Crise e orçamento menor fazem Exército diminuir número de recrutas em até 75%

0

Benefícios atraem jovens em busca de melhores condições. Governo diz que cortes nas convocações são uma necessidade

A crise financeira fez com que o Exército Brasileiro reduzisse o número de recrutas em até 75%. Em 2009, a instituição convocou apenas 48 mil jovens para o serviço militar em 2009. Desde 2002, o número de recrutas era, em média, 70 mil, já tendo chegado a 100 mil. De acordo com o governo, o corte é uma necessidade do momento de crise e do orçamento menor.
Para alguns sociólogos, a diminuição no número de recrutas é a perda de uma possibilidade para muitos jovens. O sociólogo Antônio Flávio Testa explica que o serviço militar é a chance de condições melhores. “Não há política de juventude de caráter estratégico no Brasil para absorver esse contigente e dar a eles uma condição melhor para o futuro. Se você ainda cerceia o acesso ao serviço militar, a situação fica muito mais difícil”, diz Testa.
De acordo com o Ministério da Defesa, 95% dos jovens selecionados para recruta pediram para prestar o serviço militar. Além de treinamento, a carreira oferece benefícios como um salário mínimo por mês, acompanhamentos médico e dentário, a possibilidade de tirar carteira de motorista e de fazer cursos profissionalizantes.
O candidato Gutemberg Andrade também queria garantir a segurança financeira da família. “Meu pensamento era de entrar no exército e me aposentar no exército, que era alí onde eu ia tirar a minha renda e sustentar a minha família até mais pra frente”. Mas Gutemberg não foi selecionado, assim como muitos jovens que procuraram o serviço militar.

FONTE: G1/Jornal Nacional

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto
Roberto
15 anos atrás

Enquanto isso,os deputados ganham R$6 milhões de reais em hora-extras em pleno recesso parlamentar!
É f#d@.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Caro Julio, de minha parte nem precisa pedir desculpas e nem nada…a rigor nem estava pensando em ninguém em especial quando eu comentei o caso das ONGs. Mas eu já li aqui comentários deste tipo: “acabem com todas as ONGs”, “todas são corruptas” etc. A generalização é que me incomoda, não apenas no assunto das ONGs. Era este o ponto que eu quis ter ressaltado. aliás, aproveitando a deixa…quem quiser ver um bom filme sobre a corrupção no terceiro setor (é um filme bem crítico), aqui vai uma dica: “Quanto vale ou é por quilo”…de quebra, entede-se um pouco como… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Caro Julio,

só pra registrar também…não acredite em tudo que circula na internet.

Essa história da ONG “Sociedade Amigos de Plutão” foi uma “brincadeira” (de mal gosto, ao meu ver) do jornalista Carlos Chagas…

“O articulista Carlos Chagas publicou um texto em tom de brincadeira sobre uma tal ONG “Sociedade Amigos de Plutão”, que teria supostamente recebido verbas públicas ( 7 milhões) para defender o retorno de Plutão como um planeta.

http://www.brasiliaemdia.com.br/2006/9/1/Pagina744.htm

Só que alguns leitores interpretaram com sendo uma história verdadeira.”

(http://www.humornaciencia.com.br/blog/2006/10/sociedade-amigos-plutao/)

um grande abraço novamente

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Zero Uno e amigos, parece que a PF andou lendo nossos comentários a respeito das ONGs estrangeiras no país (hehehe). Acabei de ler no G1: “Governo age para barrar ONGs estrangeiras na Amazônia, diz Tuma Jr Secretário de Justiça diz que governo irá restringir compra de terras. Polícia fiscalizará entidades que não fizeram cadastro obrigatório. O governo brasileiro está se preparando para expulsar entidades não-governamentais internacionais que sejam consideradas uma ameaça à segurança nacional e vai restringir o acesso de estrangeiros a propriedades na Amazônia, disse em entrevista à Reuters o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. ONGs estrangeiras… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Ainda bem que esse gutemberg não conseguiu, com um pensamente deste, melhor continuar civil.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Hornet… Claro que existem ONG’S extremamentes importantes para o país. O que acho e desconfio é que muitas delas, estrangeiras principalmente, estão de má fé em nosso país. Este é o meu ponto de vista referentes a elas. As que realmente prestam bons serviços como as APAE’s e o sistema “S” – SENAI, SESC, SENAC – e outras merecem todo o nosso apoio e reconhecimento não é mesmo? As que eu citei são aquelas que realmente e comprovadamente nem ao menos prestam contas da verba recebidas do Estado Brasileiro. Essas precisam com urgência de uma devassa fiscal para que a… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Zero Uno,

sim, eu entendi sua posição…só quis fazer o esclarecimento para evitar aqueles comentários que não levam a nada, só arrotam preconceitos de toda ordem, e que vira e mexe aparecem. E que não é seu caso, longe disso…

abração meu caro

joao terba
joao terba
15 anos atrás

Quantos jovens procuram o serviço molitar,querem ter alguma renda para ajudar sua família,não precisamos de serviço abrigatório,pois está sobrando jovens.Gostaria que fizesse um levantamento,qual o custo de um jovem militar e um jovem preso,depois o Lula vem na tv criticar a sociedade brasileira.um abraço.

Julio
Julio
15 anos atrás

Caros Hornet e Zero Uno. Enviei um post na qual me manifesto contra o repasse de verbas publicas as ONGs. Isso me revolta, quando sabemos que muitas das ONGs são criadas unicamente para receber verbas publicas, um exemplo é a ONG em defesa do planeta Plutao e que recebeu 7 milhoes do Governo Lula. Mas, concordo com vcs, que existem muitas associações, como a APAE, e outras que desenvolvem trabalhos sérios com crianças, portadores de deficiencia e terceira idade, entre outros. Se fui mal compreendido, peço desculpas. Sds

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

Hornet. Mais uma vez EXCELENTE o seu “post’. Muito bom mesmo. Acho que assim entenderemos melhor o acontecido. E se caso fosse 100.000 e recrutados 48.000 o corte seria de 52% não é mesmo? Quanto a cortes em projetos sociais, você “mandou” muito bem também. A maioria dos cortes foi realmente no projeto “Soldado Cidadão”. Um belo projeto social que o EB sempre fez questão de executar. Más muitos aqui também têm razão quanto ao apadrinhamento de emprego político através de DA’s e financiamento de ONG’s que espionam nossa Amazônia e “repassam” dinherio público para movimentos sociais autamente suspeitos como… Read more »

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Amigo Zero Uno, concordo contigo também. No entanto, só faço uma ressalva: não são todas as ONGs que são picaretas. Há um certo mal entendimento nisso também aqui no blog (não é o seu caso). O terceiro setor atua no Brasil e no mundo já faz tempo, e no geral, tem prestado bons serviços à sociedade brasileira. Dou o exemplo da APAE, que é uma ONG também e recebe verbas do Estado (município, estado e federação), e nem sempre essas verbas são suficientes (eu conheço bem o trabalho da APAE) e a instituição tem que se virar de outro modo… Read more »

getulio - São Paulo
getulio - São Paulo
15 anos atrás

Esta é uma prova que esta organização é de terceiro mundo.

Noel
Noel
15 anos atrás

Marine, não imagine, tenha certeza que na primeira oportunidade muitos saem da Força, principalmente Sargentos, e os da Força Aérea mais ainda. Muitos dos novos Sgt’s, alguns Oficiais também, quando saem de sua escola de formação, já estão pensando em fazer um concurso público e ir embora, pois terão mais perspectivas profissionais, salário superior, reconhecimento social (afinal até aqui, local de fãs do tema, tem um monte de gente que qualifica as FFAA como propinoduto, recebedores de jaba, e ou lesados). Quanto ao moral da tropa, esses cortes de receita, ou contigenciamento, acontecem a tanto tempo, rotineiramente, que já nem… Read more »

Julio
Julio
15 anos atrás

Caros colegas, é o que sempre digo, esse presidente tem um discurso muito bom, até chegamos a acreditar que vá realmente fazer algo pelas FAs, mas, na pratica, sempre vem o contingenciamento ou simplesmente não liberam as verbas. Mas, não entendo, há falta de verbas, mas, gastaram mais de 130 milhoes com a reunião dos prefeitos, estao liberando mais dinheiro para o MST e para as ONGs. Para o bolsa familia outros tantos milhoes, com inclusão de novas familias. Não é por causa da crise financeira. Quanto custa manter um soldado conscrito? menos do que manter um DAs no executivo… Read more »

Almeida
Almeida
15 anos atrás

E ainda tem gente que reclama do Serviço Militar Obrigatório. Taí: 95% dos recrutas são voluntários e mais uma penca de outras pessoas que precisam e querem não conseguem servir a Pátria. Hoje em dia ninguém mais serve contra a própria vontade. Mas como as pessoas que nunca serviram adoram reclamar disso! Por que? Alguém me explica?

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Dado importante para os demais colegas do blog:

Um criminoso mal tratado na cadeia custa mais que um soldado bem equipado e treinado no quartel. Onde vamos parar?

Marine
Marine
15 anos atrás

Noel,

Triste a vida do militar ai, tiro meu chapeu aos que ficam nas FAs sem se sentirem valorizados pelo pais e o governo…A eles dedico:

Sempre Fiel!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Pelas minhas contas, a redução foi de 31% e não de 75% como diz a matéria do G1. Aliás, e fácil fazer esta conta, acho que até um jornalista da Globo saberia fazer…se a previsão era de 70 mil, e foram recrutados 48 mil…logo… Bem, mas independente disso, acho que se trata muito mais de um problema social que propriamente de Defesa. O corte (lamentável e triste) está se dando no “projeto soldado-cidadão”, que foi lançado em 2004 pelo MD, é que é considerado pelo EB como um de seus grandes projetos sociais. Este projeto, como diz a matéria (que… Read more »

Lucas
Lucas
15 anos atrás

A maioria dos que servem como voluntarios acabam ficando frustrados la dentro, pois acham que irão receber treinamento mas passam a maior parte do tempo fazendo faxina

Marine
Marine
15 anos atrás

Felipe Cps,

Se voce esta assim, imagino como deve estar o moral da tropa, sargentos e oficiais la dentro….Espero que esses dias tenham um fim num futuro proximo!

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Bem, falar o que? Não sou muito fã do serviço militar obrigatório, mas isso é o fim do caminho. Uma Força Aérea sem aviões, uma Marinha sem navios, e agora um Exército sem soldados. Está tudo pronto para a invasão, os quinta-colunas e os forças especiais estrangeiros que nos governam a vinte e cinco anos conseguiram finalmente desarmar completamente a nação. Um dia triste para a nação. Agora a coisa vai virar moda, toda vez que a economia der um espirro daqui pra frente cortarão radicalmente as verbas militares. Até o dia que tivermos que enfrentar um inimigo de verdade.… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

não é atoa que os generais estão p da vida com o mula!

Bandeira
15 anos atrás

É srs. em breve nosso ilustre Presidente deverá estar anunciando uma “Bolsa para os sem Serviço Militar”, irá oportunizar a êles trabalharem com traficantes assaltantes e etc.Como acreditar num governicho desses? E pensar que tem gente que tá achando bom.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

ONG?? recebendo verba pública?? Onde faço o concurso para esta “boquinha”? Alguém elegeu como representante alguma ONG? A quem prestam conta? Concorrem à eleições? Existe alguma ONG que tenha como objetivo repudiar o uso de drogas, a ação de bandidos, de arruaceiros e arruaceiras (que levam criança para quebra-quebra), ora hipócritas do meu Brasil, ONG é uma farsa usada por um governo subversivo para atacar as estruturas da sociedade sem comprometer-se.

M. Torres
M. Torres
15 anos atrás

Gostaria de saber porque tem tanta ONG estrangeira na Amazonia onde a densidade demografica é um habitante para cada 100 mil hectares e poucas no nordeste onde esiste a maior miséria do país.