Em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil (MB) está prestando, a partir desta data (25 de novembro), apoio logístico ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa. Trata-se de cessão temporária de uso de material logístico e transporte, em apoio às Operações Policiais no Rio de Janeiro, em atendimento aos requisitos operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Serão empregadas viaturas blindadas e suas respectivas guarnições para operá-las. Os efetivos da MB serão limitados às tripulações que conduzirão as viaturas.
Foram disponibilizados, inicialmente, para prestar apoio logístico de transporte ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, os seguintes meios do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil: Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).

MARINHA DO BRASIL

FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA

FOTO DE BAIXO: Vinicius Modolo Teixeira

NOTA DO BLOG: abaixo, nota divulgada no site do Ministério da Defesa na quarta-feira, 24 de novembro, a esse respeito:

Defesa autoriza Marinha a transportar policiais no Rio de Janeiro

Brasília, 24/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, autorizou na tarde desta quarta-feira (24/11) que o Comando da Marinha forneça apoio logístico ao governo do Rio de Janeiro, em ações de combate à onda de criminalidade que atinge aquele Estado. O pedido foi feito pelo governador do Estado, Sérgio Cabral. O pedido não envolve mobilização de tropas da Força, mas apenas meios de transporte e a guarnição necessária à operação e manutenção dos veículos. Detalhes da operação serão tratados oportunamente entre o governo do Rio e o Comando da Marinha.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Eu queria saber o motivo das polícias ainda não terem em sua frota pelo menos meia dúzia desses blindados, caveirão está ultrapassado.Vamos atualizar as coisas.
Quem sabe depois desse aperto as Forças Armadas não doem alguns , muda a pintura e pronto.
Lógico, as FAs comprem outros novos em substituição.

Vinicius Modolo
Vinicius Modolo
13 anos atrás

Obrigado por postarem minhas fotos Galera!!!

Não posto mais por falta de tempo, mas to sempre atento ao Blog!!!!

Valeu Galante!

Abraço a todos!

Freire
Freire
13 anos atrás

Muito bom, para ser excelente só falta os FN ai com tudo massacrar estes Bandidos FDP,que estragam o Rio de Janeiro, sou Paulista mas adoro o Rio!

Brasil Acima de Tudo.

Deivid
Deivid
13 anos atrás

É o cumolo!!!!!!,a marinha ter que resouver os problemas da policia carioca!!!!!!,o Rio de Janeiro,esta em estado de citio!!!! e ja esta na hora de ver a força nacional de segurança em ação(coisa que eu numca vi),agóra ja era,é preciso militares de verdade para acabar com a graça da bandidagem!!

Eric
Eric
13 anos atrás

BRASIL!

wjw
wjw
13 anos atrás

Alguem falou ai que naõ são as fa que tem que combater o trafico se as fa não intervir o rio vai ser dominado a verdade é que as forças policiais do rio de janeiro não dão conta. Muita corrupção na policia bandido bom é bandido morto se eu fosse um general eu mandaria atirar so na cabeça. quem mais matar bandido com tiro na cabeça ganha uma medalha do “pacificador” Deram muita moleza pra esses crapulas, Agora é hora de cortar o mal pela cabeça.

Tio
Tio
13 anos atrás

Olha a que ponto chegamos! É o cúmulo permitirmos isto, a bandidagem tomando conta da cidade. Tá na hora de colocar o exército lá e deixar um bom tempo até fazer a `limpa`

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Eu não vi nenhum Piranha sendo utilizado (creio q a maioria esteja no haiti)…Vi pelo menos alguns M113 e 2 CLAnf

evandro
evandro
13 anos atrás

Seria de grande valia se a FAB mandasse uns 2 Mi-35 SABRE para apoiar as forças policiais, usando apenas os canhões. Como os americanosd usam os helicópteros COBRA contra os insugentes no Iraque.

Humberto
Humberto
13 anos atrás

Uma dúvida..
Pelas fotos, os M113 estão com as .50.
Se a idéia básica é utilizar os blindados para se movimentar, para que a mesma? Não dá para acreditar que vão dar uma rajada com as .50..OU vão?
[]

robert
robert
13 anos atrás

o certo mesmo era usar todo o estoque de bombas de todos os quartéis do brasil e jogar todas no Rio.

Pronto. Acabava a desordem e serviu de exemplo.

É só olhar ali no outro tópico e ver que em todas as partes do rio os traficantes tão atacando. A cidade já era.

RJ'S
RJ'S
13 anos atrás

Sou carioca e acompanho de perto o tráfico de drogas no Rio acho q a força nacional naum serve para o tipo de combate demandado por aqui, eles estiveram durante um tempo entrincheirados em uma das entradas do complexo do alemão e não consiguiram nem subir, só gastaram nosso recurso e tempo, aqui é a bope, core ou forças armadas (pqdt’s) só quem já enfrentou sabe como se faz.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

evandro

Eu penso igual , ahusushausahuh

Dener
Dener
13 anos atrás

Ta rolando no twitter uma história que um blindado levou 8 tiros e saiu de operação.

Paulo Cezar
13 anos atrás

Deu no rádio aqui no RJ, um M-113 teria passado por cima de um carro para adentrar a favela.

Logo após o veículo foi alvejado por vários disparos de fuzis pesados, calibre 7,62 e teria sido imobilizado.

evandro
evandro
13 anos atrás

Assistam no globo news ai ao vivo agora.

Biel
Biel
13 anos atrás

Eu não vou ficar repetindo o tradicional “olha o cumulo onde chegamos” já não adianta chorar o leite derramado.
A MB esta apoiando o povo brasileiro , e acima de tudo auxiliando na luta em defesa do povo brasileiro, oq me incomoda é ver que o presidente Mulla esta se omitindo e deixando o governo do estado do Rio de Janeiro lutar sozinho.

Mais uma vez parabéns a Marinha do Brasil

grifo
grifo
13 anos atrás

Para conhecimento: Secretário de Segurança do Rio critica Exército http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/836060-secretario-de-seguranca-do-rio-critica-exercito.shtml secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, criticou a postura do Exército diante dos ataques de criminosos na cidade. Em entrevista nesta quinta-feira à Rádio CBN, ele elogiou a Marinha que forneceu carros, equipamentos e blindados para ações da Polícia Militar. Questionado se o Exército forneceu alguma ajuda, Beltrame respondeu: “nada. E nem sei se está de prontidão [nos quartéis]. E nem sei do que adianta estar de prontidão. Essa é uma decisão do Exército. Não posso me meter nesta seara”, afirmou. “As condições que nós conseguimos, quem efetivamente… Read more »

Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
13 anos atrás

Deivid disse:
25 de novembro de 2010 às 13:28

Quem sabe se os fuzileiros estivessem no quartel polindo as suas viaturas seria melhor né??

Se os FN estivessem, com as suas tropas, invadindo favela… isso sim seria um absurdo.

Eles estão “apenas” estão “servindo de chofer” para as forças policiais…

Na minha visão, esse tipo de cooperação é um otimo sinal. Existe cooperação entre as coorporações civis e militares, sem um se meter na função do outro…

André Luis
André Luis
13 anos atrás

Não precisa do Sabre, não.
Basta o GF deixar de ser cag.. e permitir que a PM e a PC instale a minimi nos helis.
Ai sim seria interessante ver vagabundo dar tiro pro alto.
Seriam varridos do mapa.

evandro
evandro
13 anos atrás

Engraçado o Exército Brasileiro no Haiti esta preparado para por ordem e lutar contra gangues e aqui no Brasil não esta!!!

Antonio Costa
Antonio Costa
13 anos atrás

O velho m113 já não esta muito ultrapassado e por isso oferece risco para os seus conduzidos? Ele aguenta fuzilaria de 762?

André Castro
André Castro
13 anos atrás

Humberto segundo eu vi nos sites de noticia as metralhadoras dos blindados não seram usadas por serem muito potentes ,poder atravesar paredes ,os efeitos na população inocente poderia ser muito grande ,os veículos seram usados apenas para transportar os policias em segurança para dentro das areas ocupadas pelos criminosos .

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

“…Mulla está se omitindo…”. Vocês acham que o NJ liberou sem consultar o presidente? “…todo o estoque de bombas de todos os quartéis do Brasil e jogar todas no Rio…”. Acham que o problema é só no Rio? Você precisa dar uma valtinha pelo Brasil, principalmente em cidades de fronteiras. O que você acha do recente sequestro e decapitação de duas adolescente em Salvador BH esta semana? Repetindo uma frase batida: não há plantação de coca no Rio de Janeiro. Não há fábrica de FAL, M16 etc,. Não se enganem, esse problema é do Brasil. São anos e anos de… Read more »

Uitinã
Uitinã
13 anos atrás

Do que adianta os piranha não vão usar os seus canhões de 25mm e os m-113 e os clanf suas .50.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Isso não adianta nada, essa força de repressão funciona como um dipirona pra dor de cabeça, a dor passa mais logo ela volta, o negocio é mandar as forças armadas matar todos que tiverem usando armas, sem direito a nada, manda mata e foda-se os direitos humanos pq traficante vagabundo nao é gente.

claudio alfonso
claudio alfonso
13 anos atrás

1. Governo federal atua quando solicitado pelo governo estadual. E neste caso a Marinha (com autorização do governo federal) esta ajudando o Rio. 2. Canhões e bombas nas favelas vão apenas matar gente inocente, pois um tiro de .50 e ou canhão atravessa as paredes dos barracos com facilidade. 3. A operação tem que ser essa de ocupação, ir asfixiando a bandidagem e tomando seus territórios. 4. Não basta só isso, é necessário ir atrás de quem financia e movimento o dinheiro do tráfico e que não mora em favela. 5. Deve aumentar o rigor da lei contra quem é… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

claudio alfonso tu queres acabar com as artes no Brasil?Se todo viciado for preso,quem vai compor musica ou fazer novela e filme nesse país? 🙂

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Perco a amizade ,mas não perco a piada!

sr.ricardo
sr.ricardo
13 anos atrás

Viciado MORRE DE OVERDOSE !

Quem financia o tráfico é aquele pessoal que usa eventualmente, socialmente, na balata ou numa orgiazinha . . . .

Só que esse pessoal tem dinheiro, tem influencia social, política e econômica, eles NUNCA vão permitir a CRIMINALIZACÃO DO USO DAS DROGAS, por que se “deixarem” veremos empresários, “artisitas” e políticos presos ou seus parentes próximos.

Quem sabe, um dia teremos alguém com CORAGEM suficiente para propor esse projeto de lei ?

Antonio Costa
Antonio Costa
13 anos atrás

Droga,o mal dos séculos!!

cleyton
13 anos atrás

bando de ignorantes o proprio exercito e a policia corrupta vendem armas p esses traficantes, e vcs apoiam esses corruptos a entrar na favela com tanques de guerra e metralhadoras ponto 50 atirando p todo lado,não tem como usar uma arma dessa sem ferir inocentes em um lugar q tem muitas casas principalmente! por isso reparem em uma coisa vé c eles deixam filma quando a operação começa e quem deixa entra celular lá dentro é claro que é a policia e agora estão apavorados tentando engana o povo falando que as ordens vieram atraves de biletinhos,estão tentando botar a… Read more »

Fabio Maciel Rocha
Fabio Maciel Rocha
13 anos atrás

Eu já tinha avisado !!! Tinha avisado aos leitores aqui deste maravilhoso blog, mas fui muito criticado. Para refrescar a memória dos leitores, eu fui muito criticado por um bando de “especialistas em armas, helicópteros, veículos blindados, táticas policiais, operações especiais, segurança”, quando eu postei a respeitos dos helicópteros blindados que a PM e PC do Rio de Janeiro pretendiam comprar, da proibição que o Exército Brasileiro fez contra a compra de metralhados Minimi 5,56x45mm, fuzis sniper .50, metralhadoras 7,62x51mm, veículos blindados de transporte de tropas otimizados para operações urbanas ao invés dos atuais carros de transporte de valores (popularmente… Read more »

Maria Candida
13 anos atrás

Amigos, moro fora do Brasil há 16 meses. Sai do Brasil para tentar melhora financeira e, mais ainda, para me afastar da violencia do RJ. Minha preocupação é grancde, já que deixei irmãos, sobrinhos, tios, enfim, familiares no RJ. Gostaria de saber o que será feito em todol Estado, pois as noticias que chegam no exterior é apenas sobre as ações nos morros da cidade do Rio de Janeiro. Penso que haverá fuga e mesmo retaliação dos traficantes espalhados em outros pontos do Estado. Alguém poderia me dar uma explicação? Agradeço, desde já e deixo meu abraço amigo a todos,… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.