O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou no domingo (15) que o Exército tome os portos e aeroportos do país, com o objetivo de obter o controle das instalações que estão nas mãos de governos estatais da oposição. Nos últimos meses, o governo já havia acabado com o controle de líderes regionais sobre serviços como hospitais e forças policiais, provocando acusações de que está enfraquecendo autoridades eleitas da oposição e ampliando seu poder. Chávez não explicou quantas instalações serão afetadas nessa última determinação.

O anúncio de domingo foi feito apenas alguns dias depois de o Congresso ter aprovado uma lei que permite que o governo central assuma estradas, portos e aeroportos se líderes estatais não conseguirem realizar sua manutenção de maneira adequada.“Vamos assumir portos e aeroportos pela República, quem quiser pode se opor a isso, mas é a lei da República”, disse Chávez durante seu discurso semanal de domingo.

Reforma legal

O Congresso da Venezuela aprovou na última quinta-feira (12) uma reforma legal que transfere atribuições dos estados à Presidência, o que a oposição considera uma manobra do governo de Hugo Chávez para anular a descentralização no país. Embora nas eleições de governadores e prefeitos de novembro o governo tenha obtido 80 por cento dos cargos, seus adversários conquistaram alguns estados com grandes populações e renda, além da Alcadía Metropolitana, que coordena as cinco prefeituras da capital.

A reforma estabelece em seu artigo 9 que o presidente “poderá decretar a intervenção de bens e prestação de serviços de rodovias, portos e aeroportos na suposta deficiência na prestação de serviços por parte dos Estados”, segundo o comunicado da Assembleia Nacional. Segundo o governador do Estado de Miranda, na capital, o opositor Henrique Capriles Radonsky, a medida ataca a descentralização. “A Assembleia Nacional parece que quer legislar para o retrocesso”, disse Capriles à Reuters. “Isto é simplesmente avançar em termos que o controle total na Venezuela esteja nas mãos do Poder Central”, acrescentou.

Fonte: Reuters, via G1

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
angelo
angelo
15 anos atrás

Como todo ditador, assume o poder através do voto, e aos poucos vai centralizando tudo. Todos que não pensam de acordo com sua ideologia, embora sejam eleitos, como os governantes de oposição, não são considerados. O próximo passo será a instituição de eleições ao estilo Coréia do Norte, partido único e culto a personalidade. E pensar que muita gente aqui no Brasil, o aclamava como herói.

Noel
Noel
15 anos atrás

Aclamava não, continuam a aclama-lo, e já virou ídolo, e não tem volta, a não ser que ele cometa um erro muito comum aos déspotas, que seria começar um conflito bélico regional, a fora isso, já é o grande ícone dos radicais latinos.

Liddell Hart
Liddell Hart
15 anos atrás

Chaves ganha mais arrebanhando apoio que fomentando conflitos regionais. Já cooptou o fraco boliviano, o incapaz paraguaio, o titubeante equatoriano, mas aqui a coisa é diferente. O considero como aquele cachorro que segue os carros. Late muito mas, quando o carro pára, fica sem saber o que fazer. Ele sabe, como sabemos, que nem uma coalisão regional congregaria poderio militar capaz de nos enfrentar. A Venezuela está perdendo momentum, com a tendência de baixa do preço do petróleo, e com a decisão do Obama de reduzir a importação de lá, compensando com compras em nações mais “amistosas”. Ele terá seu… Read more »

Dell
Dell
15 anos atrás

Não tenho simpatia por chavez
mas uma coisa a de se reconhecer
ele ja virou icone
daqueles que ficaram na historia e que para muitos
serão com boas lembranças

Flamenguista
Flamenguista
15 anos atrás

Acho que, com essa notícia, cai por terra o argumento dos chavistas de plantão, que dizem que o chapolim não pretende implantar o totalitarismo, uma vez que tudo o que ele conseguiu politicamente foi através de eleições “livres” e “limpas”. É como se eu colocasse todos vocês que participam desse blog dentro de um barco, amarrados à explosivos e eu, com o detonador na mão, mandasse vocês cantarem todas as músicas do Calypso e ainda fazer cara de contentamento! Ah sim, eu não teria corajem de detonar os explosivos, pois estou no mesmo barco também?? Pois o nosso amigo Chavez… Read more »

Flamenguista
Flamenguista
15 anos atrás

Owww.. foi só prá ilustrar viu??

M. Torres
M. Torres
15 anos atrás

Agora com a baixa do petroleo vai comecara faltar dinheiro para sua revolução Bolivariana.
Ñão se assustem se a Venezuela não virar um país produtor de drogas também. “tudo por la Revolucion”.

fuzileiro
fuzileiro
15 anos atrás

É o Chavez rumo a ditadura plena…

helião
helião
15 anos atrás

coitados desses venezuelanos nem sabem a miséria e os anos de atraso que os aguardam. Um dia esse cara vai passar, e o que ficará para o povo é a fome a miseria e tudo de ruim que essas ditaduras trazem com elas, já vimos esse filme muitas vezes aqui na América latina, quanto a nós brasileiros, esperemos passar logo esse governo do blá, blá, blá e que nossas FAs estejam sempre de prontidão e de fato bem equipadas para esses ditadores de plantão nem sonhar em fazer bobagens.

abs

Patriota
Patriota
15 anos atrás

sei que vcs vão achar ruim o que vou dizer mais…

Tô nem ai pra ele se ele tivesse comprado uns 150 sukhois e uma
porrada de armamentos seria preocupante eu quero mais que ele
arme a Venezuela mesmo até os dentes so assim o nosso governo vai investir nas FAAs quando existir uma ameaça real.

pronto ja podem começar a me xingar

João Curitiba
João Curitiba
15 anos atrás

Acho que o Chávez leu O Príncipe e Mein Kampf e adotou o segundo como seu livro de cabeceira.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

Enquanto HUGO BOSS toma os portos, LULA toma a POUPANÇA dos pobres!