As forças de segurança que atuam neste domingo (28) no Complexo do Alemão, reduto de narcotraficantes na zona norte da capital fluminense, não encontraram resistência até agora e estranham a ausência de combates no local.

No sábado (27), a polícia deu ultimato aos criminosos para que se rendessem na rua Joaquim de Queiroz, dentro do complexo de dez favelas. Nenhum deles o fez. As forças de segurança estimavam em cerca de 600 o número de suspeitos no local.

“A situação está preocupantemente tranquila demais”, afirmou o delegado Marcos Vinicius Braga. “Não é normal um estado de tranquilidade desse no Complexo do Alemão”, disse, sem especular o que teria acontecido para a falta de embate.

Segundo o delegado, não há registro de mortos ou feridos na favela e a polícia está encontrando poucos moradores nas casas. O comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, determinou varredura geral na região.

O delegado Rodrigo Oliveira, responsável pela operação por parte da Polícia Civil, demonstrou dúvida sobre se os narcotraficantes estão ainda no Complexo do Alemão. “É possível que estejam aí dentro”, disse ele, que notou rastros de sangue na comunidade, mas não soube dizer se há criminosos feridos.

“A comunidade é subjugada pelo tráfico. É possível que eles estejam escondidos em casa. Ainda vai levar tempo até que todas as residências sejam vasculhadas”, afirmou ele. “O complexo pertence de volta à comunidade. O objetivo principal já foi feito e não temos hora para sair.”

FONTE/FOTO: UOL/G Pinto – O Globo

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Isso cheira a emboscada….

Freire
Freire
13 anos atrás

É a tatica do silêncio, é só a Policia e Militares sairem de lá, que eles voltam com seu terror. verão isso amigos infelizmente.

souzat19
souzat19
13 anos atrás

para quem estava reclamando que não estavam usando sniper olhem este vídeo http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/homens-do-bope-embarcam-em-blindados-no-complexo-do-alemao/1383103/#/Todos os vídeos/page/2

Rafael
Rafael
13 anos atrás

isso me cheira a medo, falta de organização e atordoamento

lá dentro tem M113, Urutus, snipers, BOPE com oculos de visão noturna, tem policia Federal, Policia Civil, Fuzileiros, Exercito, helicopteros da força aera

vcs achavam q eles ia enfrentar isso ???

quando eles viram isso, bateu o desespero e se esconderam

simples assim

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Senhores eu não entendi a posição desse blog em relação a operação no Rio. Se puderem dar uma olhada eu agradeço…

http://blogdosakamoto.uol.com.br/2010/11/27/o-estado-pode-usar-os-metodos-de-criminosos/#comments

PREZADO IVAN: A POSIÇÃO DESTE BLOG DIANTE DOS FATOS QUE HORA SÃO APRESENTADOS É MUITO SIMPLES. ESPERAMOS QUE O ESTADO BRASILEIRO CHEGUE A TODOS OS CIDADÃOS DESTE PAÍS. OS MORADORES DO COMPLEXO DO ALEMÃO/VILA CRUZEIRO POSSUEM OS MESMOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DOS MORADORES DA ZONA SUL E OESTE E ENTRE ELES ESTÁ O DIREITO À SEGURANÇA E A POSSIBILIDADE DE IR E VIR A HORA QUE BEM ENTENDEREM E NÃO QUANDO UM GRUPO DE CRIMINOSOS ASSIM DESEJAR

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Quando semelhante operação será usada contra o Congresso Nacional?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Ivan disse:
28 de novembro de 2010 às 11:07

Este é um Blog______________________________o.

É daquele tipo que prega a recuperação dos bandidos os quais atribue a desigualdade social a sua criação e todo aquele blá blá blá da esquerda.

Da uma lida nos posts mais antigos dele, que você vai entender o que eu digo.

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Acho que no começo disso tudo a Marinha foi ajudar e não deu muita satisfação para ninguém, agora que está dando tudo certo todo mundo vai querer ser o pai da criança.

http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha?p_p_auth=sB7JCz8w&p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_56_groupId=18107&_56_articleId=234747

Cronista
Cronista
13 anos atrás

Embora seja um dia emblemático, é mais um na luta da minha cidade pela Paz. Até agora não tenho críticas, porque só quem conhece a região pode imaginar, tenha ou não conhecimento militar, a complexidade da retomada.
E o que hà de diferente nesta operação? Tudo, a começar pela fixa idéia de que quem mora em favela é refém e não um espertalhão conivente com o tráfico. Vejam que bastou um ato firme do Poder Público para que desenas de moradores rompessem o silêncio e colaborassem com as Forças de Segurança.
Hoje eu sou mais carioca do que nunca.

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Tudo bem, a tática do medo deu certo, e aos poucos vão chegando maloqueiros e traficantes presos, 6 toneladas de maconha apreendidas (o que vai ter de artista, blogueiro e filhinho de papai em depressão) armas, munição, material para embale.
Agora, é manter, desapropriar o que for preciso, arrumar as vias de acesso, e PREPARAR PARA FAZER O MESMO NA ROCINHA.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Cara

foi uma das operações mais bem sucedidas da historia (não somente da historia do Brasil, mas da HISTORIA)

uma retomada de um territorio fortemente tomando por traficantes fortemente armados de uma maneira muito tranquila

só o medo q o aparato das forças armadas, da Policiam, do BOPE, da Policia Federal e da Policia Civil meteu medo e os caras correram

isso é q é dissuasão

Rafael
Rafael
13 anos atrás

“O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que a prefeitura vai intensificar os serviços sociais, iniciar reformas de escolas, creches e dar apoio familiar à comunidade assim que terminar a invasão no Complexo do Alemão, segundo a rádio CBN”

AGORA SIM

COm educação, oportunidade e com apoio do Estado, essa nova geração vai ter oportunidade de crescer na CIDADANIA

Vão crescer com oportunidade de ter um futuro

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Os malucos estão se entregando, já foram 4 ou 5 micro-ônibus com presos, pelo menos, foi o que um policial acabou de falar ao Milton Neves na radio bandeirantes.
.
Numa linguagem futebolistica, foram pegos jogadores de terceiro time até de seleção ehaehahea.

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Os malucos estão se entregando, já foram 4 ou 5 micro-ônibus com presos, pelo menos, foi o que um policial acabou de falar ao Milton Neves na radio bandeirantes.
.
Numa linguagem futebolistica, foram pegos jogadores de terceiro time até de seleção ehaehahea.
.
Até agora 6 tons. de Maconha, heaheahe, o que vai ter de crise de abstinência de artista, blogueiro afro-não-sei-o-que, jornalista, e demais maconheiros.
.
Parece que jogaram DETEFON num formigueiro, os caras tão saindo que nem formiga loca dos bueiros.

Wilson Giordani de Souza
Wilson Giordani de Souza
13 anos atrás

Rodrigo disse:
28 de novembro de 2010 às 11:12

Esqueceu de dizer que ele come criancinhas.

Andre Luiz
Andre Luiz
13 anos atrás

A sanha de sangue dos caras que tem amigo imaginario (religiosos) é impressionante

Mas pelo visto, pra trizteza deles o numero de mortes foi minima e o Estado cumpriu bem o seu papel

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“As forças de segurança estimavam em cerca de 600 o número de suspeitos no local” E aonde irão por os 600?!…Com os presídios todos atolados/entalados?!…………RJ ira se tornar o maior polo exportador de bandidos da AL…..Mais uma marca historica para este pais olha Rafael…… A falta de ética é tanta que o Brasil deveria exportar….. Cade os bandidos?!….Sumiram os bandidos?!…São magicos os bandidos?!………Alem de terroristas são ilusionistas?!….Olha só que prezepada……..Simplesmente os bandidos SUMIRAM….”Pluft”….Sem nenhuma resistência…Nenhum confronto registrado…..E a maioria dos que prenderam são apenas suspeitos sem documentos…..A própria policia admite que tudo esta/foi “preocupantemente tranquilo”…….. É perfeitamente possível que tenham… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que a prefeitura vai intensificar os serviços sociais, iniciar reformas de escolas, creches e dar apoio familiar à comunidade assim que terminar a invasão no Complexo do Alemão, segundo a rádio CBN” Liga da Justiça (milícia): Liga da Justiça é a maior e mais conhecida facção de milicianos da cidade do Rio de Janeiro. São membros deste grupo os ex-parlamentares Natalino e Jerominho, além dos ex-policial Batman. O surgimento dessa milícia é pouco conhecida, mas sabe-se que sugiu em 2007. Tem como a logomarca o morcego do Batman. A milícia liga da justiça… Read more »

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Claro q tudo não se resolve do dia pra noite

mas os primeiros passos foram dados

isso é inegavel

e os primeiros passos foram muito importantes

Giordani RS
Giordani RS
13 anos atrás

Me preocupa também o estranho silêncio dos boçais de fala macia, sob o édito dos ditos “direitos humanos”… Algumas “ong´s” devem estar apreensivas com os materiais que serão encontrados em suas sedes…algumas “amizades” virão à tona da sociedade? Duas situações possíveis: a) Os marginais mostram total desconhecimento da situação e com falta de organização, não teem como revidar; b) Tática japonesa usada nas ilhas do Pacífico durante a WW II…deixar o “invasor” entrar bem dentro do território para só depois atacá-lo… Estou curioso para saber como estão as linhas de suprimentos, como tem sido feito o reabastecimento e remuniciamento das… Read more »

wjw
wjw
13 anos atrás

Se não fiscalizarem a fronteira de verdade isso tudo será inutil, mais armas vaõ entrar, mais produtos da bolivia e colombia o segredo ta em fiscalizar a fronteira. Tem que colocar os homens do exercito pra fazer um cinturão na fronteira.

Magnum44BR
Magnum44BR
13 anos atrás

Replay: O esgoto correndo em valas abertas está sendo fechado … Mas, o fluído pútrito continuará correndo por canais subterrâneos … Tenham certeza que muitos que se postam abertamente para a sociedade condenando a criminalidade, andam tendo noites mal dormidas preocupados com o desenrrolar dessa “trama” … Com os “caderninhos de apontamentos” de traficantes, que possivelmente serão abandonados à própria sorte … Esta é a hora dos verdadeiros cidadãos de bem manterem marcação cerrada para que a “verdade” não se perca nas vielas da favela … É hora de dar voz aqueles que por décadas foram amordaçados pela tirania do… Read more »

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Ainda falam que brasileiro é um povo pacífico, vai nessa, somos pacíficos até a metade da segunda página se tivéssemos um pouco mais de patriotismo sem dúvida seríamos a maior potência do mundo, tanto militar como em qualquer outra área! Obs: Falando em patriotismo vejo falta desse bem maior para qualquer nação por aqui, pois qualquer coisa que podem falar contra o Brasil coisas que não servem de forma alguma para o país de forma positiva, falam em demasia! E tendem a ressaltar as qualidades dos outros países como se fossem o seu, vejo um que alguns aqui tem pensamentos… Read more »

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Ainda falam que brasileiro é um povo pacífico, vai nessa, somos pacíficos até a metade da segunda página se tivéssemos um pouco mais de patriotismo sem dúvida seríamos a maior potência do mundo, tanto militar como em qualquer outra área! Obs: Falando em patriotismo vejo falta desse bem maior para qualquer nação por aqui, pois qualquer coisa que podem falar contra o Brasil coisas que não servem de forma alguma para o país positivamente, falam em demasia dos males do país, mas poucos falam em soluções para estes problemas! E tendem a ressaltar as qualidades dos outros países como se… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Rafael disse:
28 de novembro de 2010 às 11:32

Se você explicar o que os bandidos vão ganhar enfrentando uma força muito melhor equipada e treinada eu acreditarei que a operação foi bem sucedida.

Não pense que eles são tapados, eles sabem disto.

Esta operação só terá sido bem sucedida com todos os bandidos presos/mortos e as armas apreendidas.

Fora isto será mais um factóide criado pelo Governo do PT e seus aliados.

João Paulo Gonçalves
João Paulo Gonçalves
13 anos atrás

“Este é um Blog muito mal disfarçado de mais um comunista, ateu e a favor do aborto.”

Rodrigo, só para constar, eu sou ateu e a favor do aborto e nem por isso sou comunista e defensor de bandido.

Para mim bandido bom é bandido morto. 😉

Renato
Renato
13 anos atrás

os traficantes nao vao voltar
o estado entrou para ficar de vez.
os traficantes covarde se enconderam sabendo que nao teria forças pra enfrentar o poder das tropas aliada ao estado
e agora se esconderam
em questao de tempo vao achar os resto
os moradores estao apoiando informando

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Caro Ivan…abraços…!!!! Tive ansias de vômito a começar a ler o link por vc indicado….aquele ali é mais um boçal “intelectual” vermelho que joga a culpa de tudo na burguesia imperialista capitalista, culpada de todos os males nacionais… e os coitadinhos traficantes são fruto de exploração de classes…não cosegui chegar ao final do texto. Parabéns as forças que atuam no RJ, e que façam o serviço completo…e se estes “intelectuais e Ongs” quiserem defender a corja de narcoterrristas, que se dirijam ao Alemão e tomem parte as fileiras da guerrilha, para que possamos matar dois coelhos com uma paulada só….!!!… Read more »

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Vamos ter que bater casa por casa e prender todo mundo porque esses FDPs!!!! são covardes demais para enfrentar o BOPE,Tropa de Choque,Policia Civil,Federal e exercito!!
Aff eu quiria é que essá favela fosse lavada com sangue!!!! de bandido!!!

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Deivid , tu és vampiro?Hahahahah essa de lavar a favela com sangue foi ótima,me deu até medo,se dependesse de mim, vc entrava no Alemão com uma M60,e uma motoserra!Saudações

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Não to te criticando,mas sua frase foi o Top sanguinário odieition do ano!hahahah

ditongo
ditongo
13 anos atrás

Onde estão as armas, fizis e as munições inclusive
anti-carro?

Isso é essencial para o completo sucesso da campanha
pegar os criminosos e a maioria das armas.

Caso contrário haverão herdeiros do crime.

AMX
AMX
13 anos atrás

O quê adianta anunciarem (não importa se por iniciativa do governo ou da imprensa especificamente) que vão retomar tal ou tal lugar?
É claro que não acharão traficantes e bandidos, eles já terão fugido!
Claro. Entende-se que o governo quer colher os louros políticos disso. Mas mesmo assim, esses anúncios parecem um pouco um “tiro no pé”, ou coisa pra inglês ver.
Como todo brasileiro, aplaudo e muito o que está acontecendo. Isso dispensa comentário. Mas, parece que estão dando é um aviso antecipado pra que os bandidos fujam.

Abraços!

MAUPACHECO
MAUPACHECO
13 anos atrás

SÓ SEI QUE COMO DIZIA O SAUDOSO DELEGADO SIVUCA, BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO.
E DIGO MAIS, ENTERRADO DE PÉ,PARA OCUPAR POUCO ESPAÇO…

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Conclusão dos fatos ocorridos: *Acabou o estigma do bandido carioca destemido e pronto a combater as forças de segurança,não passam de uns fracos e covardes,não tem moral nem força para lutarem,é só apertar o cerco que se dissuadem ou se entregam… *Acabou também a idéia de que o morador de comunidade é apoiador dos criminosos,o que se viu,que a medida que a segurança era reestabelecida e os moradores se sentiam seguros,houve varias denúncias dos moradores contra os criminosos,eles os apoiavam,mas com medo de represálias * As Forças de Segurança,apesar dos poucos e limitados recursos,mantiveram o moral alto,a vontade de combater,e… Read more »

andeso
andeso
13 anos atrás

João Gabriel disse: “*Acabou também a idéia de que o morador de comunidade é apoiador dos criminosos,” Tomara que o governo tenha se dado conta que se ele se fizer ausente novamente os criminosos recupererão novamente o território perdido e que os moradores terão unica e exclusivamente os criminosos como “socorro” para determinadas necessidades (ex.: compra de medicamentos). Tomara que essa operação toda não seja somente para inglês ver, como já mencionaram em outro post e até eu já mencionei com outras palavras, mencionando de uma forma mais dura do que eu li em um outro post. No outro post… Read more »

andeso
andeso
13 anos atrás

Criminoso é covarde, provalecido, …., …, mas não é burro, se ver comunidade abandonada a propria sorte, ali será um novo quartel de traficantes, etc.

Somente Bandido morto = Bandido bom!!!

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Algumas teorias: – Pirotecnia para mostrar que o estado unido pode retomar a autoridade mesmo que tenha deixado a maioria dos marginais fugirem (inclusive aquela coluna de centenas andando para o morro vizinho); – Esperaram toda a noite dando o tal do “ultimato” para o bandidos se renderem mas esperando que fugissem para poder ocupar o morro com poucas ou nenhuma baixa; – Ou enquanto “fingiam” que esperavam os batalhoes de operações especiais, brigadas paraquedistas e fuzileiros fizeram uma limpeza utilizando material de visão noturna e equipamentos especiais (inclusive silenciadores) para livrar o terreno e não haver o choque de… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.