Graduacoes das Forças Armadas Brasileiras

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan
Luan
14 anos atrás

Nas PM’s a simbologia dos postos é quase identica ao Exercito(ja que é força da reserva)Mas a graduação maxima é para Coronel,e inexiste taifeiros.

[]’s

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Na minha modesta opinião os postos de General-de-Divisão, Tenente-Coronel e as graduações de Subtenente e Taifeiro(s) são totalmente supérfluos ao Exército Brasileiro, hoje em dia. General-de-Divisão: deveriam ser apenas dois postos de Generais em tempos de paz, General-de-Brigada e General-de-Exército. Qualquer um dos dois poderia executar a atribuição do General-de-Divisão. Tenente-Coronel: Nada que um Major ou um Coronel não possa fazer. Subtenente: Nada que um Primeiro-Sargento não possa realizar. Taifeiros: a função do taifeiro é uma das mais importantes numa força terrestre, mas não é nada que um Cabo ou Terceiro-Sargento não possa realizar. Por que se mantém? Tradição (bom)… Read more »

Monte
Monte
14 anos atrás

Felipe,
Se pensarmos assim talvez até um soldado possa fazer a função de alguns generais… Os postos e graduações existem pois para cada uma delas ha funções inerentes previstas em regulamento e também como formar de motivar e premiar através da promoção aqueles que merecem.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Monte em 13 jan, 2010 às 9:18: Monte, respeitosamente discordo. Veja bem, a origem dos postos/graduações é um tanto confusa, e se perde na poeira dos tempos, mas a maioria efetivamente teve no passado relação direta com as funções. Assim é que o Marechal, por exemplo (antigamente Marechal-de-Campo ou em alemão “feldmarschall”) era o “Juiz” das Competições de Justa, na Idade Média, com um posto de comando na cavalaria do período. Mesma forma, o Tenente (ou Lugar-Tenente – da onde se manteve o termo “lieutenant” em inglês) era o oficial de menor graduação na hierarquia militar da Infantaria na Idade… Read more »

Monte
Monte
14 anos atrás

Felipe: Apesar de concordar com vc em alguns pontos, a coisa vista de dentro é um pouco mais complicada. As situações a que vc se refere como por exemplo um aspirante responder pelo comando de uma cia(aspirante não pode comandar cia)Acontecem pela falta de oficiais. Um capitão é quem esta apto para tal função ele tem no minimo sete anos de oficialato. A diferenciação entre segundo e primeiro ten também é muito importante. Um 1º ten com 5 ou 6 anos de oficial tem muito mais responsabilidade que um segundo ten recem egresso.O interstício médio entre capitão e major é… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Monte:

Ehehehe.. é PQD??? Hehehehe, cocô de avião… 🙂

Cara, sei lá. Concordo mas discordo, pode ser? 🙂

Broe, entendi o q vc quis dizer e acho q jamais teria como sugerir redução de salários prum EB pobre como o nosso. Entendi, mas isso entra na conta do “corporativismo” (pra mim). O que eu tava falando era de hierarquia para o combate, simplesmente. Mas beleza, cada um cada um.

Abs.

Rodrigo - DF
14 anos atrás

Boa Galera,
Cada posto tem sua função e particularidade.
Se ate hoje existem esses postos intermediários como Taifeiro, Ten Coronel, Sob Oficial etc. e porque são necessários.
Não foi uma alma iluminada que teve uma ideia de inventar esses tipos de postos de serviços, concretiza teve um planejamento para incorpora esse tipo de posto.

De Luto!

Selva
13 anos atrás

“sigla marcada em baixo relevo “E.U.B.”, ou seja, Exércitos Unidos do Brasil).” – Felipe Cps – Império do Brasil (1824 a 1891): após a Independência do Brasil (1822), D.Pedro I ordenou a elaboração de uma nova constituição. Nesta, promulgada em 1824, ficou definido o novo nome do país, fazendo referência ao sistema imperial de governo. __________________________ E pensar que jurei defender gente assim… – Estados Unidos do Brasil (1891 a 1969): com a Proclamação da República, o nome de nosso país mudou novamente, pois era necessário retirar a referência aos sistema monárquico. A expressão “Estados Unidos” reforçava a unidade territorial… Read more »

Kelly
Kelly
13 anos atrás

eu queria saber o que é cabo-rancheiro e delegado de base.

tambor
13 anos atrás

AO FELIPE CPS

______________

EDITADO POR CONTER ATAQUE PESSOAL

Fernando Vidal
Fernando Vidal
1 ano atrás

Penso que o Exército Brasileiro deveria criar as patentes de soldado de 2a e 1a Categoria. Os soldados de 2a categoria deveriam ser
todos aqueles concluintes do CFC realizado em unidade militar e os soldados de 1a categoria aqueles especializados com mais de um ano de serviço como no caso dos soldados paraquedistas, atiradores de elite, operadores de rádio, motoristas, socorrista, Aux manutenção mecânica, elétrica, etc.seria uma forma de incentivar a profissionalização da tropa.