povo c/ políticas assistencialistas de tal forma que ele não quer mais saber de nada. Já pensou quanto… Read more »

João-Curitiba
15 anos atrás

Prezado Mauro

Essa história do seu amigo das confecções é um absurdo mesmo. Mas vejo uma solução bastante simples pra questão: pega o dinheiro, contrói a fábrica na Argentina e leva os cearenses pra trabalhar lá. Todo mundo fica contente.

tomas
tomas
15 anos atrás

Montar uma fábrica na Argentina???….#”~*^%@¢@£$)….lá ainda é pior do que aqui para empresários…..Socooooorro!!!

tomas
tomas
15 anos atrás

O Grupo Gerdau, uma grande empresa brasileira hoje multinacional, com plantas funcionando em 5 países, deu o exemplo da dificuldade que é administrar uma empresa no Brasil. Esta empresa, assim como outras, é obrigada a manter um setor dentro da área administrativa, voltada somente para o pagamento de tributos fiscais. Até aí nada demais, o problema é que são necessários quase trinta funcionários para gerenciar esta área, enquanto no Canadá, Autrália e mesmo nos EUA são necessários entre 3 e 5 funcionários. Impostos no Brasil são um verdadeiro imbróglio de sobretaxas, estrategicamente criados para sustentar a máquila paquidérmica do Estado.… Read more »

Ivan
Ivan
15 anos atrás

Francisco,
Só fui ler seu post agora pela manhã.
Concordo com sua indignação, pois tambêm é minha.
Vivo na inciativa privada e sofro coisas semelhantes as que vc elencou.
Grande abraço,
Ivan.

P.S.: Sei que está fora do tema, mas o seu, que ouso dizer é nosso, desabafo é justo e verdadeiro.

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Tomas, me falaram que o Grupo Gerdau, entre outros fortes grupos nacionais, CSN, Votorantin, Pão de Açucar, podem comprar, e compram, títulos podres do governo, a perder de vista, com descontos maravilhosos!, em lotes fechados, que só eles podem: 100/200/250milhões, e imaginem! pagar impostos com a União! isso mesmo! e eu tenho esta barbada???? nadaaaaaaa! tome imposto! 100% nada de desconto! nada!