vinheta-clipping-forte O Uruguai não pretende abolir as Forças Armadas, mesmo que não haja ameaças externas à soberania nacional. Essa foi a resposta do presidente uruguaio José Mujica a uma carta enviada pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, divulgada ontem (31). A Costa Rica não dispõe de Forças Armadas desde 1949.

De acordo com a Telam, agência oficial de notícias da Argentina, Mujica disse que o Exército uruguaio poderá ser utilizado para combater a pobreza no país, mas não detalhou de que maneira isso será feito. “Minha opinião pessoal [sobre o fim das Forças Armadas] não importa. Quando se é um presidente, não se faz o que se quer, mas apenas aquilo que se pode fazer.”

Na carta que enviou a Mujica, Arias diz que Forças Armadas são “a última utopia”. “Um país pequeno como o Uruguai não precisa de um Exército.” O presidente da Costa Rica sugere que a segurança interna uruguaia seja feita pela polícia. “A segurança nacional do Uruguai não ganha nada com um aparato militar. O país nunca será mais poderoso do que seus vizinhos que, por outro lado, são países democráticos”, acrescenta.

Arias, diz, ainda, que não importa o quanto seja investido para fortalecer as Forças Armadas do Uruguai, uma vez que o país “não ganhará uma corrida armamentista contra o Brasil, a Colômbia, Argentina, o Chile ou a Venezuela”.

O presidente da Costa Rica encerra a carta que enviou a José Mujica dizendo que não pretende desrespeitar a soberania de uma nação irmã ao apresentar sua sugestão. “Somente quero oferecer um conselho que vejo escrito no muro da história da humanidade: os exércitos são inimigos do desenvolvimento, da paz, da liberdade e da alegria”, completa.

FONTE: DCI, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
14 anos atrás

Os suíços não pensam assim

Luis
Luis
14 anos atrás

Basta o Uruguai voltar a fazer parter do Brasil e tudo se resolve…

Braziliano
Braziliano
14 anos atrás

A quem serve o presidente da Costa Rica?

Bom, quem sabe ele e os costarriquenhos sejam fãs de filme de faroeste e acreditem piamente que em caso de guerra basta chamar a cavalaria americana, ou quem sabe a milicia bolivariana do comandante Chavez.

E afinal, é o povo que o elegeu que vai acabar pagando a conta.

The Captain
The Captain
14 anos atrás

O Sr. Arias perdeu uma grande oportunidade de cuidadar apenas do seu quintal, aliás o que muito presidente atualmente na América Latina também tem deixado de fazer.

MA
MA
14 anos atrás

O Arias tem até certa razão em seus argumentos, a Suiça tem muito mais ameaças que o Uruguai e as forças armadas uruguaias são tão irrisorias que não detém qualquer tentativa de anexação de seus vizinhos…

Mas é verdade que para aquele país, as FFAA são um meio de empregar uma parte da população e reduzir o nível de miséria com algo produtivo e útil para o estado. Então ainda vale, sem dúvida…

Piramboia
Piramboia
14 anos atrás

José Mujica? “Zé do Caixão” é o presidente do Uruguai? Uma proposta desta (fim das FFAAs) é mesmo aterrorizante!! KKKK !! Gostaram do Xiste?

felipe leao
felipe leao
14 anos atrás

o uruguai nao e um pais de miseraveis,ja foi a suiça latino americana, e ainda hoje seu idh e superior ao brasileiro. suas forças armadas prestam serviços as forças de paz da onu, e tem um alto grau de preparo operacional. somente um pais de tolos abre mao de sua auto defesa

Jacubão
14 anos atrás

É complicado falar do Uruguai nesse quesito. É um país pequeno que produz muito pouco para a sua economia. Eu diria que algo em torno de 98% do que é consumido no Uruguai, vem do exterior e eles produzem quase nada, ou seja, se continuar assim, não será possível ver o crescimento do Uruguai, a não ser que aconteça um milagre ou ele volte a pertencer ao Brasil.

Fernando D. Cabral
Fernando D. Cabral
14 anos atrás

O Presidente da Costa Rica desconhece a história, países com exércitos pequenos já derrotaram potências estrangeiras, e somente por isso existem até hoje como nação; o próprio Uruguai é um exemplo disso, quando venceu as tropas do Império do Brasil na campanha da Cisplatina; e fica hoje para a própria República Federativa do Brasil essa lição histórica sobre a manutenção de um exército, pois se quisermos, tanto hoje como no futuro, continuar existinto como País, temos que ter condições de enfrentar um inimigo, ainda que seja mais forte, portanto essencial a manutenção de forças armadas aptas a responder a eventuais… Read more »

M1
M1
14 anos atrás

” Luis disse:
3 de abril de 2010 às 21:17
Basta o Uruguai voltar a fazer parter do Brasil e tudo se resolve… ”

Concordo!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Esse tema é complicado mesmo, vou falar uma coisa certeza que o pessoal vai me crucificar..hahaha Eu sou a favor que o brasil encerrasse as forças, e investi-se numa guarda, estilo que tinha no brasil império, só que agora em função democrática….. Essa guarda seria uma espécie de policia federal atuante em numero e equipamento…. E porque eu penso isso?? porque ou se faz algo que presta ou não faz. isso é minha opinião. Nossas forças se apoiam em armas da década de 50, em sua maioria. Agora estão lançando projetos……e quantos não foram lançados e acabou em nada. Quanto… Read more »

Rafael
Rafael
14 anos atrás

O Uruguai é muito bem vindo nesse Brasil de meu Deus, só ensinar o portugues e “fecho”.
É claro que a Costa Rica não precisa de exercito, ninguem quer nada dela mesmo, rs.

Jacubão
14 anos atrás

“É claro que a Costa Rica não precisa de exercito, ninguem quer nada dela mesmo, rs.”
Hahahahahahahahaha… essa foi muito boa Rafael.
Abraços.

Jacubão
14 anos atrás

Será que o povo Uruguaio iria gostar dessa idéia???
🙂

Durval
Durval
14 anos atrás

” O país nunca será mais poderoso do que seus vizinhos que, por outro lado, são países democráticos” Realmente é uma situação complicada, investe-se 0, 1 ou 10 e ainda não se chega nem perto dos vizinhos. Comparando-se com a Suíça, além de faltar o capital (muito por sinal) ainda há o problema do terreno que não ajuda em NADA a defesa. Aliás Brasil e Argentina com suas forças blindadas tão próximas e num terreno tão propício fariam a festa no Uruguai. Como governante do Uruguai, além daquela estrutura básica de “avião presidencial, pequena força de helicópteros de transporte (p/… Read more »

Samuel Henrique
Samuel Henrique
14 anos atrás

Essá foi a coisa mais ridicula que já ouvi na minha vida!!!!!!!

Um Pais negar o direito de defesa de seu povo???
Um Pais não querer oferecer resistencia a um possivel inimigo, mesmo que efemera????
Um Pais abrir mão de seu exercito, apenas por acreditar que ele nunca será utilizado????

Essa é pra acabar com o dia!!!!!

OBS: Deixa o Uruguai quetinho no lugar dele….já temos problemas demais para resolver!!!!!!!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

O que Costa Rica e seu presidente sabem de sua ancestralidade? Certo o Presidente Mujica. O Uruguai é um país que tem um passado de lutas e correrias pela Pampa que só quem desconhece pode sugerir uma coisa destas; suas FFAA guardam essa memória de dignidade e orgulho deste povo gaúcho.

claudio
claudio
14 anos atrás

o Uruguay me lembra a Bélgica antes da IWW, com um vizinho confiável, a França e outro belicoso, a Alemanha. Podemos até traçar um paralelo em nossos tempos.

marcos adriano
marcos adriano
14 anos atrás

terminar com forças armadas quem garantiria com sua soberania?
quem daria apoio á catastrofe?disolve as forças armadas deixa que o brasil garante sua proteçao nas americas!!!!o brasil tem na politica de suas forças armadas que de é estado!!!!e forças prestas apoio á populaçao nesse pais de dimensoes continental é trabalho louvavel e que temos que valorizar os militares!!!!

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

claudio disse:

“4 de abril de 2010 às 8:13
o Uruguay me lembra a Bélgica antes da IWW, com um vizinho confiável, a França e outro belicoso, a Alemanha. Podemos até traçar um paralelo em nossos tempos.”

Perfeito meu amigo!!

marola
14 anos atrás

o lula seguramente tem a mesma mentalidade do mujica é só dar mais um pouquinho de asas para ele vooar e vocês verão o que pode acontecer com nossas pobres forças armadas..ele e varios de seus seguidores seguramente gostarão da idéia do guerrilheiro mujica.

RL
RL
14 anos atrás

Daqui a pouco, Bolívia e Paraguai também seriam pleiteados para fazerem parte de uma chamada “Mãe Brasil”. (risos).

Se todos os paises do mundo dissessem que não teriam mais FA’s, ai sim seria uma boa. Pensem no dinheiro que seriam revertidos em educação, saúde ao redor do mundo etc.

Más.

“Queres queres, não queres diz”.

gesivaldo
gesivaldo
14 anos atrás

Acho muito oportuna a consideração do presidende Arias, e o mesmo poderia ser feito no Brasil. Poderiamos pagar para os USA nos protegerem, seria mais barato e mais eficaz; os USA estabeleceriam algumas bases em território nacional com os boinas verdes e tudo e em caso de ataque estaríamos protegidos pelo aparato militar da maior potência da terra, enquanto isso o dinheiro gasto com nossas forças desarmadas seria investido em algo mais útil.

Paulo Costa
Paulo Costa
14 anos atrás

Com o litigio do Uruguai com a Argentina por causa
da construção de uma papeleira na beira do Rio
de divisa deles,houve ameaças de invasão por parte da Argentina e etc,agora parece que tem muito gas
ou petroleo no litoral,me parece infeliz esta afirmação
Quer cortar custo?Faça ao contrario crie mais chances
de investimento do mercosul e estrangeiro….

Rafael
Rafael
14 anos atrás

“Somente quero oferecer um conselho que vejo escrito no muro da história da humanidade: os exércitos são inimigos do desenvolvimento, da paz, da liberdade e da alegria” Resposta Uruguaia “No final do século XIX o país havia completado sua organização, e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcançou altos níveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai começou a ser conhecido internacionalmente como “A Suíça da América”. Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907) e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a… Read more »

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Esta carta deveria ser enviada também aos EUA, Rússia, China, Irã, Israel, Índia, Paquistão, Coréia do Norte e mais uma centena de países.

Darkman
Darkman
14 anos atrás

Pensamento pequeno e sem expressão !!!
Imagino que com esse pensamento não se investe em Educação e Saúde.
O tamanho da sua força, reflete o tamanho do seu respeito.
Cada País tem o Presidente que merece.

Abs.

claudio
claudio
14 anos atrás

Ele ganhou um Nobel da Paz e se julga no direito de dar “palpite” em todos os assuntos.

A Costa Rica é um belo e agradável pais com um território com aproximadamente o tamanho e a população do Rio Grande do Norte, sem recursos naturais importantes, vivendo basicamente de turismo, agricultura e exportação de produtos eletronicos (uma fabrica gigantesca da intel).
Não possui nenhuma expressão no cenário geopolítico internacional, penso que em virtude de sua localização, densidade demográfica e recursos econômicos, eles deveriam realmente ter somente uma G.N.

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Muitos pensavam a mesma coisa do Brasil, apesar de sermos um País Grande, a disculpa sempre foi a de que vivemos em uma região pacifica, e vejam a situção das nossas Forças Armadas, atualmente.

Esta deve ser uma coisa bem discutida, decidida pelo povo e não pelo Presidente.

A Costa Rica não evoluiu nada sem Forças Armadas.

angelo
angelo
14 anos atrás

Essa é uma questão a ser discutida e resolvida por casa país. Mas sem dúvida a posição de desenvolvimento humano, educacional e democrático da Costa Rica é bastante avançado. Se isso tem a ver com a existência ou não de forças armadas, não tenho como concluir. Jacubão disse: 4 de abril de 2010 às 1:14 Será que o povo Uruguaio iria gostar dessa idéia??? Pelo que conhecço de meus vizinhos aqui, posso afirmar que não, Jacubão. hehehehehe. Os “castelhanos” como os chamamos, são muito orgulhosos de sua história e país e nos veem como irmãos. Conheço muitos deles, e foi… Read more »

celio andrade
celio andrade
14 anos atrás

O Presidente Geisel tinha essa idéia.
Invadir o Uruguay e anexa-lo novamente ao territorio brasileiro.
pena que ele morreu.

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Que retorne o Estado do Uruguai !

Sds,

Vader
Vader
14 anos atrás

Idéia muito lúcida. Pra Costa Rica e pro Uruguai…

WAR
WAR
14 anos atrás

Pensando bem, para que mesmo? Uma super polícia com as verbas da defesa, faria o serviço direitinho. E o que sobrasse poderia desenvolver o país. Seria uma Suiça sem armas. Talvez protegida pelo Brasil… Mas, acho que “los Orientales” não engoliriam esta. Conhecí alguns. São muito orgulhosos de sua nação. E já nos expulsaram de lá uma vez…

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Ah se essa moda pega…rs

eduardo
eduardo
14 anos atrás

Vamos lá, um pouco de história. A Costa Rica foi o primeiro país do mundo a dissolver seu exército, em 1 de dezembro de 1948 (portanto há 62 anos eles não tem exército). A defesa do país é feita por uma Guarda Civil. Eles tem, portanto, experiência e moral para defender uma posição como essa. O país é pequeno, 51 mil km quadrados e população de pouco mais de 4,3 milhões de habitantes. O nível de desenvolvimento social é relativamente elevado, maior do que o do Brasil. O PIB anual per capita é de US$ 9 mil. Parece que a… Read more »

Marine
14 anos atrás

“os exércitos são inimigos do desenvolvimento, da paz, da liberdade e da alegria”.

Um pensamento tao simplista sequer merece uma analise seria.

Abs!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
14 anos atrás

Impressionante a alienação das manifestações ponderando pela extinção das FFAA uruguaias. A Costa Rica tem um exército, sim, só que com outro nome! Queria ver era o presidente costariquenho dizer isso cara a cara com qualquer castelhano…

Ferrazfa
Ferrazfa
14 anos atrás

Socorro! Nunca vi tano desconhecimento histórico….

Raphael Barros
Raphael Barros
14 anos atrás

Melhor para o Brasil pois quando entrar um “HOMEM” de verdade no poder enviará nossas Forças Armadas e retomarenos a Cisplatina (Uruguai)

Robson
Robson
14 anos atrás

Uruguai teria pedido invasão brasileira Revelação foi feita por ex-chefe do Estado-Maior do III Exército em entrevista à TVCOM. O temor da vitória da esquerda nas eleições presidenciais no Uruguai em 1971 levou o governo do país vizinho a pedir que o Brasil preparasse tropas para invadir seu território. A revelação foi feita ontem pelo general Ruy de Paula Couto, 90 anos, no programa Histórias, da TVCOM. Chefe do Estado-Maior do III Exército (hoje Comando Militar do Sul), Ruy viajou ao Uruguai no início da década de 70 cumprindo ordens do então presidente Emílio Médici. O general já havia sido… Read more »

urss
urss
14 anos atrás

Bom, nós e a Suica estamos cercados pela NATO e nunca poderemos vencer uma corrida, mas ter um monte de soldados sempre da jeito nem q seja para ajudar a limpar a neve no telhado! tem cada um!

DonWeiss
DonWeiss
14 anos atrás

Acretido que todo o País deva manter da melhor forma possível suas forçar armadas, pois diferente de outras épocas, quando existiam desejos expansionistas de algumas nações, hoje as forças armadas representam geração emprego, fomento a pesquisa e desenvolvimento além de ser uma ótima ferramenta de integração social.

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

gesivaldo disse: 4 de abril de 2010 às 12:17

“Acho muito oportuna a consideração do presidende Arias, e o mesmo poderia ser feito no Brasil. Poderiamos pagar para os USA nos protegerem, seria mais barato e mais eficaz; os USA estabeleceriam algumas bases em território nacional com os boinas verdes e tudo e em caso de ataque estaríamos protegidos pelo aparato militar da maior potência da terra, enquanto isso o dinheiro gasto com nossas forças desarmadas seria investido em algo mais útil.”

Meu Deuuus….. uahuahuahuah

Espero que seja ironia!!!

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

Anexar o Uruguai?? hahahahah Adoro essas idéias! Eles não têm lá muito oq nos oferecer, nem em indútria, nem em terra e nem futebol!! E além do mais, são sim muito nacionalistas, repudiando-nos e também aos “arrentinos”!! De fato, mais ainda os arrentinos…… Agora falando sério….. Pouco me interessa se eles vão ter ou deixar de ter forças armadas, pelo o que me consta, na prática, já não as tem!! Ou, pra não apelar, as possuem com certa insignificância…. Mas concordo que são um país muito mixuruca, e podem contar com vizinhos bem armados e pacíficos (desde que sejam) para… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
14 anos atrás

Realmente o Uruguay (esta é a grafia original) é um país pequeno que não necessita de FAs, possuí poucas riquezas e não possuí petróleo. O dinheiro gasto com as FAs Uruguaias deveria ser usado p/ combate a pobreza e as drogas, que estão começando a atingir a população através das fronteiras, existem muitos traficantes brasileiros que levam seus produtos p vender aos jovens uruguaios, mas isso ainda é incipiente no país. Devem manter uma força que não seja a polícia e que disponha de meios para fazer salvamentos, resgates e interceptações de transportes aéreos e nauticos. O país não é… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
14 anos atrás

O uruguaios, na maioria, são muito ospitaleiros e amigos, são gente boa, calmos e festeiros. Gostam muito de beber cerveja todas as noites de verão. Adoram o Brasil e gostam muito dos brasileiros, eu mesmo me dava muito bem com as uruguaias hehe. Assim, como nós brasileiros, também não gostam de argentinos e têm mais nojo que nós dos hillos de Maradona. Comentários depreciativos a esse país que tenho como minha segunda terra não ficam bem, pois não se ganha nada com a hostilidade de um vizinho. A quem desdenhar do Uruguay sugiro um passeio pelo país onde se pode… Read more »

BRAVURA
BRAVURA
14 anos atrás

Acho q o URU precisa manter no mínimo de uma marinha pequena forte e moderna + um exército semelhante ao da Suiça.
Uma nação sem qualquer força de defesa é muito arriscado.

Tom Zé
Tom Zé
14 anos atrás

mais 191 presidentes como Óscar Árias e o mundo, definitivamente, seria bem melhor… URGENTE PELA PAZ (Tom Zé) Ed. lrará (Trama) Produzido por João Marcello Povo Perigo Padece Povoa A Praça Depressa De Pandeiros E Preces, Urgente Pela Paz. De Pé, O País Repudia Vadia Guerra Que Adia O Dia Azul Que Seria, Urgente Pela Paz. Os Poderosos Querem Guerrear Mas Pra Lá Do Paquistão, Do Quixadã, E Bem Alem Das Águas Do Jordão, Pela Paz É Urgente, É Urjá, Pela Paz É Urgente, É Urjá. Repetição, Petição Nos Quatro Cantos, Japão, Daqui Até O Sudão, Urgente Pela Paz. Até… Read more »

Vader
Vader
14 anos atrás

WTF???? 🙂