Existem muitos jogos militares populares para PC e consoles, como a série Call of Duty, Battlefield Bad Company e outros. Mas existem aqueles que são muito mais realistas, como o Operation Flashpoint, a série Armed Assault, Rainbow Six, e Operation Flashpoint: Dragon Rising.

Para quem gosta de realismo, existe também o Project Reality Mod para o Battlefield 2, que é uma modificação que pode ser baixada gratuitamente para o Battlefield 2 (BF2), para Windows.

O Project Reality Mod roda ao lado da instalação do jogo, permitindo que o jogo original e o PR rodem separadamente, sem causar conflitos.

Os desenvolvedores do Mod visaram retrabalhar o jogo original desenvolvido pela Digital Illusions da Suécia (DICE), com condicionalismos legais e viáveis para criar uma atmosfera de combate mais realista, para a comunidades de jogadores.

Isto inclui vários ajustes em elementos no jogo, como a física, efeitos visuais e formato geral. Ao mesmo tempo em que modifica a forma de jogar, o PR introduz soldados Britânicos, Russos e Talibãs, mais outros desenvolvidos pela comunidade, como os Canadenses, Forças da IDF e muitas outros.

O Project Reality foi premiado em dois anos na competição ModDB. A equipe de desenvolvimento compreende vários indivíduos dedicados, que serviram as forças armadas e outros, que fornecem material de pesquisa e informações estatísticas.

O Mod já está na versão 0.91, que é sua décima quinta modificação. Para jogar o PR, você precisa ter uma cópia do Battlefield2.

Modificações disponíveis no PR:

  • Forças atuais: US Marine Corps, US army, Middle East Coalition (um exército do Oriente Médio genérico, com nova camuflagem e armas, como o hk G3, metralhadora MG3, RPG18, novos tanques T-72, etc), Chinese Army {PLA}, British Army, Canadian Army, Insurgentes do Oriente Médio, Talibã, Exército Russo, Militantes Chechenos, Exército de Israel, Militantes do Hamas, a na próxima versão (.92) o Exército Alemão e talvez outros. Todos as forças com armas realistas, como o US Army com M4s, PLA com QBZ, Britânicos com L85s etc.
  • Vários novos veículos: tanques T-72 tanks, o novo Abrams, Bradleys, BRDMs, “technicals” insurgentes, A-10s, Apaches, Marine Hueys, Chinooks, novos Hummers, Strykers, Tornados e Eurofighters, BTR60s, BTR80s, etc. Veículos com torretas precisam ter um motorista e um atirador para serem efetivos e requerem muita coordenação via VOIP para virarem verdadeiras máquinas de matar.
  • Um sistema de desvio para armas de fogo: quem gosta de “spray and pray”, não acerta ninguém. Para acertar o inimigo é preciso usar o sistema ótico e mirar com cuidado.
  • Sistemas de Kit: Quando o jogador vai para o “spawn”, pode escolher os kits básicos de riflemen ou kits especializados com uma SAW, um kit anti-tanque AT-4, ou sniper, marksman etc. Aviões e helicópteros requerem um kit de piloto e veículos blindados requerem um kit de tripulante. Isso evita que jogadores possam pular num tanque ou veículo e sair dirigindo, o que não é realista.
  • Modo “Advance and secure”: Diferentemente que o BF2, no PR os exércitos avançam e conquistam o território, como um exército real faz, em sucessão.

Visite o site realitymod.com, baixe e jogue. Se você já joga o PR, deixe aqui seus comentários.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt
13 anos atrás

Querem saber o que é realismo…
Joguem Battlefield: Bad Company 2.

Marcos Hiroshi (Nakata)
Marcos Hiroshi (Nakata)
13 anos atrás

Estou surpreso com a aparição do PR (Project Reality) aqui no blog. De fato a modificação foi muito bem feita e está sendo constantemente sendo atualizada.

Por ser um jogo a população é nova, mas a media de idade gira entre os 20 anos e algumas partidas são muito bem organizadas e maduras.

O realismo que o mod trás ainda não está perfeito pois o sistema do jogo não permite algo muito avançado, mas na minha opinião os criadores do MOD fizeram um verdadeiro milagre.

Alves
Alves
13 anos atrás

Olá, frequento bastante o fórum aqui e fiquei bastante feliz em ver essa postagem, pois jogo bastante o dito e faço parte de um dos maiores clãs de PR do Brasil, o Reality Brasil (RBR). Para quem quiser mais informações sobre o jogo, acessem o site da Comunidade Brasileira de PR: http://www.comunidadebrasileiradepr.com.br/site/ Lá vocês encontrarão maiores informações, dicas, instruções e amigos prontos para ajudar qualquer um que se interesse pelo jogo, bem como ensinar os novatos a jogar. O servidor brasileiro é o “Click21″, e a senha para entrar vocês encontrarão no fórum da comunidade, após o registro. Abraços a… Read more »

Alves
Alves
13 anos atrás

Bad Company 2 é um puro arcade, onde pessoas pulam e atiram com um Barrett .50 e te matam a 50m de distância. O realismo que o PR se atém não é o dos gráficos (Bad Company 2), mas sim do realismo de gameplay, tentando simular o trabalho em equipe que existe em qualquer conflito, guerra, batalha, etc; e também simulando o próprio combate armado, fazendo o mais real possível (nada de pular e atirar, correr e atirar com 100% de precisão logo em seguida, etc). Basicamente, no PR o egoísta não se diverte, mas sim aquele que se importa… Read more »

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Nossa, ainda sou do tempo do Operation Flashpoint!

Esse sim foi um baita jogo de combate!

osorio
osorio
13 anos atrás

Fiquei muito contente em ver esse post,pois jogo o classico battlefield 1942,mas especificamente o mod desert combat final,não e tão realista quanto o PR,AIX 2.0,Battlefield 2 mas é muito divertido,a média de idade dos jogadores deve estar na casa dos 22 anos,voces podem encontrar mais informações no site do terra games
http://ranking.terra.com.br/forum/viewforum.php?f=90&sid=1cba7fddf392a8b37f265a0ae35d25ab

osorio
osorio
13 anos atrás

por falar nisso o meu nick name tanto no forum terradc como no jogo é osorio

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Concordo contigo Alves, BF-BC2 somente tem os gráficos bons, mas o jogo que mais se aproxima da realidade concerteza é o PR, e não precisa do Battlefield2 original para rodar, então, não custa dar uma experimentada. =]

http://www.realitymod.com/

para quem quiser fazer o download do jogo

Marcos Hiroshi (Nakata)
Marcos Hiroshi (Nakata)
13 anos atrás

O ultimo OP que joguei foi o Dragon Rising… Adorei a física, os ferimentos, o combate… O problema é que era vc e mais 3 contra os BOTs… PvP (Player vs Player) é melhor…

No Orkut na comunidade do Project Reality foi feita uma media de idade e deu 22.3, mas ultimamente muitos novos jogadores tem aparecido então creio que essa media tenha abaixado…

IIIRBR Profeta
13 anos atrás

De fato o Project Reality é um jogo singular e vale mais esta observação: é necessário ter o Battlefield 2 original, para jogar o mod.

Conheçam a Comunidade Brasileira de Project Reality

http://www.comunidadebrasileiradepr.com.br

IIIRBR Profeta
13 anos atrás

De fato o Project Reality é um jogo singular e vale mais esta observação: é necessário ter o Battlefield 2 original, para jogar o mod.

G-LOC
G-LOC
13 anos atrás

Antes de dar uma olhada no Forte estava exatamente testando o ARMA II OA. A missão que acabei de jogar era com o AC130. Super realista com os sons, armas e sensores. Estava apoiando uma equipe dos Deltas. Um beacon pistanco indicava quem era as tropas amigas para o piloto. Jogando como deltas, a noite, tinha opção de mira termica no fuzil e usar o laser. Nota 10.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

PROFETA, achei que não era necessário, pois um amigo meu disse que conseguiu jogar, e ele não tinha o original, mas, se você diz que precisa, então precisa. hahaha
Mesmo assim, para quem gosta de shooters, vale muito a conferir..

KustOdio
KustOdio
13 anos atrás

Em primeiro lugar nao ha comparacao com demais games , PR eh jogar com realismo.
Nao a quase nada no HUD, apenas bussula e quantidade de municao.
Nao ha informe de q fulano matou fulano na tela.
Se nao entrar num squad e nao se comunicar (99% por mic) o jogo eh chato…ou seja, jogue em equipe ou va embora.
Pena que nao temos mais servers BR.
E parabens ao pessoal do click21 q resiste bravamente.

Marcos Hiroshi (IIIRBR Nakata)
Marcos Hiroshi (IIIRBR Nakata)
13 anos atrás

Bem o ARMAII OA é bem mais avançado que o PR… Como eu disse, foi feito milagre considerando as limitações do sistema do BattleField 2, que é um jogo de 2005… Logo os jogos atuais possuem uma qualidade superior ao PR, mas a força do PR está no gameplay.

A também uma versão do PR:ARMA2 a ser lançada pela RealityMod

Colt
13 anos atrás

To vendo aki uns vídeos desse Mod Reality.
Pra quem gosta de jogar vendo uns bonequinhos que parecem os do CS Source mais incrementados tá bom.
Realismo, num jogo, é a capacidade de simular o ambiente, as texturas, os sons, a sensação de imersão no ambiente virtual, a interação do jogador com esse ambiente e do ambiente com ele.
Em termos de realismo, hoje, o BC2 é o melhor.

Dragon44
13 anos atrás

Muito muito bom o PRMod para o BF2, um grande avanço que o pessoal fez em cima desse jogo, deixandoo bem na linha dos simuladores, meus parabéns ao pessoal da equipe do PR. Seria legal ver o site abordar futuramente uma matéria sobre o ArmA2 que é um simulador de forças terrestres e que possui inclusive tropas brasileiras como complemento, unindo o útil ao ideal.

Até breve!

IIIRBR Profeta
13 anos atrás

A proposta de realismo do Project Reality (PR) teve início em 2005, quando um grupo de insatisfeitos com as “permissividades” do Batllefield 2 (BF2) resolveu criar uma modificação que acabasse com todos os surrealismos possíveis. Assim foram retirados o cross hair, a possibilidade de saltar de pára-quedas de qualquer altura, os excessos de munição, o preparo físico de super-homem etc. Os gráficos do PR, em função de usar a mesma engine do BF2, são de fato limitados. O Bad Company 2 (BC2) tem mesmo gráficos infinitamente mais avançados, rodando numa engine com incontáveis possibilidades, mas o realismo com o qual… Read more »

IIIRBR Profeta
13 anos atrás

Em tempo: dar uma relaxada na mente, brincando de matar e de morrer.

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

eu já joguei algumas versões antigas, e elas eram bem, bem amadoras. essa ai parece promissora. é jogar pra ver.

Vinicius
13 anos atrás

http://www.comunidadebrasileiradepr.com.br

link da comunidade brasileira do jogo

ronielle
ronielle
13 anos atrás

Aproveitando a brexa para jogos neste post vou convidar a todos a experimentarem o jogo ARMA Armed Assault que é o antecessor do ARMA 2 e que atualmente está sendo distribuido no Brasil pela Cd Games e está custando R$29,90, fator este que está alavancando o publico do jogo no Brasil. Armed Assault é um ótimo simulador de combates aos moldes do velho Operation Flashpoint, quando aliado ao mod ACE sua simulação de realismo é impressionante com toda atenção a balística, física e operação dos equipamentos militares. Quem se interessar, recomendo visitar a comunidade http://www.armapoint.com onde realizamos eventos PvP com… Read more »

KustOdio
KustOdio
13 anos atrás

Com certeza o Profeta explicou melhor… o que eu disse sobre o realismo nao tem nada a ver com o engine e sim com o gameplay. De que adianta o BC2 ter engine melhor, resolucao melhor se quem esta jogando nao usa nada e so quer mata mata.
Ao inves de chamar o PR de mais realista eu diria mais serio. Tenho 40 anos e a maioria do meu clan tem media acima de 30 e chegando aos 50.
Tiozoes que gostam de combate serio.heheheheh

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Sem duvida muito interessante!,me chamou mais atenção o exercito de Israel com os fuzis Tavor(que por acaso eu avia pensado que siguiria para o Brasil),mas enfim eu gostei tambem da US Army com armamento atual e uniforme tambem(é o mais próximo do Brasil que eu percebi) acho que vou esperimentar!

Abraços.

Yasser
Yasser
13 anos atrás

Fiquei surpreso em ver a propaganda do PR aqui no Blog! Joguei o PR até a versão 0.8 e depois fiquei um bom tempo parado. De fato quem curte o BF porém detesta o seu modo arcade de ser, precisa jogar o PR pra sentir o que é um jogo mais sério… mais próximo da realidade de um combate. O jogo é totalmente focado em Teamplay… ou seja, aquela história de ser o Rambo com uma M60 na mão atirando em todo mundo fazendo pilhas de corpos, não existe nesse jogo. Pelo contrário, se vc andar sozinho nesse jogo, é… Read more »

Leonardo Salvadori
Leonardo Salvadori
13 anos atrás

Colt, lamento discordar de seus comentarios amigo, adiquiri bf bc2 recentemente, e estou completamente desapontado com oque o jogo promete, pode ter boms graficos, sons, efeitos etc.. mas é muito fora da realidade muito mesmo, da mesma forma que a maioria dos BF são, quanto a esse Mod, não comento pois nunca testei, mas admito que fiquei curioso.

Colt
13 anos atrás

Leonardo,
To achando interessante isso.
A questão é o conceito do que é realismo.
Pra mim, é a capacidade de recriar o ambiente. Criar, virtualmente, o ambiente real.
Para os apreciadores desse Mod, parece que é o conjunto de regras do gameplay do jogo, que recriam as condições do jogador, que seriam mais realistas.
Talvez, fosse bom colocar as regras de gameplay desse MOD do BF2, no motor de jogo do BC2 e comparar os dois jogos. E daí, verificarmos qual é mais realista. rs

Yasser
Yasser
13 anos atrás

Leonardo, se vc curte um jogo que puxe bem pro realismo, sugiro esse mod. Ele lembra bastante o Operation Flashpoint. Inclusive o tiro é bem realista…. tem que praticar bastante para vc ser bom de tiro. Como disse acima, o jogo é totalmente teamplay, e envolve muita mas muita tática, inclusive do jogador que opera de Commander nas partidas. Esse cara fica responsável por construir bunkers, .50 estacionadas, barreiras de saco de areia e arame farpados, em pontos estratégicos. O jogo exige mto mais raciocinio tático do que “técnica arcade”. Tem mapas que são extremamente grandes e dependem de logistica… Read more »

IIIRBR =Romagnolo=
13 anos atrás

Olá, ótimo post no blog. Jogo o PR desde a versão 0.2 e este sim é o melhor jogo de combate on-line. É o mais realista ? Não, mas ele traz in-game muitos aspectos que existem num combate real sem prejudicar a diversão do jogador.

Visistem a comunidade brasileira que postaram acima e também sugiro uma visita no meu canal do youtube, há vários videos de game-play mostrando jogos no servidor brasileiro.

http://www.youtube.com/romagnolo

Se você tem interesse em começar a jogar PR, visite a comunidade 😉

Jhenison
Jhenison
8 anos atrás

em dezembro do ano passado iniciaram um projeto para colocar o EB e os Fuzileiros Navais no jogo, esta muito bom o mod !