Jobim afirmou que ESG funcionará simultaneamente no Rio e em Brasília

6

Ao participar nesta segunda-feira, no auditório do Ministério da Defesa, de um módulo do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, organizado pela Escola Superior de Guerra (ESG), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o governo trabalha com a hipótese de que, no futuro, a ESG tenha uma sede também em Brasília, que funcionaria juntamente com a sede já existente no Rio de Janeiro.

Jobim informou que, pelos estudos em andamento, a sede brasiliense seria voltada para a formação de civis na carreira de defesa. O curso teria algumas semelhanças, conforme acrescentou, com o curso de formação da carreira diplomática, a cargo do Instituto Rio Branco. Entre as inovações previstas para a especialização em assuntos de defesa, o ministro disse que o curso aceitará parceria com universidades brasileiras.

O ministro da Defesa afirmou que os cursos da ESG que funcionam no Rio de Janeiro continuarão funcionando normalmente, podendo inclusive ser ampliados. A necessidade dos cursos a serem realizados na capital federal, de acordo com Jobim, se deve à ausência de quadros civis para operar assuntos de defesa. “Os quadros que temos no Ministério da Defesa são emprestados”, disse.

Ao defender a necessidade de manter a ESG em duas cidades, o ministro Jobim afirmou: “Temos de manter as duas entidades, os dois braços, definir as duas estruturas, funções distintas e locação distintas. Hoje temos dificuldade de conseguir servidores públicos civis da União para levar ao Rio de Janeiro. Teremos facilidade para que realizem os cursos aqui em Brasília”.

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG é realizado todos os anos no Rio de Janeiro. Este ano o curso é dirigido para 82 estagiários, compostos de oficiais-generais e oficiais superiores da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, participam também civis que ocupam postos estratégicos no Executivo, Legislativo e Judiciário.

A presença dos estagiários da ESG nesta segunda-feira em Brasília faz parte de uma das etapas do curso, que prevê viagens para assistirem a palestras na capital federal, acompanharem projetos desenvolvimentistas da Amazônia e visitarem cidades da fronteira. Além do ministro Jobim, também realizaram palestras para os estagiários da ESG o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Se for para disseminar a mentalidade de defesa entre os civis, a idéia é boa. Mas não deveria ficar só entre os burocratas. Lideranças de áreas de fora do governo também poderiam ser contempladas.

Robson Br
Robson Br
14 anos atrás

É uma pena que os cursos so tem no Rio. Quem mora não próximo fica difícil.

Noel
Noel
14 anos atrás

Primeiro passo para extinção da ESG, depois trocam o nome, o currículo, fecham a sede no Rio, os milicos passam para um segundo ou terceiro plano, ou plano nenhum, e finish.

Brasilena Pinto Trindade
Brasilena Pinto Trindade
14 anos atrás

Como adesguina acho importante que este curso ofereça mais vagas aos educadores universitários. Somos um importante veículo de formação de opinião

Daniel Matos
Daniel Matos
14 anos atrás

Já era hora do Ministério da Defesa pensar em realmente integrar em seus quadros pessoal civil qualificado em assuntos de defesa. Iniciativa louvável que só tem a acrescentar às práticas de defesa nacional.

Silas
Silas
14 anos atrás

O fortalecimento das Adesgs junto ao Ministerio da Defesa poderia suprir sem duvida a necessidade de formação de pessoal na área, tanto civil quanto militar. A estrutura está pronta.