Ex-preso de Guantánamo é condenado por ‘conspiração’

9

Tanzaniano Ahmed Ghailani foi inocentado de outras 285 acusações. Mas júri o condenou por conspirar para destruir propriedades nos EUA.

Uma corte americana considerou culpado, esta quarta-feira (17), Ahmed Ghailani, de uma das 286 acusações que pesavam contra ele após os atentados a bomba a duas embaixadas dos Estados Unidos, pondo fim ao primeiro julgamento civil de um ex-preso de Guantánamo.

O acusado, um tanzaniano de 36 anos, foi inocentado de mais de duas centenas de crimes, entre os quais o de conspirar com a Al-Qaeda para matar cidadãos americanos nos ataques contra as embaixadas da Tanzânia e do Quênia, em 1998, nos quais morreram 224 pessoas.

No entanto, o júri, que deliberou pelo quinto dia após um julgamento que durou quatro semanas, o considerou culpado de conspirar para destruir propriedade dos Estados Unidos.

Em suas deliberações, o júri também teve que considerar se a conduta do réu causou a morte de outras pessoas, além de um outro indivíduo que teria participado da organização dos atentados.

Pelo crime de conspiração, Ghailani pode ser condenado a uma pena mínima de 20 anos de prisão, afirmaram promotores de Justiça. Mas um porta-voz da promotoria informou que ele pode, inclusive, pegar a prisão perpétua.

O anúncio do veredicto está previsto para 25 de janeiro.

Fonte: globo.com

Um fator que veio com força, há mais de uma década, para ser equacionado pelas Defesas de todos os países: o terrorismo. O terror sempre existiu, mas, há quase uma década, atingiu proporções inimagináveis.

Com relação ao julgamento em questão, teria havido imparcialidade nessa corte americana e realizado um julgamento justo, em solo dos EUA?

Com certeza, os culpados devem ser apenados em julgamento justo, em corte legítima, com todo o cuidado para não punir quem não merece, pois ser inocente, mantido cativo, em um ambiente prisional, é uma das mais degradantes situações que um ser humano pode enfrentar.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
13 anos atrás

Quando algum militar americano vai ser julgado e condenado pelos milhares de assassinatos praticados contra civis no Iraque e Afeganistão?

Não sou antiamericano, contudo, não pode haver dois pesos e duas medidas! Isso é inaceitável!!!

E o que aconteceu com aquele congressista americano que traficou armas ilegalmente para o Afeganistão durante a invasão soviética? Ele virou herói!!!! Até fizeram um filme sobre ele com o Tom Hanks e a Júlia Roberts (passou um dia desses na TV a cabo)!!!!

Antero
Antero
13 anos atrás

Os americanos têm sim condições de julgar de maneira justa e é direito deles julgar quem ataca seu povo e seu território. Somente os esquerdinha acham que os EUA não têm condições, muitos da esquerda aplaudiram os atos de 11 de setembro, colocando a culpa nos próprios americanos. Para os vermelhinhos a vítima é culpada. Quem não tem condições de julgar são os comunas lá de Cuba que “julgaram” 3 homens e em apenas 9 dias eles foram “julgados” condenados à morte e executados, em apenas 9 dias. Assassinato sumário de seres humanos, isso sim é o nome correto da… Read more »

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Antero, pare de falar besteira, pare com essa paranóia idiota da Veja, isso tudo é imbecilidade da Direita. A Dilma DEPENDE de um sistema de centro-direita para se sustentar, se ela tentar criar comunismo o proprio sistema a derruba num tapa. O que o PT tem de esquerda legitima, ainda, é só a cor vermelha. Os EUA não tem legitimidade internacional para julgar os terroristas, isso é um conceito juridico basico. Esses caras deviam ir para Haia ou coisa parecida. Guantánamo é o símbolo do descaso dos norte americanos com a democracia, legitimidade juridica das instituições internacionais e Direitos Humanos.… Read more »

Antero
Antero
13 anos atrás

@wagner, Nunca vi flamenguista ostentar bandeira do vasco. Nunca vi corinthianos ostentarem bandeiras do palmeiras. Enfim, nunca vi torcedores ostentando bandeiras adversárias. Também, nunca vi petistas ostentando bandeiras do PSDB e vice-versa. Nunca vi antiamericanos ostentando a bandeira dos Estados Unidos. Nunca vi comunistas ostentando símbolos capitalistas. “Ostentar = Revelar com orgulho; estadear, alardear. verbo transitivo, exibir ou mostrar com aparato.” Você ostenta um símbolo comunista, como seu avatar. Você é Comunista? Precisamos saber para poder fazer a réplica ao seu comentário, pois depende da sua resposta. Existem algumas possibilidades de resposta de sua parte e as nossas respostas estão… Read more »

Miguel
Miguel
13 anos atrás

Caro @Wagner gosto muito de vc e dos seus comentários, mas não precisa exagerar amigo! Esquece essa de direita e Veja, a revista tem que ser livre como as outras e a liberdade imprensa é soberana. -Logo vc é sempre ponderado em seus comentários… Concordo com o Sr. sobre a Dilma mas eles não são de direita são mercenários do dinheiro com um partido aluguel de legenda para o fisiologismo do dando que se recebe é uma corrupção só esse PMDB. Estamos acima de ideologias devemos combater esses vermes que tomaram conta da política e Brasília… Um forte abraço!! e… Read more »

@wagner
@wagner
13 anos atrás

ok eu vou trocar o gravatar pelo jeito esta complicando, mas nao sei como ! volto naquela site ?? colocarei a aguia russa no lugar… afinal adoro o Putin… Na verdade eu larguei o comunismo porque os caras a minha volta que se diziam lideres comunistas eram hiper capitalistas, petista se dizendo comunista e jogando em Miami, ah ah ah ! Aí eu larguei… Ficou meu amor pela Russia, e como sempre,. continuo contra os EUA, mas eu gosto do Obama e creio que ele é um cara bem diferente dos anteriores. nao retiro minha opinião sobre guantanamo e os… Read more »

Antero
Antero
13 anos atrás

@wagner,

Apesar de não concordar com tudo que você escreveu, concordo com quase tudo.

Interessante essa sua declaração das razões que o levaram a abandonar o comunismo. Você abandonou por causa dos outros e não por causa de suas próprias convicções? Se os outros tivesse se mantido fiéis aos princípios comunistas você continuaria comunista?

No mais, seus comentários são relevantes e coerentes.

Com relação ao avatar, o site do gravatar é o seguinte:

http://pt.gravatar.com/

Para trocar seu avatar tem que ser no site do Gravatar. Continuar com o seu avatar, ou não, com certeza, é decisão sua, estritamente sua.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

olá acredite na época a decepção foi muito grande. Larguei por causa de outros, sim, pois pensava na época que a esquerda era uma causa, digamos, existente, mas daí percebi que na verdade não existe um esquerdista de fato. Tipo, a filosofia esvaziou-se. Lutar por algo que não existe não fazia mais o menor sentido. Mas outros dados tambem me fizeram pensar um pouco, a história do bloco socialista, seu fracasso, e aquilo que as pessoas realmente querem e o que disseram que elas querem… mas isso daria uma looooonga historia. O golpe de morte veio quando eu descobri que… Read more »

Antero
Antero
13 anos atrás

@wagner, Entendi as suas colocações do por quê você não mais se alinha com a ideologia comunista e tem outra visão. Fatos negativos são fatos negativos e não há o que fazer, senão se conformar com o que aconteceu e lutar para que não se repitam os mesmos erros. Digo que não sou pró-americano e nem antiamericano, nem direitista, nem esquerdista, nem alinhado, nem desalinhado, etc. Gosto de ver a coisa certa, infelizmente, nem sempre o que consideramos certo é considerado certo para outras pessoas. O mundo é complicado, é um exercício da política e da diplomacia o tempo todo.… Read more »