O US Army selecionou uma novo coturno para suas tropas no Afeganistão. A licitação durou poucos meses. A licitação anterior terminou há 10 meses e demorou dois anos e as tropas gostaram. Mas logo viram um problema. O coturno foi criado para tempo frio e era muito boa, mas esquentava muito no calor do Afeganistão e ficava desconfortável. Logo iniciaram uma licitação para um coturno para tempo quente. As novas tropas irão para o Afeganistão com dois pares de botas, uma para cada estação.

O coturno de inverno selecionado foi o Belleville 950 Combat Moutaing Hiker. O Belleville é muito duro para uso contínuo e as tropas continuarão usando os coturnos antigos. Ao operarem nas montanhas irão usar o novo coturno.

Em março de 2012 deverão chegar os modelos Belleville 990 e o Wellco Hybrid Hiker para tempo quente. No total serão entregues 64 mil pares para se juntar aos 25 mil modelos de tempo frio.

O US Army e o USMC pararam de desenvolver seus coturnos e passaram a procurar no mercado civil modelos mais duráveis e confortáveis. O SOCOM (Special Operations Command) já tinha comprado coturnos próprias para suas tropas operando no Afeganistão. Os coturnos de deserto, usados sem problemas em 1991 na Guerra do Golfo, não tiveram sucesso no terreno rochoso do Afeganistão ficando inutilizável em poucos meses.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Parece a bota Comander que eu tinha quando era pré-adolecente…

Nautilus
Nautilus
12 anos atrás

Quando o EB terá coturnos mais modernos, como esses? Isso é o que eu queria saber…

Guilherme Poggio
Editor
12 anos atrás

Para diversos tipos de esportes outdoor existem inúmeros calçados de alta qualidade no mercado. Basta apenas rever quais são as exigências.

Não faz mais sentido as Forças Armadas desenvolverem calçados específicos para elas.