Estados Unidos

Em entrevista ao jornal Izvestia, Igor Panarin, professor da academia diplomática do Ministério do Exterior Russo, diz que a crise levará os Estados Unidos ao colapso e forçará o país a se dividir em seis territórios

USA

Um professor da academia diplomática do Ministério do Exterior da Rússia está causando polêmica por conta de seus prognósticos sobre o futuro dos Estados Unidos após a atual crise econômica, a mais grave desde a década de 1930. Segundo Igor Panarin, a crise vai levar os EUA ao colapso, e provocará uma divisão do país em seis novas nações.

Panarin, um respeitado analista político da Rússia, fez a previsão em uma entrevista ao jornal Izvestia, de acordo com o blog político americano Drudge Report. “Nada dá segurança ao dólar. Os débitos externos cresceram como uma avalanche. Em 1998, quando fiz a minha previsão pela primeira vez, já tinham passado de US$ 2 trilhões. Agora, passou de US$ 11 trilhões. Essa é uma pirâmide que só pode ruir”, disse Panarin, afirmando ter feito essa previsão dez anos atrás, em uma conferência internacional na Austrália.

Segundo ele, várias razões vão quebrar a economia americana, como o fato de que “milhões de cidadãos perderam suas poupanças, os preços e o desemprego estão subindo, a Ford e a General Motors estão à beira da falência e os governadores já começam a pedir dinheiro do governo federal”. No fim desse processo, diz Panarin, haverá uma “mudança no sistema regulatório financeiro em escala global”, e os EUA serão substituídos pela China e pela Rússia no papel de maior regulador da economia.

Panarin completa o raciocínio afirmando que a única coisa que evita a “insatisfação total” nos EUA é a esperança de que Barack Obama fará milagres, e logo “ficará claro que não existem milagres”. Isso tudo se somará ao “cenário político vulnerável, à falta de leis nacionais unificadas e às divisões entre a elite, que ficaram claras”.

A divisão territorial dos EUA, diz Panarin, teria um país na costa do Pacífico (influenciada pela crescente população chinesa), o Sul (com os hispânicos), o Texas (onde já existem movimentos de independência), a costa do Atlântico (onde a população têm uma mentalidade diferente), os estados mais pobres da região central (onde há grande número de nativos) e os estados do Norte (onde vem crescendo a influência do Canadá). Perguntado sobre o Alasca, estado comprado pelos EUA da Rússia no fim do século 19, Panarin disse que seu país “poderia tentar reaver” o território.

NOTA do BLOG: Clique aqui para conhecer mais sobre a teoria do especialista russo Igor Panarin.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Boa-vida,

Acho que vc tomou uns goles da vódka do Marine, vc não acha???????

Concordo que, dentro de 4 ou 5 décadas, o poder econômico da China iguale o do Tio Sam, mas nesse circo todo, ela é a novata da História.

abraços.

Marine,

Creio que eu e vc estaremos bem “gagás” (pela idade), quando a Russia pensar em conseguir regular a economia mundial. Se isso vier à acontecer, é claro.

Coisa que eu duvido.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine,

eu não falei pra vc parar de beber…kkkkkk

Beber, além de fazer mal pro “figueiredo”, ainda faz a gente ter alucinações….especialmente se a gente tomar umas vódkas de quinta categoria, umas Baikal “made in Assumpción”…Quem avisa amigo é, para de beber!!!…hehehe

E o pior é que acho que estou tendo as mesmas alucinações, pois acabei de ler um texto falando da desintegração dos EUA…

Acho que também preciso parar de beber…cruzes!!!

abração

boa-vida
boa-vida
15 anos atrás

Dependendo do tamanho dessa crise, me parece razoável. Se começar a faltar dinheiro nos EUA grupos da elite podem querer cada vez mais independência para resolverem suas necessidades. Mas primeiro o resto do mundo tem que encontrar um lugar mais seguro pra investir que o tesouro norte-americano. Nem a zona do euro se acha tão segura.

Marine
Marine
15 anos atrás

Galante,

Sem brincadeira voce colocou isso aqui pra gente rir ne?! Hahahahahaha….Vodka e uma droga terrivel, cria tantas ilusoes….Hahahahahaa!

Tive que checar pra ver se nao era Primeiro de Abril…

Sds!

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Hornet,

Essa vódka, com certeza é batizada,rs,rs,rs.

abraços.

Marine
Marine
15 anos atrás

Pois e gente,

Ta ai a resposta dos males da Russia…Se seus professores e pesquisadores sao assim imagine o “ze povinho”? hahahahahaa

Sds!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Que a crise mundial é grave, não tenho dúvida…mas daí a pensar de desmantelamento dos Estados nacionais vai uma longa distância. Aliás, penso o contrário, os Estados Nacionais precisam agora, mais do que antes, ser fortalecidos. E o que está acontecendo atualmente nos EUA é justamente um redirecionamento político visando justamente o fortalecimento do Estado Nacional (não confundir isso com nacionalismo, são coisas diferentes), e não seu enfraquecimento – que supostamente levaria a um desmembramento. Ontem mesmo vi uma parte do discurso do Obama no Congresso, pela TV, e o que me pareceu foi um fortalecimento do Estado nos EUA….… Read more »

José "Petrovich" da Silva
José "Petrovich" da Silva
15 anos atrás

Voces não perceberam que onde ele fala dos “EUA” quer dizer “Russia”.

O cara não é louco e sabe que esta cheio de filhote de Joseph Stalin naquelas bandas. Falou coisa errada é Siberia, Coreia do Norte, Chechenia ou saco preto.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

ops!…”mas daí a pensar de” = mas daí a pensar EM…

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Mas é isto que o Governo Russo quer.

Mas segundo o Hornet o comunismo é coisa do passado…HUAHUAHUAHUAHUAHUA!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

José “Petrovich” da Silva, mesmo assim, não faz sentido o pensamento dele. Volto a dizer: Estados Nacionais não se desmantelam facilmente. Todo o século XIX (e século XVIII em alguns casos) existiu para a formação e criação dos Estados Nacionais modernos. O século XX foi o período de consolidação e criação de identidades nacionais (que fucionam como um cimento que une o Estado Nacional, e esse cimento é resistente pra burro). Consolidação tal que mesmo com a Globalização e suas forças desagregadoras, nem sequer arranhou o Estado Nacional em seu sentido político, de identidade e de unidade nacional. Na minha… Read more »

marco
marco
15 anos atrás

Leiam isso e vejam que não tão impossível é assim a queda dos EUA

http://apocalipsetotal.wordpress.com/category/eua/

RL
RL
15 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pera ai. O mais engraçado não foi o professor dizer que os EUA se desintegrarão, e sim ele mencionar a Russía ao lado da China como grande protagonista para o novo rumo da economia mundial. Que a Rússia tem seu poder e sua representatividade nos dias atuais, ok, respeitamos, más querer que ela se torne uma URSS com o mesmo peso ainda mais em se tratando de econômia, pera ai..rs.. É mais fácil o Elvis e o Patolino fazerem um show juntos do que os EUA se dividirem em sei lá quantas partes. Isso ai pra mim não foi… Read more »

RJ
RJ
15 anos atrás

Os EUA sempre foram um punhado de estados, com autonomia e legislação próprias, unidos em torno de um projeto de nação. Como eles se desmantelariam se não há uma tensão sobre as diferenças culturais entre eles? É mais fácil a União Européia se desmantelar.

Nilton
Nilton
15 anos atrás

KKKKKKK, esse cara não bebeu vodka deve ter sido metanol, ficou maluquinho. Acho melhor cancelar a compra dos elicópteros russos, pois se esse cara é professor da academia de diplomatas russos, não da pra confiar em seus engenheiros também. Esse cara deve ser um dinossauro do comunismo que esqueceu de olhar em que século nos estamos.

Excel
Excel
15 anos atrás

Conhecendo o profundo patriotismo norte-americano duvido que tal “profecia” se concretize. Acho que nos tempos mais difíceis eles se unirão mais ainda e a crise financeira pode ser uma boa oportunidade para eles botarem a casa em ordem, mas desintegração nunca.
De um punhado de pequenas colônias à maior potência do mundo não se realiza por acaso, sonharam com isso e lutaram juntos para tornar isso possível.
Um outro país que está seguindo o mesmo caminho é a China (infelizmente).

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

A dúvida é, será que vão fazer um monte de muros de “Berlin”?? he he è mais fácil o mundo se desmantelar, depois os USA… este “professor” só esqueceu do seguinte: esta crise começou nos USA e o resto do mundo tá pagando! como pode isso??? pode porque o USA é o motor do mundo se ele fica doente os outros morrem! é assim, pois é um país que tem, apesar da crise, 250 milhões de consumidores hávidos pelo negócio de consumir, a crise vai passar, mais cedo ou mais tarde, e eles voltam…. ou a China e Russia, que… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Só podia ser coisa de soviét… ops, russo mesmo: o cara toma uns goró e escreve umas asnices dessas, rárárárárá… E o engraçado é que a URS, ops, Rússia, que é muito maior que os EUA e tem um monte de conflito fronteiriço e interno vai passar tão incólume pela crise que dividirá o TO do futuro com a… China???? ahuahuahuahuahuahuahua

E tem nego que ainda acredita em russo, rsrsrsrs…

Fábio Mayer
15 anos atrás

É mania entre os esquerdofrênicos da atualidade, declarar que os EUA vão acabar, e que a Rússia e a China tomarão seu lugar.

A China, sem o mercado consumidor dos EUA é nada.
E a Rússia, dependendo do preço do petróleo, quase nada.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine e Vassily,

essa vódka tá misturada com “quebra-queixo”…eu hein? Vou só de suco de laranja…sem vódka….hehehehe

abração aos dois

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet e Vassily,

Tem um tempao que nao ouco tanta asneira!!! E mais facil eu suceder o Lula do que isto acontecer….hahaha

Abracos!!

RJ
RJ
15 anos atrás

Conheci um Russo que adorou uma tal “Vodka de Cana” made in Brasil. Na verdade era uma cachaça da braba. Vai ver ele levou umas garrafas para a Mãe Russia.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Ai ai ai , se esta materia é colocada no blog do poder aereo,

os ” camaradas ” lá vao surtar …quer dizer…vao surtar mais

ainda.

José "Petrovich" da Silva
José "Petrovich" da Silva
15 anos atrás

Felipe Cps, russo não toma goró nenhum, já nasce bebado.

Essa é a desculpa que eles usam para fazer de conta que não estão entendendo você.

Matheus Falcon  MG
15 anos atrás

kkkkkkkkkkk, este cara deve ser louco msm, ou estava bebado,
hoje nações na separam por qualquer coisa, ou por um motivo muito forte!!!
E claro ele ainda pucha para o Lado do Russos ne
nesta frase:
( os EUA serão substituídos pela China e pela Rússia no papel de maior regulador da economia.)

A China tudo bem hoje ela já é a 2ºmaior economia do mundo, mais agora a Russia nao olha so grafico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra)

Sao a 7º economia…..

Wilson Johann
Wilson Johann
15 anos atrás

Onde ele estava quando a (antiga) União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS) se desintegrou. Com esta magnífica visão de futuro, o Dr Igor poderia ter previsto e evitado tal acontecimento, ou vai ver que só agora ele ficou sóbrio para perceber as coisas?

Abraços!!!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Taí, Marine! Se quiser se candidatar eu voto em vc…hehehehe

abração

Raphael
Raphael
15 anos atrás

O cara esqueceu de falar que para isto tudo acontecer soh precisa do Godzilla errar o caminho para Tokyo e passar em Nova York, e dos alienigenas vierem pegar o disco de Roswell ah forca e atacar.

E isso tem que acontencer simultaniamente. Ai pelos meus estudos infaliveis tabajara, tem uma chance de ter uma chance disto que o Russo falou acontencer.

Tiago Jeronimo
Tiago Jeronimo
15 anos atrás

Não sei o que é mais absurdo: Se é um professor com uma posição dessas ser capaz de criar uma teoria ridícula como essa ou discutirem essa teoria como uma coisa factível.

Sem querer ofender mas não tinha nada melhor para postar?

germa
germa
15 anos atrás

ola colegas do blog, leio com frequencia as conversas mas nunca as opinei.dessa vez tenho que fazer!!!! eu moro nos estados unidos, numa merdinha de cidade chamada tannersville (PA). tem chineses, russos, poloneses,indianos,latinos e ateh brasileiros, americanos por aki naum saum maioria e todo mundo ama essa pais pq tudo aki eh muito facil ainda mais pra eles que vieram de paises onde a repressao e talvez a falta de poder de compra sejam bem menores. na philadelphia por exemplo, a cidade a qual eh uma das mais importantes do pais, gira em torno do independence hall.Eles realmente acham que… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Que eu me lembre, desde que comecei a frequentar o blog, esta matéria, se não é a melhor, fica no mesmo nível de outras pérolas…como a do Phantom F-4 concorrendo no FX2 e a do “chip mágico” (assim apelidado pelo Bosco) que transforma uma “bomba burra” num míssel teleguiado interplanetário, quiçá intergalático (hehe). No entanto, tanto o “chip mágico” como o Phantom do FX2, foram melecas escritas pela imprensa leiga, portanto, são até perdoáveis (mais ou menos perdoáveis). O intrigante, nesta matéria, é que essa “teoria” vem de um sujeito que é professor da academia diplomática do Ministério do Exterior… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Essa foi uma das maiores besteiras que eu li no ultimos anos…

Abrivio
Abrivio
15 anos atrás

Esse russo é um gênio!!!! Não da ciência política, mas do marketing. Se não divulgasse idéias tão doidas, ninguém o conheceria.

Tem gente que faz de tudo para aparecer: tira roupa na rua, provoca escândalos amorosos… Esse foi criativo.

pedro
pedro
15 anos atrás

Não sou de esquerda, poderia até ser classificado como direitista conservador e nem sou maluco…mas nos idos de 1984-86 (se eu me lembro bem o Reagan ainda estava no poder) um dissidente russo, cientista fugido da ex URSS, deu uma entrevista ao programa 60 minutes afirmando algo parecido, já naquela época, que seria ocasionado pela quebra de mercados e empresas fomentados pela quebra de confiança e aposta em ativos errados, inclusive mencionando uma suposta reorganização da URSS (que nós erroneamente entenderíamos como colapso) que traria à ex-URSS a um suposto governo democrático que manteria os mesmos czares da KGB no… Read more »

pedro
pedro
15 anos atrás

O nome do tal estudioso, que inclusive afirmou uma infiltração de idéias “esquerdistas” nos EUA era Yuri Besmenov, se não me engano….

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Pedro, muito interessante seu post… tinha até me esqucido destes detalhes, “over-lay”, mas importantes sobre os USA….
é de se pensar… meu post acima seria um pouco diferente se eu tivesse lido o seu antes…. pode ter certeza, parabéns! foi o comentário que mais somou para que nós cogitássemos uma linha de raciocíneo diferente….

Abraço
Francisco

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Olha a Afirmação desse cara é tão absurdo quanto achar que um vaca pode voar ou que um cachorro fala. Achar que a Rússia irá se tornar o centro do mundo junto com a China é coisa de louco. Esse negócio de movimento separatista é como o papo de separar o sul do resto do Brasil. Eles são uma nação e se identificam com a identidade Americana. Se os EUA falirem o mundo inteiro irá quebrar. A China será a primeira a ir para a vala. Toda a economia Chinesa está suportada na economia dos EUA. Me digam… Para quem… Read more »

boa-vida
boa-vida
15 anos atrás

Que beleza! finalmente um raciocínio de fato sobre a “possibilidade” de algum desfecho similar ao apresentado na matéria. Um brinde de stolichnaya ao nobre colega Pedro. 😉

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Tenho que rir;

mas não duvido que a “tese” vai ser imiediatamente acolhida em muitas academias brasileiras…..

Douglas
Douglas
15 anos atrás

Pedro,
comparar os religiosos sulistas dos EUA com a turminha do Aiatola é o mesmo que comparar Lulla com chaves, ambos são de esquerda mas HOJE há uma distancia grande, muito grande entre eles…..

No futuro pode até mudar o cenário, mas hoje a comparação não tem sentido.

VirtualXI
VirtualXI
15 anos atrás

China no papel de regulador até concordo, juntamente com a Europa. Agora a rússia essa é de doer.

Rezo todas as noites para isso ser uma verdade, afinal feliz será o dia que os EUA como país e governo forem para o buraco.
Será um mundo melhor, digamos mais Chinês, mais europeu e quem sabe mais brasileiro também.

Valtinho
Valtinho
15 anos atrás

Patriotas como são os americanos…Tem louco pra tudo mesmo!!!
Mas respeito a opinião dele, afinal opinião é como bunda, cada um tem a sua!

Corsario-DF
Corsario-DF
15 anos atrás

EUUUUUUUUUUUU TOOOOOOOOOOOOOOOOO MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOO BBBBBBEEEEEEEEEEEBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Renato Russo alertou: “As drogas (muita Vodka nesse caso) fazem você ser igual a seus pais…”
rsrsrsrsrsrsr.

Sds.

Túlio
Túlio
15 anos atrás

Vocês ainda vão ler muuuuuuita, mas muuita coisa desse cunho nos próximos anos, é a velha propaganda. A Russia e compania vão aproveitar a deixa da crise pra dizer que os EUA acabaram, viraram pó.
Eles vão martelar essa besteria na cabeça do povo até o povo perder a referência e começar a achar que isso é verdade.

Marine
Marine
15 anos atrás

Interessante como tem gente torcendo para que os EUA se fo!@#. O pior ainda e que se esquecem que se o EUA fosse pro brejo o resto do mundo iria pra idade da pedra! Sao 13 trilhoes de dolares de PIB, 300 milhoes de consumidores, metade dos gastos com defesa do mundo, Hollywood e Wall Street, Microsoft e Wal-Mart e ainda tem gente falando em “Guerra Civil” de 240 anos atras e fanaticos “rednecks” como se fossem mainstream da sociedade…Tem do gente! Quem acredita nessa possibilidade nao conhece as instituicoes americanas, seu povo, o governo, o estilo de vida, sua… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Muito mais facil a propria Russia e China terem guerras civis, revolucoes ou golpes do que o proprio EUA….Pura propaganda como disse o Tulio, esse professor ainda esta vivendo na epoca da URSS e sonhando…hahahaha

Sds!

Patriota
Patriota
15 anos atrás

colocaram ecstasy nesta vodka que este russo bebeu

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

O cara tava tão louco qnd escreveu isso, que ja fez até o novo “mapinha” dos EUA!
ehehehehhehehe….ficou bunitinho..parece até os que eu fazia na terceira série!!
abraços!!!

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

oo cara que escreveu isso é completamente louco, deveriam interná-lo imediatamente…mas creio que está crise fará com que os EUA diminuam bastante seu poder econômico e militar, acho o início da decedência do império, mas acho que levará de 20 a 0 anos para que isso ocorra.

Pelo menos nos próxinos 50 anos não tem possibilidade dos EUA se dividirem.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

20a 30 anos