Vice-presidente da Venezuela renuncia ao cargo, confirma fonte do governo

9

vinheta-clipping-forteCARACAS – O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizález, apresentou sua renúncia a ambos os cargos, confirmou nesta segunda-feira uma fonte do governo. Vários veículos de imprensa locais divulgaram que ele teria saído por motivos pessoais. Além disso, sua esposa e ministra do Meio Ambiente, Yuvirí Ortega, também renunciou ao cargo. Ambas as renúncias foram apresentadas ao governo venezuelano no sábado. Na madrugada de domingo,o governo venezuelano tirou do ar seis canais de TV a cabo do país sob a justificativa de terem desrespeitado a Lei de Responsabilidade Social em Rádio e Televisão que prevê, entre outras coisas, a transmissão de conteúdo governamental em cadeia nacional.

Segundo a BBC Brasil, fontes próximas ao Palácio de Miraflores afirmam que duas hipóteses estão sendo consideradas para explicar a saída de Carrizález.

Uma delas é que ele teria discutido com um ministro durante reunião de gabinete, e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, teria dado razão ao ministro, desautorizando o vice-presidente. Outro rumor é de que Yubirí Ortega teria tido uma dura discussão com Chávez, o que teria motivado a renuncia do casal.

Enquanto o novo vice-presidente não for nomeado, no caso de ausência do presidente venezuelano, a presidente do Congresso, Cília Flores, assume o cargo interinamente.

De acordo com o jornal venezuelano “El Universal”, de Caracas, o general Carlos Mata Figueroa seria o substituto de Carrizález no Ministério. O nome do novo vice-presidente, no entanto, ainda não foi anunciado.

Carrizález, militar aposentado considerado um dos homens fortes do governo do presidente Hugo Chávez, havia ocupado anteriormente o cargo de ministro da Habitação e assumiu a vice-presidência depois que o presidente renovou seu gabinete em 2008 após sua primeira derrota eleitoral.

“Por meio de um comunicado de imprensa, Carrizález esclareceu que sua demissão não representa nenhum desacordo com o Executivo e que qualquer outra versão sobre o caso é falsa e tendenciosa”, disse o canal estatal Telesur em sua página na Internet.

FONTE: O Globo / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

“Enquanto o novo vice-presidente não for nomeado” (…)

“O nome do novo vice-presidente, no entanto, ainda não foi anunciado.” (…)

Ah, quão poderosa é a democracia na Venezuela… O Ditador NOMEIA seu vice, não é o povo que o elege!

Certo estava Lobão: “O que é a democracia ao sul do equador?”…

Sds.

CosmeBR
CosmeBR
14 anos atrás

Felipe,

O povo não elege de fato um vice-presidente desde 1900 e bolinha. Mas tá certo. De democracia não tem nada.

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Na verdade é um golpe. O ditador populista usa o voto para legitimar uma ditadura.

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Engraçado que a OEA não se pronuncia. Nenhum país da América Latina abre a boca.

O Chavito tem que abrir o olho… a batata dele ta assando… Essa onda de esquerda no continente está acabando… Olho o Chile!!!

humberto
humberto
14 anos atrás

Vamos por partes.. Para mim o Chavito é um ditador que usa a sua popularidade barata para se manter no poder, força a barra e creio que vai levar a Venezuela para um buraco que vai demorar decadas para se safar.. Agora, o fato dele pode colocar quem quiser como vice é uma prerrogativa do pais, eu ACHO que o vice de lá, é igual aos nossos ministros, o presidente poe e tira quando quiser. No Brasil não votamos no vice, mas o presidente não pode tirar e colocar qq um la (vá la..tirar não pode ..mas de FATO ele… Read more »

BUENO
BUENO
14 anos atrás

EXT POST.
Pessoal, vocês que estão mais inteirados destes assuntos, estas informações procedem? Caso alguém saiba de alguma coisa. achei muito grave se for verdade.
General denuncia que agentes da Blackwater atuam em reservas indígenas e plataformas de petróleo brasileiras
Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net
http://www.alertatotal.net/2010/01/general-denuncia-que-agentes-da.html
terça-feira, 19 de janeiro de 2010

caravlhomtts
caravlhomtts
14 anos atrás

Pessoal do blog boa tarde,o assunto que vou postar é sobre o programa milenium da globo news com o escritor Chris Hedges sobre a democracia dos estados unidos,muito interessante esta reportagem e como as grandes corporações tomaram conta dos EUA.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Na verdade a Venezuela começou seu processo de “socialização Bolivariana” desde a tentativa de golpe em 2002. Esse golpe realmente apressou essas idéias mirabolantes de “gordinho vermelho”. Este golpe só fez almentar, na época, a popularidade desse cancer anti-democrata no qual a Venezuela padece. De lá para cá o país só vem sofrendo revezes em toda a sua base produtiva e energética levando a apagões frequentes, importação de alimentos, falta de investimentos estrangeiros devido a desconfiança gerada por sucessivas privatizações dos meios produtivos e à “socilização” dos mesmos. Uma lástima. Más é o que acontece quando uma “elite perversa” toma… Read more »

Soldier
Soldier
14 anos atrás

caravlhomtts em 26 jan, 2010 às 13:50

É por isso que acho que o encontro de Davos deverá colocar um freio nas ambições das grandes corporações. Este modelo de capitalismo a qual o mundo vem exercitando precisa de um freio de arrumação. Não é possível continuar do modo como está.