11bimthComo  infelizmente não faz parte da cultura brasileira, mesmo entre “entusiastas militares”, a memória do nosso Exército, a lembrança de nossas próprias unidades militares e seus feitos, genericamente lembramos da II Guerra Mundial apenas dos termos “FEB” e “Pracinhas”, resumindo simploriamente os feitos de nossos soldados através dos tempos.

Reforçando então nossas lembranças, ontem, há 66 anos, o  1/11o, 2/11o e o 3/11o RI fazia história em Montese, Itália.

Em homenagem ao Regimento Tiradentes e seus homens, segue um resumo de sua fundação e história.

O 11º RI com sede em São João del-Rei, Minas Gerais, foi organizado em 1º de janeiro de 1920. Motivou a sua organização, o anexo ao Decreto Nº. 13.916, de 11 de dezembro de 1919, tendo sido designado os 51º e 54º BC para sua constituição, com sede definitiva em São João del-Rei. O 54º BC, por essa ocasião, encontrava-se em Niterói, deixando de, na época da organização, incorporar-se ao novel Regimento, com seu II Btl. O II Batalhão ficou sem efetivo e com sede provisória em Queluz, Minas Gerais. O primeiro comandante do 11º RI foi o Coronel Ernesto Carlos Cezar.

O 11º RI tem uma página brilhante e imorredoura na História do Brasil, por suas atuações destacadas nas diferentes contendas internas, em defesa da soberania nacional. É tido como um dos mais disciplinados Corpos de todo o Exército e, da fama de seu nome e tradição, resultou o ter sido escolhido para bater-se ao lado das nações amigas, como Unidade Expedicionária.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
brujhar
brujhar
14 anos atrás

Ta ai uma otima inspiração para o João Barone.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

Olha o saudoso 11RI!
Bravo Lapa Azul!

Parabens pela data!

Joaca
Joaca
14 anos atrás

Senhores
Viva a FEB! Viva o EB! Viva o Gen Mascarenhas de Moraes! Viva o Brasil!!!
At
Joaca

Wiltgen
14 anos atrás

Parabéns MO!

ADRIANO LUCHIARI
ADRIANO LUCHIARI
14 anos atrás

Há alguns anos, a convite do Gen. Taveira, então comandante do 11 BIB em Campinas e ex-comandante do Regimento Tiradentes, passei com outros membros da ADESG Campinas alguns dias no Regimento. Fiquei maravilhado com o treinamento de montanhismo que lá se pratica, pela organização e pela fidalguia com que fomos recebidos pelo Cel. Cupertino, então comandante da Unidade. Cabe a curiosidade: pelo fato de o primeiro comandante ter sido um Cel., continua a ser comandada por coroneis.

Paulo Barcelos de Souza
Paulo Barcelos de Souza
6 anos atrás

Gostaria que vcs colocassem no site a lista de comandantes do 11° Batalhão , desde sua origem em 1920 até os dias de hoje. Esta seria uma homenagem aos homens que se dedicaram pela sua pátria no comando desta unidade de grande importância para o nosso país.

Paula Gomes lima bringhenti
5 anos atrás

Boa tarde, existe uma lista dos convocados para a segunda guerra?

ULISSES JOSE DE SOUZA
5 anos atrás

Gostaria de saber sobre a o contingente do 11º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária que combateu na Itália e da qual participou meu falecido pai WALDEMAR DE SOUZA, nascido em 19 de fevereiro de 1919 e falecido em março de 1988. Caso alguem possa me informar agradeço imensamente sobre em qual companhia e batalhão ele participou e demais informaações pertinentes. Ele foi condecorado, entre outras, com a Gran Cruz de Combate.Muito obrigado.