Monografia acende debate sobre a inadequação do equipamento americano

103

US Army afghanistan

Segundo trabalho acadêmico de um major, o US Army não está bem preparado para combater no Afeganistão

vinheta-destaque-forteUma monografia feita por um major do Exército dos EUA levantou o debate sobre o fraco treinamento e equipamento dos soldados americanos no Afeganistão.

O trabalho, intitulado Increasing Small Arms Lethality in Afghanistan: Taking Back the Infantry Half Kilometer do major Thomas Ehrhart, publicado na Army School for Advanced Military Studies de Fort Leavenworth, diz que o US Army está mal treinado e mal equipado em suas linhas de frente para enfrentar as forças insurgentes do Afeganistão nas grandes distâncias de terreno montanhoso.

Segundo o trabalho de Ehrhart, é necessária a melhoria do fuzil M4, a possível substituição da arma básica do soldado e mudanças radicais no equipamento das tropas no Afeganistão, inclusive uma nova camuflagem no uniforme, que coincida com o terreno local.

Ehrhart escreveu que, apesar do fato de que 50% dos engajamentos do Exército no Afeganistão ocorrem com o inimigo atacando a 300m de distância ou mais, a maioria dos soldados é treinada para atirar com suas M4 com precisão no máximo a 200m e mais de 80% dos soldados da infantaria são equipados com armas que não tocam o inimigo além dessa distância.

Segundo o autor, o inimigo no Afeganistão engaja as forças dos EUA do alto, com armas de médio e grosso calibre, muitas vezes com morteiros, sabendo das restrições do equipamento americano e da inabilidade dos soldados sobrecarregados em manobrar em elevações que excedem 6.000 pés (2.000m).

As armas que podem engajar o inimigo no Afeganistão além de 200m representam apenas 19% do poder de fogo de uma companhia, diz o major, o que ele considera inaceitável.

Para ler o trabalho do major, clique aqui.

Inscrever-se
Notificar de
guest

103 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marine
15 anos atrás

Concordo que o US Army tem varias restricoes em seu treinamento de tiro como o exemplo de que so treina ate 300m e sua camuflagem conhecidamente nao apropriada ao terreno mas o numero de que 80% nao podem “tocar” o inimigo a mais de 300m e erroeno. A carabina M4 possui uma “maximum effective range against point targets” de 600m.

Sds!

Primo
Primo
15 anos atrás

O difícil na minha opinião é efetivamente (só para tesar com o “maximum effective”), ou melhor consistentemente, acertar em um alvo a mais de 300m semi encoberto com uma carabina.

Sabemos que não é fácil mirar e acertar algo nessa distância com uma carabina, mesmo usando uma ProPoint. Usando mira aberta tem que ter muita competência.

Interpreto a definição de “maximum effective range” da seguinte forma: “se você a certar o alvo, a munição é efetiva até 600m” e acho que a crítica da monografia (mesmo não tendo lido ela) vai nessa direção.

Mauricio R.
15 anos atrás

“A carabina M4 possui uma “maximum effective range against point targets” de 600m.”

O problema está na falta de “stoping power” da munição 5,56mm nesse alcance e no treinamento dos soldados p/ explorarem isso.
Daí estarem considerando calibres alternativos, como o 6,8mm, ou um novo projétil de 5,56mm, diferente do atual.

Sabre
Sabre
15 anos atrás

Concordo o calibre 5,56mm não se mostra efetivo a essas distâncias, é um calibre para combate mais urbano a curta distância!

Luis
Luis
15 anos atrás

Melhoraria se o US Army mudasse o calibre para 6,8x43mm SPC, junto com o fuzil Barrett Rec7 (M468) e dotasse os mesmos com mira ACOG 4x.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Alguns fatores se alinharam para que haja uma mudança no paradigma anterior sustentado pela munição 5,56mm.
Um foi o uso generalizado de miras aperfeiçoadas. Outro foi a opção “burst” de 2 ou 3 tiros. Um terceiro fato foi a mudança de cenário para guerra no deserto, onde existem amplas áreas abertas que estendem a zona de engajamento. No Vietnã a cobertura de folhas não permitia tiros além de de 100 ou 200 metros e se constatou que era mais interessante ter um projétil de menor alcance mas em maior quantidade, menor recuo, mais leve, etc.
Um quarto fator com certeza se deve a regras de engajamento mais rígidas, que praticamente aboliu o tiro indiscriminado. A precisão passou a ser mais importante que o poder de fogo.
Como não existe uma camuflagem ideal para todo tipo de cenário, não existe uma arma ideal também. Se na década de 70 e 80 era tido como dogma que os exércitos deveriam padronizar seus armamentos e reduzir a 1 ou no máximo a 2 calibres, hoje sem dúvida tal pensamento não é mais dominante.

samuel
samuel
15 anos atrás

Mais uma vez, volta o fantasma de trocas de minições!

Será que não seria o caso de equipar o soldados do US Army com fuzis mais longos?
Acredito que o M-4 estaria mais para ambientes urbanos. Onde os enganjamentos são a curta distancia. o M-16 A2 com seu cano normal já não resolveria este problema?
Será que uma troca de munições, a esta altura do campeonato resolveria o problema?
Modificar toda uma logistica definida, apenas para um tipo especifico de senario, não seria por demais custoso?
Acho que uma mudança deste porte, só seria justificavel se todos os ambientes dos possiveis conflitos apontassem para esta direção!

Quanto ao uniforme inadequado… isso já é um fato de longa data!!

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Se o treinamento da US ARMY tem sido considerado ineficiente então é melhor nem comentar sobre o nosso… não temos dinheiro nem para encher a dispensa do quartel .

Marine
15 anos atrás

Primeiramente, os calibres 5.56 e 7.62×39 sao equivalentes em energia cinetica possuindo mais energia a 500m do que uma 45ACP ou .357 Magnum a queima roupa!! Entao essa historia de que nao possuem poder de parada e papo/lenda de leigo e internet.

Segundo, “Maximum effective range” e definido como a distancia de que um soldado normal treinado atinge 50% dos seus disparos, entao mais uma vez a da familia M-16 e 600m contra alvos de ponto e 800m contra alvos de area.

Terceiro, apesar de ser um proponente do calibre 6.8mm a logistica envolvida nele o faz proibitivo para forcas convencionais nesse momento.

Quarto o problema citado pelo Major e no meu ponto de vista profissional um problema de treinamento e doutrina do US Army.

Semper Fidelis!

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Samuel,
concordo com você. Acho a M-4 mais indicada para operações urbanas.
Também seria interessante que o USA adote uma arma semelhante ao adotado pelos Marines, o IAR em calibre 7,62.
Que acha Marine?

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Começam já as esplicações da derrota Yankee no Afeganistão, vindo de “cima” como sempre, e ainda coberta de dados estátisticos com um monte de detalhes sobre equipamentos e vários… ou seja, vão falar que foi mal, e que não conseguiram acabar com os Talibãs por que estavam despreparados.

Incrível como as mentiras são sempre as mesmas, não importa o governo ou o país, tem se sempre uma desculpa pronta pra justificar o fracasso militar!!

No que me lembro do início desta campanha militar, a propaganda da FOX TV, com aval de “analistas militares”, era de que o exército Yankee faria um passeada nas colinas e montanhas da Ásia Central.

A vitória era um fato matématico, a imprensa ocidental era em extâse, e o comando militar OTAN seguro de si.

Agora, 9 anos depois, o atoleiro parece mais fundo que nunca, e já se ventilam informações de que em 2011, algumas tropas começam a voltar para casa, pois as tropas locais que já estão preparadas, vão tomar o lugar das tropas “libertadoras aliadas”.

Mentira! O ponto é que defender o oleoduto da ásia central não está mais valendo a pena, o custo está superando demais o benefício, e o ativo da campanha militar ficou definitivaente no vermelho.Melhor achar outras formas de escoar este oléo, fica mais barato!

Sabemos todos que as guerras existem somente por razões econômicas, toda aquela estória de 11/09 era somente pretexto, e os pretextos são fundamentais para justificar uma campanha militar, não se poderia certo dizer que a invasão do Afeganistão era para defender o escoamento das reservas de petroleo da ásia central verso os ricos mercados ocidentais, a população não aceitaria.

Mas em todas as guerras também existe a estratégia de saída, e na maioria das vezes a justificativa é que não se estava preparado, como no Vietnam, no empate da Coreia, etc.Mas neste teatro rege a retórica do “eu fui embora” então não perdi, abandonei a partida, mas o adversário não venceu…HAHA, só rindo mesmo!!

Agora está toda esta conversa de que não se estava preparado, de que a munição não é a melhor para aquele teatro, as armas eram aquém da necessidade… mas eu pergunto então, poderia mesmo o exército mais técnico, mais bem treinado, mais bem equipado, e mais rico do mundo ter cometido um erro assim BANAL com as armas leves????

Não sou ingênuo ao ponto de acreditar em mentiras do tipo, estão perdendo a guerra e é este o fato, agora vêm com estas desculpas de 200,300,600mts, isso é tudo pra te envolver, e para ter uma justificativa da derrota.

Vou usar uma frase final de um colega, o Bosco(peço desculpa pelo Plágio), mas nesta situação veio bem acalhar:

Ah! O Papai Noel manda avisar que o Saci Pereré colocou uma perna biônica.

Me engana que eu gosto!!!

samuel
samuel
15 anos atrás

Bosco em 03 mar, 2010 às 21:47

O IAR não foi prodzido para facilitar o vida do combatente de apoio de fogo? Uma arma com mais capacidade de suportar regimes altos de tiro, porem sendo mecanicamente simples, mais portavel e poder utilizar o mesmo calibre e carregador dos combatentes que este deve acompanhar?
Não se criaria uma situação perigosa, tendo tipos de munições diferentes num mesmo esquadrão de tiro?

Sou meio de pé atraz, com logistica complicada.

OBS: Acho que se tivesse servido como General na WW2, e estivesse perante os novos calibres desenvolvidos pelos brilhantes engenheiros Alemães; acho que eu os recusaria!!
Só para facilitar a ligistica!

Forte abraço!

henrique
henrique
15 anos atrás

nao conheco muito bem os eqipamentos do e.u.a eu pensava que eles tinham eqipamentos para qualquer cenario tambem sou novo nesse site

Galileu
Galileu
15 anos atrás

Aonde que 5.56 é equivalente ao 7.62 isso que são equivalentes é papo e lenda da internet

5.56 é mais rápido que o 7.62 mais tem significativo menor poder de parada que o 7.62 isso do inicio ao fim de sua trajetória.

tanto que o os yankees rancarão do porão seus m14……..

Quanto ao calibre 6.8, duvido que vire algo, mais fácil voltarem pro 7.62

Marine
15 anos atrás

Galileu,

Nao!! Voce se refere a qual 7.62?
7.62×39 tem a mesma energia cinetica do que 5.56! A diferenca esta no 7.62×51 NATO!

O 5.56mm e o 7.62×39 tem 400 foot/pounds de energia a 500m, a mesma coisa que um 45ACP ou 357 Magnum a queima roupa!! O 7.62×51 NATO tem cerca de 1.100 foot/pounds a 500m. Sim uma diferenca enorme mas quem aqui diz que a energia de uma .45ACP a queima roupa nao possui “stopping power”??!!

Esse papo e velho, falado por muito amador sem conhecimento algum de balistica, fisica ou ate da municao e armamento fora os tirinhos que deram em TG ou materia de terceiro que leram em revista ou internet. Os reais “sabidos” no assunto nao dizem nada disso! Tem muito “expert” aqui que nao sabe nem os diferentes tipos de 7.62 existentes e ficam aqui arrotando besteira….

Ninguem esta usando M-14 no TO mais, as fotos que existem sao antigas ou de fuzis DM, o que sao coisas completamenter diferentes…E como comparar DMR com fuzil sniper, uma coisa nao tem nada a ver com a outra!

Bosco,

Eu tenho a convicacao de que o squad todo deve carregar a mesma municao portanto 5.56mm ate quando e se o 6.8 for adotado. O 7.62 NATO e so para sniper e Designated Marksman.

IAR foram desenvolvidos para manter a capacidade de “maneuver warfare” do usuario ao tomar o lugar da M249 em algumas ocasioes, em outras a M249 ainda e a mais indicada mas o IAR sera 5.56mm o USMC nao tem o menor interesse em te-los no calibre 7.62 NATO ja que iria contra a sua razao de ser – peso.

Mais uma vez esse problema citado por um Major ( um entre dezenas de milhares) e questao de doutrina do US Army e nao de falha do equipamento. O USMC nao tem essas reclamacoes e utilizamos o mesmo equipamento.

Francoorp,

Bem se o senhor acha que a opiniao de um Major e uma especie de “teoria de conspiracao” entao questiono seu julgamento e conhecimento em assuntos militares.

O mesmo papo que o senhor diz hoje eu cansei de ouvir sobre o Iraque a 3-4 anos atras e olhe a diferenca da seguranca e violencia do pais hoje. Semana passada Marjah foi capturada e ocupada, esse ano ainda sera a vez de Kandahar.

Nao vou entrar na questao estrategica da “big picture” pois o blog nem espaco pra isso tem, mas no campo de batalha, na ponta da lanca as forcas dos paises que realmente combatem la no Afeganistao vao aonde quiserem, quando quiserem e tomam o que quiserem e nao ha nada que o Taliban possa fazer pra evitar isso. Da mesma forma que um BOPE sobe o morro que quiser, quando quiser e toma o que quiser mesmo que o problema seja “querer.”

Sds!

brazilwolfpack
brazilwolfpack
15 anos atrás

EUA…a derrota ja esta batendo na porta…de novo.

miro
miro
15 anos atrás

o velho e confiavel calibre 7.6.2 esta retornando !

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Francoorp em 03 mar, 2010 às 22:24
brazilwolfpack em 04 mar, 2010 às 4:40

Rsrs concordo com o senhores, ja escrevi diversas vezes aqui pq o soldado americano tem vantagens, puts nao espera uma justificativas dessas, senhores lembro que os afegaos tem como arma de defesa ak-47 e rpg so isso mas, a coragem e o desejo de expulsar os invasores.A pergunta é sera que alexandre disso que perdeu pq sua flanges usaram escuto tipo 3, genghis Khan pq faltou colocar a flecha 4.n5, os ingleses pq seus comandos era cordeiros, e os sovieticos pq EUA fornecei materla anti area. rsrsrs???? Eua justifica vietna tbem, mas, fato que perdeu, iraque esta longe de ser pacificado viu um ataque ontem, que mostrou isso.

Senhores o taleban, nao tem armas antiareas, rpg, nem muito suporte logistico, logo ele vai usar tudo que puder para lutar atacar de cima ser for viavel logico que sim, mas, vencer invasores lutando usando tudo que tem em campo de combate[sou contra ataques terrorista contra civis mas, nao que eles defendam-se contra um invasor nao que apoie a guerra mas, sou afegão entao torço por meu time e nao gosto de oleoduto no afeganistao nao]. Vencer assim e honroso mostra apenas que o talebans são melhores soldados que os EUA. Um dia russia ira fornecer iglas a eles entao minhas palavras sera confirmadas.

EUA nao sao capazes de mudar a historia, no afeganistao pior ainda, la e uma tumba de imperios.

Viva as afegaos iglas para eles agora e quero ver o dominio aereo ianque.

FREITAS
FREITAS
15 anos atrás

A meu sentir, sem ser técnico no assunto,o problema não está no calibre-para considerar trajetória,com ou sem desvios etc.,etc.-,esta no comprimento dos canos.É no mínimo irresponsabilidade usar armas de cano curto,concebidas para combate urbano.em combates de “campo aberto”.è a minha opinião.

Felipe Cps
Felipe Cps
15 anos atrás

Ai ai ai, quanta porcaria… “EUA perdendo a guerra do oleoduto”, “11 de setembro pretexto”, “5,56 que não para inimigo a 300m”, cidadão citando Alexandre o Grande, nossa, tem hora que realmente desanima de ler os comentários… Os “técnicos” são de níveis baixíssimos, e os “ideológicos” conseguem ser ainda piores…

Por essas e outras que o país não vai pra frente mesmo…

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

miro em 04 mar, 2010 às 4:44

rsrs acho que a muito tempo aquela idea do infante carregar mais munição e de ferir um para inutilizar 3 ja cai por agua abaixo, nas guerras atuais contra o terrorismo os caras mesmo feridos lutam ate morrer com armas 762, notoriamente a ak.

FREITAS em 04 mar, 2010 às 7:39

Nao deixa de ter um pouco de razao, mas, 5.56 mm tem esses problemas mesmo.

Marine em 04 mar, 2010 às 2:36
So irei combater uam coisa que vc falou o resto deixo para os outros, pq discordo em muitos ponto entao vamos

“Da mesma forma que um BOPE sobe o morro que quiser”

Meu amigo nao sei da onde vc tirou essa informação, mas, isso e verdade mesmo os caras detonam eu considero uma das melhores tropas de combate urbano, pq treinam diariamente e tenho orgulho de ela ser brasileira. Mas, no iraque e diferente aqui e interessante evitar confronto o maximo possivel, e as armas [acho que como um marine vc entendera isso] que o narcotrafico usa sao realmente de guerra, mas nem todas. Mas, tipo eu falo para vc deter um investida de qualquer força nao to falando do BOPE, pode ser ate dos marines mesmo em um favela e facinho, mas, e o mesmo que lutar contra o exercito romano, derrotando eles sempre vem mais legiões. O Quero dizer com isso vc entendeu não e viável travar uma investida. Mas, falando o BOPE tem moral nao sei se parariam eles mesmo travando,pq eles conhecem o terreno e treino para aquilo naquele terreno, já um força invasora nao sendo nativa dela sofria muito, essa e minha idea pq perdem terreno no iraque e no afeganistao a cada dia, mesmo tendo o dominio dos ceus, logo, discordo de sua comparação, pois, os EUA sao tropas invasoras tanto o IRAQUE quando no AFEGANISTAO, e eles nao conseguem evoluir e aprender em combate, uma prova disso e esse post, puts desde 2001 no Afeganistão e nao viram simples, quando se camuflar ou escolher tipo de armas.

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Francoorp,
os EUA ganharam a guerra que os soviéticos perderam depois de 10 anos de ocupação em menos de 2 meses.
Os americanos já ganharam a guerra há muito tempo. As operações que se sucedem no Afeganistão após a estrondosa vitória não tem nada a ver com a guerra e sim com operações de apoio ao governo local.
Se os EUA tivessem atacada, vencido e retornado ao país e o tivesse deixado destruído e pior do que já era eles não precisariam estar lá hoje e ninguém teria as preocupações que hoje discutimos.
Um abraço.

Mudando de assunto, acho estranho que alguns torçam para os talibãs. Ter críticas pontuais em relação a ações isoladas dos americanos é uma coisa, agora, criticar os motivos da guerra e torcer para que os talibãs “vençam” os americanos e retornem ao poder é uma atitude no mínimo curiosa.
Vai entender o ser humano….

Sabre
Sabre
15 anos atrás

Quer saber a essa distância,eu não dava tiro, mandava basucada mesmo, canhão,nissil e ajuda aérea! hiihihihih

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Dizer que os americanos podem perder a guerra no Afeganistão por estarem até hoje lutando lá, seria o mesmo que dizer que o Estado Brasileiro pode ruir porque até hoje o BOPE tem que subir no morro, armado com AR-15.
É claro que os EUA um dia irão sair do Afeganistão. E terão cumprido sua missão com êxito.
Se não há massa crítica de pessoas de bem, compromentidas com a democracia e com o que se considera civilizado (pelo ponto de vista ocidental) para que assumam as rédeas do país, temo que os EUA só lamente. Eles com certeza fizeram a sua parte.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Felipe Cps em 04 mar, 2010 às 10:51

Nao entendo vcs toda vez que e tido verdade sobre os EUA aparece esse tipo de comentário. Na boa toda vez que se quer justicar algo e desenvolvido ideas sobre aquilo, a ideologia que vc diz na verdade sao fato históricos, talves nao seja tao bom conhecendo energia joules, calculo de balistica [capacidade tecnica eu tenho para enteder inclusive com base em informação criar simulações de computador para tanto] so que meu hobby é historia e geopolítica. E essas coisas que chama de ideologia na verdade sao fatos realmente prováveis. Faço um pedido pesquise e vera as reais intenções das coisas, mas, procure duas fontes e nao so a dos EUA, pq o lado mais forte sempre quer manter sua ideologia e verdade. Uma ultima recomendação ficaria feliz em vc elevar o nivel, colocando argumentos técnicos.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Bosco em 04 mar, 2010 às 11:04

Indo pela historia oficial (esquecendo as alternativas)

1° “…O objetivo declarado da invasão foi de encontrar Osama bin Laden e outros líderes da Al-Qaeda e colocá-los a julgamento, para destruir toda a organização da Al-Qaeda, e remover o regime talibã, que apoiou e deu “porto seguro” para Al-Qaeda, do poder. Também marca o início da guerra contra o terrorismo…” [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_no_Afeganist%C3%A3o_%282001%E2%80%93presente%29%5D . Ainda nao cumpriram o objectivo da missão. a al qaeda nao possui um lider ela sao celulas que operam independentes

2° EUA nao venceram em dois meses na verdade conseguiram patamares semelhantes ao sovieticos e a quase todos os conquistadores, ocuparam as cidade mas no campo nao conseguem ter o domínio pleno ainda, lembrando que e um guerra quase que de guerrilha. Mas, lembre de um coisa hoje nao existe o bipolarismo e nao tem um superpotencia finaciando um grupo, logo, nao tem fornecimento de armamentos anti-aereo como os EUA mandavam os stinger.

3° Se eles tivessem ataca e indo embora, sim o que vc disse e fato, mas, nao teriam cumrprido o objectivo no item 1°. Vence um guerra quem atinje seus objetivos, os EUA alcaçarma os obejtivo ainda nao. E na hipotese de eles atarem e ir embora o taleban iriam se reestabelecer

4° Eu sou uma das pessoa que defende a vitoria do taleban, sim, pq lutam contra um exercito invasor, ai entra um opiniao pessoal minha mas nao gosto de ver EUA se intrometendo em assuntos internos de paises[nao gosto do rua nao]

Bosco em 04 mar, 2010 às 11:16

E terão cumprido sua missão com êxito.

Eu so considero cumprida a missao com o desmatelamento da alqueda e captura de bin ladem.

Saliento que os comentarista acima sao levando em conta a historia oficial, contada pela midia e pelos livros.

Marine
15 anos atrás

Nao tem jeito.

Num post que teve a intencao de se comentar e aprender sobre taticas, tecnicas e procedimentos; doutrina, equipamentos, e varias coisas que o leitor em geral nao tem o conhecimento total mais uma vez despencou pro lado politico…

Tem gente que nao consegue ler um post com a sigla EUA sem vir aqui demonstrar sua ideologia e preferencia politica pessoal.

E falar em Blackhawk e dizem “tomara que caiam mais no Afeganistao porque aquilo nao e guerra…”. Se tem post de Nimitz fala-se “isso e ultrapassado, a China vai afundar tudo com seus novos missies e subs.”. Poe-se noticia sobre M4 e escrevem “ja demonstra a fraqueza do calibre e a futura inevitavel derrota do Tio Sam.”

Nossa como cansa…E sao sempre os mesmos! Na boa, o blog inteiro, talvez o pais inteiro sabe que voces nao gostam de gringo e querem ve-los queimar na fogueira, tudo bem, direito seus! Mas ja que a preferencia pessoal suas e conhecida e nao tem nada do ponto de vista tecnico a contribuir voces deveriam ser como termo legal em bula de cigarro.

Todo post com gringo e so o blog colocar assim abaixo do nome seus:

“O blog ja avisa com antecedencia, Fulano nao tem nada a contribuir mas odeia gringo e quer ve-los derrotados. Ler seus comentarios faz mal a sua capacidade de analise.”

Pronto, quem sabe assim, todos ficam felizes. Os que desejam que gringo se exploda tem sua opiniao exposta em todos seus comentarios e nos ficamos avisados que eles so tem isso a contribuir ao blog!

Semper Fidelis!

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Barracuda,
ganhar a guerra é uma coisa, dominar o terreno de forma permanente é outra completamente diferente, que só guarda semelhança com uma “guerra” o fato de militares estarem envolvidos nas operações.
Não cumprir todos os objetivos não quer dizer que não ganharam a guerra. Esse objetivo (prender ou eliminar Bin Laden) é permanente e continuará mesmo após os EUA irem embora. Do mesmo modo que ele já pode estar morto ou talvez nunca seja achado.
É direito seu defender a vitória dos talibans, mas atrelado a isso você deve defender também que os mesmos dêem guarida aos terroristas da Al Qaeda, e acha legítimo o atentado de 11/09 perpetrado pelos mesmos.
Eu de minha parte defendo que independente dos terroristas acharem suas atitudes legítimas os países que se sentirem agredidos têm direito de se defenderem de todas as maneiras possíveis.
Ou seja, “pau que dá em Francisco dá em Chico”.
Vale salientar que se os EUA tivessem usado armas nucleares no Afeganistão, ninguém iria falar um “A” contra. Nem os países amantes da paz, da liberdade e da justiça, como a Rússia.
Portanto, se ficamos discutindo calibre de fuzil é porque os EUA não usaram de todo o seu potencial para deixar claro quem é que ganhou a guerra.
Eu não sei se seria tão humanitário quanto o Mister Bush.
E olha que eu não sou o maior fã da política externa americana não.
Um abraço.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Bosco em 04 mar, 2010 às 12:29

Indo pela historia oficial eu concordo com vc, mas, fica uma duvida pq os EUA perderam o vietnã? eu conheço aquela guerra muito bem, mas, quando eu coloco igual a Afeganistão vejo a mesma coisa, com relação a sua frase inicial

Nao encontro literatura ou coisa lógica que diz que os EUA venceram lá, essa é minha bronca, eu nao acho paralelo na historia que um pais foi dado vitorioso nas circunstancias atuais. Mas, digo vc esta coberto de razao em dizer que os EUA nao usaram tudo la mesmo, so que uma bomba atomica lá acho que teria serios problemas pois o terreno não é favoravel muito acidentado e teria de ser lançada varias então os países vizinho sofreriam consequências d++++++, um outro efeito talves ninguem falasse um A mas o odio nos mundo islâmico ira crescer d+++++++ contra o EUA.

abs

bosco

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

barracuda mocambicana em 04 mar, 2010 às 12:43

corrigindo

abs

Patrik

KEmsyt
KEmsyt
15 anos atrás

essa eh pro MARINE (nao eh uma pergunta testando vc, mas querendo saber o que vc sabe, pois tem mais conhecimento dos bastidores – ou deveria ter). se puder, faça um topico sobre isso.
1. em que o afeganistao melhorou apos a intervenção americana?
2. o que os EUA ganham em intervir lá? se nao intervissem evitariam mais atos terroristas?
3. o que esta faltando pra sair do AFEGANISTAO e os proprios afegaos tomarem o rumo de suas vidas?

abraço, sao perguntas de uma pessoa que discorda dos EUA, mas respeito seus militares, pois sao grandes vitimas da guerra, de forma geral.

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Bosco:

Dizer que lutam pela democracia é brincadeira né???

Aquelas fraudes do Karzai foram vergonhosas, mais que no Irã, e as ditaduras dos amigos do peito Sauditas deixa a gente sem palavras.

Não toço pra ninguém nestes conflitos, mas espero que morra o maior número de soldados Yankees possivel pelo mundo, quem sabe assim eles para de ser hipocritas como são!!

Liberdade, democracia, justiça…Hã vai enganar quem é trouxa!!

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Marine:

Teoria da conspiração não meu caro, isso chama-se propaganda de guerra, uma arma muito utilizada em justificativas várias, principalmente no caso de derrota!!!

Toda essa historinha de que os “aliados” fazem tudo o que quiser não é verdadeira, pois se fosse assim não se combatia mais no Afeganistão, tudo teria acabado faz tempo!!

Quanto a Marjah, tem muito meio de informação lá no meio desta campanha, e quando é assim fica claro que o objetivo não é a cidade em sé, mas a mídia!!!
Lembra que por muitos anos a imprensa não era autorizada a acompanhar os soldados em missão operativa no Afeganistão?? Mas nessa pode, por quê??
Os jornalistas vão onde o comando autoriza, e o comando usa esta profissão para os proprios fins de propaganda militar, fazendo-os ver aquilo que o comando quer que vejam, fotografando aquilo que permitem, e o que registram e que o escrevem depois os jornalistas, é baseado naquilo que viram, assim todos os artigos são relacionados no que o comando fez eles verem!!Se algo sai da regra, vem confiscado sobre a desculpa de material sensivél ao conhecimento para o “inimigo” e vira assunto “classificado”.

Mas na mídia tem a notícia fresca,fresca: ÓÓ levantaram a bandeira Afegã na cidade fortaleza conquistada aos Talibãs, Marjah!!!

Velhos métodos!!

A desculpa de que tem poucos soldados e de que o calibre é assim, é assado, parece até piada, pois como o senhor mesmo espressou acima:

“7.62×39 tem a mesma energia cinetica do que 5.56!”

então está tudo bem, os dois estão lutando com calibres pares e equivalentes, então a desculpa do 5,56mm do major não faz sentido, os combates são iguais para os dois lados, cadê o problema??

O Pentágono não cometeria nunca um erro assim, gosta de ter vantagem sobre o inimigo, e o fato de entrar em combates no terreno com um calibre que não é o justo para aquele teatro não faz Jus ao modus operandi deles… esperar 9 anos pra rever isso… faz vir a pulga atrás da orelha!!

Eu detesto o 5,56mm, nunca aceitei a filosofia de reduzir o calibre para melhorar operabilidade no campo de batalha, sempre achei isso ridículo, existe o 7,62X 51, e bem, use-o à vontade!

Mas não estou pondo em dúvida o calibre, nem se é verdade ou não o que diz o Coronel, o que digo e que esta infomação saiu só agora de forma oficial, somente agora os militares dizem isso, mas já se passaram 9 anos de combates, e eles só diziam que andava tudo a maravilha, que a vitória é uma certeza, estamos ganhando terreno, Deus salve a América!! E agora sai esta informação assim do nada, por quê só agora depois de 9 anos, repito 9ANOS, de combates com o 5,56mm saem com este papo de calibre??? Por quê??? Será que são assim lentos em entender e interpretar o Teatro de Operações estes Yankees???

Não, eles não são lentos de racíocinio e nem muito menos incompetentes de esperar 9ANOS para mudar ou fazer referimento ao calibre, isso é pura e simples PROPAGANDA MILITAR!!! Isso saiu agora próprio para justificar em caso de derrota, e em face as mentiras ditas antes, o fim dos combates e a retirada do Afeganistão, isso tudo é uma preparação antecipada das Mentes e Corações, assim pra reduzir o ramárico dos soldados e da população por mais uma guerra inúltil!!!

Me poupem destas justificativas de velha escola, estas coisas são uma ofensa à minha inteligência, vão fazer estas palhaçadas lá com os ingênuos e infantis que crêem em tudo o que diz a TV, revistas e os jornais, comigo não violão!!!

Eu discordo e isso é que faz um fórum, pois se todos os que participam têm a mesma foram de ver as coisas, é uma espécie de monólogo e não debate.

Próprio por eu colocar um outro ponto de vista é que enriqueço o debate e aumento a capacidade de analise do leitor, isso é verdadeira democracia, e não a censura que pediste lá em cima!!!

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

barracuda mocambicana em 04 mar, 2010 às 11:55
O teu comentário foi perfeito!
Prbns.

Mas, parece que o ponto é que existem aqueles que acreditam na propaganda Yankee e são dispostos a combater por ela!!

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Bosco:

Eles não ganharam nada ainda, e ganhar guerra e ter o controle do território é a mesma coisa, veja que na Yugoslávia os alemães foram expulsos pelos rebeldes, ou sejam não tinham ganhado ainda nada lá, pois enquanto não tiver o controle do território pode ser expulso pelos rebeldes!!

Luan
Luan
15 anos atrás

Os comentarios do Barracuda são tão ruins que chega a ser engraçado.

Cada post é um ataque de risos 🙂 figuraça!

Bronco
Bronco
15 anos atrás

Marine,

Sei que alterar o calibre geraria um problema imenso de logística, dado que a ampla maioria dos fuzis empregados pelas FAs americanas no afeganistão hoje são em calibe 5.56. E deixo claríssimo que concordo plenamente com você que a capacidade de sustentação de fogo dada pela relação de peso do calibre 5.56 é incomparável ao 7.62×51 (dos FAL, por exemplo), dado que um soldado portanto um 5.56 consegue carregar mais carregadores e munições que um soldado portando um 7.62 NATO. Além, claro, de ser um conjunto mais leve e, portanto, mais confortável ao soldado. Soma-se a isso o fato de poderem operar uma ampla gama de visores e sensores nos trilhos, coisa que muitos exércitos pelo mundo não adotaram e se traduz numa vantagem frente aos insurgentes afegãos.

Mas só como exercício de imaginação, proponho que tentemos imaginar como se sairia o 7,62 NATO no afeganistão, mais precisamente na figura do FAL (ou Pára-FAL, mais curto e de coronha rebatível), com carregador padrão de 20 munições.

Fica, portanto, a pergunta: você que já esteve lá e sabe como se desenrolam os combates, o poder de fogo destas armas (e, claro, o treinamento a distâncias mais longas dado ao soldado que a utiliza, por se tratar de um projetil com maior energia cinética e maior alcance), acha que o FAL se siria bem neste ambiente?

Levando em conta, ainda, a robustez do FAL (PARA-FAL) à sujeira, água e oxidação e a baixa manutenção associada à um alto grau de disponibilidade como ponto a favor, e a baixa quantidade de cartuchos por soldado como ponto contra.

Digo isso porque, embora discorde do Galante (só como exemplo) que gostaria de ver soldados brasileiros lutando contra o terrorismo no Afeganistão, tenho curiosidade de como o soldado brasileiro se sairia num ambiente como este, dado que utiliza um armamento diametralmente diferente do empregado pelas FAs americanas.

Imagino, do lado de cá da tela do computador, que os combates no Afeganistão – e nos de contra insurgência como um topo – dependam mais de precisão que de sustentação de fogo, pois se trata de um inimigo móvel e não entrincheirado (ninhos de metralhadoras, pontox fixos ocupados no terreno, etc), o que não necessariamente deve fazer o poder de sustentação de fogo para permitir progressão no terreno ser algo indispensável.

É mais uma questão de curiosidade mesmo, até das características dos combates lá, afinal de casa não temos a menor idéia e acabamos falando muitas besteiras mesmo.

Abraço meu caro!

Bosco
Bosco
15 anos atrás

Barracuda,
dominar a cabeça de milhões de pessoas não é propriamente “operação de guerra” e muito menos função dos militares.
Quando não há comprometimento dos derrotados, aos moldes dos alemães, italianos e japoneses na SGM, toda vitória militar pode ser questionada dependendo da ótica, já que o extermínio em massa da população e a destruição completa do país em questão não é opção.
Pelo meu ponto de vista os EUA já venceram a guerra que se propuseram a fazer. Mas a fase de dominar “corações e mentes” é muito longa e talvez os EUA não a queiram bancar. Ao meu ver, infelizmente, já que quem irá sofrer será a população inocente do país em questão que terá que se ver com a irracionalidade de um regime que não preza alguns valores que eu e com certeza, você, achamos nobres.
Não torço para a derrota americana no Afeganistão independente de gostar ou não de americanos simplesmente porque não torço para que o país volte ao obscurantismo da Idade Média e leve com ele milhões de inocentes a viverem uma vida miserável.
Vejo com bons olhos a Religião Islâmica e a multipolaridade cultural, mas acho que o gênero humano deveria ser priorizado em qualquer tipo de governo ou modelo social, em detrimento de outros valores difíceis de serem mensurados. E acho que independente de cultura, etnia, fronteiras ou religião a ONU e a comunidade internacional devem cuidar para que as garantias fundamentais do homem, aceitas como natural, seja qual for o regime ou a religião dominante, sejam mantidas.
Se as religiões, tradições milenares e dogmas arraigados tiverem que ficar debaixo da bota da ONU para que os direitos mais fundamentais de um ser humano sejam respeitados, que assim seja.
Um abraço meu amigo.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
15 anos atrás

Barracuda,parabems!!! Acontece que nos EUA,ou voce e 100% indoutrinado pelas mentiras descabeladas da FOX news,ou voce simplesmente nao quer saber de nada mais que nao esteja relacionado a Ipods,I-phones,Britney Spears,e coisas assim. E quando se menciona o Vietnam,e as semelhancas com o Afeganistao,fica todo mundo ofendido. Realmente,as semelhancas sao enormes. Os afegaos,pobres,mal armados e ate descalcos e com fome,assim como os vietnaminas,lutam como podem contra um Godzilla armado ate os dentes,com frotas de F-18 e Predators,imprimindo trilhoes de US dollars ate nao acabar mais. O afegao com seu patriotismo luta pela sua terra e familia,atacando quando e como pode,causando baixas ao inimigo. O americano,apos ser subornado com gigantescos “bonus” de ate $50.000 US dollars para se alistar e assinar um contrato,vai pra la matar gente pobre sem a menor conciencia,como se estivesse brincando com o seu Playstation 3. Enquanto isso,um Predator ataca supostos “suspeitos” taliban,e mata 12,20,30 inocentes que so cometeram o crime de acordar naquela manha e sair pela rua para comprar o cafe da manha. Eu pergunto,Marine,ISSO NAO E TERRORISMO TAMBEM? Ah,ja sei a resposta. Um Predator pintado com as cores da US AIR FORCE,tudo bem. So se o Taliban mandar um dos seus efetivos como Kamikaze e tambem matar inocentes,isso sim e terrorismo. Sera que se no futuro o Taliban tambem usasse Predators,estaria tudo bem? Tambem,Barracuda expos o “Calcanhar De Aquiles” da guerra do Afeganistao;Aonde esta o Bin Laden??? Porque ainda existe a Al Qaida??? Esses eram os objetivos claros no inicio,mas claro,nao conseguindo atingir-los,varrem debaixo do tapete. Outro ponto,algum amigo acima,leigamente disse que os americanos ja ganharam a guerra,porqure ocupam o pais. Eu argumento: Isso foi exatamente o que fizeram os sovieticos. Mandaram algumas divisoes,bombardearam o pais de volta a idade da pedra,e implantaram um governo fantocha,aonde Karzai e conhecido popularmente como “O Prefeito De Kabul”,porque ate la chega sua autoridade.
Realmente,nao acho que exista alguem que acredite que os afegaes podessem prevalecer contra a maquina militar sovietica ou americana,numa guerra convencional. O resultado inicial de ambas invasoes ja era obvio. Mas claro,manter o controle nas aldeia,vales,favelas e montanhas,e ai que a guerra real comeca de verdade. Como na era do Vietnam,da mesma maneira,a derrota vai se arrastar por muitos anos,custando milhares de vidas mais. Mas ja comecam a fazer a cabeca da populacao,para quando realmente sairem correndo com o rabo entre as pernas,assim como os sovieticos,vao dizer:”Perdemos porque usamos calibres ineficientes,a vontade popular nos EUA foi pro escambal,ou,como ouco muito de parte de americanos no caso do Vietnam,”Nao bombardeamos o suficiente”. Acho ironica a declaracao de um alto general americano a imprensa alguns dias atras,aonde disse: Para ganhar no Afeganistao,devemos conquistar os coracoes e as mentes da populacao”. Tal general inadivertidamente disse exatamente o que se disse no caso do Vietnam,so substituindo o nome do pais. Tal e a arrogancia de imperios,que chegam a derrota e ruina pela propria arrogancia e egoismo sem paralelo. Outra vez ironicamente,o imperio americano se encontra no mais famoso cemiterio de imperios da historia: O Afeganistao.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Luan em 04 mar, 2010 às 13:22

Obrigado Luan, fico feliz pq vcs os le eles, e como pregar um religião, depois no dia do juizo, ou melhor quando os ianques virarem contra nos vc nao podera dizer eu nao fui avisado, sera meu irmao na defesa dessa pais, sera um honra lutar ao seu lado.[não ache que isso é impossível]

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Bosco em 04 mar, 2010 às 13:44

No fundo eu tbem quero que a msg que vc passou seja verdade, vc coloca um anti-americano no bolso, e como uma argumentação que nao posso ir contra, apenas saliento que nao e culpa das religioes com relação embaixo da bota da ONU, mas, das pessoas mesmo, logo, sua apesar de discordâncias minhas por pensamentos ideológicos, fora a minha ideologia o senhor está absolutamente correto. Nao existe como eu argumentar mais, pois, vc ao contrario de mim que sou anti-americano e de outros que são pro-ianque , defende a justiça.

Obrigado bosco

abs

patrik

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Bosco:

Eles não ganharam nada ainda, e ganhar guerra e ter o controle do território é a mesma coisa, veja que na Yugoslávia os alemães foram expulsos pelos rebeldes, ou sejam não tinham ganhado ainda nada lá, pois enquanto não tiver o controle do território pode ser expulso pelos rebeldes!!

Dizer que propaganda não é uma operação militar… poxa de ti eu não esperava uma dessa!! Isso é sim uma campanha militar, e dirie que semela não tem guerra, os Egpcios já usavam milênios atrás!!

Ou se vençe ou se perde, mas como disseram os nosso amigos sobra, Al Qaida ainda vive e combate junto com os Talibãs, então o objetivo propagandistico, e para alguns real, não foi alcançado, logo não tem vitória!

Mas pra mim estão é perdendo mesmo no campo de batalha!!

Abçs.

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

barracuda mocambicana:

Os teus comentários foram perfeitos!
Prbns.

Mas, parece que o ponto é que existem aqueles que acreditam na propaganda Yankee e são dispostos a combater por ela!!

Brazilmolfpack:

Penso da mesma forma, é tudo uma mentira descarada esta guerra do Afeganistão, como em todas as guerras!!

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Felipe Cps:

Link para o Oleoduto do Afeganistão:

http://www.galpenergia.com/Galp+Energia/Portugues/academia+energia/papers/arquivo/O+Afeganistao+e+as+rotas+do+petroleo+da+asia+Central.htm

este link é de uma empresa de energia e não de sites “Vermelhuxos”

mais links do oleoduto afegão:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2004/03/30/ult1767u9077.jhtm

http://www.midiaindependente.org/es/red/2001/12/14133.shtml

este último é de midia independente, certo que não gostarás, pois pra ti devem ser controladas pelo sistema capitalista, ou seja eu ponho publicidade no teu pasquim e você põem a minha verdade na 1°página, ou é assim pra ti ou não valem nada, certo??

De vez em quando coloque algum link para termos ascesso as tuas fontes…sempre que existão estas tuas verdades!!

Leia e tire suas próprias conclusões, mas em público faça como sempre heim, mantenha a postura de direita!!HEHE

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

brazilwolfpack em 04 mar, 2010 às 14:27

Obrigado ao que parece so Bosco mesmo discordando de mim e vc brazilwolfpack entende as coisas que estou colocando. Talves seja a fox news mesmo.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Francoorp em 04 mar, 2010 às 15:16

Vlw amigo nao tinha atualizado quando postei o ultimo post, vejo que tambem entende o que falo.

Francoorp
Francoorp
15 anos atrás

Última consideração minha, pois vi neste tópico pessoas justificando e pedindo censura, outro que pediu e tentou também justificar o uso de eventuais Atômicas no Afeganistão, etc… Vejo que a Propaganda como Goebles dizia pode realmente influir em todos os aspectos da vida humana, até mesmo na mais íntima forma de pensar do individúo.

Lembrem-se que todas as guerras existem para combater pela liberdade, pela verdade, pela democracia, e pela justiça…a sim, tva esquecendo… e Deus não é neutral, e está sempre do lado dos justos e vençedores!!

Leiam estes links e tire suas próprias conclusões, mais um:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/21/eua-ensaiam-nova-estrategia-para-o-afeganistao-apoiada-em-antigo-inimigo/#more-11663

Não deixem de fazer perguntas todos os dias sobre o que escutas ou ouves nos meios de informação, questione-se e tire suas próprias conclusões.

Eu adoro as guerras por isso, ninguém nunca sabe qual é a informação verdadeira, certamente não é aquela da imprensa, e nem mesmo aquela do alto comando militar que devemenganar o inimigo, e nem certamente a dos políticos que devemsomente unir o povo contra o inimigo comum, pois como disse o velho Churchil: “Na guerra a verdade é a primeira vítima!”

Qual é a verdade em guerra então?? Creio eu humildemente que seja tudo relacionado à economia e ao valor deriqueza ou nescessidade, mas talvez seja o que passou hoje no Jornal da FOX, CNN, CBS, BBC, Globo, Sbt, Band, Record, e da nossa grande e incontestável Folha de SP!!

Valeu!!!

Galileu
Galileu
15 anos atrás

sim marine me referia ao 7.62×51, e tambem me referia ao resultado adquirido de 100m acima…

Sim quanto ao m14 eu sei que eram de uso dos DMs, mas uma das funções dos DMs no iraque/afeganistão é suprir a deficiência dos m4 a longa distância, se já tiraram eles de lá eu não sei, sei que até o ano passado tinha bastante m14 lá.

Quanto ao m4 ser problema no afeganistão/iraque, eu concordo com o marine, isso vai de treinamento, mude a doutrina e use o m4 a seu favor, pois o m4 é sim efetivo a 400m

Marine você não prefere o m16 ao m4??

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
15 anos atrás

Francoorp em 04 mar, 2010 às 15:09

Vc citou a imprensa, so para ver como as coisa sao tem um dado historico ae, eu recomendo a leitura do post do cara todo pq, nos ensina muito mas vou colocar so o ponto(velhos metodos!!!)

“…Outro fato importante na Guerra da Criméia foi de que pela primeira vez jornalistas e fotógrafos apareceram no front como correspondentes de guerra, aparecendo o inglês William Russell como figura de destaque e o relato do enviado do The Times emocionou o público britânico, que reagiu com orgulho à derrota dos seus cavaleiros.

Apesar de se ter concentrado na glória da carga da Brigada Li­geira, Russell não tinha ilusões quanto à capacidade do comando britânico. No seu diário confessou não ter ficado muito confiante após ter visto o comportamento dos oficiais no planalto de Balaclava. No ano seguinte, o fracasso do ataque britânico a Sebastopol intensificou o seu tom crítico. Russell acusou Lord Raglan de se ter deixado influenciar pelos franceses. Desgastado e desmoralizado, o comandante britânico adoeceu e acabou por morrer. Na Grã-Bretanha, o sentimento dominante mudou. Raglan deixou de ser o bode expiatório para passar a ser a vítima. O novo bode expiatório seria o próprio Russell. A rainha Vitória manifes­tou o seu descontenta­mento para com o correspondente de guerra e o mesmo fez o go­verno. O novo comandante britânico, Sir Wil­liam Codrington, sentiu que estavam criadas condições para impor restrições aos jornalistas que cobriam a guerra e emitiu, a 25 de Fevereiro de 1856, uma ordem geral que é considerada o germe da censura militar. Codrington proibiu a publicação de informação que pudesse ser considerada de valor para o inimigo;…”
{Fonte:http://yehudabenelin.blogspot.com/2008/03/guerra-e-carga-da-brigada-ligeira.html}

All

Agora vontando ao post eu questiono nessa linha sera que uma monografia dessa surgir para todos nao tem um interesse mesmo, como ja foi sugerido anteriormente implicitamente agora eu faço explicitamente????? [uma fuga de informação dessas] Eu nao sei isso , mas, uma coisa eu digo ela esta bem clara para aqueles que olharam ela faz um panorama do poderios em guerra dos ultimos 100 anos em determinado ponto surge um outro ponto se a historia nao e importante e é motivo de risos pq na monografia dele ele colocou esse panorama para argumentar e justificar coisas?[dica compare os calibres aonde eles venceram e aonde eles perderam].Claro e outra opiniao pessoal minha, mas, e um bom exercício para pensarmos