Bolívia nega fornecimento de urânio ao Irã

21

O governo da Bolívia negou, nesta segunda-feira, que o país produza urânio, desmentindo as suspeitas do Ministério das Relações Exteriores de Israel de que, junto com a Venezuela, o país forneceria o produto para o programa nuclear do Irã.

“A informação é falsa. A Bolívia não produz urânio. Produz lítio, cobre, ferro, estanho, zinco, mas urânio ou qualquer outro item radioativo não”, afirmou à BBC Brasil a assessoria de imprensa do Ministério de Minério e Metalurgia, com sede em La Paz.

As suspeitas foram levantadas após serem divulgadas informações, nesta segunda-feira, de que o governo de Israel teria indícios de que Bolívia e Venezuela estariam fornecendo urânio para o Irã.

Até o momento, não foi divulgada nenhuma reação oficial do governo da Venezuela.

Exploração

Também nesta segunda-feira, no entanto, o governo do Departamento (Estado) de Potosí, no sudoeste do país, informou que tem planos de iniciar ainda este ano a exploração de urânio no município de Antonio Quijarro.

O secretário de Minério e Metalurgia de Potosí, Carlos Colque, afirmou à rádio “Fides” que a existência do elemento na região ainda precisa ser confirmada. “Existe a possibilidade de confirmarmos reservas de urânio (na região). O governo de Potosí assumiu esse projeto (de exploração) que tem um custo de 2 bilhões de bolivianos (cerca de R$ 570 milhões)”, afirmou. Segundo ele, se for confirmada a existência do elemento, ele poderia começar a ser produzido em 2010.

Relações com o Irã

Em entrevista à BBC Brasil, o analista político e econômico Carlos Alberto López, ex-vice-ministro de Energia da Bolívia, afirmou que o país tem mantido “relações inéditas” com o governo iraniano nos últimos anos.

“Esta relação foi impulsionada pela aproximação do governo da Venezuela com o governo do Irã”, disse. Segundo López, ocorreram várias visitas de autoridades iranianas nos últimos três anos à Bolívia.
“Essas visitas geraram muitas especulações. Mas, oficialmente, além da simpatia mútua e de declarações de apoio, que se saiba, não ocorreu nada concreto”, afirmou.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitou a Bolívia em setembro de 2007 e também esteve na Venezuela, Nicarágua e Equador.

O presidente boliviano, Evo Morales, fez sua primeira visita oficial ao Irã em setembro do ano passado.

Israel

O governo boliviano anunciou, no último mês de janeiro, o rompimento das relações diplomáticas com Israel, em protesto contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Já que falamos dos bolivarianos: (extraído do site do UOL) “Afetado pela crise, Chávez vem ao Brasil discutir crédito e Mercosul FABRÍCIA PEIXOTO da BBC Brasil, em Brasília Afetado pela queda do preço do petróleo e pela escassez de crédito internacional, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chega nesta terça-feira à cidade de Salvador (BA) para discutir maior acesso aos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de reafirmar compromissos para a entrada do país no Mercosul. O encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte da série de reuniões trimestrais entre os… Read more »

Alexandre Marlon
Alexandre Marlon
14 anos atrás

Mas quando será que o Governo brasileiro irá deixar de ser burro emprestam ou fazem planejamento para emprestar dinheiro para essa gente(venezuela, bolívia, …) para depois essa gente passar o calote!

É, só rindo da solução, para não chorar …

Alexandre Marlon
Alexandre Marlon
14 anos atrás

Sobre o fornecimento de urâneo para o Irã, até onde sei o serviço secreto israelense e um dos melhores do planeta, então a Bolívia certamente se não está fornecendo urâneo para o Irã, deve estar planejando fazer isso ou iniciando o envio de urâneo para o Irã. Pois o governo de lá, da Venezuela e do Irã estão bem afinados entre eles. E o Evo Morales e o Chaves certamente farão ou estão enviando esse minério nem que seja para irritar os EUA.

Caipira
Caipira
14 anos atrás

João Curitiba

Como diz um amigo aqui do blog,

“Seria cômico, se não fosse trágico”.

Realmente um presidente de visão e comprometimento ímpares o nosso…

Pvso
Pvso
14 anos atrás

Ao meu ver alguns países da America do Sul trocarem agrados com Teerã, não é de todo mau, pois assim o Tio Sam nos vê com outros olhos, finalmente… E fornecer empréstimos para eles é melhor ainda, assim os teremos em nossas mãos, só vai faltar alguem aproveitar a oportunidade e fazer as coisas do modo certo (para nós é claro)… Essa história de comunismo bolivariano não vai muito longe, um dia eles quebram e quem vai ajuda-los a se reerguer nós com a nossa economia consolidada, governos que por mais M* que fazem não quebram o país de vez,… Read more »

Leandro Mello
Leandro Mello
14 anos atrás

Bem se o governo Brasileiro for dar empréstimos para ajudar na infra-estrutura da Venezuela, isso até que não é tão mal, pois assim nós poderemos cobrar com juros e mais juros o empréstimo que ele nos pediu, e no final sairiámos lucrando, mesmo que isso demore anos.

Helião
Helião
14 anos atrás

O mundo está ficando mais perigoso, Coréia do Norte e seus testes, Irã e seus testes, e nossos vizinhos estão nessas conversas, pois esse processo é coordenado. O Lula é moderado, diferente do PT que apoia e se espelha nesse pessoal, os movimentos (ditos) sociais, (mas na verdade comunistas) aumentam a luta na América Latina e estão crescendo fortemente no Brasil com o PT no poder. Em 2010 o recado tem que ser CLARO e banir esse pessoal do poder ou correremos o risco de virar uma Venezuela que aos poucos vai perdendo sua estrutura democrática.

abs

PC
PC
14 anos atrás

Acho que a Bolívia não produz, ou melhor, não extrai urânio. Talvez a acusação israelense se refira a uma possível operação de triangulação com o urânio fornecido por 3º país.
Países costumam fazer esse tipo de operação para burlar restrições a venda de material bélico.
Enfim…
Sds

João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

Pessoal Eu estou rindo não do nosso governo. Ajudar nossos vizinhos é uma política de Estado. Já vem de muitos governos anteriores, independente de partido. O que eu estou achando graça é que vira e mexe eles vêm pedir a bênção a nós. É como irmãos de uma mesma família. Vivem brigando, mas quando a coisa aperta, um se socorre no outro. É dando a mão sempre que eles precisarem, que nós nos consolidaremos solidamente como a grande potência não só da AL, mas do Hemisfério Sul, se conseguirmos agir assim também na África. E AL e África tem energia… Read more »

luiz
luiz
14 anos atrás

Alexandre você está vendo muita tv, se o serviço secreto..haha judeu funciona-se eles não teriam imaginação fertil de falar uma bobagem dessa, dos nosso irmãos latinos…

se não fosse o tio san,israel…………

Jacubão
14 anos atrás

Quando o pagé boliviano ficou sabendo que o Brasil vai ficar auto suficiente em gás, começou a expandir seus negócios para outras áreas além de coca e gás.

Igor
Igor
14 anos atrás

O empréstimo vai ser uma boa, pq as empresas que irão atuar na infra-estrutura da Venezuela são brasileiras.

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pagé kkkkkkkkkkkkkkkk
Esses indio calotero nao gosto desse povo latino americano eu nao me considero latino americano (latino parece coisa de indio e quem fala espanhol ).

wi
wi
14 anos atrás

-Alexandre Marlon às 12:01 “até onde sei o serviço secreto israelense e um dos melhores do planeta,” ……………………. Concordo, é um dos mais eficientes S.S. do mundo. Más a noticia pode ser falsa… Porque Israel(+ EUA & CIA) também é muito eficiente em plantar noticias para influenciar o rumo dos acontecimentos no futuro, Israel dispõem de grande poder e influencia na mídia ocidental e utiliza estes trunfos sempre que é do seu interesse. Isto tem um nome, “dominio sobre a informação”, uma arma poderosissima, que pode ditar (e dita) o rumo de sociedades inteiras… As grandes empresas de mídia (dominadas… Read more »

Leo
Leo
14 anos atrás

Qual é o problema em vender uranio para o Iran? Ele é signatário do TNP e pode comprar e vender uranio. Penso que é uma operação normal.

O que não deveria ser normal é um país como Israel, que possui mais de 200 ogivas, e fica falando mal do quintal dos outros…

Eta povinho pilantra.

wi
wi
14 anos atrás

Cantarelli , querendo ou não, você fala e escreve uma língua latina.

Aliás Cantarelli, me parece italiano. E o italiano é mais latina das línguas latinas…

Os povos que falam línguas latinas são todos aqueles que vivem, ou vieram, de regiões ocupadas pelos antigos romanos, que através do seu império, espalharam o latin por diversas regiões da Europa, como a Espanha, Portugal,França, Romênia e a própria Italia,berço do latin, é vero!

com o passar dos séculos, o latin original foi naturalmente se modificando e mesclando com os idiomas locais, gerando as diferentes linguas latinas.

VirtualXI
VirtualXI
14 anos atrás

Oque não é normal é um país como o Brasil qua não possue nenhuma ogiva nuclear e ainda quer se tornar uma das economias fortes no mundo, ao lado de Índia e China.

Quanto a Bolívia, na minha opinião temos que preparar o mais rápido possível a infraestrutura para abastecimento do gás brasileiro, fechar a válvula na fronteira e… ao inferno com os bolivianos. Que morram de fome, raça ruim.

Viva o Brasil.

Caipira
Caipira
14 anos atrás

raça ruim?

gaspar
gaspar
14 anos atrás

mossad um dos melhores do mundo ?!?!?!?
em dezembro de 2003 sumiu um agente mossad ali em Itacare… “dizem que ele foi atravessar o rio a nado, mas a correnteza submersa o levou”… a historia nao foi bem essa e nao acharam o narigudo… mas enfim…

dizem que o Brasil vendeu uranio para o Iraque durante os anos 80… foi tudo ilegal mas legal ao mesmo tempo pra nao levantar suspeitas na epoca…

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

E ainda alguns integracionistas-guevaristas estão querendo compartilhar segredos atômicos com nossos “muy hermanos” arrientíiinos, ou integrar proto-ditaduras ao MERCOSUL! Como podem ser tão ingênuos, ou seria mal-intencionados?? Outro dia, liberaram mais um terrorista, agora do Al-qaeda, além de quase receberem o Iraniano de braços abertos em nosso país. Outro vexame!!

Helio Ribeiro
Helio Ribeiro
14 anos atrás

Se até o Maluf esteve envolvido em urânio para o Iraque (e da-lhe Osirak), porque o Evo não pode?

See ya! []’s