fal-imbel

“Eu li umas coisas bem cabeludas aqui. Passei doze anos no EB. Fui oficial de tiro de batalhão e, sinceramente, nunca vi um FAL de cano torto. Aliás, conto nos dedos de uma mão só as vezes que vi um fal falhar. Quando falhava, era o soldado que não tinha regulado o escape de gases. Bem, cá entre nós, o maior problema do FAL era o tamanho, o PARAFAL melhora muito. Fora isto, não troco ele por 99% das armas que tem por aí. Ele não vai te deixar na mão se vc souber usar. Abs”

Nveras

Comentário selecionado do post EB transforma FAL em PARAFAL.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
não quero me identificar
não quero me identificar
14 anos atrás

Concordo plenamente com o que foi dito, acredito até que existe uma politica internacional para nos obrigar a utilizar a 5,56 pois nada como um bom colete para segurar o projetil…Pelo que tenho lido o ideal, segundo elles, para as nossas FFAA é uma espingarda de chumbinho, pois doi menos no peito dos estrangeiros que desejam o fim de nossa patria para nos roubar (como fizeram pelo mundo subdesenvolvido)

Por mim, mandem todas as 5,56 pro lixo, e mantenham o 7,62 que, alias, é um terror mesmo na floresta amazônica.

Bandeira
14 anos atrás

Assino embaixo, muito melho que a maioria dos que estão por ai.

Colt
14 anos atrás

Num acredito que o Parmera perdeu!

KeplerK
KeplerK
14 anos atrás

Arma muito confiável e precisa. Só podia ser um pouco mais leve.

Ferrazfa
Ferrazfa
14 anos atrás

Projétil mais estável com trajetória mais tensa que o 5.56. Ótima para selva.

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Arma muito robusta e confiável. Porem já deu o que devia dar, hoje é obsoleta, graças aos novos materiais mais leves e resistentes. Possui sérios problemas como o peso e a falta de ergonomia. Vi fotos de soldados utilizando o FAL com coronha rígida em ambiente fechado, pra mim é um herói!!!

Ten. Rocha
Ten. Rocha
14 anos atrás

O único problema do FAL, é a impossibilidade de adaptar acessórios como lanternas etc. O calibre é perfeito, tem altíssima letalidade e comporta-se muito bem na selva. Quanto ao uso de materiais mais leves, até pode ser, mas asseguro aos senhores que é uma arma MUITO RESISTENTE.

luciano
luciano
14 anos atrás

ninguém veio falar mal do FAL? dizer que ele é um m*** e cia?

To estranhando…

Sandro
Sandro
14 anos atrás

Caros Amigos, todos sabemos que o FAL e uma tecnologia ultrapassada mas o calibre da criança é algo que o EB não deve dispensar, acho que um redesenho do FAL e muito mais interessante que essas armas de 5,@# que tão tentando nos empurrar guela a baixo, ná selva nada substitui um FAL, acho que a Adição de Polimeros, Menor cano, Coronha retratil etc… sao boas modificações mas ainda tem outras que precisam ser aplicadas, espero que o novo FAL da imbel mantenha o mesmo calibre, deixamos o 5,56 para tropas de assalto e policiamento pq na selva tem que… Read more »

felipe
felipe
14 anos atrás

graças a Deus apareceu alguém falando algo sério!
muitos nunca deram um único tiro e ficam tentando vender a idéia de “fuzis modernos”.
ainda não vi um fal de cano torto!
mas já vi um mateial promocional onde aparecem várias fotos do fal modificado, entre eles com lanternas táticas e lunetas.
abraço a todos

Emilord
Emilord
14 anos atrás

Colt em 21 out, 2009 às 22:49,
Galo!!!

Palazzo
14 anos atrás

Olá pessoal
usei o Pára-fal e nunca tive problemas.
como disseram é só saber usar.
Pra quem é esperto tem até o lugar para guardar o lubrificante.
abçs

José
José
14 anos atrás

Ainda bem que alguem falou algo sensato, a maioria dos comentarios feitos sobre o fal são baseados em calunias, o fal é uma arma soberba, com letalidade altíssima, concordo que é grande e pesada, porem tambem concordo que sua modernização é uma ótima ideia, só um lembrete,não acereditem em tudo que leem, procurem se informar, calibre 5,56 é piada.

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

5.56 mm = .223

.223 nos catalogos de armas de caça americanos, é recomendado para a caça de coelhos!

João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

Colt em 21 out, 2009 às 22:49, Galo!!! [2]

Boa Emilord! Bica eles galaço!
Ok, acho que o Fal é muito bom também, mas a modernização dele é algo que é imperativo que seja feito. E também acho que deveria ser transferido para indústrias brasileiras a responsabilidade de produzir um produto nacional que se adeque às nossas exigências para o combate em ambientes fechados e etc. E produzir armas de outros países sob licença: Não!

Alexandre L
Alexandre L
14 anos atrás

Bem, não sou militar e minhas esperiencias são com os .223. Já testei os 7,62 e digo que atravessa metal como se fosse manteiga. Se fosse a um combate militar ira com esse. Acho que o EB não deve mudade de calibre. Mas de armamento… fico com os HKs que gosto muito.

Marine
Marine
14 anos atrás

Eu havia postado esse comentario no post original do Cinquini e gostaria de posta-lo aqui tambem apenas para esclarecer alguns pontos equivocos que continuo vendo no comentario de alguns… “E cada coisa que se escrevem aqui tem hora….Reclamam de M16 e elogiam a FN, mas se esquecem que e a FN que fabrica os M16A4 americanos. Usam a historia de galhos que desviam 5.56mm mas ninguem tem tal relatorio de tal estudo do CIGS… Pergunto, 7.62mm nao desviam tbm? Poxa eu ja cansei de ver .50 desviar…Balistica nao e tao simples assim, existem milhares de incognitas que podem fazer calibre… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Outra tem gente que adora usar youtube como se fosse vindo de tableta de pedra no Monte Sinai…Entao sugiro olharem videos por exemplo de batalhas recentes como Fallujah e poderao ver que esse negocio de cada disparo produz um acerto e coisa de filme… A maioria dos disparos efetuados por um infante no bem da verdade sao para possibilitar a manobra dele ou de sua equipe a fim de se aproximar, cercar, flanquear o inimigo… Ou seja, dispara-se mais para manter a cabeca do inimigo baixa do que para qualquer outra coisa. Tanto e que a missao do GC do… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Bem, pra ser honesto essa história de “cano torto” do FAL é inacreditável… começa que se um 7,62 X 51mm estiver com o cano torto acho que explode na cara do combatente… Nos meus dois anos de EB nunca vi FAL de cano torto. E a manutenção dos FAL do EB é excelente, salvo exceções. O que acontece de verdade é que pra regular a mira dele o combatente tem que fazer curso de balística, rsrsrs… Mas isso são outros quinhentos… O FAL é uma arma muito confiável, mas já deu o que tinha que dar. O EB deveria deixar… Read more »

EL
EL
14 anos atrás

Essa história do calibre já rendeu bons papos no “xat”.

Marcus Piffer
14 anos atrás

Posso assinar junto com você, Marine?

José
José
14 anos atrás

Como nosso amigo postou acima o calibre 5.56 e indicado para matar coelhos,vejam bem, se clibre não fosse inportatante me digam porque as policias estaduais mudaram do 38 para .40, e na verdade a maioria dos policiais gostariam do calibre 45, o calibre 762 vem sendo utilizado a muito tempo e ja provou seu poder, assim como 0 45. é pesado mas funciona, uma vez que se acerte o alvo, em qualquer parte, o mesmo esta incapacitado, prefiro carregar mais peso e menos munição e confiar em cada disparo.

Marine
Marine
14 anos atrás

Marcus,

Fico honrado com a sua concordancia!

Semper Fi!

Marine
Marine
14 anos atrás

Jose,

“…uma vez que se acerte o alvo, em qualquer parte, o mesmo esta incapacitado…” Nao se ingane amigo ja vi muito insurgente levar tiro de 7.62×51 e continuar correndo tambem!

Nao existe o calibre “bala de prata” pra fuzil em que qualquer disparo incapacita o alvo….Isso e lenda! O senhor diz nao se importar com o peso, entao com certeza nunca foi infante…Nao existe infante no mundo que diga uma coisa dessas! Basta a primeira marcha forcada que o senhor mudara sua opiniao, lhe garanto!

Sds!

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

José: Complementando o que o Marine disse, peso faz diferença sim. Pra um soldado de 19 anos e 65kg, 5 kgs de fuzil fazem diferença, ainda mais quando somados a 5 de colete, 4 de capacete, 25 (no mínimo) de mochila, mais uns 3 de fardamento, granadas de mão e de bocal, peças das armas de apoio (tubo do morteiro 60mm, por exemplo), material de sapa, etc. Agora, o FAL tem um problema que, esse sim, em minha opinião, é gravíssimo e incontornável: poucas munições no carregador (20) o que faz com que o combatente tenha q levar MUITOS carregadores… Read more »

José
José
14 anos atrás

Caros amigos.

Concordo que o peso total do equipamento tem de ser levado em conta,e gostaria que cada soldado tivesse um HK G36, porem, trocar FAL por AR15, M16, AK47 etc., na minha opinião não haveria vantagem em relação ao FAL,e outra coisa que ja foi citado não existe colete para 762 já para 5.56 sim.
Sr. Marine, me diga em que região co corpo o suposto insurgente recebeu um projetil 762 e continuou correndo ?

Marine
Marine
14 anos atrás

Exatamente Felipe Cps, e olha que voce ainda nao citou equipamentos necessarios no campo moderno para o infante como oculos de visao noturna, GPS, miras e seus acessorios, comida, agua enfim….

Outra um colete hoje com suas placas de gesso esta pesando na casa dos 10 kg, basta ver as fotos de tropas ocidentais no Afeganistao para ver que alguns estao carregando mais de 50% do seu peso corporal e o pessoal ainda vem falar que peso nao importa!

Semper Fi!!

josé servello
josé servello
14 anos atrás

Já faz muito tempo que tive o privilégio de utilizar o FAL,e até hoje ele está em evidência porque é fatal. Entre os comentários existe um que diz que quem leva 6 carregadores de FAL tem menos da metade de munição daquele que leva 5.56mm com o mesmo peso. O importante não é a quantidade e sim a qualidade da munição. Ele disse que levou 280 de 5.56 mm,mas talvez foi para caçar coelhos. E se foi para combate acho que ele está vivo não pelo poder de fogo e sim porque o adversário também estava usando o mesmo calibre.… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Jose, Existe sim colete que suporta disparo de 7.62mm e aquele mesmo colete que suporta disparo de 5.56mm rsrsrs…Alias apesar de nao serem projetados para tal ha casos de gente que sobreviveu disparo de .50 gracas as placas de gesso (SAPI) nesses coletes. Insurgentes continuam combatendo inclusive em Fallujah em que muitos estavam drogados apos receberem disparos em extremidades e ate na parte baixa abdominal, claro muitos devem ter morrido por perda de sangue depois mas o que quero dizer e que nao houve morte instantanea como imagina o senhor. Alias incapacitacao instantanea somente no “T” da cara ou disparo… Read more »

Fabio Silva
Fabio Silva
14 anos atrás

o calibre nem sequer pode entrar em discussão… para se ter uma ideia da letalidade dos calibres é só comparar a a energia cinética de cada um… o diâmetro e o formato do projétil vão te dizer o quanto dessa energia irá se transferir ao alvo. qualquer um que saiba um pouco de física pode comparar e ver que o 7.62 é muito mais letal. sobre o “desviar”, quanto maior o momento linear do corpo, mais difícil será desvia-lo… comparando uma g36 com fal temos: velocidade de saida: g36-920 m/s; Fal-850 m/s massa do projétil: 5.56 nato-4g; 7.62 nato-9.33g sem… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Jose Servello, Facamos o seguinte… O senhor va a qualquer patrulha com seus 120 cartuchos de 7.62mm e quando acabar tudo depois de alguns poucos minutos de combate cerrado quem dira horas, nos chame no radio para socorre-lo e talvez teremos tempo de chegar la antes que sua posicao seja tomada. Nao se preocupe os “coelhos” que cacei utilizavam 7.62×39 e 7.62×54, maior e mais poderoso ate que o seu louvado 7.62×51. O senhor sabia da diferenca? Tenho um colega que levou ate um de SVD Dragunov (7.62×54) no capacete e sobreviveu, se quiser ponho ate o nome dele aqui…… Read more »

Fabio Silva
Fabio Silva
14 anos atrás

tchê um cidadão que recebe um disparo de .50 mesmo que com colete, tem sua sentença de morte praticamente decretada. o colete serve para barrar o projetil e absorver parte de energia do mesmo, mas o resto vai para o corpo do soldado. Imaginem a seguinte situação um soldade recebe um tiro de .50 (energia media de 18000j) 50% o colete absorve (que duvida que haja um colete que faça isso), 9000j vão para o corpo do combatente se compararmos com um 7,62 que em media tem 3000j e já faz um grande estrago…. é meu amigo Marine que migué… Read more »

Samuel
Samuel
14 anos atrás

.556 pra caçar coelhos?!?! Fica na reta então!!!! Tem cada uma.
O calibre 5.56 é extremamente danoso ao tecido humano, quem diz o contrário é mentiroso. No caso do Afeganistão a utilização do antigos M14 se dá pelo terreno desértico, em sua maioria o alcance é primordial num combate nas montanhas ou deserto.

Marine
Marine
14 anos atrás

Pois e Samuel,

Estamos cheios de imbecis e incompetentes em todos os exercitos do mundo que utilizam o 5.56mm, inteligente e expert mesmo so leitor de blog e “Commandos” de TG….

O 5.56mm e tao ruim que ate os russos criaram a versao deles, o 5.45mm!

José
José
14 anos atrás

Caros amigos.

Tambem não quero ofender ninguem, acredito que estamos debatendo um assunto e cada qual coloca seus argumentos, em se tratando de calibre, acho que tem importancia sim,precisamos tomar cuidado com os padrões americanos, pois sempre algo nebuloso, por que para os grupos de operações especiais eles utilizam fuzis FN belgas, e tambem discutem a mudança do calibre dos mesmos ???

Marine
Marine
14 anos atrás

Mas nao tem problema tinha gente que queria ensinar Ayrton Senna a dirigir….

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Senhores: A vantagem de um calibre menor resulta da redução no peso do armamento em si, mas, principalmente, da quantidade de munição que o combatente porta consigo! Matemática simples. E acreditem, se você vai pro combate você vai querer levar toda a munição que puder carregar! Sua vida depende da quantidade de tiros que tem, muito mais do que da potência dele! Isso porque o combate é muito mais MANOBRA do que ABATE simplesmente. COMBATER NÃO É CAÇAR, o seu oponente também atira, e é para isso que existe manobra, apoio de fogo, desbordamento, infiltração, etc; tudo isso exige munição… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Jose,

Uma coisa nao tem a ver com a outra, todos os M16A4 do USMC sao fabricados pela FN, so as M4 e que sao feitas pela Colt. O SCAR e feito pela FN tambem mas a maioria deles e 5.56mm. Os 7.62mm sao utilizados na funcao DM como ja mencionei acima em TO em que o comabte de infantaria passa do normal 0-300m de distancia.

Voce cita as forcas de op. especiais americans, bem a Delta e DEVGRU utilizam o HK416/417 mas a maioria sao 5.56mm e mais uma vez os 7.62mm sao para outra funcao.

Sds!

ADROALDO
14 anos atrás

Boa tarde senhores, 1) Gostaria de saber se o comentarista que usa o codinome “Marine” é um soldado brasileiro que serviu para os Estados Unidos da América. Me pareceu que sim, pelos seus comentários. 2) Quanto ao calibre, tem sentido sim o 5.56 quanto ao peso e ao uso de manter cabeça abaixada dos adversários. Da mesmo forma, ele abate adversários tambêm como qualquer arma. O que ocorre, é que o cenário em que esses combates aconteceram nos últimos anos era em campo aberto, sem obstáculos, e os oponentes, em sua esmagadora maioria, só tinham o peito para receber as… Read more »

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhores senhores…tsc tsc tsc, há meu ver devemos observar muito bem o nosso teatro de operações, afinal estamos falando aqui de equipamento “padrão´´ do EB e quiçá das outras forças armadas(Porque essa é a tendência preconizada pelo Ministerio da Defesa-padronização de equipamentos-). Jamais devemos mudar o calibre de nosso fuzil, apenas porque isso é uma “tendência´´ mundial. Afinal armamento é diferente de style fashion. O teatro de operações na selva exige que o calibre seja portentoso, caso não seja, se perdera muito em efetividade devido a peculiaridade vegetal densa da selva. Outro sim, temos o combate aproximado em área urbana,… Read more »

ADROALDO
14 anos atrás

Para COMANDANTE MELK,
Concordo plenamente com suas afirmações !!!!

Don D
Don D
14 anos atrás

Senhores, vou compartilhar minha modesta experiência, Sou 2º Sargento da reserva, servi 3 bons anos na infantaria Blindada, mas na QM de Material bélico. Tive a oportunidade de atirar com todo o tipo de armamento das 3 forças e de nações estrangeiras também, e posso dizer que o calibre de 5,56 é tão bom quanto 7,62, apenas observando-se certas condições. O 7,62 para um combate que exija maior poder destrutivo e combate na selva é o mais indicado, como em situações de veículos levemente blindados, é claro que tb está sujeito a desvio de trajetória, mas menos do que o… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Eu discordo da mentalidade de que tudo no EB se revolve ao redor da Amazonia, alias qual foi a ultima vez que uma companhia ou batalhao brasileiro se envolveu em qualquer combate na Amazonia? Ao contrario nossos homens correm mais risco e veem mais combate nos morros do Rio e no Haiti hoje do que em qualquer outro lugar! A tendencia do pais conforme sus influencia cresce e seus ambitos internacionais sejam desafiados sera maior e maior participacao de tropas nacionais em TO extrangeiros do que na Amazonia…Vejam bem ela e importante mas nao e o unico TO que o… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Don D,

E isso mesmo, como ja cansei de citar, cada um tem sua funcao! Nao podemos dizer que nem um nem outro nao presta…Isso e coisa de leigo e simplistas.

SF!

Luan
Luan
14 anos atrás

Não sei quantos gravetos ou folhas são necessarias para desviar tanto assim uma bala calibre 5,56,combate na selva é fechado,corpo-a-corpo,nem uma 22 tem tempo para desviar rsrs. Os Colegas ja falaram acima,ninguem vai atirar igual o chuck Norris,um tiro-um kill,muito pelo contrario,vai mais na sorte,tenho esse tipo de instrução tbm.no meu caso,é um pouco diferente…mas enfim. Como disse o marine,fogo serrado,fara o inimigo manter sua posição,se esconder e evitar que ele lhe ataque,quem tem mais balas ataca mais,e se alguem aqui falar que a defesa é o melhor ataque,eu xingo hehe. o colega Felipe tbm ja disse,se um infante cai… Read more »

Francoorp
Francoorp
14 anos atrás

Chegei no Drama…o Meu FAL é este:

http://www.dsarms.com/SA58-SPR-Special-Purpose-Rifle-308-Cal—-SA58SPRCAL/productinfo/SA58SPRCAL/

Pra caçador, é Claro.

Para outras forças estes, até com preço galera!!!:

http://www.dsarms.com/SA58_FAL-Rifles/departments/8/

Clica em cada um, veja cada modelo, cada ascessorio e vejas que não é ultrapassado não!!!

Viva o FAL !!!!!!!!!!!!!!!!

ADROALDO
14 anos atrás

Obrigado MARINE pela resposta Da mesma forma, concordo com o que disse o DON D, O FELIPE CAPS, E O MARINE. O que NÃO CONCORDO, é com a padronização pura e simples de todo e EB. Pois como já foi falado várias vezes pelos senhores é que cada munição, seja 5.56 ou 7.62 tem um perfil de utilização mais favorável para um ou outro cenário, e, se padronizássemos o calibre não seria o mais recomendado, imagino. Pois para alguns cenários serviria o 5.56, já para a floresta cerrada, no mínimo o 7.62, em razão dos motivos que já foram expostos… Read more »

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Marine,

concordo contigo em gênero, número e grau (concordo com tudo). Penso que é simplismo achar que um é melhor que o outro e pronto. Penso que temos de levar em consideração um monte de fatores que alguns nem imaginam que possa existir. Para mim, os dois tem vantagens e desvantagens. Vejamos, então, o que iremos fazer para escolher aquele que é melhor para a situação.

Um abraço.