vinheta-clipping-forteEspecialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram na quinta-feira ao Iraque e aos Estados Unidos que garantam que a matança de ao menos 14 civis iraquianos em 2007, pela qual foram acusados seguranças da empresa Blackwater, chegue até a Justiça.

blackwaterO Iraque disse na segunda-feira que apresentaria uma ação judicial contra a empresa de segurança norte-americana pelas mortes em Bagdá, rechaçando a decisão de um juiz dos EUA que na semana passada rejeitou as acusações.

A ONU disse em comunicado que o caso ressaltava a necessidade de uma “supervisão credível” das empresas de segurança que trabalham para os Estados Unidos e outros governos em zonas de guerra.

Bagdá e Washington devem cooperar para resolver a matança, cometida em uma rotatória de Bagdá em setembro de 2007, “e os envolvidos devem ser responsabilizados por completo”, indicou.

O incidente da Blackwater destacou o crescente uso por parte do Pentágono de seguranças privados em zonas de guerra, e para os iraquianos simbolizou o desprezo a suas vidas por parte das forças estrangeiras no país.

Os guardas de segurança privada que protegiam o pessoal norte-americano receberam imunidade perante o processo nas Coster iraquianas após a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

“Respeitamos a independência da Justiça dos Estados Unidos e os requerimentos para um devido processo, mas nos preocupa que a recente decisão de rejeitar o caso contra os guardas da Blackwater leve a uma situação na qual ninguém seja responsabilizado pelas graves violações dos direitos humanos”, disse a presidente do grupo de especialistas independentes da ONU, Shaista Shameen.

FONTE: REUTERS / Agência Estado – Reportagem de Stephanie Nebehay

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vassili
Vassili
14 anos atrás

Fallujah……………………….

É só disso que os remanescentes soldados americanos ainda no Iraque não precisam neste momento………….

mas a Blackwater agora tem outro nome, né??????????

abraços.

El  Carajlo
El Carajlo
14 anos atrás

Os iraquianos não tem forças para lutar, eles se faze de coitados desde sempre, não é a toa que sempre sofrem. Veja os indianos, lutaram até o fim pela independência da Inglaterra, ganharam na paz sem guerra. Veja o brasil, que ganhou na ameaça (independência ou morte), isso é, sabemos que no caso do Brasil houve vários conflitos, mas isolados. Um país impõem respeito, é quando o povo se une em um so movimento. Se os iraquianos querem a BlackWater longe de la, preparem-se para enfrenta-los de peito aberto. Pois se depender os EUA e dos Direitos Humanos (dos bandidos)… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

El Carajlo, na verdade no Brasil não houve ameaça, a independência foi mais jogo político do que qualquer coisa. Claro, houve movimentos populares, mas eles não foram os responsáveis da separação de Portugal.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Correto o pensamento que o povo iraquiano precisa se organizar.

Mas o direito internacional também precisa de adequar pois, as mudanças, a globalização não devem ocorrer somente para dar lucros a determinados grupos mas para que tenhamos melhores relações com outros povos.

Saci
Saci
14 anos atrás

Será que o Iraque poderá torturar e prender da forma que desejar os operadores da BlackWater, afinal a empresa não assina o tratado de Genebra.

Invincible
Invincible
14 anos atrás

A independência do Brasil foi comprada na verdade. O Governo Inglês queria acesso irrestrito ao mercado Brasileiro e isso se daria com a indepenência do Brasil. Então um acordo foi costura junto ao governo de Portugal no qual o governo da Inglaterra pagou aos portugueses 2 milhões de libras (Na época um verdadeira fortuna) pela independência do Brasil. E o Brasil pagaria a dívida aos ingleses, ou seja o Brasil já nasceu com dívidas. Enfim, sabemos que essa dívida já foi paga 100 vezes. Mas enfim, nem para lutar pela própria independência o povo desse país lutou. Por isso os… Read more »

Chacal
14 anos atrás

Na tchechenia ninguém lembra os horrores dos russos,da China,Coreia do norte, e de Cuba,no Iraque ninguém sabe quando um é civil ou terrorista,diferente daqui esse caso está sendo investigado lá pelo Fbi,cinco fora já indiciados.

El  Carajlo
El Carajlo
14 anos atrás

Invincible em 08 jan, 2010 às 9:24

Isso é bem a nossa cara, o “jeitinho Brasileiro” deve ter nascido dai.
Deus salve a Inglaterra!! rsrs