Em discurso a generais, Dilma diz que Brasil ‘corrigiu seus caminhos’

7

Para uma plateia de 70 oficiais-generais das três Forças Armadas, a presidente Dilma Rousseff, presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985), afirmou que o país “corrigiu seus próprios caminhos”, numa “evolução democrática da sociedade brasileira”.

“Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional”, disse a presidente, que também é comandante-em-chefe das Forças Armadas, em cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais.

Foi o primeiro evento desde a sua posse no qual Dilma discursou diretamente para os militares.

No discurso, a presidente não fez maiores menções ao período ditatorial no país. Também não citou um dos pontos de polêmica na sua relação com Exército, Marinha e Aeronáutica: o projeto de lei, apoiado pelo governo, que cria a comissão da verdade, para apurar responsabilidades por torturas praticadas por agentes do Estado durante o regime militar. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Aos militares, e ao lado do ministro Nelson Jobim (Defesa), Dilma afirmou a importância de Forças Armadas bem equipadas e treinadas. Chegou a citar o pré-sal como um dos novos desafios para os militares.

“O Brasil precisará de Forças Armadas equipadas, treinadas e modernas”, discursou a presidente. “A Defesa não pode ser considerada elemento menor da agenda nacional.”

No entanto, os movimentos do governo Dilma nestes três primeiros meses de governo não sinalizam nessa direção. O Ministério da Defesa foi um dos mais atingidos pelo corte determinado pela equipe econômica no Orçamento deste ano. A tesoura na pasta de Jobim pode chegar a R$ 4,38 bilhões.

Em seu discurso aos oficiais-generais, Dilma ainda falou na necessidade de uma “força de dissuasão convincente”. Contudo, um dos efeitos do corte foi justamente o adiamento, para 2012, da definição acerca da compra de 36 novos caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

FONTE: Agência de Notícias Jornal Floripa

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
Observador
13 anos atrás

É o que falei em outro comentário. A esquerda brasileira faz o descrito no livro “1984”, ela “duplipensa”.

“Duplipensar” é dizer uma coisa e fazer outra completamente oposta.

Ao dizer que o Brasil precisa de FAs bem-armadas e equipadas, ela quer dizer justamente o contrário; quando ressalta a importância da Defesa na agenda do governo, quer dizer na verdade que não lhe dá ou dará a menor importância.

Agora só falta o GF querer implantar a novilíngua…

Vader
13 anos atrás

Caro Observador, “duplipensar” é ótima, hehehe…

Mas isso não se dá à tôa: como o esquerdista não tem valores, ele não tem honra.

Como ele não tem honra, ele não respeita a própria palavra (lembra do “revogar o irrevogável”? pois é…), mas sim se move ao sabor da conveniência do momento.

Por exemplo: pra platéia de generais, diz isso. Na reunião de ministros, manda o Italiano cortar tudo.

A verdadeira batalha é axiológica; é de valores. Todo esquerdista é antes de mais nada um cínico, um hipócrita, e um mentiroso compulsivo.

Abraço.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

“””Todo esquerdista é antes de mais nada um cínico, um hipócrita, e um mentiroso compulsivo.””” Aham. E vc por acaso é ume especialista formado em Sociologia para dizer isso, vader ?? Vc é formado em psicologia, por acaso ? Vc conheceu todos os esquerdistas do planeta para afirmar isso ?? Que qualificação vc tem para dizer uma coisa tão arrogante ?? QUEM É VC PARA AFRMAR ISSO SOBRE PESSOAS QUE NEM CONHECE ?? O QUE VC SABE SOBRE A ESQUERDA ?? VC SABE A DIFERENÇA ENTRE AS DOUTRINAS LENINISTAS, BUKHARINISTAS E STALINISTAS ? JÁ LEU UM LIVRO DE LÊNIN ??… Read more »

Vader
13 anos atrás

Wagner disse: 7 de abril de 2011 às 9:55 “Aham. E vc por acaso é ume especialista formado em Sociologia para dizer isso, vader ??” Não caro Wagner, não sou formado em Sociologia propriamente mas tenho uma noção mais que razoável de seus rudimentos. Vc é formado em psicologia, por acaso ? Não é preciso ser psicólogo, sociólogo, filósofo, físico nuclear ou gênio da lâmpada pra se entender o cerne de toda doutrina socialista/esquerdista. Alguns fundamentos de filosofia, de história, e a boa e velha lógica já bastam. E não vou ser repetitivo e explicar porque todo esquerdista é o… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O Wagner, por que você não sai do computador e vai ajudar quem passa fome?

Eu faço a minha parte pagando quase R$2000,00 de impostos por mês….

E além de continuar um monte de gente passando fome, anda tenho que pagar plano de saúde e seguro do meu carro.

Cade a esquerda que visa o bem social?

Larga de hipocrisia.

A praga vermelha que você diz que ama assim que assume o poder a primeira coisa que acaba é a liberdade de expressão.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Não, caro Vader, mas vc deve respeito a todo mundo, . Sua linguagem é generalizante e agressiva demais. VC AGREDIU E OFENDEU. Sua opinião é direito seu, mas sair atacando quem vc nao gosta desse jeito, ja disse que eu nao sou de esquerda, portanto a sua ofensa em si nao me atinge, mas vc deveria ter mais respeito. Vc inclusive é mais velho que eu, tem obrigação maior ainda. E estudou bastante para falar tais coisas. se eu digo ” Todos os advogados nao prestam” , isso seria uma ofensa, não ? quem seria eu para dizer isso ?… Read more »

Vader
13 anos atrás

Wagner disse: 9 de abril de 2011 às 17:17 Wagner, saber se comunismo, chavismo, maoísmo, khmer vermelho ou petismo são diferentes entre si só interessa para quem está dentro dessa realidade. Para quem está fora, em um espectro completamente diferente, tudo isso aí são chorumes do mesmo lixão ideológico. O cerne de todos eles é o mesmo: a hiper-valorização do coletivo frente ao indivíduo (com a consequente obliteração deste), sob todos os pretextos. De fato o socialismo, com todas as suas correntes, é apenas a forma eslava do fascismo. E vc está errado, os valores são absolutos SIM, embora se… Read more »