CV90 1

O Exército da Dinamarca, pela primeira vez, enviará uma frota de 10 veículos BAE Systems Hägglunds CV9035 de infantaria ao Afeganistão.

Os veículos desdobrados apresentam diversos upgrades, incluindo a blindagem BAE Systems L-ROD, camuflagem Barracuda e modificações no software do sistema de computação do veículo para aumentar a prontidão no campo de batalha.

Somam-se ainda, energia extra para o sistema de contramedidas eletrônicas e uma câmera IR adicional para o motorista, cobrindo a parte traseira do veículo.

Uma companhia de infantaria motorizada do novo grupo de batalha da Dinamarca vai operar os CV9035 para servir com a ISAF (International Security Assistance Force). Os veículos vão operar ao lado dos M113G3 e Piranha IIIH, e um pelotão de Leopard 2A4.

Em 2008 a Dinamarca recebeu 45 CV9035 e o Exército quer mais 45 veículos.

CV90 2

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Enquanto a discussao sobre calibres pega fogo, um importante post esta sendo negligenciado pelos comentaristas do blog. Esse AFV e um veiculo excelente, construido com a mais fina engenharia mecanica. Possui protecao em todo o quadrante ate municao 14,5 mm e pode receber blindagen add-on na frente para suportar municao de canhao 30mm APFSDS. Possui optronicos completos, sistema de gerenciamento eletronico, comunicacao baseada em rede e outras conveniencias modernas. Uma versao interessantissima e a CV90120-T, que possui como armamento principal um canhao de 120 mm alma-lisa. Este carro de combate faz frente ao russo Sprud e com certeza colocaria fora… Read more »

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Complementando:

Conhecimento na aerea de municoes, como a 3P da bofors e a APFSDS nos seria de fundamental importancia adquirirmos, tendo em vista que sao municoes caras e que podem ser utilizadas tanto no cenario anti-aereo quanto no solo-solo.

Outra aerea muito importante que os suecos sao muito bons e a da comunicacao centrada em rede. Temos muito que aprender com eles.

HKozamek
HKozamek
14 anos atrás

Boa informação sobre esse blindado.
Mas que para mim na 1 foto ele lembra o Churchil da 2GM.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Lucas, Muito pertinente sua exposição, principalmente quanto ao valor destes veículos para um exército moderno. Apenas um detalhe, os CV9035 do Exército da Dinamarca são armados, salvo engano, com canhões Bushmaster III 35/50 (35mm de boca por 50 calibres de comprimento). Os CV9040 do Exército Sueco é que são armados com canhões Bofors de 40mm (acredito que o L/70). De qualquer forma ambos procuram superar os canhões russos Shipunov 2A42 de 30mm, arma padrão nos VBCI (Veículos Blindados de Combate de Infantaria) orientais, como as BMDs e BMPs. O nosso EB ignora solenimente este tipo de blindado, possivelmente por conta… Read more »

getulio - são paulo
14 anos atrás

O curioso é o uso de armas ultra-sofisticadas no Afeganistão pelos aliados da OTAN. Mais curioso, ainda, é que afegãos há mais de 2.500 anos já botaram para correr todos os que tentaram alterar seu “modus vivendi”. Alexandre o Grande passou por lá e não deixou rastros. Os ingleses tentaram dominá-los e não conseguiram, veja-se a história, salvo engano, de Kipling de “O homem que queria ser rei”. Da estadia dos ingleses, ficaram os famosos Lee Enfield que os afegães gostaram, fabricam artesanalmente e usaram contra eles meses, contra os russos. Mais recentemente, os russos andaram por aquelas bandas, tentando… Read more »

getulio - são paulo
14 anos atrás

Tudo isso sem falar num eventual ataque ao Irã, pois aí, então os afegãos poderão receber o RPG-7 ou arma equivalente de carga dupla quem nem estas blindagens especiais conseguirão suportar. Alí não é território para tanques, nem para aviões voando baixo, até porque não dá para voar alto para atingir um alvo no meio das cordilheiras, montanhas e vales e os atiradores sempre estarão próximos da linha de visada das aeronaves.

getulio - são paulo
14 anos atrás

Esqueci-me de concluir sobre o trânsito nas montanhas afegãs. A travessia nas bordas das montanhas, parecem um colar ou enfeite de arvore de natal, um mundo de veículos em fila indiana descendo ou subindo as montanhas. Um ataque num comboio nestas condições não haveria escapatória. Não há solução para a logística da OTAN. Os aviões C-130 estão caindo por colisão nas montanhas ou falta de manutenção face ao uso intenso para escapar das estradas da morte.
A solução é sair de lá, antes que se acabe como os russos.

getulio - são paulo
14 anos atrás

Faço minhas palavras a análise do site a seguir: “Trata-se de uma guerra do criador contra a criatura, uma vez que os EUA, o Paquistão e a Arábia Saudita colocaram o regime Talibã no poder, estimularam e armaram o fundamentalismo contra os soviéticos, e deram projeção a figuras grotescas como Bin Laden (que agora se volta contra eles). Uma situação no mínimo embaraçosa. Por outro lado, a guerra expõe países como o Paquistão, cuja situação interna virá a definir o cenário futuro da região. O que devemos nos perguntar é qual será a próxima etapa, depois dos bombardeios. Como estabilizar… Read more »

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Exato Ivan. Quando a farinha e pouca, meu pirao primeiro. O EB prioriza, de fato, os parcos investimentos em areas que, pela deficiencia, quase nao existe e possui substancial importancia para qualquer exercito. Como voce levantou a ideia, creio que, para nos, uma completa modernizacao nos M-113 seria de bom grado. Nesta modernizacao incluiria-se a troca dos motores, sistema eletrico, reforma nos sistemas hidraulicos e troca das pecas desgastadas. Deveria incluir pontos de fixacao de blindagem adicionais nos lados do veiculo, no chao, prepara-lo para ambiente NBQ, instalacao de ar-condicionado, isolante termico e sonoro. Os ensinamentos que poderiamos adquirir neste… Read more »

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Lucas, O M-113 mesmo trocando motor e aplicando blindagem reativa continuará a ser um VBTP (Veículo Blindado de Trasporte Pessoal), nunca será um BVCI (Veículo Blindado de Combate de Infantaria. Qual seria a solução possível? => Da França não pode vir nada, nem doutrina, pois eles não usam VBCI, pelo menos não sobre lagartas. => Da Alemanha pode vir muita coisa, pois eles sabem do valor de uma VBCI e estam substituindo suas Marders por novíssimos Pumas. => Da Rússia há os simples, baratos e eficazes BMP ou ainda os menores e aerotransportados BMD, mas penso que uma compra de… Read more »

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Bons questionamentos Ivan. Poderiamos divagar por muito tempo. Os veiculos BCVI vem provando cada dia mais o seu valor nos combates contemporaneos e o EB nao pode deixar de considerar sua importancia no ambiente moderno. Entretanto, creio eu, o que os torna proibitivo para nossa realidade sao os custos. O preco de um bradley ou de um Puma e equivalente a quase 6 Leopards 1 A5 que o EB adquiriu agora. Tenho simpatia pelos BMP russos por sua utilizacao ser norteada por uma doutrina que talvez nos interessa. Este BMP-3 encerra em si uma variade de capacidades que o torna… Read more »

Lúcio
Lúcio
14 anos atrás

getúlio em 05 de Março as 14:35

Getúlio, Alexandre o grande só não prosseguiu com sua campanha de “conquistar o mundo” porque os seus soldados estavam exaustos e bateram de frente pra ele se recusando a prosseguir.Pórem o seu vasto império se estendeu desde a Europa até um pedaço do nordeste da Índia.

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Estava vendo um programa no discovery, e tinha uma materia sobre uma tanque ou obuseiro alemão enorme, considerado o “melhor do mundo na sua categoria”. Como peguei o final da materia não sei nem o nome e nem modelo dessa maquina, mas em relação aos homens e aos outros veiculos era enorme. Alguem sabe me dizer oque é?

Grato as respostas e foi mal a ignorancia

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

Rafael

Talvez o programa se referisse ao PzH 2000 (Panzer Howitzer).

http://www.army-technology.com/projects/pzh2000/

De fato, e um baita obuseiro.