RIO – O mais recente vazamento de material confidencial feito pelo site Wikileaks contém documentos em que o governo dos EUA considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma “inclinação antiamericana”.

Segundo reportagem da “Folha de São Paulo”, nesta terça-feira, em um dos documentos, de 25 de janeiro de 2008, o então embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, comentou em telegrama que o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, “dissera que o então secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, odeia os EUA e trabalha para criar problemas na relação (entre Brasília e Washington)”. Sobel e Jobim haviam almoçado juntos.

Jobim, que foi confirmado na Defesa pela presidente eleita, Dilma Rousseff, é classificado por Sobel como “talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil”.

Em outro telegrama, de 13 de março de 2008, o embaixador americano relata frustração com uma viagem de Jobim aos EUA: “Embora existam boas perspectivas para melhorar nossa relação na área de defesa com o Brasil, a obstrução do Itamaraty continuará um problema”.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gerson carvalho
gerson carvalho
13 anos atrás

Caros, estou muito preocupado com os ultimos vazamentos de documentos americanos, onde o embaixador americano diz “Jobim disse que o secretario do Itamaraty odeia os EUA” e que Jobim é um dos mais confiáveis lideres do Brasil. Agora confiável pra quem? é pertubador sabe que nosso ministro da defesa pode entregar o ouro para o bandido! acho que deve-se repensar sobre manter este cidadão no comando das FFAA.

Italo
Italo
13 anos atrás

//////Jobim deve estar pensando que MD dos EUA

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

A os eles cortam vendas de armamento pesquisa, ficam tentando roubar tecnolia nuclear, querem ativar a 4ªFrota porcausa do pré-sal, tem perigo de comprar o NG e eles vetarem os itens que existem no caça, não querem transferir tecnologia mais querem fica concorrendo, Ja tenteram botar agente no eixo-mal, nunca apoiram agente a entrar na ONU, e quer que o NJ nosso MD seja bonzinho com eles e nunca fale mal deles.
Não sou ant-americano mais tem ves que eles passam dos limites…..

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Antes de mais nada: sou brasileiro! Não sou antiamericano, antirusso, antieuropeu, antioraioqueoparta! Mas é no mínimo falta de capacidade “intelectual” do Itamaraty, como de toda cúpula de governo brasileiro, achar que adotar uma política com tendência antiamericana é a solução para uma maior independencia brasileira. E o pior, achar que dar apoio a países como Venezuela, Irã, Coréia do Norte é motivo para assegurar nossa soberania. O Brasil tem que se aproximar da Comunidade Européia, Eua, Russia, Japão, Israel se um dia quiser ser respeitado e não ficar defendendo governos com tendencias ditatoriais ou extremistas. Esse mundinho de “Oz” que… Read more »

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

“desculpemem pelos erros de portugues fiquei com raiva”

Rafael (RS)
Rafael (RS)
13 anos atrás
ZE
ZE
13 anos atrás

Caro Galante,

Depois de INÚMERAS tentativas de me comunicar com você, a pergunta ainda subsiste:

Por que você NÃO publicou a reportagem sobre o Rafale, QUE TANTO TRABALHO ME DEU PARA TRADUZÍ-LA ????

OBS:

A reportagem foi enviada sábado e depois a reenviei no domingo ou segunda (a 2ª tradução está melhor).

Aliás, a reportagem foi enviada para todos os editores, mas até agora NADA !!!!

Conto com a sua RESPOSTA.

[ ]s

Marine
13 anos atrás

E alguem ficou surpreso com essa suposta postura anti-americana do Itamaraty? So nao ve quem nao quer…

Sds!

Fabio
Fabio
13 anos atrás

MatheusTS

sim…sim…sim

Tu tem razão! já que o Brasil esta “chateado” e com “raiva” do EUA (como você), a solução é ROMPER RELAÇÕES e seguir sozinho no mundo né?

É…mais um que vive no mundo de “Oz”!
Muito bem! muito bem!

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

Queria ver os colegas que criticaram o NJ, dizendo que ele seria anti-americano, falarem alguma coisa sobre isso! (não estou dizendo que concordo com ele ou não).
Se um embaixador, uma pessoa inteligente, tem esta visão do NJ… será que ele não percebeu que o NJ estaria vendido para a Dassalut, como apregoam alguns? parece que não… acho que os USA são bobinhos e foram “enganados” pelo NJ… tem cada uma viu…

Sds!

Yasser
Yasser
13 anos atrás

O Brasil é o contra ponto dos EUA. Enquanto muitos paises gostam de puxar o saco dos americanos, o Brasil deixou de fazer esse papel e tenta usar a diplomacia para se aproximar de paises que os EUA consideram tanto como integrantes do EIXO do mal. E quanto a questões nucleares, nós vemos o quanto os EUA acertou em dizer que o Iraque tinha armas de destruição em massa.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

…..¨¨¨~~¨¨~¨ *….Existem 6 documentos até agora liberados no wikileaks sobre o Brasil. Quatro sobre encontros realizados em Brasília e 2 sobre encontros realizados em São Paulo. Os documentos falam sobre a existência de terroristas atuando no Brasil em regiões de São Paulo e em fronteiras entre Brasil e Argentina, Paraguai, Venezuela, Peru e Colômbia. Primeiro documento 05BRASILIA1207 Assunto: Brasil: Almoço de embaixador norte americano John Danilovich com General Jorge Armando Félix, Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Classificado (como secreto) pelo embaixador John J. Danilovich pelas razões 1.4 (B), (C) e (D). 1. O embaixador recebeu… Read more »

zmun
zmun
13 anos atrás

E isso que o Jobim nem combrou nada.

Se vazarem documentos dos franceses, constará que Jobim é a reencarnação de Napoleão.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

E ainda querem nos fazer acreditar que o Irã e os outros são as ameaças a liberdade na Terra….. EUA ordenaram espionagem da ONU; WikiLeaks divulga arquivos secretos da diplomacia Autoridades americanas foram instruídas a espionar líderes da ONU (Organização das Nações Unidas). Líderes árabes pediram um ataque aéreo ao Irã. No Paraguai, os EUA pediram até o DNA de quatro candidatos à Presidência. Essas informações diplomáticas começaram a ser divulgadas neste domingo pela imprensa internacional, a partir de mais de 250 mil comunicados confidenciais de embaixadas americanas –a maioria dos três últimos anos– vazados pelo site WikiLeaks. A divulgação… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Cables diretamente para os arquivos…..

http://cablegate.wikileaks.org/tag/BR_0.html

Nick
Nick
13 anos atrás

Esse vazamento coloca o NJ na berlinda…. Seu discurso antimericano é apenas para agradar o governo, de certa forma funcionou, visto que permanecerá no MD.

[]’s

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“o governo dos EUA considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma “inclinação antiamericana”.” Operação Mockingbird Um dos programas mais ambiciosos, absolutamente, já lançados pela CIA foi a operação Mockingbird, um projeto de propaganda que foi implementado no início dos anos 1950. Foi uma grande empreitada que uniu uma considerável quantidade de agentes da CIA e 3.000 colaboradores na tentativa de ganhar algum controle sobre a imprensa livre, alimentando alguns grupos de repórteres e de informação através de jornais em casa e no exterior para filtrar os tipos de histórias que iriam para o… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

A diplomacia americana está totalmente cega pela ascenção de mais uma potência econômica, e não está atentando aos reais objetivos dessa gente. É um espetáculo impressionante e assustador assistir à miopia das grandes potências. Não há a menor perspectiva de melhora das relações de defesa com o Brasil, ou, se há, elas são absolutamente temporárias, e só se darão até o enquadramento total das Forças Armadas à vontade do ParTido. Após isso, os EUA só serão chamados a participar se absolutamente indispensáveis. Ou seja: a perspectiva é de piorar e muito. Os bolivarianos no poder, EM GERAL, odeiam com todas… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

* Guerra de partida ou Ataque é a melhor defesa – a nação antecipa agressivamente o confronto, pelo conflito subversivo efervescente das massas, sem que existam provas consistentes o bastante para o justificar, antes do oponente do confronto. Ex.: invasão do Iraque, que culminou na queda de Saddam Hussein. * Guerra por procuração – nações confrontam-se indiretamente, financiando os conflitos efervescentes ou subvertendo as massas populares(AL/Russia/EUA), cujos resultados dizem respeito aos interesses delas. Ex.: ocasião em que os Estados Unidos da América financiaram a Grécia contra o avanço do comunismo (vide Doutrina Truman).Também podem ser consideradas guerras por procuração, as… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Os fins justificam os meios……..

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Eu não gosto disso…………Parece algo desprovido de ética, confiança, moral, fé etc…..Mais parece algo de um cão selvagem por sangue…………É gravemente preocupante a sensação de ser mesmo desse jeito que as potências mundiais resolvem problemas…

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

Os Americanos estão nos enxergando da forma errada, pois não somos antiamericanos. Uma pesquisa recente, feita pelos próprios americanos indicava que a população brasileira enxerga os EUA com bons olhos…. No Governo Lula, a Diplomacia Brasileira teve que abrir ou fortalecer mercado (comércio; comércio; comércio; comércio) com outros Continentes, os Americanos não devem se esquecer que o Brasil é um País Capitalista, e a Globalização exite a interação entre os povos….. Esse foi o principal motivo do encomodo dos EUA. Na realidade, não ocorreu nenhum afastamento ou antiamericanismo, mas sim, o Brasil expandiu ou fortaleceu suas relações com outros povos… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Parece não….É mesmo………….O amigo trai na primeira esquina….Ao passo que o inimigo não trai nunca….O inimigo é fiel…..O inimigo é o que vai cuspir na cova da gente…..

Fuzila
Fuzila
13 anos atrás

O fantástico mundo de bobby …

Mais quatro anos lendo poesia nos blogs de defesa …

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra…Calcula um triunfo e sofre um suplício….A premeditação indefinida de uma ação ruim acompanhada por doses de austeridade….A infâmia interior temperada de excelente reputação..Enganar continuadamente….Não ser jamais quem é…Fazer ilusão…É uma fadiga….Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro….Querer devorar os que o veneram….Acariciar…Reter-se…Reprimir-se…Estar sempre alerta…Espiar constantemente….Compor o rosto do crime latente…Fazer da disformidade uma beleza…Fabricar uma perfeição com a perversidade…Fazer cócegas com o punhal…Por açúcar no veneno…Velar na franqueza do gesto e na música da voz…Não ter o próprio olhar…Nada mais difícil….Nada mais doloroso…….0 odioso da… Read more »

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

Esse pessoal da Wikileaks está atuando de forma estranha.

Porque essas publicações ????

Qual a finalidade dessa publicações ??????

O que Eles querem chegar com essas publicações ????????

Será que essas publicações são 100% verdadeiras ????

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Nossa Vader, que exagero…

Fuzila
Fuzila
13 anos atrás

“Cláudio disse:
30 de novembro de 2010 às 11:04”

Exatamente …

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Que formosa aparência tem a falsidade……O rosto enganador deve ocultar o que o falso coração sabe…As pessoas direitas são guiadas pela honestidade…..A maldade dos falsos é a sua própria desgraça…….O falso é tão vizinho do verdadeiro que o sábio não deve aventurar-se num desfiladeiro tão perigoso…….

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Estava demorando. Que isso, desculpa pela quarta frota ou motivo para a Otan chegar no Atlantico Sul, nem um nem outro , é o dois. Desde quando os EUA precisam pedir licença para alguém para fazer espionagem e investigações no mundo todo? O motivo é terrorismo, ambiental ou político, nem um nem outro, é os três. Tríplice fronteira, bem em cima do Aquífero Guarani. Política anti americana, é brincadeira, ganhamos o direito a OMC de cobrar dos EUA o valor de mais de 500 milhões de dólares, juridicamente resguardados o Brasil preferiu adiar tal cobrança- isso é política anti americana?… Read more »

Colt
13 anos atrás

Vamos lá. São os EUA que tem a política interna e externa ditadas pelo complexo militar-industrial (expressão usadas por um ex-general americano no seu discurso de despedida da Presidência da República – Eisenhower), não o Brasil. Foram os EUA que invadiram o Iraque SEM AUTORIZAÇÂO da ONU, guerra de invasão com o pretexto de que havia armas de destruição em massa, aliás, nunca encontradas, mas que geraram um bom filme (Zona Verde), não o Brasil São os EUA que chancelam uma política de paz de faz de conta no Oriente Médio, onde o Estado Palestino (previsto na mesma época da… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O Itamaraty não tem vida própria. Só executa a política externa ordenada pelo presidente da República. Se houve mudança de postura, é porque houve mudança de ordens.
Quem deu a ordem? Se não foi do presidente, então foi dos seus mentores intelectuais. Melhor dizendo, dos seus superiores hierarquicos na estrutura do Partido.

Fuzila
Fuzila
13 anos atrás

Colt disse:
30 de novembro de 2010 às 11:13
Assim, me parece que é claro que o Itamaraty é um problema para o EUA.
O motivo é simples, o Itamaraty trabalha pelo Brasil, não para os EUA.


Quanto à posição do Itamaraty, me surpreenderia se fosse diferente.
O Itamaraty é o Ministério das Relações Exteriores do BRASIL, não de outro país.”

Parabéns pelo comentário.

Temeria pela soberania e interesses comerciais do país se fosse o contrário …

Sérgio L
Sérgio L
13 anos atrás

As vezes fico pensando como o Lula foi pôr um sujeito desqualificado a ser ministro da defesa. Com tanto militar de primeira linha, brasileiros de verdade (o que não é o caso do NJ, criticar o seu próprio governo, só para bajular os americanos), que já demonstraram sua capacidade para o cargo. Acho uma besteira colocar um ministro civil só pro colocar. Existem muitos militares nas 3 forças que certamente se encaixam com o perfil de ministro da defesa. Este aí, agora reconfirmado não tem a mínima condição. De uma forma, lembrou o Pinochet, que derrubou o presidente que tinha… Read more »

Fred
Fred
13 anos atrás

Anti-americano o escambau! Está e só uma forma fácil de desclassificação dos que não servem aos interesses norte-americanos, se não serve aos interesses do EUA, então é “anti-americano”… A obrigação do governo brasileiro é procurar em primeiro lugar os interesses do Brasil, que por vezes podem se chocar com os interesses de outros países, inclusive EUA… A coisa que os poderosos do EUA mais fazem, em tempo integral… é buscar seus interesses,por todos os meios , lícitos e ilícitos, espionagens, conspirações, golpes de estado,invasões, controle financeiro sobre a mídia…um legitimo estado mafioso, que vem, te assalta e se você diz… Read more »

matheus
matheus
13 anos atrás

Acredito que o governo brasileiro esteja sendo dirigido por ideologia criada por Charles De Gaulle, onde os Frances acreditavam que só conseguiriam o que queiram através do tensionamento das relações EUA-França. Em varias aparições do MD Nelson Jobim na comissão de ralações exteriores e defesa nacional, ele cita Charles De Gaulle e sua política, inclusive em uma dessas aparições ele diz ter dado um livro sobre a vida do general ao Presidente Lula. Gostaria de indicar um livro aos amantes de História: Charles De Gaulle, cujo autor é Don Cook e a editora: Planeta , que lê esse livro vai… Read more »

Alexandre GRS
Alexandre GRS
13 anos atrás

Prezados, Nada de novo. Isso já era sabido a tempos. É justamente, por ações como essas, esse pragmatismo kissingeriano exarcebado, essa busca incessante de vantagem a qualquer custo, essa tamanha falta de ética (e o apregoamento da mesma por eles a diversos países), que cria as situações desfavoráveis a eles mesmos, e que, por sua vez, envolvem todo um conjunto de países. E, ao que percebo, isso não mudará tão cedo. Isto já está impregnado na cultura EstadoUnidense. Eu conheço os Estados Unidos da América de Sul a Norte e de Leste a Oeste, por isso, posso afirmar o que… Read more »

Alexandre GRS
Alexandre GRS
13 anos atrás

Prezados, Nada de novo. Isso já era sabido a tempos. É justamente, por ações como essas, esse pragmatismo kissingeriano exarcebado, essa busca incessante de vantagem a qualquer custo, essa tamanha falta de ética (e o apregoamento da mesma por eles a diversos países), que cria as situações desfavoráveis a eles mesmos, e que, por sua vez, envolvem todo um conjunto de países. E, ao que percebo, isso não mudará tão cedo. Isto já está impregnado na cultura EstadoUnidense. Eu conheço os Estados Unidos da América de Sul a Norte e de Leste a Oeste, por isso, posso afirmar o que… Read more »

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Política do tudo para mim, me agradem, me idolatrem , me sirvam, me temam, me engordem e vivam na miséria e principalmente NÃO PENSEM, uma política zombie.

http://www.youtube.com/watch?v=sWms90UCiWQ&NR=1

Eugênio
Eugênio
13 anos atrás

Excluindo-se os entreguistas e anti-nacionalistas de plantão, que adoram lamber as botas dos EUA, algo do tipo já se podia e até se pode esperar, só não se dá para entender em pleno século XXI. O ITAMARATY mostra o seu ponto de vista, que é o ponto de vista BRASILEIRO, sem fazer ofensas a ninguém ou nenhuma nação. Mas não se pode negar que defendemos os no$$o$ intere$$e$ e a $oberania nacional com muita diplomacia. Diferente do que os “lambe botas” gostam de chorar: Que a nossa diplomacia é falha; Que agora somos rebeldes; Que o Iamaraty só tem comunistas… Read more »

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Senhores:

Essas notícias sobre espionagens e/ou serviço de inteligência prestados por Diplomatas Americanos SÃO AS MAIS VELHAS DESTA DÉCADA.

SEMPRE FOI ASSIM! As embaixadas americanas são braços de TODA A REDE DE INTELIGÊNCIA deles!

Isso, pelo menos para mim, NUNCA FOI NOVIDADE. Desde o último pós-guerra que os EUA utilizam seus diplomatas como informantes.

O que ocorre é que somente agora foram dados nome aos bois. Simples!

É notícia velha…

Alexandre GRS
Alexandre GRS
13 anos atrás

Prezado Soldier,

Perfeito comentário.

Sds.

Almeida
Almeida
13 anos atrás

Disso todos nós já sabemos. Resta saber o por quê, já que até agora não ganhamos nada com isso!

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

O Soldier definiu a questão.

andeso
andeso
13 anos atrás

O mais engraçado nisso é que com bois ou vacas, tendo ou não nome, tudo continuará como foi, e é e provavelmente continuará sendo …

Bom saber que as coisas continuam normais.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Nossa… Então há pessoas que pensam que só porque alguns são anti-americanos (sim, eles existem) ou apenas não concordam com “algumas políticas norte-americanas, essas pessoas querem é “exterminar a raça humana e toda a vida existente no planeta”? Sinceramente, acho que extremismo não leva a nada nesse mundo. Achar que apenas um lado (o mais simpático na visão de cada um) tem razão é simplesmente PERDER A RAZÃO. Reconhecer os erros e defeitos de uma nação seja ela qual for bem como suas qualidades, é simplesmente negar o discurso odioso e panfletário dessa nação ou nações, pois, não existe afinal… Read more »

andeso
andeso
13 anos atrás

Ah, esse planeta está ou já virou em um grande cortição …

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Alexandre GRS disse:
30 de novembro de 2010 às 12:43

E

Leandro RQ disse:
30 de novembro de 2010 às 12:56

Resposta:=> Obrigado senhores.

Más divido com vocês o meu comentário pois, tenho a certeza que ambos sabem disso…

Abraços.

Colt
13 anos atrás

Fuzila disse:
30 de novembro de 2010 às 11:25

Fuzila,
Grato.

Soldier
Soldier
13 anos atrás

Marine disse:
30 de novembro de 2010 às 10:22
“E alguem ficou surpreso com essa suposta postura anti-americana do Itamaraty? So nao ve quem nao quer…”

Cumprimentos: Olá Marine! Tudo bem contigo? Espero que sim…

PERGUNTA:
E você? Sabia que diplomatas Americanos SEMPRE fizeram isso seja com o Brasil ou outras nações?

Abraços.