Novo embaixador dos EUA quer aprofundar parceria para o século XXI

15

vinheta-clipping-forteO novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, chegou hoje (8) pela manhã a Brasília.

Bem-humorado e em um português fluente, ele agradeceu a presença da imprensa que o aguardava e disse que é um prazer estar de volta ao Brasil, onde serviu de 1989 a 1992.

Shannon afirmou que se esforçará para aprofundar as relações com o governo brasileiro e elaborar uma agenda comum Brasil-Estados Unidos para o Século 21.

“É um grande prazer estar de volta aqui no Brasil. É um país muito importante para nós. Vamos começar a trabalhar hoje (sexta-feira), aprofundando a parceria para o Século 21”, disse o embaixador norte-americano.

A ideia do diplomata é entregar os documentos ao Itamaraty ainda hoje.

Por quase oito meses, o Senado norte-americano protelou a aprovação do nome de Shannon por falta de consenso entre republicanos e democratas.

Shannon foi indicado pelo presidente Barack Obama ainda quando ocupava a Subsecretaria do Departamento de Estado para as Américas. A indicação ocorreu em maio do ano passado, mas só em 24 de dezembro de 2009 houve a aprovação.

Shannon vai apresentar suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias, mas ainda não há data definida. Para o governo brasileiro, a escolha de seu nome para comandar a Embaixada dos Estados Unidos é motivo de comemoração, já que Shannon é um dos melhores representantes da diplomacia norte-americana.

Com uma extensa carreira diplomática, Shannon foi assistente da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Ele passou também pelas embaixadas da Venezuela – país que mantém uma tensa relação com os Estados Unidos – e África do Sul – exatamente no período das negociações pelo fim do apartheid (regime de segregação racial).

Até novembro de 2009, Shannon ocupava o cargo de subsecretário do Departamento de Estado para as Américas. A controvérsia em torno de sua indicação foi causada pelas divergências da política interna norte-americana. Os vetos ao seu nome – que foram retirados posteriormente – foram dos senadores republicanos Jim DeMint e George LeMieux.

Tanto DeMint quanto LeMieux discordavam das posições assumidas por Shannon na condução das negociações dos Estados Unidos para buscar um acordo pelo fim da crise política em Honduras. Os norte-americanos foram responsáveis pela intermediação de um acordo para que o presidente deposto hondurenha, Manuel Zelaya, retornasse ao poder. O acordo não foi efetivado.

FONTE/FOTO: Agência Brasil/A. Dusek-AE

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lol
Lol
14 anos atrás

F-X2???

Yluss
Yluss
14 anos atrás

hehe, pensei imediatamente a mesma coisa, mas é difícil que o presidente da republica, que é tão próximo e declarado apreciador da aliança com a França, vá se impressionar com qualquer pressão que Obama mandasse agora no frigir dos ovos…

ou não?

El  Carajlo
El Carajlo
14 anos atrás

Indicado por Barak Obama?

Meu deus!!

Chegou a nossa vez!!

Luiz Sibut
Luiz Sibut
14 anos atrás

Parceria… taí uma palavra que não quer calar!

Paulo Renato
Paulo Renato
14 anos atrás

Será que vai algo desse Embaixador que possa mexer coma França ???

Ele vai ter que ser muito bom para provar que os americanos podem poassar algo sem problemas ao atual governo.

Abs.

marco antonio
marco antonio
14 anos atrás

Vai continuar a mesma coisa,este novo embaixador não pode soltar um peido sem falar com seus superiores primeiro.

lc
lc
14 anos atrás

“Vamos começar a trabalhar hoje (sexta-feira), aprofundando a parceria para o Século 21”, disse o embaixador norte-americano.”

Dear Mr. Shannon,

Don’t worry about work on friday.
Here in Brasília, at federal government, nobody works this day. Only ordinary people…
Better go to the beach.
Sorry about my english.
Wellcome to Brasil.

PEDRO
PEDRO
14 anos atrás

Desde que esse “aprofundar parceiria para o século XXI” não se resumo em aumenta o imperialismo deles aqui, que venham comprar nossos produtos.

ABRAÇOS.

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

Será que ele vêm trazer umas vespas e levar alguns pássaros bicudos?
Abs

El  Carajlo
El Carajlo
14 anos atrás

Paulo Renato em 08 jan, 2010 às 19:20 EU ja vinha falando faz tempos. na Amérila Latina, o Brasil em especial, tem potencial de crescimento, comoo mercado esta se abrindo para a multilateralidade, os EUA nós vem como uma coisa heterogênea. Mas por que? tenho algumas alternativas, la vão! (1) Somos uma cobra criada, abandonada pelos EUA, estamos nos afastando deles e abrindo caminho para a multi lateralidade, e (possível hipótese)arrastando os nossos vizinhos junto. Nos desviando dos caminhos dos EUA. (2) Podem estar tento uma estratégia para diminuir essa multi lateralidade, para nós aproximarmos outra vez dos EUA, mas… Read more »

ezeca
14 anos atrás

esse e a oportunidade de nos darmos o rerspeito
fazer acordos de gente grande ele chegou sobre forte
presão, concerteza esta querendo mostra serviço
e o momento ecônomico numca foi tão favoravel.
so espero sejamos cautelosos e espertos
e não darmos uma de FAB. agindo por orgulho.
[]s

El  Carajlo
El Carajlo
14 anos atrás

lc em 08 jan, 2010 às 19:49

Foi força de hábitos, para que todos penem que ele esta ansioso para chegar na embaixada e “trabalha”, mas dai uma semana, ele toma um cachaçinha, horas, ele ja morou aqui antes.

lc
lc
14 anos atrás

El Carajlo em 09 jan, 2010 às 13:35

Tá certo. O homem tá escolado no ritmo de Brasília.rs
Mas acho que cachacinha mesmo, vai rolar e bastante no encontro dele com o molusco.

Abs.

ezeca
14 anos atrás

mais e claro eles tem bom gosto
ou devo dizer refinado;-)

Bandeira
14 anos atrás

Dois comentários, no mínimo estranhos: Indicado por Obama; E, não pode dar um “P” sem pedir autorização!
Até onde sei não há nada de estranho em um presidente indicar um Embaixador, e seria de estranhar, este mesmo Embaixador, fazer algo sem autorização de seu Governo.