Forças policiais e militares continuam avançando para o interior da área

A comunidade do Complexo do Alemão amanheceu neste domingo (28) cercada por homens das polícias Militar, Civil e Federal e também por homens do Exército. A parte mais baixa do Complexo, formado por dez favelas, já foi tomada pelas forças oficiais e, por volta das 8h30, os tanques das Forças Armadas, principal reforço para a operação de segurança pública, subiram as ladeiras do morro onde os criminosos se concentram. Um dos helicópteros que acompanha a operação já disparou contra alvos na comunidade.

Os tanques da Marinha que invadiram na quinta-feira a Vila Cruzeiro, até então dominada pelos líderes do Comando Vermelho, circulam na região em velocidade acelerada e os policiais fazem apreensões na região. Em menos de dez minutos, o UOL Notícias encontrou pelo menos dez carros blindados rondando a região. Em um deles, cerca de 15 homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar fluminense) estavam posicionados para o ataque.

O sinal verde para a operação veio depois de uma noite cercada de tensão, com tiroteios eventuais e ameaças das tropas de segurança de fazerem a incursão mesmo no escuro. Os criminosos ligados ao tráfico receberam ultimato da polícia para se entregarem até o fim da tarde de sábado, mas poucos deles o fizeram. Entre os que se renderam, estava o número dois do tráfico no complexo, conhecido como Mister M.

“É hoje, vamos invadir”

O helicóptero blindado sobrevoa a área fazendo voos rasantes. As mais de 40 entradas do Complexo do Alemão permanecem cercadas e vigiadas pelos enviados do Estado. O comércio está fechado. Quase não é possível ver moradores pela rua. Ao que parece, os habitantes do Alemão preferem ficar dentro de casa.

Veículos que obstruíam a entrada na favela estão sendo rebocados. Nas ruas, só é possível ver carros policiais. Depois do fim do ultimato concedido pela polícia, moradores receberam ordens para não saírem de suas casas. Os que estavam fora, foram proibidos de entrar. Fontes de segurança afirmaram que os criminosos estão ficando sem munição e sem mantimentos.

FONTE/FOTO: UOL/J Marques-AE

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick
Nick
13 anos atrás

Cadê os corpos ou a fila de manolos rendidos??? Eram 600/800 traficantes, evaporaram todos???

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O Coronel comandante da PM acabou de dizer que as forças de segurança já tomaram a maior parte do complexo e disse que a resistência foi muito abaixo do que a polícia esperava.

Os helicópteros da FAB(Superpuma) estão sobrevoando o local junto com os da PM e Polícia Civil.

Agora vão começar as buscas casa por casa, até achar os vagabundos.

Detalhe: A PM aprendeu um monte de armas(fuzis, metralhadoras e pistolas) que os “corajosos” deixaram pra trás durante a fuga.

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Os ratos estão entrando no esgoto hahahaha bando de covardes , cade vcs bando de _______, CAVEIRA !!!!

EDITADO: CUIDADO COM O PALAVREADO

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Vai ser decepcionante se o número de prisões ficar abaixo de um certo número…

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Cade os bandidos?!….Sumiram os bandidos?!…São magicos os bandidos………Alem de terroristas são ilusionistas….Olha só que prezepada……..

Mario no japao
Mario no japao
13 anos atrás

pensavam que erao uma forca inregular ms sao um bando de assustados saem fujindo com os rabinhos entre as pernas como cao viralata que sao

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Incomoda o tempo que levaram para tomar a ação. Cadê traficantes presos? Há barricadas na rodovia Dutra, por exemplo, para que bandidos não fujam para SP ?! O governo de SP ficou sabendo de alguma coisa para providenciar suas ações do seu lado da divisa? E os outros estados como Espírito Santo? São muitas as dúvidas e as de sempre permancem: Até quando até a próxima ação ousada de bandidos? E a educação dos jovens para que possam ter mais discernimento qto às drogas? Como está a instituição família, que poderia ser a grande aliada no combate às drogas? Empregos… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Acharam uma .30………A madrugada não foi tranquila ….7 carros foram sabotados…………

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Como eu torci pra esses covardes reagirem , Putz …
Queria ver um caminhão lotado de carcaça de vagabundo !!! Mais ta beleza o morro é nossooo !!!!! Caveiraa!!!

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Me pergunto….Se em uma semana foram “derrubadas” A vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, o quanto de boa vontade seria necessário para acabar com as favelas de SP, que são muito menores, localizadas em locais não tão acidentados e com menor população…

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

A apreensão de 2 toneladas de maconha mais sei la quanto e cocaína junto com a apreensão de granadas e munição indica que os traficantes pegaram o que poderiam carregar e fugiram para a mata, evidente que ainda existem traficantes escondidos nas casas dos moradores, mas como existe mandado de busca coletiva, então, as tropas vão entrar casa por casa, e é por isso que escutamos tiros as vezes.

Nick
Nick
13 anos atrás

Estão dizendo que estão fugindo pelas manilhas de esgoto, ou disfarçados de carteiros , entregadores e outras coisas. Se eles fugirem , essa operação não terá sido esse sucesso, apenas muda o problema de lugar, (ou morro)

[]’s

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Só as FAs resolvem….Sabem por que estão fazendo de novo?!…Porque na primeira vez deu certo….As facções conseguiram o que queriam facilmente atraves de “acordos”….Ve se pode….O estado se sujeitando a aceitar “acordos/exigencias” para que atentados terroristas/sítio parem…É problema de segurança nacional….A situação hoje do RJ(Assim como em outros Estados) é pior do que a situação da Colombia da epoca do Pablo Escobar….Pois a coisa toda é descentralizada o que torna tudo pior……………..Uma das principais capitais do pais simplesmente encontra-se em estado de sítio….“Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos”…Isto prova de fato….Que o estado é completamente vulneravel/incapaz a estas… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Os covardes devem estar nas casas, disfarçados no meio da população civil. Cedo ou tarde serão presos.

Na Vila Cruzeiro prenderam gente ontem, três dias depois da invasão.

O sub comandante da Polícia Civil acabou de dizer que aprenderam uma grande qualtidade de fuzis.

Dá pra ver ao vivo a cobertura da imprensa:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/ao-vivo.html

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Coisa alguma sera feita de fato….O que acontecera sera o mesmo que aconteceu antes…..Acordão…..Cumprimento das exigências……..

http://www.youtube.com/watch?v=2ZR6Fi_H8GE

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Em SP a coisa de fato seria muito simples se o poder público tomasse consciência de que o fato e poder fazer pouco não é uma desculpa para não fazer nada. Toda comunidade pobre que tem uma rua asfaltada acesso a água e luz (ainda que subsidiada) ganha em dignidade, aquela comunidade passa usar tijólos em seu barraco, passa a integrar a comunidade a se sentir cidadão. Voltando ao RJ, várias armas velhas e de baixo calibre estão sendo apreendidas, evidente, que foram deixadas para traz para que pudessem carregar as suas melhores armas e munição, os traficantes de fato… Read more »

Rafael
Rafael
13 anos atrás

será q o Brasil está vencendo o trafico ???

essas UPP’s fizeram um estrago no trafico

podemos estar vivendo um momento historico

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Bom, se eles são espertos e conhecem o mínimo de estratégia militar, já fugiram faz tempo. Afinal, não faz sentido em uma guerra assimétrica buscar o combate direto e aberto contra quem tem superioridade. Agora como eles fugiram, por aqui “http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2010/11/28/everdade-que-blindados-da-pc-voltam-por-causa-de-buraco-344796.asp”, por exemplo, ou tentando se disfarçar com os moradores , não se sabe. Olhando de fora, parece que resta aos traficantes dosi caminhos…. fugir, fugir, fugir e depois se organizar e começar tudo de novo em outro lugar…. ou intensificar ações terroristas, para forçar mais um acordo entre Estado e bandidos (como tantos que já ocorreram em gestões anteriores… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Nick disse:
28 de novembro de 2010 às 9:03

Estão dizendo que estão fugindo pelas manilhas de esgoto”

É perfeitamente possível que tenham fugido por túneis….Ja vi inúmeras materias de TV mostrando-os….Alguns usados para guardar drogas e armas….Pode haver túneis para fugas….Ja que a décadas e décadas esta gente guerreiam entre si nesses lugares……Assim como a décadas e décadas dominam e praticam táticas de guerrilha……….Nenhuma resistência…Nenhum confronto registrado…..

Adriano
Adriano
13 anos atrás

A malandragem toda esta desaparecendo hahahah! tmbn o chefe deles era o mister M

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Começaram a aparecer os malacos presos.
Estão chegando em grupos de dois, quatro…
A Polícia entra nas casas, acham os vagabundos e prendem.
Vai ser assim o dia inteiro.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Incomoda também os anúcios de “vamos invadir” a todo momento . Cadê o fator surpresa?

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Os policiais estão no alto do morro

prenderam um !!!

uma cena F-A-N-T-A-S-T-I-C-A

A POLICIA no centro nervoso do trafico de drogas (uma cena impossivel há um tempo atras)

O Estado finalmente esta vencendo !!!

FORÇA RIO !!!

Nick
Nick
13 anos atrás

Cor TAu,

Se eles moram em morros, fazer tuneis para esconder armas, drogas e suprimentos faz sentido… será que teriam essa expertise de guerrilheiros? Imagina um tunel ligando do alto para uma casa lá em baixo, sairiam de fininho….

[]’s

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Aprensões feitas até agora:

4 toneladas de maconha
16 fuzis
1 metralhadora .30
Muitos kilos de cocaína.
20 presos

Segundo um delegado da Polícia Civil, até o fim do dia esses números devem aumentar muito.

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Eu acho que é questão de dias pra encontrar os Fuzis , agora é missão de vasculhamento !!!!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Antonio M disse:
28 de novembro de 2010 às 9:25

Incomoda também os anúcios de “vamos invadir” a todo momento . Cadê o fator surpresa?”

Ja esta invadido Antonio M…Acontece que simplesmente os bandidos SUMIRAM….”Pluft”….Sem nenhuma resistência…Nenhum confronto registrado…..E a maioria dos que prenderam são apenas suspeitos sem documentos…..A própria policia admite que tudo esta/foi “preocupantemente tranquilo”……..

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

“…Cor Tau disse:
28 de novembro de 2010 às 9:39”

Pois é ….

E na TV ouvi mas não sei quem, e parece que ligado ao comando das operações, que foram presos os pequenos traficantes mas, que os ‘tubarões’ do tráfico não foram e aliás que nem no morro moram/atuam, moram no outro lado da cidade (zona sul) …..

kwhvelasco
kwhvelasco
13 anos atrás

Já era. Deram tres dias pros caras fugirem. Para se misturarem adequadamente a população. Podem revirar aquilo lá tudo, já era. não acham ninguém mais, já vazaram pra outras favelas. Daqui a uma, duas semanas, o esforço acaba, e a lenga-lenga de assaltos, sequestros, arrastões volta com tudo.
Jogaram a melhor oportunidade de todos os tempos no lixo. Agora, quero ver quem vai explicar para os moradores que vai acontecer quando os traficantes voltarem para seus postos. Tivesse sido realzada ontem, a invasão seria brutalmente mais efetiva. Mas… política… política…

kwhvelasco
kwhvelasco
13 anos atrás

ops, email errado…

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Aí as equipes já estão prendendo alguns gerentes !!! Os ratos já estão saindo do esgoto hehehehe

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

O Disque Denúncia está recebendo agora informação de moradores da comunidade , de onde estão malocados alguns vermes !!!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Antonio M…Em SP as principais facções são essas…Primeiro Comando da Capital…Terceiro Comando da Capital….Esquadrão da Morte….Comando Revolucionario Brasileiro do Crime(Olha o nome da porr# da facção…E tem uma Milícia que se chama “Liga da Justiça”)…..No Espírito Santo uma das principais é o Esquadrão da Morte….No Rio ainda tem o TCP que sempre foi historicamente aliada com os Amigos dos Amigos……….O que me invoca é porque ela não participa dessa esculhambação porque como eu disse agora ela é aliada do ADA que agora encontra-se aliada com CV….E o PCC?!…..Ta muito estranho e bizarro tudo…

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Eles não fugiram

era impossivel fugir

o unico carro q tentou furar o bloqueio, o exercito mandou bala

eles estão é escondidos, atordoados e assustados

e principalmente: estão desarmados…

o prejuizo deles foi incalculavel: toneladas e toneladas de drogas, armas e etc foram apreendidas…

ou seja: eles perderam muito

Rafael
Rafael
13 anos atrás

vai demorar muuuuito pra qq traficante tentar fazer alguma coisa de novo

e vou dize uma coisa: essa operação deve ter metido medo em tudo q é traficante no RJ e no Brasil….

essa operação mostrou q até o mais poderoso dos traficantes pode perder seu territorio

e mostrou o sucesso das UPP’s

ouvi dizer q os traficantes estão ameaçando atirar contra o maracanã

ou seja: desespero total….

Vitor
Vitor
13 anos atrás

No Espirito Santo tem Blitz nas fronteiras com o Rio para evitar qualquer tipo de fuga para ca.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

não tem como fugir

acabei de ver aqui q um bandido foi preso se passando por chefe de familia

ele invadiu a casa e se fez passar por pai de familia…

eles estão encurralados

e não tem tunel nenhum

eles NUNCA esperariam q a policia um dia chegaria perto do complexo do alemão

eles estão escondidos

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

A estratégia foi correta, deu-se oportunidade para que houvesse rendição bem como fuga, o objetivo da operação era desalojar os traficantes de seu poder no Alemão/Penha/Cruzeiro e assim cessar os ataques. O fundamental agora é manter a ocupação e vasculhar casa por casa, e levar a civilização aquela população pobre, esses traficantes fora do Alemão são como peixe fora da água, as armas velhas abandonadas junto com grande quantidades de maconha indicam que aqueles que fugiram com armas levaram a cocaína (maior valor) e as melhores armas, eles não desceram o morro com elas, logo, se refugiaram na mata. A… Read more »

Rafael
Rafael
13 anos atrás

acabei de ler no jornal extra q um morador da vila cruzeiro disse q “pela primeira vez durmiu com a janela aberta”

novos tempos……. novos tempos

aos poucos, o Brasil vai mudando, tento economica como socialmente

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Antonio M disse: 28 de novembro de 2010 às 9:43 “…Cor Tau disse: 28 de novembro de 2010 às 9:39″ Pois é …. E na TV ouvi mas não sei quem, e parece que ligado ao comando das operações, que foram presos os pequenos traficantes mas, que os ‘tubarões’ do tráfico não foram e aliás que nem no morro moram/atuam, moram no outro lado da cidade (zona sul) …..” Antonio M e Nick…Como eu disse antes…São mais de 600 favelas nas mãos desta gente…São mais de 600 favelas pra tomar….Reafirmo e friso…..São décadas e décadas de esculhambações/corrupções/descaso acumuladas…….Causadas pelos poderes… Read more »

Rafael
Rafael
13 anos atrás

A reporter disse:

“O quartel general do trafico agora está na mão da Policia e das forças armadas”

isso é histórico

com certeza

andeso
andeso
13 anos atrás

Após o Rio bem que as forças armadas poderiam fazer a faxina em Brasilia.
Sei, sei, que eu vá sonhando, sonhar não é crime.

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Onde estão os 300? Bota a caaarraaaaaaa….kkkkkk

Alexandre GRS
Alexandre GRS
13 anos atrás

Prezados,

Estamos presenciando uma operação militar digna das forças armadas de Israel.
O que deve ser feito agora é: o fechamento total e irrestrio de quaisquer entradas as comunidades em questão, o salvaguardo das vidas civis e o total aniquilamento das forças opositoras.
Façam como Israel: Ninguêm entra e ninguêm sai.
Depois de realizadas as operações dai sim, abram para a impressa e os orgãos de direitos humanos.
“situações extremas requerem medidas extremas”.

Sds.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Cor Tau disse: 28 de novembro de 2010 às 10:25 Concordo, não disse que não era para ser feito mas é preciso mais do que ações como esta. A ação apesar de necessária é consequência do descaso como disse mas, o excesso de otimismo também podem “cegar” as pessoas. Aquele vídeo onde Cabral e LuLLa estão conversando com um menino morador de uma favela e o Noço Guia diz para ele que tênis é esporte de burgues e o seu aliado Cabral fala como se fosse um traficante, um malandro é bem sintomático mostrabdo em na mão e quem estamos… Read more »

ABULDOG74
ABULDOG74
13 anos atrás

Aos poucos eles serão descobertos escondidos lá dentro, é um jogo de paciência a partir de agora, eles terão que sair pra conseguir + comida uma hora dessas.

Só uma coisa………CADÊ AQUELES FUNK`S DESAFIANDO A POLÍCIA E ATÉ AS FORÇAS ARMADAS!!??
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Mansão do traficante pesão: 3 ANDARES, HIDROMASSAGEM E POR AI VAI.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

a valentia só durou até eles verem o BOPE dentro dos M113

Freire
Freire
13 anos atrás

Rss, prenderam um traficante de nome mister “M”, acho que ele antes de ser preso fez uma mágica e desapareceram todos os traficantes, rssss.SUMIU a bandidalha KD, rsss. vejo aqui que não eram nada organizados,SUMIU, rssss. “fogo neles”.

andeso
andeso
13 anos atrás

Como acabei de ler em um jornal online, a batalha ainda não terminou e a guerra menos ainda. Quanto aos Funk, ou estão de emboscada ou estão trocando as cuecas …

A única coisa que eles respeita são os carocinhos sendo disparados na direção deles(como dizia um tio meu que era da polícia)