As Forças Armadas da Venezuela declararam nesta sexta-feira seu apoio à decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de romper relações diplomáticas com a Colômbia e disseram estar prontas para um possível combate em caso de invasão do território venezuelano.

“A Forças Armadas Nacionais Bolivarianas mantêm sua preparação operacional e estão dispostas a executar as tarefas que forem impostas pelo comandante-em-chefe e presidente da República”, declarou o ministro da Defesa, general Carlos Mata, que leu uma declaração na televisão oficial VTV.

O presidente Chávez ordenou que as Forças Armadas se mantenham em “alerta máximo” na fronteira ante a possibilidade de alguma agressão diante do risco de que o colombiano Alvaro Uribe, “movido por seu ódio contra a Venezuela”, opte por uma ação militar contra Caracas.

“Conte o governo com uma resposta contundente se forças estrangeiras tentarem violar o solo sagrado do maior homem da América”, acrescentou o ministro, referindo-se ao libertador e grande herói venezuelano, Simón Bolívar.

O ministro, assim como outros membros do governo, desmentiu “categoricamente” as declarações do embaixador colombiano na OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Hoyos, de que há 87 acampamentos e cerca de 1.500 guerrilheiros colombianos dentro das fronteiras da Venezuela, sob leniência de Chávez. As acusações levaram o presidente a romper relações com Bogotá.

Combate

Mata assegurou que os esforços dos militares venezuelanos “têm sido enormes” para combater o narcotráfico e a presença de rebeldes em seu território e que é responsabilidade da “oligarquia colombiana” se “existe sangue” na história destes países vizinhos.

Mais cedo, o embaixador da Venezuela na OEA, Roy Chaderton, reconheceu que há guerrilheiros colombianos no país, mas negou apoio aos rebeldes e afirmou que as Forças Armadas venezuelanas não apenas combatem a guerrilha, como já entregaram membros capturados à Colômbia.

Na noite de quinta-feira, o ministro da Defesa afirmou que a situação na extensa fronteira entre Colômbia e Venezuela é “normal”, em declarações concedidas ao término de uma reunião extraordinária do Conselho de Defesa da Nação, organismo máximo consultor do país sobre segurança e defesa.

Ao terminar de ler a declaração, o ministro da Defesa bradou o lema “Pátria socialista ou morte! Venceremos!”, utilizado pelo presidente e pelos militares em seus atos públicos.

FONTE: Folha.com

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago
Thiago
13 anos atrás

Sugestão: postar uma matéria comparativa entre o poderio militar colombiano e o venezuelano.

Freire
Freire
13 anos atrás

“Patria Socialista ou Muerte” isso é coisa de BUFÃO, rsss.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

E o U.S ARMY se diz cansado de lutar nos desertos do Oriente Medio.

antonio
antonio
13 anos atrás

Será que os EUA ou a Colombia vão explodir as fábricas de AK da Venezuela?

Será que a América Latina vai ser um local mais seguro se um pais com instituições frágeis como a Venezuela tiver posse de 100 mil fuzis novos?

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Latido de guaipeca! Só morde os tornozelos…

Vader
Vader
13 anos atrás

Caraca, que que os narcoterroristas estavam comendo ali? Um cachorro? Eca, que nojo, rsrsrs…

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

É lógico que as FFAA da Venezuela apoiam Chaves, toda a liderança que poderia enfrenta-lo foi posta na cadeia ou na reserva, e os postos chaves da espionagem e inteligencia estão em mãos dos torturadores cubanos.Deve ter mais lealdade do que Hitler tinha na Whermacht.

MA
MA
13 anos atrás

Guerra Irã x Iraque na America Latina?

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Função de militar não é ser mula de curral eleitoral ideologica….É defender e guardar nossa gente…Cultura…Etnia….Coisas….Terra….Valores….Historia……Lembranças….Passado…Presente…Futuro…Alma sebosa não tem partido…..Nacionalidade…Classe…Cor……Ideologia ou lado…..Alma sebosa é aqui….Alma sebosa é ali…..Alma sebosa é aculá….Alma sebosa é em qualquer lugar………….

http://www.youtube.com/watch?v=Z6vTfCIVXG8

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Função de militar não é ser mula de curral eleitoral ideologica…É defender e guardar nossa gente…Cultura…Etnia…Coisas…Terra…Valores…Historia…Lembranças…Passado…Presente…Futuro…Alma sebosa não tem partido…Nacionalidade…Classe…Cor…Ideologia ou lado…Alma sebosa é aqui…Alma sebosa é ali…Alma sebosa é aculá….Alma sebosa é em qualquer lugar………….

http://www.youtube.com/watch?v=Z6vTfCIVXG8

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Função de militar não é ser mula de curral eleitoral ideologica…É defender e guardar nossa gente…
Cultura…Etnia…Coisas…Terra…Valores…Historia…
Lembranças…
Passado…Presente…Futuro…Alma sebosa não tem partido…Nacionalidade…Classe…Cor…Ideologia ou lado…Alma sebosa é aqui…Alma sebosa é ali…
Alma sebosa é aculá….Alma sebosa é em qualquer lugar………….

http://www.youtube.com/watch?v=Z6vTfCIVXG8

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos……………

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Todos podem ver as táticas das conquistas mas ninguém consegue discernir a estratégia que as geraram……….Conhecimento é algo que você pode usar…..Crença é algo que usa você…..

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Se você não pode convencê-los….Confunda-os……..

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém……..

Vader
Vader
13 anos atrás

Ichhhh, o Cor Tau desandou a orar aqui no ForTe… 🙂

Leandro Requena
Leandro Requena
13 anos atrás

Com os yankees por trás dando apoio, logístico e financeiro, a Colômbia dá uma surra na Venezuela.

E o Tio Sam nem precisa enviar soldados.

Apenas armamentos de 1ª linha.Em grande quantidade e com ENTREGA IMEDIATA.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Fonte; Le Figaro- aug. 1999- “Chaves et son epurge sur les forces armée, un noveau Stalin?” de Paschal Beaurguise, cientista político da Universidade de Lyon- onde mostra os expurgos realizados pelo ditadorzinho latrino nas FFAA venezuelanas.
Agora Giap, porque tantos ataque pessoais aos participantes deste site, como chamar de mentiroso alguem que só está tentando discutir. parece que fatos o encomodam bastante. isto é comum na garotada da esquerda hoje em dia? Na minha época os comunistas procuravam apelar menos aos argumentos ad hominem.

antonio
antonio
13 anos atrás

O Chaves, projeto mal-engendrado de Castro, governa autoritariamente a Venezuela há 11 anos. Nada mais natural para ele querer arranjar um inimigo externo para tentar unir o povo em torno da sua figura e desviar a atenção dos verdadeiros problemas do país … alguém se lembra que vai haver eleições por lá em breve e as coisas não vão bem? a) a inflação está estourando b) as importações de bens supérfluos estão proibidas (alguém e lembra de ter vivido isso aqui no Brasil nos anos 80?) c) alimentos estão faltando e há soldados do exército armados nos supermercados d) a… Read more »

MA
MA
13 anos atrás

É, esqueci esse detalhe… Bem, mas se os americanos não apoiarem tão fortemente a Colombia vai ser que nem a guerra IranxIraque. Acaba em algumas semanas sem nenhum vencedor e com dois países acabados.

PS:. Perae, estão dizendo que o Brasil está do lado do Chavez, mas fizemos oficialmente algo que apoiasse ele nessa empreitada? Tomamos lado?
Eu acho (e espero) que fiquemos só olhado desta vez..

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Vader disse: 23 de julho de 2010 às 16:53 Ichhhh, o Cor Tau desandou a orar aqui no ForTe…” Não..Minhas noções de certo/errado não se baseiam em cartilhas ideologicas/politicas……….. Biblia..Bardo Todhol…Alcorão…Torá…Livro Dos Espíri tos…Lun Yu Cânone…Pali Vedas….Tao Te Ching… ChuangTzu…Mahabharata…Ramayana…Granth Sahib…Kitáb I…Aqdas…Avesta…Kebra Negast……. Thou art the star for which all evening waits– O star of peace,come tenderly and soon, Nor heed the drowsy and enchanted moon, Who dreams in silver at the eastern gates Ere yet she brim with light the blue estates Abandoned by the eagles of the noon. But shine thou swiftly on the darkling dune And woodlands… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Comentário que li no site Terra sobre o mesmo assunto, de autoria do meu xará Pablo (não sei a origem do distinto señor):

“QUAL ES MAIS BURRO EVO MORALES O CHAVEZ?PRIMERO EVO COMPRO AVION PRESIDENCIAL NOVO MAIS EM BOLIVIA NINGUIEN SABE PILOTEAR ESE AVION,SEGUNDO CHAVEZ COMPRO TAMQUETAS DE GUERRA DE 40 TONELADAS DE PESO MASI LOS PONTES DE VENEZUELA NAO SOPORTAM MAIS DE 35 TONELADAS OSEA QUE NAO PODEN PASAR ALA FRONTERA PORQUE ESTAN EN EL PORTO DE MARACAIBO HACE YA MAIS DE UM ANO ,EHEHEHEHEHEEHHEEHEE POR FAVOR PERDONEN MI MAL PORTUGUES .ABRAÇO AMIGOS DO BRASIL”

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

ANTÔNIO: é a conhecida ‘patriotada’, coisa que já vimos na Argentina anos atrás. Lastimo, mesmo!, é ver o nosso Brasil seguindo o rumo das ditaduras da esquerda esmaecida pelo tempo.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Eu apenas questiono o porque de voce destratar tanto os comentaristas que se opoem a voce e voce questiona minha ombridade? Com isso você só demonstra o que foi dito: responde a argumentos com ataques pessoais. Isso que é coisa de garoto e não de homem feito. E também descarta fontes fidedignas porque são contrárias aos seus ideários, isto também naão é lisura intelectual.
Um dos principais militares presos por chaves foi o general Baduel- divulgado pela própria telesur de Chaves- agora a fonte é confiável tovarish?

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Engraçado Sr. Pinochet 64… o Sr. falando em genocídio? em matança? muito interessante… o Sr. sabia, e o pior é que creio que sabe, que o Sr. Pinochet foi e será um dos maiores facinoras da história? Assassino frio e cruel? É risível ve-lo falando em mortes… fazer o que né?…

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

PS: Pinochet 64 não foi erro não. Foi um trocadilho. Se souberes entender é claro.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Alías gostei do trocadilho, talvez até Troque, é que o Chile foi salvo de se tornar uma colônia cubana em 74, e o Brasil em 64, bem lembrado. reitero Jonas Baumann, Pinochet 74 é só uma forma de irritar esquerdalhas- e vejo que funciona bem- e também reafirmo, perto dos assassinos de esquerda (está vendo my friend eu pelo menos considero Pinochet um assassino, enquanto as esquerdas consideram os Ches e fidéis heróis), Pinochet foi um principiante, ele matou cerca de 15.000, a turmitcha vermelha chega na casa das dezenas de milhões. Este é o enorme trajeto moral que separa… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Seria muito interessante se a Colômbia aceitasse o desafio, correriam com o rabo entre as pernas rapidinho os “boludos da venefavela”.

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Sr. Pinochet “64”, eu nunca disse que era pró socialismo. Muito pelo contrário, sou bem democrata, coisa que os seus idolos nunca o foram. O maior erro da revolução Cubana foi não ter aberto eleições para um novo presidente. Como o senhor vê, tb consigo divisar erros. Porém, vir falar de moral é um pouco demais.
Não sou socialista comunista e o escambal, agora não sou subverviente também, coisa que muitos aqui parecem o ser.
Não concordo com a politica estadounidense e sempre lutarei contra! estude, analise as últimas décadas de ações estadounidenses na AL e pondere seus heróis.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo…Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade…Dominar o inimigo sem combater isso sim é o cúmulo da habilidade…Subverter para desestabilizar(Subverter a civilização… A cultura…Raça..Etnia…Terra…Valores…Historia…Lembranças…Passado…Presente…Futuro…O dominio não é apenas economico….Politico ou ideologico)…Desestabilizar para expor…Expor para enfraquecer…Enfraquecer para fragilizar…Fragilizar para dominar…É Dominar de todas as formas…É isolar e atacar de todas as formas…Por todos os lados…Marcar na mão…Marcar na testa…Torna-los chacais…Condicionados e modelados…São chacais…Colocados para isso mesmo…Assim como em muitos lugares por ai…A AL é uma grande presa onde “leões” constroem…Colocam e deixam chacais se “estraçalharem” pelas presas…Para assim fincarem dominio…Poder…Influencia…Para… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Sr Jonas, desculpe se o confundi com um socialista , Deus me livre acusar alguém injustamente de fazer parte desta seita macabra. Mas também não me acuses de ter citado “heróis”.Como disse, considero Pinochet um assassino, não um herói, mas se o Chile virasse uma colônia cubana, muito mais gente inocente m,orreri, quem diz isso não sou eu, é a história.E também de onde tirou que eu sou pró-estadunidense (cuidado ein, este é um jargão típico da esquerdopatia)?. Por mim nem existiriam Estados Unidos, deveriam existir os estados Confederados da América, a Califórnia e o texas em separado, etc. seria… Read more »

Luis
Luis
13 anos atrás

Eleições (limpas) e socialismo/comunismo não se combinam!

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Ops teclei errado – Better dead than red

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Até entendo a sua ira pelos comunistas. E de fato até entendo. Porém cuidado com os “inimigos”. É muito fácil criarmos monstros para combater enquanto os diabos por trás fazem a festa.
1984 é um livro que aborda muito bem esse tema…
Meu medo é que estejamos sendo massa de manobra através de ideologias.. como bem citou o amigo Cor Tau…

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Esse é o meu medo… de ambos os lados…

http://www.youtube.com/watch?v=bY8WhANmXNo&feature=related

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás
Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Eu entendi Jonas, e inclusive 1984 foi escrito por Orwell, que era até então um socialista convicto, em referencia ao que se tornara a União Soviética, e que ele sentiu na pele, quando ao lutar ao lado dos republicanos na guerra civil espanhola, presenciou a ação cruel dos comunistas que traíram seus aliados anarquistas e obreros, por quererem um comando mais democrático da frente republicana,fuzilando-os em Bilbao e Barcelona. 1984 é um retrato acabado do que o comunismo (e seu irmão de sangue o fascismo) viriam a se tornar. e tenha certeza que eu desprezo também a plutocracia que hoje… Read more »

@MauroVS
13 anos atrás

A Venezuela só vai a guerra com o Brasil. Chavez não foi a guerra com Honduras, na queda de Zelaya, amarelaram todos, Correa, Ortega e Chavez numa conferência de emergência da UNASUL, Lula foi a jato visitar Kadhafi a quem se referiu com “irmão e líder”. Depois que as bases dos EUA se instalaram na Colômbia as FARC mudaram-se para Venezuela. E num congresso, em dezembro de 2009, com o comandante das FARC, Afonso Kano foi lançado em Caracas o Movimento Continental Bolivariano (MCB) extensivo a África. O porquê da África é que o Hesbollah esta na Venezuela ligado ao… Read more »

RaMbOBr
RaMbOBr
13 anos atrás

Chavez é um frouxo,só sabe latir na hora do vamo ver não faz nada,também não é pra menos com o país lieralmente implodindo ir para a guerra é suicídio até esse idiota demagogo percebe.

Biel
Biel
13 anos atrás

Em uma guerra é quase certo que a Colômbia sofreria grandes baixas na Fronteira norte e nordeste ( o governo colombiano preparou as forças armadas de seu país para operações anti guerrilha , mas em contra partida deixou se país praticamente sem meios para se defender em uma guerra convencional) , se Chavez estiver apoiando mesmo a guerrilha ( não duvido nada) , os colombianos teriam que lutar contra um exercito convencional apoiado por guerrilhas que já atuam dentro de suas fronteiras . A unica chance da Colômbia vencer seria indo a lujinha do Tio Jacó para fazer compras ,… Read more »

Leandro Requena
Leandro Requena
13 anos atrás

Pior que o Vader está certo.

Os filhos de uma égua dos narcoterroristas estão assando um cachorro!

Quer dizer que além de traficantes e terroristas as FARC também comem cachorros?!?!?

Já não gostava desses caras. Agora peguei nojo.

SDI
SDI
13 anos atrás

Republicação de excelente artigo orginialmente publicado em 2008 sobre a defesa nacional:
http://www.webartigos.com/authors/19657/S%E1vio-Aguiar-de-Sousa
Interessante reflexão a respeito das políticas nacionais.

MA
MA
13 anos atrás

Ihhhh…. Na China cachorro é uma iguaria! 😀

Freire
Freire
13 anos atrás

Tem que dar risada desse Giap, ou jeap atolado, rrsss,é comuna mesmo, rsss.

Brasil.

Black Hawk
Black Hawk
13 anos atrás

putz!!!
eles estao comendo um cachoro!!!
putz…
ja odiava as FARC mas agora apelou!!!
o Uribe ta certo mesmo!!! tem q matar esses guerilheiros mesmo!!!
map deixar homem,mulher ou criança q possa empunhar uma arma!!!!(apelei!!!!)
mata eles tudo!!!

Black Hawk
Black Hawk
13 anos atrás

erro meu nao deixar homem mulher ou criança q possa empunhar uma arma!!!

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

O autor desta estrovenga é Pedro Jorge de Freitas, Prof. de Ciencias Sociais da Univ. Estadual de Maringá(onde???- por favor apertem a tecla sap), autor de outros trabalhos como: “América latina em rebelião”, “Jornalismo e Luta de Classes”, “Venezuela, uma opçção”, integrante e coordenador do sindicato dos prof. universitários do Paraná, ligado ao PSTU, membro do centro de estudos bolivarianos do Paraná e cereja do bolo: integrante do espaço MARX da Univ. de Maringa. Pois se vê que é um trabalho totalmente isento, tal qual seria pedir uma matéria sobre judaísmo a um semanário nazista.
Tenta outra Giap.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“1984 é um livro que aborda muito bem esse tema…”

🙂

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

Ô Pinochet74…aqui em Curitiba, nos meios acadêmicos, conhecemos esses “ideólogos” de Maringá! Aguentamos pois, felizmente no Brasil, o espaço acadêmico ainda é livre.
Abraços.

Vader
13 anos atrás

Don´t feed the trolls…