Defesa aérea de Moscou receberá sistemas S-400 e S-500

52

O sistema de Defesa Aérea de Moscou e da região econômica central russa vai receber novos sistemas, incluindo os S-400 e S-500.

A região econômica central é localizada na parte européia da Rússia, sendo a maior região industrial do país. Além de Moscou, as maiores cidades são Nizhny Novgorod, Smolensk, Yaroslavl, Vladimir, Tula, Dzerzhinsk, e Rybinsk.

SAIBA MAIS:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este tema no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
OTAVIO
OTAVIO
13 anos atrás

Luxo !

Colt
13 anos atrás

Vá lá que tenha alguma capacidade de destruir ogivas de reentrada na atmosfera mas, parece que esses sistemas são, essencialmente, para defesa contra ataques aéreos convencionais (aviões bombardeiros, mísseis de cruzeiro, etc). Um ataque com mísseis MIRV, levaria a centenas de ogivas sendo lançadas sobre um país. Imagine a quantidade desses sistemas “S-400/500” necessários para a defesa contra um ataque desse tipo! Simplesmente, o número de lançadores teria que ser gigantesco ( e caro! ), sem contar que ineficaz, não precisa deixar passar todos os MIRV, somente uma percentagem, que passasse pela defesa, já traria destruição suficiente. Agora, como defesa… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Colt,
Embora esse sistema tenha mísseis com capacidade antibalística semelhante ao PAC-3 (pesando em torno de 400 kg) do sistema Patriot, ele só é adequado para interceptar mísseis balísticos de curto e médio alcance na fase terminal, endoatmosférica.
Ele não consegue interceptar ICBMs que preferencialmente deve ter seus veículos de reentrada interceptados na fase intermediária, exoatmosférica.
Os russos não possuem nenhum sistema operacional hoje dotado de veículos de interceptação exoatmosférico.
Um abraço.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Bosco
E o Tio San tem algum sistema de interceptação exoatmosférico?

angelo jr
angelo jr
13 anos atrás

da discussão sobre misseis eu me retiro, mas q ficou uma bela de uma animação ficou.

bosco, esse ICBM q tás falando, é akele msm q a gnt faz no Rise Of Nations?

Colt
13 anos atrás

Bosco
Ué…!
Então o vídeo tá errado?
Claramente, ele mostra uma ilustração de trajetória de ICBM e a representação de 10 ogivas de um MIRV se dirigindo para o solo.
Os S400/500 não são adequados para interceptar o que o vídeo mostra?

dieter91360
dieter91360
13 anos atrás

O que que saiu dos rumores sobre a suposta compra pelo Brasil de sistemas anti-aereo russos??? E verdade mesmo,ou so boato??
Quem quiser,de uma olhado do meu canal do Youtube.

http://www.youtube.com/user/joaodobrasil805

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Bosco,
o S-400 possui sim capacidade ABM (Anti Ballistic Missile). Essa capacidade foi limitada pelo tratado ABM, ou seja para mísseis balísticos com alcance de até 3500km. Como o ABM não está mais valendo. O S-500 terá capacidade superior, imagino que para mísseis ICBM, com alcance na faixa dos 10000 km.

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Como diz o velho Jack, vamos por partes.rsrsrsr Galileu, Os EUA têm o THAAD que é endoatmosférico alto (quase exo), o Standard SM-3 (lançados por navios e futuramente por terra) e o GBI que são exoatmosféricos (lançados de silos subterrâneos no Alaska e na Califórnia) Colt, pra mim tá errado sim. Esse vídeo é estranho. Mostra um ICBM lançado simultaneamente 10 veículos de reentrada. Isso não é comum de ocorrer. Só se for do tipo MRV (véiculos multiplos de reentrada) ou do tipo MARV (véiculos de reentrada manobráveis) . O mais comum são os MIRV (veículos de reentrada múltiplos contra… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Marcelo, É isso mesmo. É dito que o S-400 seria capaz de interceptar mísseis balísticos de alcance intermediário, mas como disse, se ele o faz, o faz dentro da atmosfera. Eu acho exagero essa afirmação russa. Um míssil com 3500 km de alcance deve ser interceptado de preferência também na fase intermediária. Quanto ao S-500, ainda deve levar uns 10 anos pra ficar pronto. Aí a gente vê. Provavelmente ele deverá contar com veículos de destruição manobráveis no espaço, mas não acredito que seja capaz de interceptar mísseis ICBM. Acho que deverá ficar mais pra um SM-3 com capacidade de… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

“O S-500 é uma nova geração de sistema de mísseis ar-superfície, projetado para interceptar mísseis balísticos intercontinentais e para defesa contra aeronaves AWACS. Não é uma versão atualizada do S-400 . Com um alcance previsto de 600 km (373 milhas), o S-500 será capaz de detectar e, simultaneamente, interceptar até 10 alvos balísticos supersônicos voando a uma velocidade de 5 km/s.”

Texto extraído do Wikipédia em inglês.

Como se pode ver há muitas contradições. Um míssil com 600 km de alcance capaz de interceptar AWACS e ICBMs?

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Correção: onde se lê “ar-superfície” leia-se “superfície-ar’.
Coisa do tradutor do Google. rsrsrs

Colt
13 anos atrás

Bosco,
Complicado não… de maneira nenhuma! rs
Na verdade, acho sempre muito interessante poder fazer uma análise mais apurada das notícias que nos chegam – neste caso através desse vídeo – e pelas informações que vc conpartilhou conosco.
Um sistema de defesa contra ICBM, se implementado, seria um grande negócio para as empresas produtoras, afinal, teríamos que ter milhares deles pra dar conta de tanta ogiva. rss
Um abraço.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Valew Bosco..

Nossa o S400 e seus mísseis só tem 40km de alcance de altitude contra icbm……
Poxa e eu achando que o S400 era o bixo, 40km se tratando em ogivas a grande velocidade……essa altitude de interceptação é bem pequena, bem eu acho haha…

A verdade é que se um ICBM ou SLBM for lançado, já era!!

aquino
13 anos atrás

caro bosco eu naõ acho que moscou naõ tenha um sistema anti-misseis eficaz e nem um endoatmosférico e o sistema thaad naõ esta totalmente operacional por ser um projeto dos anos oitenta e de medio alcance o gbi naõ se sabe sua real capacidade por ter cometido varias falhas em testes naõ podemos esqueser o novo icbm russo que esta teste e já preocupa muito os americanos afinal discussaõ continua….

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Eu exagerei um pouco na velocidade de uma ogiva de ICBM atravessando a atmosfera. Disse ser de 8 km/s. Na verdade é menor, cerca de 5km/s. Mesmo assim sobra muito pouco tempo de reação para a defesa. Por isso é preferível que um ICBM seja interceptado no meio do caminho, já que leva mais de 20 minutos na fase intermediária, após a queima do propulsor. Hoje está praticamente descartada a hipótese de defesa contra um ataque maciço de ICBMs. Por exemplo, os russos não têm como se defenderem dos americanos e nem o inverso. O que se busca é uma… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Aquino, O THAAD está operacional sim, embora com poucas unidades. Tem capacidade contra mísseis de alcance intermediário. O GBI já está operacional embora o sistema como um todo de forma limitada. Mas já há mísseis instalados em seus silos no Alaska e na Califórnia. Protege o território continental americano contra ICBMs. O SM-3 está de vento em popa nos AEGIS e logo terá uma versão lançada por lançadores móveis de terra. O Patriot PAC-3 também está bombando dando proteção contra mísseis táticos, de curto alcance e provavelmente até de médio alcance. O Standard SM-2 Block IV, baseado em navios, tem… Read more »

aquino
13 anos atrás

eu naõ acho que os eua saõ vulneraveis só aos icbms pois seus sistemas ainda naõ foram testados contra misseis com boas performasses e também saõ vulneraveis ao tbms – sbrms–mrbm -irbms moucou tem misseis contra para si defender nos seus navios apesar de poucos recursos .

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Aquino, Eu me referi ao território dos EUA, continental, este pode ser atingido por mísseis TBM, SRBM, MRBM e nem por IRBM, porque nem o Canadá e nem o México ameaçam os EUA e sequer possuem esses meios de ataque. Nem Cuba, Venezuela, etc. Ao contrário, a Rússia é vulnerável a todos esses mísseis já que faz fronteira ou está próximo a um monte de países que possuem essas armas e poderiam usá-las. Tirando o Alaska, que é vulnerável a mísseis SRBM russos.rsrsr Agora, as forças americanas distribuídas pelo mundo são vulneráveis a todos esses mísseis. Embora para todos, haja… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Correção:
“Eu me referi ao território dos EUA continental, este NÃO pode ser atingido por mísseis TBM, SRBM, MRBM e nem por IRBM, porque nem o Canadá e nem o México ameaçam os EUA e sequer possuem esses meios de ataque.”

Biel
Biel
13 anos atrás

E nós não temos nada !
Estamos com nosso espaço aereo desprotegido ,não temos baterias anti-aéreas e nossa unica defesa são os Mike(F-5) .
Lamentavel

aquino
13 anos atrás

agora voc~e esclareceu bem cara uma perguta fica si moscou tem misseis para abater satelites posssui sim defesas eficazes contra como thaad mas a verdade é que nem eua e russia consiguiriam destruir os missies com varias ogivas seria o fim mas naõ si esqueça moscou mesmo com mundo defamando seus armamentos eles saõ muito capazes vamos experar e muitas novidades de moscou agora com sua recuperaçaõ economica um abraço bosco………….

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Aquino, Eu pelo menos não defamo os armamentos russos não. Acho só que existe pouca informação daquele lado. Embora o tradutor do Google tem ajudado muito já que se pode entrar em sites russos, chineses, etc, e formar uma base. Quanto aos armamentos ocidentais, há mais informações disponíveis. Eu acho por exemplo, os armamentos de terra dos russos, iguais ou até melhores que seus congêneres ocidentais. Quanto à defesa antimíssil de Moscou, salvo engano, era baseada em mísseis antimísseis nucleares, que devem ter sido retirados por força de algum tratado ou por obsolência mesmo. Em relação a defesa antimíssil americana… Read more »

MA
MA
13 anos atrás

Bosco, os russos possuem sim ABM para interceptação de ICBM, digo isso pois, salvo engano, possuem capacidade para interceptação de ICBM no ápice da tragetória. Sistemas antigos, alguns baseados no R-7, eram empregados principalmente no círculo de defesa do distrito de moscow, mas não é fácil achar informações detalhadas desses sistemas, aparentemente alguns estão inativos, mas há sistemas que foram instalados a relativamente pouco tempo (finais dos 70) então eu acho que podem estar operativos, sim, como alguns analistas internet afora também creêm. Outra coisa são os sistemas anti-aereos de longo alcance com ogiva nuclear opcional, que são, teoricamente, viáveis… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

MA,
Valeu.

MA
MA
13 anos atrás

Uma errata,
o míssel exoatmosférico do mais novo sistema russo, o A-135, que é o ОKB 51T6, aparentemente possui alcance exoatmosférico de ~600km e teto de +100km, sendo assim fica muito longe de conseguir interceptar um ICBM no ápice de tragetória.
Contra MIRV já apresenta problemas, assim como o americano, RIM-161, a única alternativa são as ogivas nucleares, que são opcionais nesse sistema.

Abs

aquino
13 anos atrás

eu sabia que moscou tinha capacidade de se defender dos icbm com alacance exoatmosferico mesmo um pouco inferior ao dos eua esse sitema a-350 foi estalado na ucrania na época da guerra fria depois retirado após a guerra fria agora naõ sei si foi estalado em moscou a verdade é saõ poucas as informaçaões sobre os sistemas russos….

MA
MA
13 anos atrás

Aquino,
os mísseis do A-350 passaram por um processo de descomissionamento a algum tempo. Eram lentos e tinham alcance demasiado limitado e passaram a ser substituídos por novos sistemas. O mais novo é o A-135, mas há tb o S-225 e outros, salvo engano.

Os radares de vigilância e aquisição do A-350 que não foram sucateados foram reaproveitados no A-135

angelo jr
angelo jr
13 anos atrás

cara, os russos não vão falar o sistema de defesa deles. os caras tem coisas q nem msm eles sabem. eu vi uma matéria um tanto velha da national geographic q mostrava armas biológicas russas guardadas em latas de ervilha velha em bases abandonadas. naum duvido q eles tenham um sistema capaz de derrubar ICBMs, só não são idiotas de contar =D

angelo jr
angelo jr
13 anos atrás

e bosco, infelizmente vc naum me respondeu diretamente a pergunta, mas acho q deu pra sacar q o ICBM q vcs falam aki naum é o msm do Rise of Nations (como vc disse em outro tópico, vc joga joguinho de guerra, então eu tava na esperança q pudesses me responder)

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Angelo, Me desculpe. Não tinha lido sua pergunta. Mas também não saberia responder não. Não tenho familiaridade com esse jogo. Me mostra uma foto que eu te digo. um abraço. MA, Esses sistemas russos usavam ogivas nucleares e não devem estar operacionais mais. Devem ter sido retirados após o término da Guerra Fria. Os mísseis são chamados de Gazelle (ABM3) e Gorgon (ABM4). Quanto a defesa dos EUA existe sim e está operacinal. É o GBI (interceptador baseado no chão). Ele é capaz de interceptar veículos de reentrada no espaço, na fase intermediária e atinge uma altura de até 2000… Read more »

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Uma rápida olhada num excelente site (http://www.missilethreat.com) sobre o tema e lá vai: O sistema que defende Moscou e algumas bases de ICBMs é o A-135. Ele é composto pelos mísseis Gazelle (ABM-3) e Gorgon (ABM-4). O Gazelle é endoatmosférico e o Gorgon é exoatmosférico. Eles são similares ao sistema americano já aposentado há muito tempo, o Safeguard que usava mísseis antimísseis nucleares, o Spartan e o Sprint. Ambos os mísseis russos, assim como os americanos, são dotados de ogivas nucleares e suas detonações poderiam comprometer a própria Rússia. Embora haja meio que uma “névoa” sobre o tema, parece que… Read more »

angelo jr
angelo jr
13 anos atrás

infelizmente naum achei uma imagem decente, mas acredito q naum seja. pelo oq entendi, o ICBM é um missel q se “divide” (as ogivas atingem diversos pontos), enquanto q na versão do jogo, é um ataque sólido

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Angelo, ICBM é um míssil balístico de alcance intercontinental. É o míssil balístico de maior alcance que existe e ele pode ter várias ogivas. Ele pode ser de: Ogiva única (SRV) Ogivas múltiplas (contra um único alvo) ou MRV Ogivas múltiplas, contra alvos independentes (MIRV) Um ICBM ainda pode levar chamarizes (falsas ogivas) e chaffs. São os chamados “auxiliares de penetração”. Além dos ICBMs existem os SRBM, MRBM e IRBM. SRBM (míssil balístico de curto alcance) até 1000 km de alcance. MRBM (alcance médio) de 1000 até 3000 km mais ou menos IRBM (alcance intermediário) de 3000 até 5500 km.… Read more »

angelo jr
angelo jr
13 anos atrás

então era um ICBM SRV, pq era só um unico alvo. cara, tu arranjou tudo isso em jogo e google?

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Angelo,

É um caso típico de idade avançada rsrsrsr

Um abraço.

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Isso aí, e assim a Russia vai se recuperando.
Que fim levaram os Galosh ??? Não tinha um monte deles defendendo Moscou ??

MA
MA
13 anos atrás

Bosco, não há como comprometer a própria rússia, visto que as ogivas são detonadas acima de 40km de altitude e são chegam a ter 1Mt. ABM-3 é o sistema, conjunto de defesa anti-aerea que envolve os radares OTH, como o DON-2NP e os mísseis, que são os ОKB 51T6 para uso exoatmosférico. Isso ví procurando nos foruns russos com o Google Translator. Segundo os mesmos forúms, a última atualização que esse sistema sofreu foi no final dos anos oitenta, com enfase nos sistemas de vigilância e compartilhamento de dados e o ОKB 51T6 só passou a ser operacional no início… Read more »

aquino
13 anos atrás

caro ma.os novos misseis usam sim mesmo radar do a-350 esses novos misseis saõ uma modernização dos existentes a-135 ma com performas melhores que a do a-350 e tembém de alcance mas fontes citam que o a-350 ainda esta em operação em moscou com pucas unidades …………

MA
MA
13 anos atrás

Caro Aquino… Não sei onde viu que eu disse que o A-135 não usa alguns dos radares do A-35. Os próprios Don-2NP já eram usados no A-35.

Um bom link, com um resumo da história:
http://kursakov.narod.ru/a135.htm

aquino
13 anos atrás

cara .naõ presciso de link da proxima vez explique melhor. e alcance do a-135 e o do s-225….

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Acho que os dois países ainda não tem condições de segurar um ao outro, pois as tecnologias anti-misseis ainda são duvidosas demais.
Russia e EUA se equilibram com a mesma logica da guerra fria: se eu morrer, vc tambem morre.
Por isso mesmo Obama e Medvedev concluiram que não vale mais a pena brigar, é melhor serem amigos, apesar de algumas diferenças ideologicas.
Mas será interessante daqui a uns anos com o S500, se ele conseguir em algum teste fazer uma boa interceptação. O video mostrado pode provar ser correto daqui a uns anos.
E Zabruska !!!!

Bosco
Bosco
13 anos atrás

MA,
Eu ainda sugiro que dê uma olhada no site que eu referi.
O http://www.missilethreat.com é bem balizado.
Volto a afirmar que tenho dúvidas da operacionalidade do sistema antibalístico que protege Moscou.

MA
MA
13 anos atrás

Bosco, como você dúvida de sua operacionalidade se no próprio link que você colocou diz que os russos estão realizando, no “Sary-Shagan Test Range” no Cazaquistão, testes com o A-135?

Bosco
Bosco
13 anos atrás

Pois é MA. O problema é que esses mísseis foram testados em 2004. De lá pra cá não se falou mais neles.
Eu não duvido da capacidade técnica dos russos. Eu duvido é que tenham dinheiro para manter esse sistema operacional tendo em vista o término da Guerra Fria e o baixo nível de prioridade atual.
Mas como não há notícia também do término do sistema eu concordo que eles devam ter um sistema anti-balístico defendendo Moscou, mas que devem estar loucos para colocarem operacinais os S-500 e aposentarem esses “monstros”, relíquia da Guerra Fria.
Um abraço.

MA
MA
13 anos atrás

Só se esse S-500 for um verdadeiro salto. Porque todos os sistemas com a designação S vêm sendo utilizados para interceptação de aeronaves e mísseis, normalmente em envelope endoatmosférico.
Os A-135 foram modernizados nos anos 90, segundo o próprio site, e pelo visto eles não pretendem aposentá-los tão cedo…

Mas esses sistemas são compatíveis com os radares OTH Pillbox e Don, a não ser que os S-500 também o sejam o A-135 ainda será o sistema de defesa ABM de Moscow.

Bosco
Bosco
13 anos atrás

MA, O problema é que adaptaram alguns Gazelle que antes levavam cargas nucleares, para portarem ogivas “convencionais”. Não me consta que tais mísseis aptos a destruirem por detonação nuclear, tenham capacidade hit-to- kill, possibilitando a destruição por impacto direto. Tais mísseis eram (e são) guiados por comando de rádio, sem nenhum tipo de homing terminal para refinar a orientação e possibilitar um impacto direto, além de serem dotados de espoleta de proximidade, o que não boto fé como método para interceptar veículos de reentrada de mísseis balísticos. O Patriot PAC-1 em 1991 não obteve grande sucesso contra simples SCUDS, que… Read more »

aquino
13 anos atrás

a verdade é que voceis naõ cairam na real há pouca informaçaõ sobre esse sistema mas vai aver muitas informaçaões logo um abraço…..

MA
MA
13 anos atrás

Bosco, Só reiterando; o último teste com o sistema foi em 2007, certamente é operacional; em 2005 há a notícia da modernização, citando que o míssel, radares e sistemas de compartilhamento de dados sejam os alvos da modernização. E eu também não creio como você pode acreditar que uma ogiva de fragmentação com pelo menos 1,5ton não seja o bastante para interceptar um ICBM ou MIRVs, mesmo com um déficit de precisão, apesar de eu achar que as ogivas nucleares ainda estão operacionais. Somando tudo, eu acho evidente que é um sistem antigo e em processo de obsolecência, o oficialado… Read more »

LUFE
LUFE
13 anos atrás

De td que li aqui o curisoso é que os melhores foguetes são russos. Os melhores sistemas de defesa anti-aérea são russos(os S-400,liquidam fácil os F-22 e similares, os futuros S-500 darão ampla cobertura e destruirão os mísseis balísticos na alta atmosfera antes de liberarem as suas ogivas há 75 km de altitude e 3 500 km de distância). O melhor míssel hipersônico do mundo o Bhramos é russo-indiano coloca o Nimitiz no fundo do mar só com carga convencional. A Rússia tem A Soyuz, o Porton-M e o Topol-M(impossível de ser derrubado) e o RS-24, pavor dos EUA. Se… Read more »