sábado, setembro 25, 2021

Saab RBS 70NG

EB sediará competição “Força Comandos 2009”

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

O Exército Brasileiro realizará em Goiânia-GO, no período de 17 a 25 de junho, uma competição militar internacional denominada “Força Comandos 2009”, envolvendo representantes das forças especiais dos países participantes.

O evento será organizado e conduzido pela Brigada de Operações Especiais e acontecerá nas suas instalações, localizadas na cidade de Goiânia – GO (Av. do Contorno, s/nº – Jardim Guanabara).
A competição foi criada em 2004, nos Estados Unidos, e tem como objetivos aumentar a cooperação regional e multinacional e ampliar a confiança mútua, bem como melhorar o adestramento das forças especiais do continente americano.

O “Força Comandos 2009” será composto por duas atividades principais. Uma competição constituída por provas de características militares, as quais exigirão a aplicação de técnicas e táticas de forças especiais e por um seminário estratégico, do qual participarão autoridades dos Ministérios de Defesa e Oficiais-Generais Comandantes de Operações Especiais de cada país participante (Programa de Visitante Distinguido).

Estarão presentes delegações da Argentina, Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, sendo que a Guiana e Trinidad y Tobago participarão como observadores.

Na competição, cada equipe vai participar com sete operadores, sendo um reserva, totalizando 140 competidores. A última edição da competição do Força Comandos foi realizada em 2008, na cidade de San Antônio – Texas – EUA e teve como vencedor a Colômbia, sendo seguida pelo Uruguai e Panamá.

FONTE: Seção de Comunicação Social da Brigada de Operações Especiais

- Advertisement -

21 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

Colômbia? segundo uns colegas, que debati “acirradamente”, a Colômbia é menos capaz que o Brasil na selva, será mesmo? a prova que os colombianos estão bem na “foto”, pelo menos melhor que muitos aqui acreditam, é esta vitória, neste exercíco e que certamente, esta eficiência comprovada, é extensiva a maioria das unidades regulares deste país… Amigos, acordem! não existe “mágica”, o Brasil, sua FA, está abandonada! não somos dotados de superpoderes! sem investimento no homem e na sua equipagem não seremos eficientes como devemos! sobreviver a Amazônia como natureza é uma coisa, sobreviver a tudo isso e ao inimigo bem… Read more »

Sopa
Sopa
12 anos atrás

Só sei que eu vou estar lá! ai vou ver !

Sds.

Marine
Marine
12 anos atrás

Francisco AMX,

Amigo apesar de concordar com vc no espirito da sua tese em relacao a Colombia e suas FAs, vale lembrar que esses exercicios nao provam nada com relacao a quem seria vencedor em um possivel confronto…Combate nao e competicao com pontos e “X” nos quadradinhos em alguma tabela.

Abracao!

Don D
Don D
12 anos atrás

Concordo com vc Marine, é apenas avaliação de adestramento, cabeça fria e com tudo em cima, mas na hora da “real” as coisas são bem diferentes.

Abraços…

gaspar
gaspar
12 anos atrás

os colombianos deviam estar “inspirados” para obtererm essa vitoria…

André
André
12 anos atrás

Certamente o exército colombiano deve ser muito bem treinado – isso como um todo -, nem estou me referido apenas às suas forças especiais. Além do mais, eles têm uma experiência de longo tempo de batalha contra as FARC. Embora seja apenas uma competição, como muito bem lembrado pelo Marine, certamente o seu treinamento e experiência de combate não podem ser desconsiderados.

alex
alex
12 anos atrás

Francisco, O caminho é mais ou menos este mesmo. Hoje não como dicotomisar esses setores citados por você. Todos devem caminhar em unissono. Até porque como estamos na era do conhecimento é imperioso que eles problematizem e gerem soluções em conjunto! Assim as tomadas de decisão serão mais céleres, precisas e com o apoio popular. Porém como frisei nos comentários anteriores: é mister termos um excelente capital intelectual nos setores citados e também uma forma de manter e desenvolver esse capital assim como, desenvolvermos uma forma de formarmos essa massa critica tão importante nos dias atuais. Caso queiram, estudem o… Read more »

Daniel Camilo
Daniel Camilo
12 anos atrás

A vitória dos “comandos colombianos”, ou “lanceiros” como eles são chamados na Colômbia, não me surpreende, pois já os tive como alunos e como companheiros de instrutoria e são muito bons, motivados e bem armados e o fato de viverem em combate real,lhes permite empregar o aprendizado na prática, o que para nós é mais difícil. Mesmo o 3º lugar de uma força policial como a do Panamá, que não possui exécito, também não surpreende, pois invariavelmente disputavam os primeiros lugares nos cursos de comandos.
Adsumus!!!

Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

Claro Marine, o que falei era para demonstrar o profissionalismo do EC somado a sua doutrina e equipagem, elém dos treinamentos ministrados pelos USA para o combate ao Narcotráfico e as FARCS… sei que exercício não são conclusivos, mas dá para se ter uma idéia clara de quão profissional e competente pode ser uma força, se na realidade ela não for exatamente o que demonstrou, ficará bem próxima… penso eu, além do mais os exercício são o único meio concreto de confrontar e avaliar forças distintas (fora do conflito real), o resto é suposição. Acho que o EB tem que… Read more »

Dalton
Dalton
12 anos atrás

Alex,

Dom Quixote ao arremeter contra os moinhos, tomou-os por gigantes e nao dragoes !

Desculpe nao colaborar com este debate, mas voce e outros já escreveram tudo com sensatez.

abraços

alex
alex
12 anos atrás

Concordo com você AMX. É muita petulancia acharmos que somos os “melhores”, “invenciveis” e bla bla bla… Somos um exercito, na sua maioria, com uma grande defasagem de material e de formação de pessoal. A muito ouço que o exercito tem um dos melhores ensinos e tal. Mentira. A começar pelo fato de que nem um exercito profissional nós somos. Dom Quixote é muito bonito e romantico no livro mas no mundo real temos que ser realistas: estamos a beira de um colapso militar. Ou ações e medidas de profundidade que abarquem a parte escondida na agua desse grande “iceberg”,… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

Francisco AMX,

Entendo sua linha de pensamento e realmente concordo que muitos acham que todo soldado na Amazonia sao “Rambos” treinados no CIGS o que e claro nao e realista assim como ocorre em qualquer exercito do mundo.

Respeito muito o CIGS e a instrucao que e dada la mas realmente temos que ter cuidado com o ufanismo cego que nao ajuda o pais, alis prejudica uma analise seria e realista.

Semper Fidelis!

alex
alex
12 anos atrás

Creio que a grande falha que há e a tremenda falta de gestores a a falta de uma visão de negócios no ambito das forças armadas. Necessitamos urgentemente de gerentes tanto estratégicos quanto operacionais. Precisamos no inserir na realidade no século XXI e sairmos daquele pensamento de guerra fria… Por mais que queiramos, as escolas formadoras de oficiais não prepara recursos capazes de entender essa nova dinamica. Temos que investir mais nos recursos oriundos de universidades tantos publicas e mais notadamente as privadas notadamente nas areas de engenharia economica, planejamento estratégico, gestão de capital humano, gestão de negócios etc. É… Read more »

alex
alex
12 anos atrás

Na verdade esse passo já foi dado com a criação do ministério da defesa ainda na gestão passada.
Falta agora essa mesma postura ser absorvida pelos comandos.

Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

Perfeito Alex! sem comentários… só apoiar o que vc falou, transferir o mundo do desenvolviemto moderno social e econômico para as FAs! linkar estes 2 polos o de defesa economica e social com o da militar! gostei do teu enfoque… se é que entendi bem! 🙂

Abraços

Zero Uno
Zero Uno
12 anos atrás

Marine em 02 jun, 2009 às 19:38 Falou tudo Marine. Competições não provam nada. O combate real, táticas, profissionalismo e acima de tudo auto-confiança. Quanto ao CIGS muitos aqui se ufanam de ter uma escola como essa e isso considero até normal. Más no meu caso, ainda tenho a percepção de que na AMÉRICA LATINA não há nada igual em comparação. Apenas isso: na AMÉRICA LATINA. Respeito e conheço soldados Colombianos e já trocamos idéias a respeito das FARC e que como eles é difícil derrotar um inimigo quando “parte” deste inimigo está na Polícia Nacional nas fileiras das Forças… Read more »

Zero Uno
Zero Uno
12 anos atrás

alex em 03 jun, 2009 às 14:05 Concordo com você!!! Por isso mesmo nossas Forças Armadas estão integrando em suas fileiras vários profissionais como Administradores e Economistas para deixar os militares de ARMAS somente nas funções para os quais foram formados. Isso é algo que até mesmo o Min.Jobim citou em várias declarações na Comissão de Assuntos Estratégicos do Congresso Nacional. Ele disse que o Ministério da Defesa encontra-se defasado em pessoal especializado em Defesa e que seus funcionários são cedidos de outros órgãos da Administração Pública Federal. Realmente temos essa lacuna e o Min.Jobim, conhecedor do problema disse que… Read more »

alex
alex
12 anos atrás

Zero Uno, Que bom tomar conhecimento desses projetos em andamento. É gratificante ver que a evolução está acontecendo como um todo. Acho muito pertinente essa discussão no momento em que a voga é justamente o plano de defesa nacional. Outro ponto que percebi que necessita uma maior atenção é a capacidade do ministério da defesa no que tange o gerenciamento de crises. Ainda somos muito amadores e como diz meu pai “navalhas” neste assunto. Apesar de termos uma excelente escola de diplomacia, ainda não estamos abtuados a lidar com questões de grande monta envolvendo nações de destaque no cenário internacional,… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
12 anos atrás

Projetos…. isso é o que o Brasil sempre teve… porém sopra um vento “minuano” e muda tudo, e da-lhe projeto denovo… nesta constãncia é que o Brasil vai levando a vida e hoje vemos o que vemos… sucatas ambulantes… treinamento avançado para algumas ilhas e mais do mesmo para a maioria…

Zero, quando tiver mais informações sobre o MD97-L fala pra nóis!

Abraço amigo

Francisco

trackback
12 anos atrás

[…] na manhã do dia 18/06/09 as competições do Força Comandos 2009 com as provas de qualificação de fuzil e pistola, avaliação de distâncias e caçada. Na […]

trackback
12 anos atrás

[…] realizada na noite do dia 18/06/09 a prova de natação do Força Comandos 2009. A competição iniciou às 20 horas e terminou cerca de meia […]

Últimas Notícias

Exército Brasileiro testa variante de engenharia do Guarani

Capacidade deve ser implementada em todas as brigadas mecanizadas Os primeiros testes de campo foram iniciados no Arsenal de Guerra...
- Advertisement -
- Advertisement -