Ditador acusa ‘juventude drogada’ de desestabilização e promete retomar controle de cidades rebeladas

TRÍPOLI – O ditador Muamar Kadafi voltou à televisão na Líbia para confirmar que não vai deixar o poder e alertar que lutará contra os manifestantes que pedem sua renúncia. “Não deixarei a Líbia. Morrerei aqui como mártir. Sou um lutador”, disse o coronel em novo discurso nesta terça-feira, 22, quando seu país entrou no sétimo dia de protestos contra o governo.

Hoje, Kadafi falou em tom ameaçador. Disse que ainda não usou força para coibir os protestos, mas que a usará “se for necessário”. Ontem, Kadafi mandou jatos da Força Aérea bombardear manifestantes. Ele prometeu também tirar Benghazi, a segunda maior cidade do país, do controle dos manifestantes.

Kadafi culpou a juventude líbia, a imprensa internacional, o terrorismo islâmico e os EUA pelo caos no país e afirmou que a imagem da Líbia está sendo “distorcida” perante o mundo.

“Vocês conhecem alguém decente que participa disso? São todos bêbados e drogados”, disse, sobre os jovens que participam dos protestos. O ditador pediu ainda às mães dos manifestantes que os entreguem ao governo para uma “desintoxicação”.

O líder líbio vinculou também os protestos a radicais islâmicos que atuam no Afeganistão e na Somália e dizem que a mídia internacional está, ao mesmo tempo, a serviço da Al-Qaeda e dos EUA. “Os jornalistas seguem as ordem de Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri e converterão a Líbia em algo pior que o Afeganistão”.

Kadafi ainda usou uma argumentação peculiar para descartar a renúncia. “Não sou presidente, não posso renunciar. Mas se tivesse um cargo renunciaria e esfregaria isto na cara de vocês”, disse. Após o golpe de 1969, Kadafi criou uma ‘república das massas’ na Líbia, onde, em teoria, quem governa é o povo. Na prática, o país é uma ditadura.

A Líbia tem vivido dias de tensão por conta das manifestações contra o coronel. Nos últimos dias, houve escalada da violência e quase 300 pessoas morreram devido à repressão das forças armadas e do choque entre manifestantes e simpatizantes do governo. Testemunhas disseram que aviões e helicópteros militares bombardearam marchas na segunda-feira e que havia mercenários pagos pelo governo para disparar contra a população na capital, Trípoli.

As marchas em Trípoli, Benghazi e outras cidades líbias seguem-se às revoltas populares que derrubaram ditaduras que duravam décadas no Egito e na Tunísia. Kadafi está no poder na Líbia há 41 anos e mantém os militares e a mídia do país sob forte controle. O país tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África, mas a riqueza obtida com o abundante petróleo não é bem distribuída entre a população. O índice de desemprego é de cerca de 30%.

FONTE: Estadão / Agências

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
13 anos atrás

Esse peça então consegue a proeza de colocar no mesmo balaio os EUA e a Al Qaeda, aliados para derrubarem-no… 🙂 E depois ainda tem o desplante de dizer que é a imprensa que distorce a imagem da Líbia no mundo…

É cada lunático que seria o caso de dar risada, não fosse trágico…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O Caubi, ta parecendo a Aracy de Almeida nesta foto.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Isso de vcs dois é inveja do estonteante visual original dele !!

eu quero fazer meu cabelo ficar igualzinho viram ??

AH AH AH AH AH AH AH !!

🙂

Observador
Observador
13 anos atrás

Que piada!

Ele pediu para as mães entregarem seus filhos para a desintoxicação.

Deve ser na Rehab Abu Salim (o maior presídio da Líbia).

Eu só fico imaginando os “métodos” de tratamento…