O Exército Brasileiro está na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP, para participar de um treinamento em área urbana.

O objetivo da simulação é que os militares estejam prontos para agir em uma situação real e parte dessa ação está sendo realizada em Caraguatatuba.

Na base operacional de Caraguatatuba, o primeiro dia foi para planejar as ações que serão realizadas ao longo de dez dias em área urbana. Cerca de 3.300 homens do Exército se instalaram em três pontos na cidade e trouxeram todo o equipamento necessário para simular atividades em que a intervenção militar é solicitada.

A proposta é praticar mais de seiscentos tipos de ocorrência. “Controle de bloqueios, controle de rodovias, controle de distúrbios em presídios, segurança de autoridades, e tudo o que envolve a garantia da lei e da ordem em uma operação deste tipo”, enumera o Major Heringer, chefe de Comunicação Social do Exército.

Esse treinamento acontece, simultaneamente, em mais dez cidades do estado de São Paulo. Na região do Vale do Paraíba, nove cidades devem receber as tropas para o exercício. O Major Heringer explica como se dá a ação: “A tropa vem fardada normalmente, como nós, e a Forop (Força Oponente) usa um gorro azul. A população, quando vê os militares com gorro azul, é para entender que se trata de uma simulação. E essa simulação é para treinar uma operação de garantia da lei e da ordem, que está prevista na missão constitucional das Forças Armadas”.

Fonte: VNews

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann
Zorann
14 anos atrás

Gostaria de saber por favor quais as cidades do vale do paraiba que fazem parte deste exercicio. Nos ultimos tres anos minha cidade e cidades vizinhas tem recebido tropas. A população acha o maximo, inclusive é permitida a visita das aeronaves onde as crianças podem entrar nos helicopteros, e recebem palestras sobre o exercicio em si. São inclusive organizadas excursoes escolares para ver de perto essas atividades. Acho isto de fundamental importancia para cativar a população, os jovens e demonstar a importancia deste evento Pergunto quais as cidades, pq nas ultimas duas noites tivemos aqui voos razantes de helicopteros a… Read more »

Guilherme Wiltgen
Guilherme Wiltgen
14 anos atrás

Zorann,

Não falei ainda com o pessoal do CAvEx, mas assim que tiver a informação, colocarei aqui no FORTE.
Com relação as últimas noites, estive semana passada conversando com o pessoal do 1°BAvEx e eles tem realizados vários voos noturnos, em Taubaté e região, com a utilização de OVN (óculos de visão noturna) e com isso as luzes das aeronaves são reduzidas afim de não ofuscar a visão da outra aeronave(que tbm está utilizando OVN), dando a impressão, para que observa do solo, que as luzes estão apagadas.
Abraços,

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Zorann em 02 jun, 2009 às 15:48

“…Moro num sitio afastado da cidade uns 10 km foi o maximo. Parecia que seriamos atacados…rsrsrs”

Ôôôô vida mais ou menos hein? kkkkkk. Muito bom!

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Zorann! E eu que moro em frente à Base Aérea de Campo Grande que possui em seu inventário: 12 A-29 Supertucanos 02 SC-95 SAR 02 C-95 Transporte e Lançamento de Cargas e Paraquedistas 02 C-105 Amazonas 03 Bell UH-1H Huey 01 U-42 Neiva Regente para Ligação e Apoio Administrativo 01 T-25 Universal para Ligação/treinamento A 500 metros fica o 3o BAvEx que possui por enquanto: 05 HA-1 Fennec Finalizando, estamos aguardando mais aeronaves ainda visto que a dotação de A29 será almentada, os Huey serão trocados por outra aeronave (possivelmente Black Hawks), mais 02 C-105 Amazonas e o 3o BAvEx… Read more »

Guilherme Wiltgen
Guilherme Wiltgen
14 anos atrás

Zero Uno,

O 3º BAvEx até o final do ano deverá estar com os seus Panteras aí em CG, mas Blackhawk, só da FAB, pois os HM-2 continuarão no 4º BAvEx em Manaus.
Provavelmente teremos alguns EC-725 Super Cougar da AvEx aí!
Abraços,