segunda-feira, março 1, 2021

Saab RBS 70NG

AMAN comemora seu Bicentenário

Destaques

EUA e aliados constroem cadeia de suprimentos de tecnologia ‘livre da China’

Biden assinará ordem presidencial para reforçar as indústrias de chips, baterias e terras raras WASHINGTON/TAIPEI – O presidente dos EUA,...

Uma Força Terrestre à altura dos desafios atuais

General de Exército José Luiz Dias Freitas A dinâmica das relações internacionais e das interações sociais, neste primeiro quartil do...

Tropa paraquedista retorna ao Brasil após exercício nos EUA

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 22 de fevereiro, foi realizada no Campo do 26º Batalhão de Infantaria...
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Resende (RJ) – No mês de abril, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) completa 200 anos de criação. As comemorações do bicentenário estão ocorrendo ao longo do ano de 2011, em todo o Brasil, sob coordenação do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Estão previstas diversas formaturas, elaboração de documentário, lançamento de livro comemorativo, expedição de selo, salão de artes, palestras, entre outras atividades que marcarão o evento. Segundo o Coronel R/1 Peres, assessor especial do Comando da Academia, durante a semana oficial do bicentenário será inaugurado o Memorial Marechal José Pessoa, um centro de visitantes criado em homenagem ao idealizador da AMAN.

A Academia Militar é o estabelecimento de Ensino Superior do Exército Brasileiro responsável pela formação dos oficiais combatentes. Ali são formados os oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência.

A AMAN foi criada em abril de 1811, no Rio de Janeiro, como Academia Real Militar, no governo de Dom João VI. Ela foi transferida para a cidade de Resende, Estado do Rio, em 1944, acompanhando a necessidade de aperfeiçoar a formação do oficial de um exército que crescia e se operacionalizava.

Hoje, a Academia ocupa uma área total de 67 km2. Possui várias construções, das quais se destacam o Conjunto Principal, o Teatro Acadêmico, a Seção de Educação Física, a Seção de Equitação, o Polígono de Tiro e os Parques de Instrução. Toda a área onde foi instalada a AMAN ficou conhecida como cidade acadêmica, que abriga uma população aproximada de 12 mil habitantes e dispõe de um complexo arquitetônico e paisagístico dos mais bonitos.

Dos eventos já realizados em comemoração ao bicentenário da Academia Militar das Agulhas Negras, um se destaca em especial: a formatura com a presença de militares das turmas de 1945 e 1946, as primeiras a formarem os alunos da então Escola Militar de Resende, atual AMAN.

Em 2011, os cadetes formados na AMAN farão parte da turma denominada “Bicentenário da Academia Real Militar”. A data histórica já foi marcada durante este ano ao fazer parte da correspondência oficial do Exército. Diversas atividades ainda serão realizadas e irão permitir a divulgação da AMAN no Brasil e no exterior.

Saiba mais acessando o site do Bicentenário da AMAN.

- Advertisement -

1 COMMENT

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
9 anos atrás

parabéns a Aman !!

( sou o unico aqui que leu a matéria ?? cade todo mundo ? )

- Advertisement -

Guerras Modernas

Armênia, Azerbaijão e Rússia fecham um acordo para acabar com o conflito de Nagorno-Karabakh

YEREVAN/BAKU (ARMENIA/AZERBAIJÃO) — Armênia, Azerbaijão e Rússia disseram que assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região...
- Advertisement -
- Advertisement -