Hakimullah Mehsud morreu após bombardeio não tripulado dos EUA; governo celebra duro golpe no grupo

Hakimullah Mehsud - foto EFE - EPA

vinheta-clipping-forteISLAMABAD – O líder do Taleban paquistanês, Hakimullah Mehsud, morreu em consequência dos ferimentos sofridos em um ataque com mísseis feito por um avião não tripulado americano em janeiro em uma região tribal do país, assegurou nesta terça-feira, 9, uma fonte dos principais secretos serviços do país.

“Nossas informações nos confirmam a morte de Hakimullah. Isto representa um duro golpe para a Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP) e vai afetar suas operações”, assegurou a fonte do ISI, que evitou relatar os detalhes da morte do líder insurgente.

Em declarações a diversos veículos de imprensa paquistanesas, alguns porta-vozes insurgentes da região tribal de Orakzai, para onde Mehsud tinha sido supostamente levado para receber tratamento médico, confirmaram a morte do líder. Os insurgentes acrescentaram que o líder Nour Jamal – que tem sua base em Orakzai – foi nomeado sucessor temporário de Mehsud à frente do TTP.

Segundo a imprensa paquistanesa, Mehsud supostamente morreu em Orakzai – única região tribal paquistanesa que não faz fronteira com o Afeganistão. Por enquanto, o comando central do movimento Taleban não se pronunciou sobre a morte do líder.

Mehsud tinha ficado gravemente ferido em um ataque com mísseis feito por um avião não tripulado americano no dia 14 de janeiro na cidade de Shaktoi, na região tribal do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão. Desde então, a saúde do líder extremista foi alvo de diversas especulações.

Hakimullah Mehsud assumiu a liderança do TTP no final de agosto após a morte de seu antecessor, Baitullah Mehsud, também em um ataque dos EUA há menos de um ano. Na ocasião, os taleban demoraram semanas para admitir a morte de Baitullah Mehsud, que abriu uma disputada transição de poder na cúpula do movimento insurgente.

Em apenas meio ano no cargo, Hakimullah orquestrou uma das piores ondas de violência terrorista que o Paquistão sofreu nos últimos anos. Só desde outubro, cerca de 900 pessoas, a maioria civis, perderam a vida em pelo menos 50 atentados.

FONTE / FOTO: EFE / EPA via Estadão

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-Bomb
A-Bomb
14 anos atrás

Que o Diabo o tenha em bom lugar.
Menos um terrorista.

Marine
Marine
14 anos atrás

Aproveite as 72 virgens nos rios de iogurte!

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás
caravlhomtts
caravlhomtts
14 anos atrás

Foi para a terra dos pés juntos.

Guil
Guil
14 anos atrás

Isso é igual traficante. Já devem ter 3 pra ocuparem seu lugar.

Marine
14 anos atrás

Rodrigo,

Hehehe, boa essa! Convencao de trekkies realmente e o inferno!

bruno luiz
bruno luiz
14 anos atrás

Como cabelo branco.
Arranque um e nasce quatro.

MA
MA
14 anos atrás

“Foi pro colo do capeta!”

Quer queira quer não, o taleban é uma organização, alguém era o responsável maior pela obtenção de contatos, comunicação com fornecedores e apoiadores, direção e comando… Então quando um “cabeça” cai, a organização tende a se desestabilizar, inclusive, pode levar a membros que descordam entre si a se separarem, fragmentando e enfraquecendo o grupo!
Muito bom.

Beretta
Beretta
14 anos atrás

Ele morre,vem outro pé rapado tomar o lugar.
É bom pra publicidade,por outro lado na prática não vejo um enfraquecimento do taleban,não é preciso muito pra comandar e aliciar um monte de analfabetos com arma.