Brasília, 17/02/2009 – A convite do embaixador do Chile, Alvaro Díaz, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez no dia 11 de fevereiro uma apresentação sobre os principais pontos da Estratégia Nacional de Defesa a embaixadores da América Latina e Caribe. O encontro aconteceu na Embaixada do Chile e contou com a participação de 30 diplomatas.
O ministro apresentou aos participantes o contexto político que resultou na criação do plano. Ele lembrou que ao assumir o ministério, em julho de 2007, alertou o presidente Lula de que era o momento de repensar a Defesa do país e transformá-la em um tema da agenda nacional e da sociedade civil. O presidente concordou e, pouco tempo depois, foi criado um comitê para formular uma nova estratégia para a defesa nacional.
Jobim apresentou as 23 diretrizes que compõem a Estratégia Nacional de Defesa e fez especial referência àquela que trata do estímulo à integração da América do Sul. “Essa integração não somente contribuirá para a defesa do Brasil, como possibilitará fomentar a cooperação militar regional e a integração das bases industriais de defesa. Afastará a sombra de conflitos dentro da região. Com todos os países avança-se rumo à construção da unidade sul-americana. O Conselho de Defesa Sul-Americano, em debate na região, criará mecanismo consultivo que permitirá prevenir conflitos e fomentar a cooperação militar regional e a integração das bases industriais de defesa, sem que dele participe país alheio à região”, disse o ministro na palestra.
Ele informou que nos dias 9 e 10 de março haverá, no Chile, reunião do Conselho de Defesa Sul-Americana na qual serão discutidos, entre outros assuntos, um plano de ação para 2009 e estratégias de ações conjuntas dos países para atuar em operações de paz.

FONTE: MinDef

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Pessoal, vou escrever o que realmente eu penso à respeito do Jobim:

Se formos comparálo com os anteriores, ele está de parabens.

abraços.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Vassili,

penso a mesma coisa.

abração

Ulisses
Ulisses
15 anos atrás

Para mim esse END começou a funcionar antes de ser lançado só ver o caso do MSS1.2 e MAR 1.

Sds.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Só nóis 3 comentamos aqui até agora..,

Não é à toa que Ulisses, Vassili e Hornet formam a bridada da resistance…

é nóis na fita pessoal de três. Firmes e fortes.

inté proceis

Flamenguista
Flamenguista
15 anos atrás

Opa… mais um comentário… Acho que a tal integração militar, deveria ser feita, no começo, com apenas um de nossos vizinhos, e, talvez, depois de termos um modelo de integração, adaptá-lo a outros países. Sugiro a Colômbia ou o Peru, que tem extensas fronteiras conosco, compartilham de um objetivo comum e são forças não muito díspares, nesse cenário proposto.

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

“Ele lembrou que ao assumir o ministério, em julho de 2007, alertou o presidente Lula de que era o momento de repensar a Defesa do país e transformá-la em um tema da agenda nacional e da SOCIEDADE CIVIL.” Uma coisa que gostaria de repetir aqui é o meu entendimento de sociedade. Não esxiste sociedade civil ou militar, existe sim a sociedade brasileira, e acredito que esse é o caminho, o Jobim está certo, a sociedade como um todo deve pensar em defesa, afinal a sociedade é que faz as leis e envia os militares em missao. Desculpe a demora Hornet,… Read more »

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Hornet,

Concordo plenamente. Firmes e fortes igual prego na areia,rs,rs,rs.

abraços.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Vassili,

e é na areia do deserto ainda por cima…com os ursos polares por perto…hehehe

Cinquini,

sem problemas. E é bem isso que vc falou, sobre o Jobim.

abração pros dois

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet, Vassily e Cinquini,

Caros colegas, tenho acompanhado seus comentarios iluminados aqui como sempre, apenas desconheco do assunto para comentar e como ja afirmei antes nao sou general de poltrona…

Sds!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine, hehehe…sem problemas. É que nesse caso, no caso do Jobim como ministro da Defesa, creio que vc precisava estar aqui no Brasil pra poder comentar melhor. De qualquer modo, deixo aqui meu ponto de vista a respeito do trabalho dele… É mais ou menos assim: antes o Ministério da Defesa ficava a deriva, entrava e saia ministro, mas nada acontecia. Foi a partir do Jobim que o Ministério da Defesa ganhou um norte, um rumo. O Jobim conseguiu colocar a Defesa na pauta do dia, juntamente com o Secretário de Assuntos Estratégicos, no caso, o Mangabeira…e daí vieram os… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Hornet,

Era a impressao que tinha mesmo, infelizmente eu so sei do assunto pelo que vejo nesse e em outros blogs mas sao blogs especializados no assunto e pelo fato de nao residir ai nao tenho acesso a fontes de informacoes mais “main stream” em que a populacao normal veria o assunto defesa.

Mas muito obrigado pelo resumo!

Sds!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine, acho que eu esqueci de comentar o mais importante: o Jobim e o Mangabeira passam confiança aos militares, e mais que isso, eles elevaram a moral dos militares, mostrando e afirmando a importância das FAs no Brasil a todo momento. Não precisamos estar em guerra para as FAs cumprirem um papel importante na sociedade…e essa integração entre sociedade civil e militar acho fundamental. É mais ou menos como disse o Cinquini (acima), não existe sociedade civil e sociedade militar, o que existe é a sociedade brasileira. E o Jobim e o Mangabeira trabalham nesta direção. Ao meu ver, isso… Read more »

Flamenguista
Flamenguista
15 anos atrás

A cultura de um Ministério da Defesa, num país onde até ontem, tinha, em cada força, seu ministro militar, ainda carece de amadurecimento e aceitação. Com certeza, o Jobim tem feito muita coisa importante, ao passo que o Mangabeira, apesar da vontade e inteligência, tem declarado em entrevistas recentes que, sua função tem sido mais de propor idéias do que fomentar suas execuções.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Por falar em Mangabeira…ele está, neste momento, sendo entrevistado na TV Record News…se alguém quiser assistir…

abraços a todos

Felipe
Felipe
15 anos atrás

O que você achou da reportagem Hornet? peguei quase no final.

Felipe
Felipe
15 anos atrás

Reportagem não, entrevista, mal.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Felipe, quando eu peguei, já estava mais ou menos na metade. Mas consegui assistir até o final. Na parte que eu vi ele deu muita ênfase na Amazônia. Ele disse que a Amazônia tem que ser prioridade para o Brasil Não prioridade para o governo, mas prioridade para o Brasil como um todo), em todos os aspectos: econômicos, sociais, científicos, de desenvolvimento etc. Uma outra parte que achei interessante, foi ele explicar o funcionamento da Secretaria dele (a Secretaria de Assuntos Estratégicos). A repórter perguntou se ele não se sentia mal de ser visto como um secretário apenas “teórico”, que… Read more »

Felipe
Felipe
15 anos atrás

Vlw pela resposta Hornet, também achei muito interessate, e ele parece ser muito capaz. Realmente, dos pontos da entrevista qeu eu vi, eu citaria como o amigo já fez a qeustão da defesa ser tratada como coisa de estado e não de governo, e da parte de educação, na qeustao da capacitação técnica interligada ao bolsa família, como se fosse uam continuação de projeto social, mas na minha modesta opnião achei a entrevista muito fraca em relação as perguntas, ele que ia contornando e falava dos projetos, as perguntas eram mais como um ataque ao governo(Bom mas não vi a… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Felipe,

acho que vc não está equivocado, não…a entrevistadora era fraquinha mesmo…mas, o que se vai fazer?

abraços

dunga
dunga
15 anos atrás

Vamos acreditar que o END do governo federal não será um THE END das nossas forças armadas…