O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, criticou a postura do Exército diante dos ataques de criminosos na cidade.

Em entrevista nesta quinta-feira à Rádio CBN, ele elogiou a Marinha que forneceu carros, equipamentos e blindados para ações da Polícia Militar. Questionado se o Exército forneceu alguma ajuda, Beltrame respondeu: “nada. E nem sei se está de prontidão [nos quartéis]. E nem sei do que adianta estar de prontidão. Essa é uma decisão do Exército. Não posso me meter nesta seara”, afirmou.

“As condições que nós conseguimos, quem efetivamente ajudou a PM e vai fazer com que a PM alguma coisa à sociedade, essa Arma, foi a Marinha”, acrescentou. Para Beltrame, a Marinha “tomou uma decisão histórica. Algo inédito no sentido de nos apoiar com rádio comunicação, com viaturas, com blindados e com ônibus”.

O governador Sérgio Cabral anunciou na noite de ontem ter obtido autorização do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que a Marinha fornecesse “apoio logístico”, mas sem uso de militares na repressão aos traficantes. No começo da manhã, seis blindados se deslocaram para a Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte, onde estão concentrados traficantes. “Esta é uma primeira dose. Estão indo para Vila Cruzeiro para transporte de tropas”, afirmou o secretário.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert
robert
13 anos atrás

marinha, exercito e aeronautica não tem que fazer serviço de policiamento. quem tem que fazer isso é POLÍCIA.

E quem tem que administrar e fazer o SEU TRABALHO é a Secretaria de Segurança.

E quem está no cargo de SECRETÁRIO de segurança é o responsável por isso.

Nada mais do que passando a culpa DELE pro Exército que nada tem haver com o que está acontecendo.

Esse cara é um Fanfarrão!

MN-QS
MN-QS
13 anos atrás

Alguém poderia dizer quais equipamentos o EB poderia empregar?

Dener
Dener
13 anos atrás

O Exército Brasileiro não tem culpa de sua incompetência senhor secretário.

wjw
wjw
13 anos atrás

Alguem falou ai que naõ são as fa que tem que combater o trafico se as fa não intervir o rio vai ser dominado a verdade é que as forças policiais do rio de janeiro não dão conta. Muita corrupção na policia bandido bom é bandido morto se eu fosse um general eu mandaria atirar so na cabeça. quem mais matar bandido com tiro na cabeça ganha uma medalha do “pacificador” Deram muita moleza pra esses crapulas, Agora é hora de cortar o mal pela cabeça.

Crusader
Crusader
13 anos atrás

Já tentam botar a culpa em alguem… Brincadeira isso…

proside
proside
13 anos atrás

“O Exército Brasileiro não tem culpa de sua incompetência senhor secretário.”

Faço minha suas palavras.

Freire
Freire
13 anos atrás

Rs, pelo que está escrito ai na reportagem o Governador pediu apoio da Marinha, se tivesse pedido apoio do EB. com certeza conseguiria, pois EB não se mete em briga de Policia /Bandido, só se for solicitado o apoio.pq o Secret. não pediu apoio é só pedir e nossos rapazes irão com alegria pois são treinados para a Guerra.mas avisem a população de bem que eles vão entrar,pois guerra é guerra, Sr.Beltrame.

Brasil Acima de Tudo.

João
João
13 anos atrás

O problema é que a PM perdeu o controle da situação…
Acho que as Forças Armadas já deveriam ter intervido a muito tempo…

Aquela vez que roubaram os fuzis e os pqds entraram na favela, como que funcionou?

Era para o EB e a Força Aérea colocarem seus efetivos e veículos disponíveis nesta área..

Se não vai acontecer que vão dispersar-se por outras favelas e o problema só vai mudar de local…

Sargento piada
Sargento piada
13 anos atrás

Psiiii…os milicos verde-oliva estão dentros dos quarteis com seus fuzis no meio das pernas…ahah deixaram os marinheiros tomarem conta…ahahah talvez o exército se meta quando algum navio de guerra estiver querendo invadir nosso litoral…que vergonha

Humberto
Humberto
13 anos atrás

Conversa meio truncada..
Solicitaram a ajuda para o Ministro da Defesa ou somente para a MB? Creio que deva ter sido para o MD, ele só convocou a MB ou também o EB e este disse que não podia ajudar?
Para mim, o MD convocou a MB pois deve estar em uma prontidão melhor (fuzileiros) e só, nada de má vontade do EB. Acho que o comentário do secretário não foi feliz.
[]

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo)
13 anos atrás

Não é culpa do exército essa situação, mas o Exercito poderia auxiliar as forças policiais do estado, assim como foi feito pela Marinha, e até o momento, a única força que esteve sempre dando apoio ao governo do estado do Rio de Janeiro, foi justamente a Marinha, pois se ficar nessa briga de quem tem responsabilidade ou não nesse episódio, os traficantes só ganham tempo e a sociedade e o poder público perde com isso. Acordem senhores, e vejam a real necessidade do atual momento que vive o Rio de Janeiro, e parem de somente procurar um culpado ou outro,… Read more »

Julio
Julio
13 anos atrás

Particularmente acredito que a primeira responsabilidade em combater o trafico e marginais no Rio é da PM e PC do estado. Devendo a Policia Federal atuar dentro da sua area de competencia e apoiando as policias estaduais, mas, pelo visto a PF quer distancia da luta contra o trafico no Rio, querem apenas prender ladrões de colarinho branco, onde não tem tiroteio, apenas flashes da imprensa. Também acho que a tão falada Força de Segurança Nacional, cria do Tarso Genro, deveria ser acionada. Agora interessante as autoridades cobrarem uma posição do Exercito. Na hora de liberar verbas para reequipamento do… Read more »

Capixaba
Capixaba
13 anos atrás

Ok, a culpa não é do exército. Mas custa ajdua? Um momento tão decisivo onde enfim todos se mobilizam, custava o exército se dispor a ajudar?

Vi ao vivo os bandidos fugindo elo GloboNews… aaa se tivesse o emprego do exército alí naquela mata esperando esses bandidos, seria o ponto final.

Outra coisa… no ponto em que as coisas estão não se trata mais de emprego apenas de PM, isso é uma guerrilha, é emprego de forçar armadas mesmo.

Capixaba
Capixaba
13 anos atrás

Aaaa uma napalm alí naquela estrada por cima da favela rsrsrs só uma rsrs acabava com tudo.

Athos
Athos
13 anos atrás

O problema do Exército é aquela velha viadagem de só querer se meter se tiver o comando de operação.
Coisa de viúva!

Nick
Nick
13 anos atrás

A questão é que o Governo do Rio não tem mais poder para controlar aquela situação. virou uma questão nacional, e de Segurança Nacional, ou seja, se precisar o Exercito tem que entrar e entrar com força.

Não para ficar olhando tudo isso acontecer e não fazer nada.

[]’s

Zavva
Zavva
13 anos atrás

Deveriam permitir que a policia do Rio pudesse comprar blindados como os M113.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O governador do Rio tem que vir a público e solicitar o apoio do Exército.

Caso contrário os soldados vão continuar dentro dos quartéis. É assim que funciona.

Augusto
Augusto
13 anos atrás

O que deixa Minas e o resto do Brasil indignado é o fato de o RJ nunca conseguir resolver seus problemas sozinho. O Governo Federal tem sempre que gastar dinheiro com esses incompetentes. Veja o exemplo da Copa: o RJ é a cidade que mais recebeu dinheiro até agora, e continua essa M****

Virolock
Virolock
13 anos atrás

Tem e que matar eles tudo e não prender e sonta,tem que fazer eles pula ali so desse tiro de .50 nesse lixo.

Freire
Freire
13 anos atrás

ATHOS amigo, o Exercito está mais é certo tem que comandar mesmo pois estes coroneis da PM/RJ , são uns incompetentes que fiasco de operação.para.

Brasil Acima de Tudo.

Mustafah
Mustafah
13 anos atrás

O Secretário está certo, o EB fica querendo blindados, armas, misseis para quê, seus generais (com g minusculo) morrem de medo de se envolverem em problemas, aqui na fronteira com o Paraguai, quando o EB vai fazer qualquer operação anuncia até em Missa para todos saberem e não acontecer nada de errado.
A Marinha fez todos se orgulharem enquanto o EB colocou o rabo no meio das pernas e se escondeu.

Daniel Rosa
Daniel Rosa
13 anos atrás

Gosto do serviço desenvolvido por este secretario do Rio. Mas não é obrigação do Exercito o policiamento ostensivo preventivo fardado! Isso é de competência da Policia Militar, assim como não será competencia da Policia Militar um embate em uma guerra com alguma outra nação vizinha nossa! Querer jogar a culpa da degradação do Estado nas costas do Exercito é pra acabar! Daqui a pouco culpa a FAB por não lavar os morros com napalm e bombfrag… Para com isso cara… a culpa é do Estado, e não de qualquer um dos ramos das FFAA…. Pq ele reluta em uma intervenção… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

O secretário está ERRADO. Em primeiro lugar o EB sempre esteve à disposição de qualquer governo. Acontece que o EB só irá para as ruas se O COMANDANTE EM CHEFE das FORÇAS ARMADAS assim o ORDENAR. Oras bolas! É preciso muita cara de pau em falar que o EB é isso, que o EB é aquilo más a verdade é que NENHUMA ORDEM foi dada para que o EB fosse auxiliar a PMERJ nessas operações. Nem mesmo os FUZILEIROS NAVAIS em formação de tropas estão envolvidos nessas operações. Apenas os motoristas de blindados, ônibus e/ou viaturas estão envolvidos nisso. Aqueles… Read more »

Korolev
Korolev
13 anos atrás

O Exército não pode se meter como bem entender. É necessário um pedido formal do governador e aprovação judicial. Esse Secretário tá falando groselha(porque as abobrinhas já acabaram).

Soldier
Soldier
13 anos atrás

MUSTAFAH

Eu estive PESSOALMENTE em DIVERSAS OPERAÇÕES que o EB fez na fronteira OESTE.

TODAS foram EXTREMAMENTE BEM SUCEDIDAS.

O que você está falando NÃO TEM FUNDAMENTO NENHUM!

Freire
Freire
13 anos atrás

Mustafah vc sabe que o E.B. não é isso que vc afirmou.infelicidade sua.bom vc deve ser paulinho!

Brasil Acima de Tudo.

Infante
Infante
13 anos atrás

Até parece agora querem jugar o EB? senhor secretario isso ai é briga da pm, vi hoje no jornal o momento em que um es CAP do bope disse que o eb ñ tem preparo para esse tipo de combate e que os homens do bope estão mais prepearados para isso! acredito que se solicitassem o eb ele apoiaria sim pois tem preparo sim para isso! porém o EB só envouvera se O COMANDANTE EM CHEFE das FORÇAS ARMADAS assim o ORDENAR.

Freire
Freire
13 anos atrás

Mustafah se vc não sabe paulinho são os “principes” da Marinha!

Diego
Diego
13 anos atrás

OXI! O problema é estadual e o secretário de segurança pública acha ruim a postura do Exército? Ele e o goverdador que tem que requerer a ajuda da força nacional de segurança e não ficar criticando o Exército que não tem nada a ver com o que está acontecendo. Falar nisso, cadê a força nacional?

Freire
Freire
13 anos atrás

SOLDIER, Parabêns. assino em baixo o que escreveu ai.

Brasil Acima de Tudo.

leonardo
leonardo
13 anos atrás

o E.B poderia ceder o batalhão de forças especiais ,somente isso !!!

jedmendes
jedmendes
13 anos atrás

Sr Secretário, seja coerente!
As 03 Armas só são empregadas , com autorização do Cmt Supremo, que é o Pres da Rep(leia a Constituição cidadã).
Muito provavelmente, o sr pediu apoio de blindados da MB ao Min Def e foi atendido.Se o Sr tiver a paciência de pedir apoio Logístico ou de Bld do EB, certamente conseguirá.

anonimo
anonimo
13 anos atrás

estar correticimo dizer que marinha, exercito e aeronautica não tem que fazer serviço de policiamento. mais a situação já saiu de controle dos orgão de defesa publica a tempos. só o marinha, exercito e aeronautica na minha opinião teria recurssos nessesarios para conter uma situação complexa como estar. em quase estado de guerra civil o exercito se mantem enquartelado omisso que con certesa em outros paises ele ja terião tomado a redia a tempos eu pergunto.falo isso pq sou militar para que gastamos dieiro com uma tropa inoperante em quanto a cidade pega fogo agradecimentos aos fusileiros navais que atenderão… Read more »

M1
M1
13 anos atrás

MB é outra coisa! Sempre gostei da MB!

M1
M1
13 anos atrás

Então quer dizer que se a polícia não deu conta, então devemos deixar os bandidos nas ruas? O Exército não está nem aí?

Como assim?

De onde sai o dinheiro do Exército?
Sou contra o Exército fazer trabalho de policial, mas nesse caso, estão pedindo ajuda e ele nega e a população que paga os seus impostos que paga o Exército, sofre!

Imagina, o Exército a instituição mais confiável do país. Você pede ajuda e eles dizem NÃO!

Graças a Deus temos a gloriosa MB!

Diego
Diego
13 anos atrás

O exercito tem culpa sim, alem de ser a força mais inútil do pais, não defende nada as fronteiras são uma peneira, fica impondo dificuldades a PM comprar equipamento, aqui mesmo no forte.jor.br ja saiu reportagens dizendo que o goverdo pretendia comprar armar mais modernas, coletes a prova de bala mais seguros e veiculos blidados mas o exercito não autorizava, forçando a compra de equipamentos imbel.

Vader
13 anos atrás

Ouvi na CBN/FM por volta das 17:45: O Comando Militar do Leste se colocou a toda disposição do Sr. Governador do Rio de Janeiro, e ofereceu todo o apoio da guarnição do Rio para as operações, inclusive a Brigada Paraquedista. Mas evidentemente que aguardava autorização do Ministério da Defesa para agir. Esse imbecil desse secretariozinho borra-botas não sabe o que está falando. Ou então está rolando uma politicagem da braba. Quem sabe se a Menina dos Olhos (MB) da PeTralhada não está sendo expressamente beneficiada, por algum motivo político bem do excuso? Abre o olho, povo do Rio de Janeiro:… Read more »

Julio
Julio
13 anos atrás

Se a intenção do Secretario de Segurança era gerar distração, jogar para o EB a culpa pelo caos no Rio de Janeiro, acho que está conseguindo. Sejamos coerentes, antes do Exercito, MB ou FA, serem convocados, existem outras instituições que tem obrigação legal em atuar nesse conflito urbano. Hoje foi anunciado que a PF irá atuar também (até que enfim), mas, cadê a força de segurança nacional? Agora se nesse momento a sociedade exige a presença das FAs, então que o governo decrete o estado de defesa, com intervenção no Estado do Rio de Janeiro e admita que o conflito… Read more »

joao terba
joao terba
13 anos atrás

As guerras de hoje são travadas nas cidades,tá na hora de o EB entrar em ação.

Edu Jr
Edu Jr
13 anos atrás

Vader, vai me desculpar, mas independente do que o Cmte Militar do Leste disse, ele não tomou ATITUDE, coisa que sobrou a Marinha do Brasil, que em 12h disponibilizou meios para que a operação fosse realizada com êxito.
Todos sabemos que não é função das FFAA entrar em favela nem combater o tráfico. Mas é nossa obrigação, como militar e cidadão brasileiro apoiar sempre o Estado e restabelecer sua soberania!
Será que só o General Heleno tem coragem??? EB, cumpra com seu dever de brasileiro!
AD SUMUS!!!!

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

Tenho de dar uma de advogado do diabo e “defender” o sr. secretário. o Exército brasileiro tem adotado uma postura meio “café com leite” não ajuda,mas não prejudica. Nossa polícia pediu autorização pra comprar 10 metralhadoras M249 Minimi, foram testadas e aprovadas em uso. o Eb não liberou. hoje vimos a real necessidade do emprego do equipamento. então, ficamos com as cenas daqueles meliantes se esvaindo pela mata. O EB só se mexe quando pisa no calo deles, ou quando vem ordem lá de cima. Infelizmente, temos mais generais com medo de perder seus vencimentos do que homens de fibra… Read more »

Leigo
Leigo
13 anos atrás

Só uma pergunta:

O armamento pesado dos traficantes são produzidos no Rio de janeiro ?
Se a resposta é não … Seria responsabilidade da policia do RJ proteger as fronteiras?

M1
M1
13 anos atrás

M1 disse:
25 de novembro de 2010 às 18:47

Desconsiderem esse post. Eu me precipitei ao comentar.

Diego
Diego
13 anos atrás

Diego disse:
25 de novembro de 2010 às 19:04

Copie e cole o link da reportagem do forte.jor.br dizendo isso que você falou

orlando teixeira
orlando teixeira
13 anos atrás

O exécito deve estar muito ocupado fazendo ordem unida. Não é dever do exécito ajuda o RJ, mais é meu dever como carioca pagar os salários dos militáres do exérctito com os impostos que me são cobrados.

Lamentável.

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

creio que o exército não foi chamado a contribuir devido a aquele acontecimento lá do forte de copacabana fazem algumas semanas

Celso Cruz
Celso Cruz
13 anos atrás

seria insensato, ou não? :p

Diego
Diego
13 anos atrás

Aqui ta o link: http://www.forte.jor.br/2010/05/04/restricoes-do-exercito-a-compra-de-armas-pelas-pms/ Restrições do Exército à compra de armas pelas PMs (CEL-MA) Registro um entrave que o Exército (principal protagonista no sistema de controle de armas no Brasil) faz para as Polícias Militares na aquisição de armas. Hoje só autorizam a compra de armas caso seja pela IMBEL (fábrica de armamento brasileiro, cujo principal acionista é o Exército). Uma pistola .40 da Imbel custa $1.700,00, já uma pistola GLOCK (melhor do mundo, Austríaca) custa 450 dólares, com todas as taxas de importação, isto é, metade do preço. A Polícia Militar do RJ quer comprar 40.000 pistolas e… Read more »

Diego
Diego
13 anos atrás

Sobre o colete à prova de balas, eu vi uma entrevista do Beltrame reclamando que gostaria de comprar coletes israelenses que pesavam menos da metade dos usado atualmente mas o exército vetou.