Postura dos dois candidatos não se encaixa no perfil idealizado pelo Exército, Marinha e Aeronáutica

Brasília – As Forças Armadas alimentam dúvidas sobre os dois candidatos à Presidência – Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) e admitem que estão diante de “uma escolha de Sofia”. Ao longo de três semanas, a reportagem ouviu chefes militares da ativa e da reserva sobre ambos e colecionou um rosário de queixas e temores.

A maioria avalia que nem Dilma nem Serra são próximos das Forças Armadas e sensíveis aos problemas da Defesa. Os nomes do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB-GO), aparecem como alternativas mais palatáveis.

Opções à parte, militares torcem para que, quem quer que venha a ser eleito, o futuro ministro da Defesa tenha “capacidade de liderança junto ao Planalto”, e continue o trabalho de Nelson Jobim, que consideram “o primeiro ministro de verdade da Defesa”.

O governador paulista, ainda que discretamente, articula aproximação com os militares. Em outubro passado, Serra procurou o presidente do Clube Militar, general Gilberto Figueiredo. Apesar de estar na reserva, o general traduz o pensamento do pessoal da ativa, que não pode se manifestar. Ficaram de acertar uma data para Serra dar palestra para os militares.

Na semana retrasada, Serra protagonizou lance de aproximação. Com ajuda do amigo Jobim, os comandantes das três Forças e chefes do Comando Militar do Sudeste, do 8.º Distrito Naval e do IV Comar foram receber a Ordem do Ipiranga. Serra anunciou que vai estudar a Estratégia Nacional de Defesa – política para a administração das Forças Armadas – e fez elogios aos militares.

Há preocupação com a fama de Serra de não considerar “prioritários” os gastos militares e ser crítico da paridade entre os soldos da ativa e da reserva.

A caserna se diz “traumatizada” com a gestão de Serra como ministro do Planejamento de Fernando Henrique Cardoso. A percepção dos militares é de que ele não gosta de homem de farda, militares, carteiros ou mata-mosquitos.

No caso da ministra, repetem uma frase: “Dilma não é Lula.” O temor, dizem, é que, sem a popularidade e a experiência de negociação de Lula, ela fique “à mercê dos revanchistas”, olhando “o retrovisor”.

Os militares falam em “mágoa” por causa do comportamento dela na discussão do Programa Nacional de Direitos Humanos. Dizem que Dilma foi “omissa”, evitando confrontar “os amigos” do tempo da luta armada. Apesar das ressalvas, dizem que foi graças às obras do PAC, contratadas junto às Forças, que a Engenharia do Exército foi “ressuscitada e modernizada”. Pragmáticos, afirmam que Exército, Marinha e Aeronáutica podem estar “mais seguros” com Dilma pelo fato de, se eleita, ficar “comprometida” com programa de reequipamento da Defesa iniciados no governo do presidente Lula.

FONTE: Agência Estado – 21/03/2010

NOTA DE UM LEITOR:

A reportagem intitulada Serra e Dilma não agradam aos militares está absurdamente datada. Ela é de março desse ano.
Como pode, faltando 5 dias para a eleição, não fazerem ao menos um adendo, uma observação!
Todos os três viáveis candidatos no 1° turno foram contactados, através de suas assessorias, para proferir palestra e expor suas idéias, para os sócios dos Clubes que reunem militares das três forças Armadas, da ativa e da reserva.
O candidato Serra foi o único que aceitou, agendou, realizou sua palestra, assumiu compromissos e recentementemente, as vésperas da realização do 1° turno, distribuiu texto escrito reafirmando o exposto na palestra.
A candidata Marina chegou a agendar uma data, mas posteriormente desmarcou por força de outros compromissos.
A candidata Dilma não se manifestou, diferentemente inclusive de Lula e Ciro Gomes, por exemplo, que lá estiveram nas vésperas de eleiçoes passadas.
Assim, não sei exatamente qual o interesse de reproduzir a reportagem sem as observações. Marco A. E. Balbi

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL
RL
13 anos atrás

DE fato é de se preocupar, seja com Serra ou Dilma o que tem de prevalecer são os contratos já assinados, o PND e a segurança do Brasil.

É esperar para ver.

Cronista
Cronista
13 anos atrás

esse vai bombar…..

Lawrence
13 anos atrás

Segue pronunciamento do Deputado Jair Bolsonaro que nada mais é que um militar na Câmara dos Deputados.

http://www.youtube.com/watch?v=kj3prrOAleA&feature=related

Gostaria de ver um debate aqui a respeito do pronunciamento dele que achei bem interessante.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Mudança de governo é sempre um problema.Torcer para que a PND se mantenha inalterada e os investimentos mantidos.

Tavarez
Tavarez
13 anos atrás

Eu votei … no primeiro turno. Mas vou mudar meu voto, porque algumas coisas mudaram desde então.
Agora voto …, mesmo com pé atrás. Será um mal menor, bem menor.

COMENTÁRIO EDITADO

J.Claro
J.Claro
13 anos atrás

Tenho as mesmas preocupações dos militares. Acho que
ambos não são o que eu gostaria de ver como ocupante
do Planalto. Foi muito difícil me decidir. Mas já decidi e
acho que fiz a escolha certa. Decidi pela continuidade e
se é continuidade a END deve ser dado continuidade.

Espero que eu não esteja errado na minha escolha.

Colt
13 anos atrás

1 – a realidade bate às portas do Brasil, qq que seja o presidente, vai dar de cara com a necessidade que o país tem de se proteger. 2 – No final das contas, tudo isso é um processo, um aprendizado, em que os políticos começam a olhar para as necessidades de defesa do nosso Brasil (mesmo que não queiram rs) aliás, a “Trilogia de Defesa” tb ajuda muito nesse processo. 3 – Dilma pode ser novata em presidência, mas tenho a impressão que ela apreende rápido. 4 – Sábia decisão do STF sobre a Lei de Anistia. 5 –… Read more »

J.Claro
J.Claro
13 anos atrás

Acertou na mosca COLT.

Cristiano GR
Cristiano GR
13 anos atrás

Isso é pura campanha política e o Blog, esse tipo de material, veícula.

Propaganda política … e discaradamente tentando puxar a brasa dos militares para o lado ….

Por natureza militares tendém a ser de direita e mais próximo a isso seria o candidato de oposição.

COMENTÁRIO EDITADO

Paulo
Paulo
13 anos atrás

A estratégia bolivariana do Foro de São Paulo está em marcha. O próximo passo será a aprovação definitiva do PNDH-3. Ainda mais que a partir da próxima legislatura, terão maioria absoluta nas duas casas.
Esta estratégia está acima de uma política de estado.
É isso que os militares temem.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Com …, o Brasil caminhará rápidamente para ocupar seu lugar no concerto das grandes nações. Não existe a menor dúvida de que com …, o Brasil será finalmente independente e soberano, mas para isso, em alguns momentos terá que dizer não a alguns países e, para poder fazer isso, as forças armadas terão que ser maiores e melhores para que sejam o respaldo inquestionável de opções que defendam nossos interesses nacionais; e a(o) presidente … não é idiota a ponto de não saber disso. El… também estará bem assessorada. As forças armadas serão fortalecidas sim. Essa conversa de que …… Read more »

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Aos senhores que por aqui navegam, olhem por favor, esse endereço ai embaixo. É bastante interessante!

http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html#comments

Pedro Mota
Pedro Mota
13 anos atrás

Desde da ditadura, que o militares não se agradam de nenhum presidente. Fato!. Antes de armar o País, queria ver primeiro uma reforma eleitoral decente, uma reforma previdenciária(que inclusive alcançasse os militares) digna e uma reforma tributária honesta. E claro uma lei que “envie”, “separe” pelos menos 3% do PIB ou quiça 5% do PIB, para as forças armadas assim como temos para educação e saúde. Abraços.

Gustavo Krepke
Gustavo Krepke
13 anos atrás

Concordo plenamente com os militares…

Estamos entre a cruz e a espada….
Um entreguista ou uma ex-terrorista….

So Deus pode salvar esse pais.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Mas aí dizer que Nelsom Jobin é tudo isso, não concordo …. O Brasil merece alguém melhor …..

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Gustavo Krepke disse:

“Concordo plenamente com os militares…
Estamos entre a cruz e a espada….
Um entreguista ou uma ex-terrorista….
So Deus pode salvar esse pais.”

Uhum, Tamo lascado
É difícil crer que a Dilma irá dar atenção as Forças, ao mesmo tempo que o Serra vem de um partido que também não tem um belo histórico de investimento.
Não acredito nessa de “ha mais o lula começou e ela vai terminar” conversa!! Quando se chega no poder esquece do nada ahahah

Enfim, só se houver um milagre, mas como não existe milagres, vamos continuar as mínguas!!

Andersson
Andersson
13 anos atrás

Lamentável!

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Uma boa prova da falta de interesse dos candidatos foi dada à revista Tecnologia & Defesa.Os editores enviaram perguntas aos candidatos sobre suas propostas quanto a Defesa.NENHUM, incluindo a já “eliminada” Marina Silva respondeu às perguntas da revista.Um exemplo do interesse deles pelo assunto.

PRP
PRP
13 anos atrás

13ª DIRETRIZ do governo Dilma:

Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.

E o do Serra, alguém já viu?

Marco antonio Lins
13 anos atrás

Ilmo Srs

Apenas uma opinião pessoal! Acho que ela sera melhor,
é melhor gestora e mais dinamica e não vai abandonar o que foi iniciado pelo MD. Acho que Brasil falta cultura sobre a importancia da Defesa.

B.O.B
B.O.B
13 anos atrás

Sem brincadeira dizer que o Aecio Neves e uma alternativa mais paleavel!!! tamo fudido assim,na minha cidade aki em minas que chama São joão del rey “So” existe o unico batalhão especialista em combate em montanha do Brasil aki tambem tem um prefeito que recebe milhões mais rouba tudo não gasta em nada o tal prefeito não sai da prefeitura por que o ”querido Aecio passa a mão na cabeça dele” o quartel na minha cidade e um lixo.Se o Aecio e uma opção mais paleavel o Brasil vai ta fudidoooooooooooooo!!!!

MO
MO
13 anos atrás

SEja quem for eleito

“APOIO AOS MILITARES EDITADO”, por nao fazer parte da regra de governos seja de um ou de outro”

SE ESTE COMENTARIO ASPARCER NOVAMENTE SERÁ BANIDO DO BLOG BRASIU”

Att EDITORES DO BLG BRASIU, Brasilia,DF – Pça dos Tres (?) Poderes

B.O.B
B.O.B
13 anos atrás

A discusão sobre o tema militar em debates so iria fazer eles pederem votos,infelizmente grande parte da população brasileira acha esse tema desnesesario e tipo assim.EX=vo votar nele ele vai envestir em educação esse e meu candidato, mas se fosse assim EX=nossa esse cara e doido no lugar de investir na educação ta investindo no exercicito,esse eu não voto nele nem se me paga.Ainda assim a aqueles malucos que falam=O Brasil não presisa de navio,submarinos quem vai nos atacar??? somos um pais de paz.

A população tem que se apegar ao tema de maior investimento militares.

marujo
marujo
13 anos atrás

S

RatusNatus
RatusNatus
13 anos atrás

Esse cidadão procurou o Clube para solicitar um golpe de estado.

Sei que é duro para um direitista votar num candidato associado a interesses alienígenas mas… não tem para onde correr.

O dilema da direita é votar no demônio de nove unhas ou no alienígena.
Escolha!

É triste ver a direita nacionalista sem um candidato. Quase tenho pena. Quase!

Paulo Cezar
13 anos atrás

Senhores, Sou petroleiro e me interesso pelos assuntos de defesa. Nesse sentido proponho uma discussão em torno da importância estratégica do petróleo para o país e o que significam as duas candidaturas que temos hoje em relação a soberania nacional sobre este recurso. Assim exponho abaixo a história recente de ações contrárias a Petrobras, descritas pela associação dos engenheiros da Petrobras – AEPET, efetivadas pelo governo anterior, bem como as propostas para o futuro. AEPET – ESTRAGOS PRODUZIDOS NA PETROBRÁS, PELO GOVERNO FHC, VISANDO DESNACIONALIZÁ-LA http://www.aepet.org.br/index.php?4EjN1MzMzADN20zbkVXZ052bj9FZpZiN98GZ1VGdu92Yf9GcpRnJ39Gaz91bkVXZ052bj1jbvlGdjFmJvRWdlRnbvN2Xk5WZ052byZWPlN3chx2Y5IDNzQTN 1993 – Como ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso fez um corte de 52%… Read more »

Átila
Átila
13 anos atrás

É no penúltimo parágrafo deste artigo em que repousa um considerável perigo que tem sido ignorado.
A campanha do pt teve grande êxito em evitar que fosse aflorado esse debate eleitoral, tudo sob a alegação de manter o nível.
A bem da verdade, esse êxito provavelmente ocorreu pela citada falta de interesse da chapa adversária pelo tema (o revanchismo do grupo que está por vir, etc). :/
Vamos em frente.

Átila
Átila
13 anos atrás

Excelente post.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

A Revista Época fez uma enquete entre seus leitores para levantar os 15 mais importantes temas a serem levados aos dois candidatos, que falariam sobre seus planos para cada um deles.
O resultado sairá na revista da próxima semana (circula a partir do próximo sábado, véspera da eleição).
Entre os 15 pontos entendidos como os mais importantes para o País, nada, nem de longe, algo que lembre, ainda que muito vagamente, DEFESA.

Sopa
Sopa
13 anos atrás

O Brasil só muda se os Brasileiro mudarem !

SdS.

Vader
Vader
13 anos atrás

Lamento o Blog das Forças Terrestres haver se transfomado em mais um blog de política, e pior, infestado da esquerdalha mais asquerosa. Uma lástima.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

É nisso que dá quando os principais candidatos à presidência são ex-perseguidos pela ditadura. Fico preocupado com a possibilidade deles guardarem mágoas…

Cássio Cardoso
Cássio Cardoso
13 anos atrás

Caso o Serra entre um abraço para a Petrobras e para o Pré sal.
O modelo de PARCERIA é o melhor para o pre sal. Até a Russia adota esse modelo
Ainda temos o modelo de concessão aprovado na época do Fernando Entreguista Henrique Cardoso.
Que o PSDB fique longe do governo federal pelos próxmos mil anos

Paulo
Paulo
13 anos atrás

SEM MEDO DO PASSADO Fernando Henrique Cardoso O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita. Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos… Read more »

peter pown
peter pown
13 anos atrás

Depois de um post onde se dá nome aos bois vem o Vader falar bobagens e o Paulo postar um auto elogio do FHC, é mole?

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Digníssimo peter pown

Comentários tipo este podem?:

“Paulo Cezar disse:
25 de outubro de 2010 às 17:12”

Abraços

PRP
PRP
13 anos atrás

A único candidato que tem uma política de defesa é a Dilma. Isso é fato.
Se o Serra ganhar teremos longos anos de penúria morbida.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Salientando: O blog já explicou que este seria o espaço para discutir pensamentos políticos por aqui. Então não adianta os contras serem contras esse tipo de coisa. Afinal o Presidente da República será o COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS e nada mais PRÓPRIO do que o blog nos informar o que pensam os militares, através de seus clubes manifestarem seus anseios. Se clubes militares fazem isso, por que o blog não pode expor o que pensam seus representantes? Oras bolas! Este é sim um espaço ligítimo para todos opinarem pois se trata das opiniões daqueles que já estiveram na ativa… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Caro PRP Parece que o distinto não leu a nota do Blog ou pelo menos não até o final da mesma. Portanto tomo a liberdade de reproduzí-la para vossa senhoria: “NOTA DE UM LEITOR: A reportagem intitulada Serra e Dilma não agradam aos militares está absurdamente datada. Ela é de março desse ano. Como pode, faltando 5 dias para a eleição, não fazerem ao menos um adendo, uma observação! Todos os três viáveis candidatos no 1° turno foram contactados, através de suas assessorias, para proferir palestra e expor suas idéias, para os sócios dos Clubes que reunem militares das três… Read more »

rodrigo ds
rodrigo ds
13 anos atrás
Cesar
Cesar
13 anos atrás

Pelo menos a Dilma divulgou uma carta em 25/10, na qual assume compromissos com as Forças Armadas.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/820212-dilma-divulga-carta-em-que-assume-compromissos-com-as-forcas-armadas.shtml

Paulo Cezar
13 anos atrás

Dilma divulga carta em que assume compromissos com as Forças Armadas http://www1.folha.uol.com.br/poder/820212-dilma-divulga-carta-em-que-assume-compromissos-com-as-forcas-armadas.shtml MÁRCIO FALCÃO FERNANDA ODILLA DE BRASÍLIA No primeiro sinal direto aos militares na campanha, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, divulgou nesta segunda-feira uma carta às Forças Armadas. A seis dias das eleições, o documento, que conta com jargões militares, apresenta compromissos como manter o serviço militar obrigatório, o regime previdenciário diferenciado, além de reforçar a política salarial praticada no governo Lula. Segundo a campanha e militares ouvidos pela Folha, não há nenhum movimento contra a candidata, mas reclamações pontuais. Uma das queixas contra a petista… Read more »

Paulo Cezar
13 anos atrás

Resposta a “Paulo disse: 25 de outubro de 2010 às 21:39 SEM MEDO DO PASSADO Fernando Henrique Cardoso ” Carta aberta a Fernando Henrique Cardoso O plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o seu governo. O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada. De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou… Read more »

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Vader…concordo!!! Estão desvirtuando o Forte de seu objetivo, politizando posts e assumindo uma posição mascarada em favor de um dos lados… Semana passada publicaram aquela matéria da reunião escondida do FHC….( nem perco o tempo de citar a fonte de tal artigo ). Agora novamente mais um post “isento”. Frequento este espaço como leitor há uns 3 ou 4 anos, tendo começado a postar a não muito, sendo este em minha opinião o melhor espaço ( trilogia ) sobre assuntos militares da net brasileira….porém de um tempo pra cá o mesmo vem tomando uma posição politica que não deveria assumir… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O jurista e fundador do PT Hélio Bicudo surprendeu o País semana passada ao anunciar seu apoio à campanha do candidato José Serra.
Se o Blog permitir, aqui vai o link para o pronunciamento oficial do dr. Hélio, expondo suas razões:

http://www.youtube.com/watch?v=6D6Ocm9xbgo

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Uma coisa temos de admitir. Eles não cansam mesmo. Defendem piamente a idéia de que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando verdade. Quantas vezes o meu xará Paulo Cezar já colocou esta carta do “professor” Theotonio Dos Santos? Basta uma vez, xará. Este senhor está mordido com o ex-presidente Fernando Henrique porque foi preterido durante os 8 anos do seu governo. E foi preterido porque ainda mantém suas idéias arcaicas e emboloradas dos anos 60. Aquilo que FHC disse: “esqueçam tudo o que eu escrevi”, nada mais é do que uma evolução do pensamento. A realidade de ontem não… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

“Gustavo Krepke disse:
25 de outubro de 2010 às 13:00

Concordo plenamente com os militares…

Estamos entre a cruz e a espada….
Um entreguista ou uma ex-terrorista….

So Deus pode salvar esse pais.”

Assino embaixo!

E concordo com o Vader.
A politicagem está atrapalhando o blog.
Não vejo a hora dessa eleição acabar…

defourt
defourt
13 anos atrás

Para que se comprometer? (do ponto de vista dos candidatos) Com a mudança de mandatário também muda-se os comandos das forças… E simplificando tudo: “questões de defesa não rendem votos.” Alguém acha que um político irá trocar a chance de estar em campanha para estar a discutir algo que nem passa na TV dos eleitores? Não desejo isto, é triste, mas falta ao ‘Brazil’ um “Pearl Harbor”… __x__ – Mas o Serra foi Defourt! – Mas o Serra vai até em inauguração de pista de autorama. Ele quer tentar reverter as pesquisas custe o que custar. Obs.: Lembrem-se que este… Read more »

defourt
defourt
13 anos atrás

A recíproca é verdadeira:

Militares não agradam a Serra e Dilma.