Com mais de 300 mil exemplares vendidos, biografia best-seller de Dietrich Bonhoeffer chega ao Brasil

A Editora Mundo Cristão lança a primeira tradução para o português do livro Bonhoeffer – pastor, mártir, profeta, espião de Eric Metaxas. Esta biografia nos apresenta com riqueza de detalhes a vida do teólogo alemão e ativista antinazista Dietrich Bonhoeffer (1906-1945).

Segundo o jornal The New York Times, esta é a primeira biografia importante de Bonhoeffer em 40 anos e já entrou para sua lista de best-sellers. Neste livro, Eric Metaxas consegue aliar as duas vertentes da vida de Bonhoeffer, como teólogo e espião, em uma narrativa marcante da história desse homem de grande coragem moral e amor pelo próximo contra o monstro da época, o nazismo.

Com uma narrativa comovente, Metaxas usa documentos, incluindo cartas pessoais anteriormente indisponíveis, anotações detalhadas de seus diários, que vão desnudando para o leitor a vida desse grande homem.
Em 1939, depois que Hitler declarou guerra contra a Polônia, e depois que Bonhoeffer retornou de sua viagem para os EUA, ele pediu direção a Deus sobre o que deveria fazer a seguir. Bonhoeffer foi então trabalhar para a inteligência militar alemã – denominada Abwehr – sob a supervisão de seu cunhado, Hans von Dohnanyi. Por sua vez, Dohnanyi e muitos outros na Abwehr estavam envolvidos na conspiração contra Hitler e, assim, Bonhoeffer decidiu se juntar a eles, tornando-se um agente duplo. Na superfície, ele trabalhava na Abwehr, mas, na realidade, trabalhava fazendo contatos com os aliados, para que eles soubessem que havia pessoas trabalhando para derrubar o Terceiro Reich.

Enquanto trabalhava para a Abwehr, Bonhoeffer se envolveu na chamada “Operação 7”, um ousado plano para contrabandear judeus para fora da Alemanha. Essa operação atraiu suspeitas da Gestapo, e em 05 de abril de 1943, após o fracasso de três atentados contra a vida de Hitler, Bonhoeffer foi preso e enviado para a prisão militar de Tegel, em Berlim. A princípio, os nazistas tinham apenas acusações vagas contra ele: sua evasão do serviço militar, sua participação na “Operação 7” e suas deslealdades anteriores.

O livro também conta uma história de amor pouco conhecida, entre Bonhoeffer e sua noiva Maria von Wedemeyer, bem mais nova do que ele. Quando se conheceram ela estava com 18 anos e ele com 37. Logo após, em março de 1943, ele foi preso e acabou sendo enforcado, pouco tempo antes de o próprio Hitler cometer suicídio e a guerra acabar. Vale ressaltar que, durante o tempo que passou na prisão, Bonhoeffer escreveu cartas inspirativas e poemas que hoje são considerados como clássicos cristãos.
“Porque eu descobri finalmente, e continuo ainda descobrindo, que é tão somente através do viver completo neste mundo que se aprende a crer”. Dietrich Bonhoeffer.

A vida desse homem nos apresenta ainda uma pessoa que não aceitava preconceitos; que correu riscos para defender os perseguidos; um lutador que não se omitia. A beleza e verdade contidas no livro de Metaxas levam o leitor à reflexão de que nós, “cidadãos politicamente corretos” do século 21, também não podemos nos esconder e muito menos nos omitir, face as grandes injustiças da humanidade e diante de gente que destila preconceitos como os que acompanhamos nos noticiários e em nosso dia a dia.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
dario_avalosf
dario_avalosf
12 anos atrás

Excellente indicação. Parabéns!

dario_avalosf
dario_avalosf
12 anos atrás

Outro livro sobre ele: ” Letters & Papers From Prision ” – New Greatly Enlarged Edition – Comprado na Alemanha.
Acho que não tem no Brasil.