Um dos objetivos é evitar que participação dos EUA desequilibre negociações entre Colômbia e Venezuela. Crise entre vizinhos pode contaminar eleições brasileiras


Eliane Cantanhêde e Fábio Amato

O Brasil articula para retirar a crise Colômbia-Venezuela do âmbito da OEA e trazer para a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), para evitar que a participação dos EUA desequilibre as negociações -pró-Colômbia e anti-Venezuela. Os EUA integram a OEA, não a Unasul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem para Chávez propondo a troca. Após a conversa, Chávez anunciou que pediu ao Equador (que ocupa a presidência pro tempore) uma reunião de emergência.

O centro da crise é a acusação da Colômbia de que a Venezuela já teve 87 acampamentos guerrilheiros colombianos, e ocorre quando a campanha do tucano José Serra afirma que o PT da adversária Dilma Rousseff tem relações com as Farc.

Há, então, chance de contaminação da questão Venezuela-Colômbia na eleição.

Lula vai à Venezuela no dia 6 para nova rodada trimestral de reuniões, seguindo direto para a posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A viagem, agora, tem outro peso.

O Brasil acha melhor convocar a Unasul após a posse de Santos, que, ao contrário de o atual presidente, deu sinais de querer melhorar as relações com Caracas.

Para o embaixador brasileiro na Colômbia, Valdemar Carneiro Leão, a troca “cria um clima mais propício”.

Os embaixadores da região que servem em Caracas e Bogotá já trocam telefonemas para garantir a reunião.

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que Lula está disposto a ajudar e tem esperança de que, com a sucessão, “as coisas possam se recompor imediatamente”.

Em nota, o Itamaraty disse que acompanha a crise “com preocupação” e que Lula transmitiu a Chávez disposição em ajudar.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio
antonio
13 anos atrás

É curioso o relato da imprensa de que o Lula só telefonou para o Chaves … Ele não telefonou para o Uribe alegando que o Uribe está em fim de mandato … Mas o Lula também não está em fim de mandato?

É triste ver como a imagem da diplomacia brasileira tem sido vilipendiada nesses últimos anos. Levam-se décadas, séculos, para se construir uma imagem digna e de respeito e apenas alguns poucos anos de atitudes irresponsáveis para jogar a credibilidade da nossa diplomacia no lixo. Parabéns aos eleitores brasileiros!

Lecen
Lecen
13 anos atrás

Realmente, giap49, concordo plenamente com você.

Vamos deixar os EUA fora da negociação, pois o Brasil – que sempre apoiou ditadores como Chávez, Castro e outros – será de fato um agente neutro na questão.

Cada um que aparece…

ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

É um absurdo a proposta do nosso líder, porque a questão está subordinada a acordos que não podem ser desconsiderados, sob pena de perda da ‘confiabilidade’ dos que vão decidir e da ‘segurança’ da decisão; o problema foi colocado sob a jurisdição da OEA e, salvo coisas de Chávez e Lula -que pensam que tudo podem-, deverá permanecer assim. É preocupante o fato do nosso líder só ter telefonado para o Chávez; isso, ‘contrario sensu’ diz bem que os EEUU precisam participar das reuniões para equilibrar a relação. Cá p’rá nós: a Colômbia tem toda razão em reclamar. A atitude… Read more »

Rodolfo
Rodolfo
13 anos atrás

Se o Brasil tivesse sido mais duro com a Venezuela no passado e apoiado o governo colombiano no seu direito de defender o território não precisaria temer o apoio militar americano aos colombianos…
Na verdade o Lula deve ter ligado pro caro Chavez e pedido humildemente ao camarada para baixar um pouco a bola e parar de irritar os americanos… a última coisa que o nosso governo quer é intervenção americana na América do Sul… culpa dos anos de omissão do nosso governo com a nossa vizinhança.

Alexandre Galante
Admin
13 anos atrás

Senhores, espero que possam comentar com cavalheirismo e fidalguia, pois comentários ofensivos passarão a ser deletados.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Ora, se os EUA irão tender para o lado dsa Colômbia e por isso devem ser afastados da negociação, também devem ser afastados da negociação- Equador, Brasil. Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicarágua e Bolívia, pois estes tenderão para o lado da Venezuela. Então se é para haver neutralidade de julgamento que se faça isso. Bloquear apenas os EUA é jogada da turminha do Foro de São Paulo, que se quer isenta neste caso….é para rir.

CosmeBR
CosmeBR
13 anos atrás

Mais uma vez a Folha de São Paulo mostra só um lado da história e contamina as pessoas de mente fraca.

Brasil Acima de Tudo

FelipeTP
FelipeTP
13 anos atrás

Do que adianta negociar? Todos os países sul americanos viram as costas para a Colômbia no caso das FARC. Não será surpresa se as FARC usarem territórios não colombianos para se esconderem ou usar em seu prol. A única vez que o Brasil se importou, foi quando tinha uma pessoa “famosa” que seria libertada. Os outros refens que se ralem. Se não me falha a memória, já morreram 22 brasileiros pelas mãos das FARC. Na internet se lê muito: “O Brasil tem a melhor tropa de selva do mundo”. Está aí uma boa oportunidade para por em prática. As FARC… Read more »

lc
lc
13 anos atrás

Se os EUA são pró Uribe e por isso tem de ser afastados como querem os nanicos e barbudinhos do itamaraty, então ninguém mais na américa latrina pode mediar esta questão.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

A política internacional na América do Sul está bagunçada, e isso se deve em muito com a postura tomada do governo Brasileiro. Acho interessante o Lula tentar transferir a questão Colômbia-Venezuela para a Unasul para tentar intermediar as negociações. Uma por que garantiremos a neutralidade, pois o Lula não vai apoiar a Venezuela. O Itamaraty vai ficar totalmente neutro e tentará acalmar os ânimos. Isso trata enormes benefícios para a política externa do Brasil. Quem diz que vai apoiar o Chavito, o faz por pura politicagem. Outra por que afastaremos os norte-americanos da questão, demonstrando que na América do Sul… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Giap49…Não esquenta……..Pessoas desta tipologia retratam o homem velho…….São verdadeiros desertos……Utilizam as ideias da força e não a força das ideias……Estão presos num passado subvertido onde era gritado de forma ensandecida o “ame-o ou deixe-o”………Vivem das e nas sombras que encarceram e estagnam suas próprias almas………….

http://www.youtube.com/watch?v=xWMlsF8X5a4

Vader
Vader
13 anos atrás

Ahahahaha, como diria Mané Garrincha: “combinaram tudo isso aí com os russos?” Tirar os EUA da negociação? Mas os bolivarianos póóóóóóódi né? 🙂 No mais, assistimos ao que provavelmente é o último (ufa) movimento da diplomacia da República Bolivariana do Brasil. Mais uma chance para nosso “Grande-Timoneiro” e “Sol-da-Humanidade” demonstrar ao mundo toda sua fanfarronice. Entretanto, como em todas as vezes que o Itamaralívia se meteu, acabará em prejuízo à imagem externa da nação, pois eles não agem visando o bem do país e da região, mas apenas visando a promoção de sua agenda internacionalista-socialista. No final provavelmente ou os… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, você tem algum trauma com canídeos garoto, foi mordido por algum?, pois vive deselegantemente chamando qualquer um que divirja de sua ideologia autoritária e genocida de vira-lata. (e não é a Veja que diz, e sim os arquivos abertos de Moscou e o relato de ex-integrantes soviéticos e cubanos- essa gente matou a rodo e continua matando- vá ler coisas além do que professores de boininha de cursinho e animadores petistas recomendam). Argumentos ad hominem não rebatem fatos, e estes pululam pela história, mostrando o quanto o socialismo destruiu e inutilizou. Aliás uma das práticas mais comuns enfatizadas na… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Pinochet74 disse:
23 de julho de 2010 às 16:28

Parabéns pelo ótimo comentário, colega.

Sds.

Dell72
Dell72
13 anos atrás

Mais uma vez os comentários desanimam o debate e vão para o particular. sempre deve existir varios angulos de um mesmo objeto para que possamos ter a opurtunidade de reflexão. Mas como não se deve nunca ficar em cima do muro apenas lembro que ninguém chega a um posto tão alto no pais por acaso, precisou do “voto” da maioria. então não fiquem trocando farpas quem não esta contente trabalhe mais pra reverter e quem goste lute para que siga como esta.

Jeferson Elói
Jeferson Elói
13 anos atrás

É engraçado qua a Colombia foi direto para a OEA!!!!!!
Já que tinha fotos,videos e documentos!!!!!!!!!!Poderia esperar a próxima reunião da Unasul!!!!!!!!! A Colombia ta virada em uma marionete dos EUA aqui na América do Sul!!!!!!!

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

Deixa eu ver se entendi:

1 – A Colômbia prova na OEA que a Venezuela acoberta as FARC em seu território.

2 – Ofendido, Chavez rompe relações com a Colômbia.

3 – No dia seguinte o embaixador venezuelano admite que as FARC estão em seu território,mas combatem os guerrilheiros

4 – As Forças Venezuelanas renovam seus votos de lealdade a Chavez em um claro recado à Colômbia.

Qual parte do filme eu perdi? 🙂

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, voce vive se fazendo de vítima, mas é sempre o primeiro a tratar quem não concorda com suas posições com os mesmos termos, vira-lata, empregado dos EUA, gostar de águia,etc. etc. Toda vez que seus comentários são refutados ou desmentidos pelos fatos voce vem com estas agressões e depois se faz de vítima. tenha pelo menos ombridade de sustentar suas agressões sem se fazer de coitadinho.
PS- O filme do Lula foi feito pelos bajuladores do mesmo, mas ele adorou e fez o que pode através de seu ministério da propaganda para disseminar e alardear o filme.

Tito
Tito
13 anos atrás

Papel ridículo o do nosso “Grande Timoneiro”, vendido a sua ideologia barata e porca, ideologia esta que não tem pátria e sim “txchurma”.

Graças a Deus está acabando, graças a Deus.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Por acaso a OEA não é um organismo onde SEMPRE se resolveram as pendengas nas Américas? Porque a Colômbia tem que esperar a reunião da UNASUL? Para que Chaves tenha tempo de mandar as FARC e colegas devolta para a Colômbia? Acordem! A OEA é sim um órgão legítmo! Oras bolas! Pátria Socialista o C*********!!!!!!!!! Essa gente não se toca que essa PORCARIA acabou em 1989 GRAÇAS À DEUS???? Esse sistema NÃO FUNCIONA, NÃO ADIANTA! Está mais que provado que essa m****** não funciona e tem gente que ainda acredita nisso!!! A C A B O U! A DEMOCRACIA, apesar… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Giap Bolivariano, porque não vai para lá, rssss, e a FARC, pesquise a invasão deles no Brasil “operação Traira” o que ele fizeram no Rio Traira. veja o que vc defende.

Brasil acima de tudo.

CosmeBR
CosmeBR
13 anos atrás

Porque a Colômbia simplesmente não aumenta a vigilância na fronteira ao invés de atacar os outros países com acusações! Pq, sabendo que as FARC estão na selva, não terminaram essa longa guerra. Simples, se a guerra ao ‘terror’ ou ‘narcoterrorista’ acabar, acabou o $ de combate às FARC.

BRASIL acima de tudo!

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Já disse e repito, taí uam boa empreitada militar para os países da AS, extirpar da face da terra as FARCs…

Tito
Tito
13 anos atrás

Soldier, compartilho da sua indignação.

Freire, ótima sugestão.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Se todo mundo fosse “gente grande”, quando a Colômbia fosse a OEA entregar tal relatório, e as provas fossem apresentadas, todo mundo iria discutir de forma inteligente como resolver o problema. Mas o Chavito quer de alguma forma desestabilizar toda a região. Uribe sabendo disso, soltou o verbo agora que ele vai abandonar o barco. Esse assunto não justifica o rompimento total das relações diplomáticas, mas como para alguns 1 + 1 = 3, é isso que acontece. Sobre o tal Chavito pedir atenção na fronteira, nada mais justo. O Uribe já cagou no p** quando resolveu bombardear solo equatoriano,… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Chaves é um bagunceiro. Vai à guerra contra a Colômbia para se manter no poder. Ele não é louco. É sim um espertalhão que está colocando o seu país na miséria coletiva como é em Cuba (menos é claro para os “altos” funcionários do “gobierno”).

E tem gente que acredita nesse expertalhão que usa Simon Bolivar para justificar a sua ditadura do ploletariado. Que farsa…

Peço ao pessoal que aqui dão total apoio a esse tipo, que listem aqui países socialistas que são democráticos.

Em toda a história recente, não conheci nenhum…

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Desculpem os erros, ok? Tenho que ir embora e digitei muito rápido.

Abraços, Brasileiros…

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Chavez nao tem coragem nem de desmentir que as FARCs estao na fronteira. Em vez de fazer operacoes conjuntas para impedir a infiltracao do territorio ele simplismente ignora. Com certeza deve ter o apoio dele.
Quando Chavez vai sair do poder? Vai ficar eternamente la? Grande democracia eles(Venezuela) tem. Nesse tempo que esta la so afundou o país. Sinto pena dos meus amigos venezuelanos. Muitos acreditaram nesse “camarada” no começo. Agora veem que nao presta.
O governo tem que tomar atitutes serias e nao ficar fingindo que nao ve nada.

dell72
dell72
13 anos atrás

me desculpem se estou falando besteira, mas no fundo um conflito próximo a nós até não seria de todo mal, poderia ser que ai sim apressacem certas decisões que vem sido postergadas a tempos.

Freire
Freire
13 anos atrás

Dell72

Sabe por mais que doa, as vezes a guerra limpa as feridas alheias e mudam a história.Chega desse Bufão Chapolim Colorado.que o Cidadão da Venezuela seja Venezuelano e não “BOLIVARIANO” poxa este Bufão mudou até a cidadania deste Povo. É por mais que doa……………………………….

Brasil acima de tudo.

Freire
Freire
13 anos atrás

Será que seremos Brasileiros ou “BOLIVARIANOS” como quer o camarada amigo da Companheira Dilma.
o Bufão Chapolim Colorado.

dell72
dell72
13 anos atrás

Em primeiro lugar Brasileiros sempre
deixe que se elgafinhe, mas com atenção no que é nossso.
Pra descontrair…Renato Russo não morreu?

Leandro Requena
Leandro Requena
13 anos atrás

Soldier

Parabéns pelo desabafo. Faço minhas as suas palavras.

RaMbOBr
RaMbOBr
13 anos atrás

O Chavez calado é um poeta.

Tito
Tito
13 anos atrás

” Quanto ao ataque das guerrilha colombiana contra o EB no rio Traira é justifucável no plano tático(quem já estudou a guerra de guerrilha sabe disso)”

Se isso não é defender as FARC não sei então o que seria.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

giap49 disse: 24 de julho de 2010 às 11:10 Freire, hora nenhuma eu defendi as Farc… …E outra, me mostre uma vez em que eu tenha defendido as Farc-EP ou Chávez ou Cuba aqui no blog? … Bem, por onde começo? Que tal essa: giap49 disse: 17 de maio de 2010 às 14:08 O Brasil e os outros países da América do Sul devem evitar de se involver no conflito interno colombiano.As FARC-EP têm seus erros, mas , são bem menores que os do governo Uribe, que não passa de um fantoche dos EUA. E o governo Lula, junto do… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

E o PT, partido no poder, não tem isenção para mediar o conflito colombiano, por manter relações de longa data com as FARC, sendo os dois membros fundadores do Foro de Sao Paulo, conforme já postei aqui: http://www.forte.jor.br/2010/05/16/captura-de-guerrilheiro-pela-pf-em-manaus-revela-base-das-farc-no-brasil/#comment-21114

Freire
Freire
13 anos atrás

Giap, eu não preciso responder o Mikhail e o Tito Já responderam, que “brasileiro ” vc é, isso mesmo escrevi minuscúlo!!!!!
BRASIL ACIMA DE TUDO- este escrevi MAIÚSCULO

Freire
Freire
13 anos atrás

Que Vermelhinho, prefere um bando de terroristas/nacotraficantes que atacam seu País seu EB. esperar o que de vc……..seu……..porque não vai para lá….vai…..vermelhinho petista…..e bufão…pois se acredita neles vá defende-los …. eu estarei sempre defendo o BRASIL.

BRASIL ACIMA DE TUDO.

Vader
Vader
13 anos atrás

Hehehehe, “não falem que eu falei porque eu não falei” ahahahahaha… Mas falou…

Eita galera, don´t feed the trolls… 🙂

Walfredo
Walfredo
13 anos atrás

giap49 tem meu apoio. É impressionante, num mundo onde os países de esquerda aplicam princípios da economia de mercado (China) e países de direita, princípios de esquerda (EUA – estatização da GM, seguro desemprego, plano de assistência à saúde, etc). Onde os maiores índices de desenvolvimento foram obtidos pela conjugação da economia de mercado com o fortalecimento no apoio social, ainda temos radicais que defendam a total liberdade de mercado, o domínio dos menos éticos, menos ecológicos, os que defedam o lucro sobre qualquer preço, o interesse individal sobre o coletivo. Ou mesmo, aqueles que ainda defendam a ditadura do… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Walfredo disse:
25 de julho de 2010 às 10:49

Está faltando respeito e democracia em alguns corações.

No seu e do Giap, por exemplo. O sujeito admira a China e vem falar de democracia, quanta cara de pau.

URUTAU
URUTAU
13 anos atrás

Caro amigo Mikhail

Caro Mikhail agora vou ser obrigado de uma forma mui
respeitosa a discordar veementemente do amigo
Existe democracia na China sim

A DEMOCRACIA DOS TANQUES E DAS BAIONETAS

Um bom dia e um forte abraço Mikhail

Leandro
Leandro
13 anos atrás

As FARC são um câncer na Colômbia e a ela não teve como extirpar isso sozinha, deveria sim ter tido apoio das outras nações sulamericanas, principalmente daquelas que possuem a sua fronteira invadidas pelas FARC, leia-se Brasil, Equador e Venezuela. Equador e Venezuela escolheram dar um apoio velado a FARC e o Brasil finge que não tem nada haver com isso. A Colômbia está errada em ter apoio dos EUA? Não, eles apoiam com material e grana! Vão utilizar a Colômbia como ponta de lance numa eventual necessidade? Sim, vão! Mas o que poderia fazer a Colômbia? Nada! Agora, não… Read more »

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

os petralhas imundos não se cansam.

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Giap tem que ser enviado a um país comunista e ser proibido de usufruir das benessas da economia capitalista e do regime democrático.

Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

Os companheiros que apoiam a diplomacia ‘isenta’ do Lulla poderiam responder porque o Brasil não deu asilo político aos dissidentes cubanos recentemente liberados pelo Fidel? A diplomacia que homiziou terrorista italiana para a impunidade é a mesma que devolveu atletas cubanos para o castigo. Isenção? Nao fosse o trágico, seria piada.

Jackson F-5
Jackson F-5
13 anos atrás

Certissimo o governo brasileiro, a America do Sul eh para sul-americanos, os ianques nao tem nada que meter o bedelho por aqui, eh assunto nosso. Os sul-americanos podem muito bem resolver seus problemas, atraves da UNASUL, a instituicao mais adequada para isso, alias, os ianques sao a maior fonte desses problemas e tem que cair fora da America do Sul, especialmente do protetorado colombiano, que eh uma vergonha para o povo colombiano e uma ameaca para o Brasil !!!

Athos
Athos
13 anos atrás

Nossa, nunca ví tanta viúva junta.
Falou em guerrilha de esquerda elas aparecem de baioneta, lol.

Porque quem já foi dirigido, nunca perde o cacoete.

Jackson F-5
Jackson F-5
13 anos atrás

Au…au..au…, nunca fui guerrilheiro, nem tampouco dirigido e tambem nao pretendo ser , mas muito pior do que isso eh vender o povo e a patria por trinta dinheiros !!!!!!