Colômbia vai à OEA, e Venezuela chama embaixador

34

A apenas três semanas de concluir seu mandato, o presidente Álvaro Uribe deixa uma nova crise para seu sucessor e ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, resolver: a apresentação de vídeos e fotos de satélite que comprovariam a presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela elevou novamente a tensão entre os dois países, que pareciam caminhar para a reaproximação com a mudança de governo em Bogotá. Depois de convocar seu embaixador para consultas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou Uribe de tentar torpedear a retomada da normalização das relações bilaterais, que estão congeladas. A Colômbia, por sua vez, pediu uma sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir o assunto.

Na noite de quinta-feira, o ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, reuniu um grupo de jornalistas para apresentar evidências de que líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) têm se refugiado na Venezuela. As imagens, que não puderam ser reproduzidas por se tratar de material de inteligência, mostravam integrantes do secretariado das Farc, como Iván Márquez, em acampamentos do outro lado da fronteira. O ministro acusou a Venezuela de tolerar a presença dos rebeldes.

“Durante seis anos, o governo colombiano manteve um diálogo paciente com o governo da Venezuela, ao qual, em várias ocasiões, deu informações sobre a localização de terroristas nesse território. Tudo foi infrutífero. Devemos pensar novamente em buscar as instâncias internacionais”, dizia um comunicado da Presidência. A sessão extraordinária da OEA foi marcada para quinta-feira. No passado, a Colômbia já denunciou à OEA a fuga de terroristas para países vizinhos.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, rejeitou as acusações. Maduro – que segundo as autoridades colombianas pode ter sido citado numa conversa filmada entre Márquez e Rodrigo Granda, um outro líder das Farc – entregou uma nota de protesto e acusou Uribe de decidir “fechar com chave de ouro seu trabalho de destruição na relação entre os dois países”. O governo venezuelano informou estar analisando medidas diplomáticas e políticas a serem tomadas.

Chávez vê diferença no futuro governo

O presidente venezuelano reforçou as críticas. Em cadeia de rádio e TV, Chávez disse que a medida reflete “o desespero de Uribe, que está de saída” para impedir que os dois países voltem a estabelecer relações respeitosas. Ele chamou o presidente colombiano de mafioso e destacou as diferenças entre este e Santos, afirmando que espera manter melhores relações com o próximo governo.

– Já são evidentes as diferenças, porque Uribe quer continuar governando e Santos diz: “Não, agora o chefe sou eu” – disse Chávez. – A Venezuela está com as mãos abertas para receber o novo governo, mas estamos em alerta e esperamos que a extrema-direita esteja realmente de saída.

Após se reunir com chefes militares, Uribe não se referiu diretamente ao assunto, limitando-se a dizer que a Colômbia deve se livrar do terrorismo.

– Para vocês, as novas gerações de colombianos, desejamos que possam viver em paz – disse.

A acusação colombiana não é nova. Embora Uribe já tivesse se referido ao assunto, chama a atenção ter escolhido os últimos dias de seu governo para apresentar as provas. No dia 7, Santos assume a Presidência. Uribe e seu candidato haviam prometido uma transição tranquila, mas as diferenças de estilo entre os dois já aparecem. Enquanto o atual presidente se recusa a restabelecer relações diplomáticas de “maneira hipócrita” com os vizinhos, Santos já manifestou a intenção de normalizar o convívio com Caracas e Quito, abalado desde o ataque a um acampamento das Farc no Equador, dois anos atrás. Além disso, Santos já escolheu para seu Gabinete algumas pessoas que foram críticas de Uribe.

– Se não houver diálogo, como poderemos resolver esses problemas? – disse Santos, em visita a Miami, em referência à polêmica com a Venezuela.

O momento para a denúncia não poderia ser pior, afirmou o ex-presidente colombiano Ernesto Samper. Ele vê um claro propósito de Uribe de evitar que se produza um encontro entre Santos e Chávez. Santos, que vem de uma família de empresários e políticos, vê como crucial para o seu governo a retomada das relações. Elas estão congeladas desde o ano passado, após um acordo para o uso de bases militares colombianas por americanos, visto por Chávez como uma ameaça a seu país. O principal reflexo se sentiu na economia, com uma queda de 70% no comércio entre os dois países, e uma redução de US$2 bilhões nas exportações colombianas. Mas Uribe parece que não vai deixar o governo de maneira silenciosa.

Em Washington, o Departamento de Estado disse estar preocupado com as denúncias e afirmou que a Venezuela é obrigada pela ONU a negar o uso de seu território a terroristas.

FONTE: O Globo – 17/07/2010

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
13 anos atrás

De novo? Não sei qual a surpresa. Já é sabido de longa data que o ditador da Venezuela apoia maciçamente com armas, dinheiro e refúgio aos narco-terroristas das FARC-EP e do ELN. O que a Colômbia deveria fazer é como fez com o Equador: bombardear os acampamentos dos terroristas que se encontram além da fronteira, mas sem adentrar o espaço aéreo venezuelano. E boa. Não haveria resposta militar alguma da Venezuela, pois se houvesse a máscara cairia, e o mundo teria a certeza (mais ainda?) que H. Chavez é patrocinador dos narco-terroristas. E se houvesse qualquer coisa maior e morressem… Read more »

Biel
Biel
13 anos atrás

O pior é que se for verdade não poderão fazer nada além de chorar , pois os guerrilheiros estão sob proteção de um país que tem forças armadas bem equipadas .
Se Uribe ao invés de chorar equipasse melhor as forças
armadas da Colômbia , Chavez pensaria 2 vezes antes
de fazer uma coisa destas

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Tá doido Biel? Me fale qual força sulamericana é melhor que a colombiana. E cada uma que se lê aqui.

Vader
13 anos atrás

Hehehe, de fato, viajou: o único Exército da AS com experiência em combate é o da Colômbia…

Quanto à Força Aérea/Marinha, eles não precisam de super-máquinas: eles tem o Tio Sam, rsrsrs… 🙂

Fernando Sinzato
Fernando Sinzato
13 anos atrás

Briga pelo narcotráfico “estatal” de direita (financiada pelos XX) e esquerda (Idem).

Nada de novo.

Vitor
Vitor
13 anos atrás

E dalhe Big Stick no Chavez xD Esse cara nao se cansa do poder? Alguem tira ele de la.

claudio ( R J )
claudio ( R J )
13 anos atrás

A cada episódio deste trágico Chavez aumenta a minha convicção de que Uribe agiu como um verdadeiro estadista ao assinar o acordo militar com os EUA, sem este acordo com certeza o Chapolin do mal em conjunto com El cocalero doidon e Juquinha (versão morena e amarga da bala) já estariam promovendo escaramuças na fronteira da Colômbia.

Biel
Biel
13 anos atrás

Não adianta muito ter o melhor treinamento e experiência e na “Hora H” não ter um equipamento decente .

Se observasse-mos as coisas desta forma então que os
EUA vendessem ou desativassem suas indústrias bélicas, não precisam delas uma vez que possuem generais experientes .

vejo cada coisa aqui !

Perguntem a soldado colombiano qual a sensação
de estar dentro de um Urutu sabendo que tem guerrilheiro com .50 e morteiro na mão do lado de fora.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Agora é guerrilheiro com .50? Mas não ia enfrentar as “grande” Venezuela? Hugo chavez só late mas não morde, ele sabe que não tem a mínima capacidade para combater a Colômbia.

Quanto ao Urutu, esse já foi desativado na Colômbia, que tem mais de 70 Black Hawks em operação.

João Augusto
João Augusto
13 anos atrás

Esses caras podiam parar com essa conversa de puta e sair no tiro de uma vez. Quem sabe que efeitos positivos isso teria para a balança comercial brasileira e para a mentalidade nacional, cada vez mais acomodada nesse ninho de paz que dizem que a América Latina é.
Por outro lado, correntes migratórias de pessoinhas com cara de índio podiam lotar o norte do país…
Hummm…
Será que é bão ou será que é ruim?
(Sem avaliar o aspecto negativo para os seres humanos envolvidos, claro.)

quatzy
quatzy
13 anos atrás

Acho que o Uribe está acusando Vevezuela a toa. Acusação se prova não leva a nada. Acho que Colombia está fuginda da sua responsabilidade

Julio
Julio
13 anos atrás

Existem varias denuncias contra a Venezuela e Chaves ja deu demonstração que está envolvido. O Brasil não fica atrás, com esse governo aloprado do Lula (MAG e Amorim) e na época com o Tarso Genro, faz vista grossa as incursoes dos terroristas em território brasileiro (segundo denuncias). A Colombia está no direito de reclamar e acho que ela é a unica que nesse continente está lutando efetivamente contra os narcoterroristas que infestam todos os países, e até pela sobrevivencia como estado democratico. Os EEUU somente estão aumentando a presença na Colombia porque paises como o Brasil se omitem da sua… Read more »

Biel
Biel
13 anos atrás

Os próprios militares colombianos reconhecem a debilidade de seu país no que diz respeito a forças blindadas e artilharia antiaérea, as características da fronteira nordeste da Colômbia favorecem o avanço
de forças convencionais e neste ramo a Venezuela obteria vantagem significativa , as forças blindadas venezuelanas seriam apoiadas por modernos helicópteros de ataque,
mas o maior problema está na possibilidade da Venezuela obter superioridade aérea com os
sukhois-30 .

Hudson
Hudson
13 anos atrás

Os venezuelanos tem su-30 mi-28,35 t-72 mi-8 mi-17 S300 é fica difícil para Colômbia.

Vader
13 anos atrás

giap49 disse: 20 de julho de 2010 às 15:02 “O narco-presidente e o seu cartel de narco-paramilitares querem acabar com as guerrilhas populares para eles terem mais espaço para a produção de cocaína” Engraçado é que os números não batem com a tese da esquerduxada: no governo Uribe, especialmente após o Plano Colômbia, a produção de coca diminuiu drasticamente. Só de 2008 para 2009 a produção caiu 16% na Colômbia! DEZESSEIS PORCENTO! EM UM ANO! 27% em dois anos! E detalhe: o Peru ultrapassou a Colômbia como maior produtor de coca do mundo: http://www.verdade.co.mz/destaques/internacional/peru-ultrapassa-colombia-na-producao-de-cocaina-onu.html E o narcogoverno do índio cocalero… Read more »

Tio
Tio
13 anos atrás

@Giap49 Primeira pergunta, como Uribe quer obter o monopólio da Cocaína se assinou um tratado com os Estados Unidos da América justamente para combater este tipo de atividade? Grande parte da produção de coca da Colômbia é destinada ao mercado americano, então como os EUA se sujeitariam a um acordo sabendo que o presidente ‘narcotraficante’ como o senhor o denomina está diretamente ligado a droga? Você acha que os americanos assinam tratados sem antes análisar, sem antes consultar o seu imponente aparelho de inteligência seu débil mental? Segunda pergunta, mais de 80% da população colombiana não quer mais FARC na… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Pessoal, o Chaves é um Bufão ,Gritando BOLIVARIANOS,é um idiota completo,ele mudou até o nome das forças armadas da Venezuela para Bolivariana,é um ditador de Banana madeinCuba,filhote dos Irmãos Castro.esperar o que desse idiota

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

giap49, tu disse que ocorreram ataques químicos de procedência americana contra camponeses Colombianos, se tu disse que tem provas, mostre-as, e te lembro que foto não é prova, mostre alguma prova científica disto e se por acaso tu não possa provar, fique quieto.

Vader
13 anos atrás

giap49 disse:
20 de julho de 2010 às 20:07

Caro Gip, a sua assertiva foi a de que o Uribe era narcotraficante e estava apenas substituindo os narcoterroristas das FARC.

Os números da mesma ONU que você diz que critica Uribe (e que portanto é isenta para falar) provam que a produção de drogas na Colômbia caiu 27% em dois anos.

Conclusão: a sua assetiva não tem o menor fundamento. É propaganda política sua.

Ou em termos mais modernos: TROLAGEM!

Vader
13 anos atrás

Quanto à sua tolice sobre doutrina: a diferença minha para você é que eu não tenho doutrina nenhuma, ou melhor: minha doutrina é justamente não ter doutrina. Mas como você é um esbirro de totalitarismo comunista, você não consegue sequer suportar isso. Você sofre e se martiriza terrivelmente por saber que tem gente no mundo que não é doutrinável. 🙂 Legal para vocês é o pensamento único, conforme determinado pelo “partido”. Bem, vocês podem pegar jovenzinhos de 14 a 25 anos, mas ninguém que tenha crescido cai mais no conto-do-vigário da doutrina esquerduxa. Portanto, comigo não vai funcionar. E eu… Read more »

Walfredo
Walfredo
13 anos atrás

Nada de novo, são os radicais de esquerda e direita massacrando o povo em nome de seus ideais.

Isto é falta de democracia e escolas!

O antigo lema de dividir para dominar!

Quem anda financiando golpes de estado na América? A quem interessa uma guerra entre Colômbia e Venezuela? Quem ganharia dinheiro com isso?

Ainda bem que o governo Uribe está acabando, assim, teremos mais uma chance para a paz!

Vader
13 anos atrás

Walfredo disse: 20 de julho de 2010 às 21:53 Pois é Walfredo, o governo Uribe, legalmente eleito e reeleito, foi e está acabado, apesar dele ter sido tão bom para o povo colombiano que fez seu sucessor. Mas e o governo Chavez, o “interminável”? Esse não vai embora nunca né? Não, pelo contrário: ele mete a oposição atrás das grades, confisca bens, censura a imprensa, frauda eleições, aparelha o país, arma milícias, e ainda por cima apoia a exportação de sua revolução bolivariana para o resto da AL, especialmente para a Colômbia, através dos narcoterroristas. Dois pesos e duas medidas… Read more »

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

GIAP49. As provas que o governo de Uribe tem em relação a concessão de refúgio aos guerrilheiros colombianos foram TODAS expostas para a imprensa Colombiana. O caso está neste momento na OEA para ser discutido e analisado, porque estas tais ‘provas’ que você diz existir não são utilizadas pelos orgãos de oposição do senhor Uribe? Porque eles não fazem o mesmo que o governo da Colômbia fez? Pode ter certeza que o governo de um país não levaria um assunto destes para uma organização internacional utilizando o recurso da falsificação de evidências, como muito a esquerda faz, tenho certeza que… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Isso tá muito bom, o Giap49 chamando alguem de doutrinado não tem preço. 🙂

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

Bom,

Isto vale para qualquer pessoa de qualquer doutrina, ideologia, ou que não tenha nem uma coisa nem outra:

Sempre que houver um imbroglio entre uma ditadura x democracia, fique ao lado da Democracia. Não tem erro!

E é evidente o vínculo de Chavez com as Farc. Há pouco tempo foram mostradas armas suecas compradas pela Venezuela, nas mãos das FARC…

Misael Bandeira Silveira
13 anos atrás

Então caro Giap49, se os caras não tem ligação com o narcotráfico e não são considerados guerrilha, pq o nosso querido presidente ‘cortou’ as relações com os companheiros após a eleição? (isso se de fato cortou). Cá entre nós, é incompreensível o PT querer processar o Índio Costa por citar a relação do partido com os guerrilheiros se é somente um grupo de ‘resistência’ e não tem nada de terrorista ou nenhum envolvimento com o tráfico. Por que agora o PT quer procesar o Índio por falar das relações? Será que o PT estaria ‘traindo’ o movimento? Lembrando que o… Read more »

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

GIAP49. Mas é óbvio que não vai acontecer [b]NADA[/b]. A OEA é uma organização internacional e suas decisões não podem produzir efeito aos Estados, é apenas uma arena para discussão de problemas. Cada Estado tem sua soberania e a OEA não pode obrigar a Venezuela ou quem seja lá quem for a seguir alguma de suas determinaões. OBS: Isto pode até ocorrer, mas para confirmar isto a ti teriamos que levantar uma série de discussões sobre as clausulas que regem esta organização). O que pode ocorrer é a Colombia provar para o resto dos Estados membros da organização que a… Read more »

Vader
13 anos atrás

giap49 disse:
21 de julho de 2010 às 15:36

“igual a você eu conheço vários : neoliberais mentirosos e entreguistas”

Entreguista e mentiroso é você seu quinta-coluna do inferno.

Comunistazinha de meia pataca.

Súcubo do Chavez e do Coma Andante.

Não vem não parceiro, que aqui tem café no bule.

Veja se aprende a dialogar com o cérebro e não com o saco escrotal, seu resto de um xurume.

Vader
13 anos atrás

giap49 disse: 22 de julho de 2010 às 12:38 “de traidores que nem você eu entendo bem” Hahahaha, quem abana o rabicó, como súcubo bem amestrado que é, é você e sua caterva esquerduxa pro Coma Andante, pro Palhaço de Caracas e pros narcoterroristas das FARC; ficam todas excitadinhas e molham as calcinhas quando vêem a fotinho do porco Qué-Vara e do charutão cubano do Coma Andante, e já vão logo pro banheiro tirar o atraso. Num vem não o seu quinta-coluna, traidor da pátria duma figa. Ah, dá licença, aprende a fazer a barba primeiro antes de vir aqui… Read more »

Vader
13 anos atrás

Tem razão Giap49, eu sou “traidor”, “mentiroso”,
“entreguista”, “neoliberal”, “cadela aos moldes do Uribe”, “vira-latas”,
e tudo o mais.

Peço desculpas por minhas ofensas anteriores.

Doravante não lhe responderei mais. Prometo.

Srs. Editores: peço a gentileza de apagarem meus comentários ofensivos destinados ao leitor Giap.

Peço ainda desculpas aos editores e demais leitores.

Sds.

Misael Bandeira Silveira
13 anos atrás

Desculpa a insistência, mas com a briga esqueçaram de responder minhas dúvidas… hehehe

Realmente, eu gostaria de saber se o PT(ou os petistas) agora considera(m) uma má companhia as FARCS’s.

lc
lc
13 anos atrás

Misael Bandeira Silveira disse: 22 de julho de 2010 às 14:19 Misael vou tenter ajudar, porque toda vez que alguém pergunta a um esquerdista sobre o Foro de São Paulo, eles fazem como o prizidenti e respondem: “eu num tava lá, num vi nada e também num sei di nada”. Ou simplesmente ignoram e fingem não ser com eles. Talvez eles considerem má companhia só qdo lhes é conveniente. Vamos lá, pt e farc são unha e carne, diria até que são irmãos. Culpa também têm alguns partidinhos que se dizem de centro mas não movem uma palha para combater… Read more »

Vader
13 anos atrás

Éééé… as provas foram apresentadas…

FARCENEMY
FARCENEMY
13 anos atrás

giap49. Sempre a mesma retórica esquerdista do tipo ‘PRECISAMOS PRTEGER OS RECURSOS NATURAIS, PRECISAMOS PROTEGER O PAÍS DO NEOLIBERALISMO, NÃO PODEMOS DEIXAR O IMPERIALISMO NORTE AMERICANO TOMAR CONTA DE NOSSA TERRA. Estão a 50 anos chorando desse jeito, mas quando o bicho pega o país que tira o pau do nosso orificio retal quem é? O Fidel Castro ou os EUA? No teu último post falaste que o golpe foi tramóia dos militares entreguistas, mas o que é isto? Se eles não intervissem nosso país estava igual a Cuba, tenho certeza que ninguém estaría aqui discutindo neste querido blog! Outra… Read more »