Exército dos EUA testa tecnologia de células de combustível no Abrams

5

Abrams - foto US Army

O Exército dos EUA (U.S. Army) informou, em 17 de junho, que está testando tecnologia de célula de combustível para uma unidade auxiliar de geração de energia (APU) para o carro de combate M-1 Abrams. Essa APU deverá converter o combustível JP8 (diesel) em hidrogêneo e assim gerar eletricidade por meio de uma célula de combustível (que realiza uma reação química para quebrar o átomo de hidrogênio e gerar corrente elétrica).

Com a energia gerada por essa APU, tanto o Abrams quanto outros veículos de combate poderão acomodar mais equipamentos que necessitam de eletricidade, como computadores, tecnologias de comando em batalha, sensores e eletrônicos diversos. Os testes até agora foram realizados em laboratório, embora o protótipo da APU esteja sendo projetado para equipar o Abrams. Assim que os testes de laboratórios sejam concluídos com sucesso, o protótipo deverá ser testado em um veículo.

FONTE / FOTO (dois M-1 Abrams do 1º Batalhão do 5º Regimento de Cavalaria do Exército dos EUA, no distrito de Al Doura – Bagdá): U. S. Army

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
Vader
13 anos atrás

O Leopard 2A7+ já vem com APU:

http://www.defesanet.com.br/01_lz/eurosatory2010/20100618_adn_cc_notdie.html

Impressiona a capacidade alemã de produzir bons carros de combate.

Sds.

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Vader,

Interessante a afirmação do site que você indicou dizendo que o M1 não dispõe de um APU. Eu acho que por ter uma propulsão por turbina à gás ele deve sim ter uma APU para dar partida sem auxílio externo e prover energia elétrica no caso da turbina estar desligada.
No caso do Leopard, que é usa motor a Diesel, a APU seria útil para manter os sistemas elétricos e hidráulicos funcionando, poupando as baterias, estando o motor desligado, reduzindo o consumo, etc.

Um abrçao.

Vader
Vader
13 anos atrás

O loco Boscão, mas se o próprio post do Aéreo fala que agora que os EUA estão testando APU no Abrams?

Enfim, sei lá… 🙂

Abs.

Vader
Vader
13 anos atrás

Ops, post do ForTe (é o costume, rsrs).

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Vaderm
O Abrams obrigatoriamente tem um APU para poder dar partida na turbina. (????)
O que o post comenta é o tipo de APU que está sendo desenvolvido, que usa “células de combustível”, que devem ser mais eficientes que um APU convencional, já que essa tecnologia transforma energia química diretamente em energia elétrica.
Um grande abraço.